GEO1_11UND05 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Vestimentas e alimentação no Verão
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais mais profundas das relações sociedade natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula os alunos deverão montar uma mala de roupas e uma cesta de piquenique para um passeio, de acordo com a previsão do tempo. Para isso você pode levar para a aula uma mala e uma cesta de verdade e sugerir que elas sejam montadas colocando as imagens das roupas e dos alimentos que poderão ser levados no passeio. Para as atividades, além das malas, você precisará de: Tesoura, cola, papel, lápis grafite, quadro, giz, as imagens deste plano de aula e um documento com várias imagens de alimentos e roupas para serem impressos, recortados e utilizados para montar as malas (estes dois últimos documentos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).
Apesar de termos disponibilizado o documento com as imagens das roupas e dos alimentos, você também pode coletar panfletos de supermercado e panfletos de lojas de roupas para que as crianças recortem ao montar a mala e a cesta de piquenique.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f9Qhqen5AFwNCbFYuEEwumJgUWFFQjC4HqEAHPdDQKcETBJAakXEDmN327uk/geo1-11und05-imagens-para-impressao.pdf
Imagens de roupas e alimentos para a montagem da mala e da cesta (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EcZmzmDMsjNMmr2PKxkNNYG8BpzH2R4MtWFFaKQsBUt4hr7UkY2gM2S5pW6T/geo1-11und05-roupas-e-alimentos-para-atividade-acao-propositiva.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Pergunte aos alunos se eles já se preparam para viagens e passeios e o que costumam fazer nesta preparação. Após as respostas, comente que nesta aula vocês ajudarão uma amiga a se preparar para um passeio.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Reproduza a imagem deste slide. Se optar por apresentar as imagens impressas, imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f9Qhqen5AFwNCbFYuEEwumJgUWFFQjC4HqEAHPdDQKcETBJAakXEDmN327uk/geo1-11und05-imagens-para-impressao.pdf
Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, pergunte se através da imagem podemos dizer para onde esta pessoa vai e como estarão as condições do tempo naquele local. Aguarde as respostas e comente que, para nos prepararmos para um passeio, é necessário saber como estará o tempo no local para onde iremos, pois dessa forma podemos nos preparar para não passar frio demais, calor demais ou não ficarmos encharcados com a chuva.
Em seguida, pergunte como podemos descobrir quais são as condições de tempo de um local, antes de chegar nele.
O ideal é que as crianças cheguem na resposta da Previsão do tempo, mas permita que elas respondam livremente e, mesmo se a resposta não aparecer, passe para a próxima etapa após esta discussão.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide (ou desenhe e escreva seu conteúdo no quadro, caso não esteja com um projetor). Inicie a discussão perguntando: Por que é interessante consultar a previsão do tempo atmosférico antes de fazer um passeio ou viagem? Espere que os alunos expressem suas opiniões.
Após a exposição das ideias, conte uma pequena história para os alunos: Eduardo é um rapaz que mora em Itumbiara - GO e que planejou passar o dia de sua folga no trabalho em Caldas Novas - GO, que fica a 130km de sua cidade. Ele planejou fazer um piquenique e levar sua família. Para saber o que levar na mala e na cesta de piquenique, Eduardo consultou a previsão do tempo do local que apresentava as características descritas neste slide.
Após a história pergunte à turma:
- Como estará o tempo no local onde Eduardo pretende ir?
- Vai chover?
- Estará quente ou frio?
Você pode explicar os detalhes da previsão do tempo, depois que os alunos responderem às questões.
Por fim, lance as perguntas disparadoras:
- O que Eduardo deve colocar na mala?
- E na cesta de piquenique? Vamos ajudá-lo?
E passe para a próxima etapa!
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Logo após a pergunta final da etapa anterior, projete este slide ou apresente as imagens dele impressas. Use este documento para imprimi-las: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f9Qhqen5AFwNCbFYuEEwumJgUWFFQjC4HqEAHPdDQKcETBJAakXEDmN327uk/geo1-11und05-imagens-para-impressao.pdf
Comente que essa é a mala e a cesta de Eduardo e que a turma será responsável por arrumá-las para o passeio.
Se for possível levar (como sugerido no primeiro slide) uma pequena mala e uma cesta de piquenique reais, não precisa reproduzir ou imprimir as imagens. Apenas siga as orientações dele.
Então divida a turma em dois grupos e diga que um ficará responsável pela mala, enquanto outro ficará responsável pela cesta.
Distribua uma folha contendo as ilustrações das roupas, para cada criança do primeiro grupo e uma folha com os alimentos para cada criança do segundo grupo.
A folha com as imagens pode ser impressa a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EcZmzmDMsjNMmr2PKxkNNYG8BpzH2R4MtWFFaKQsBUt4hr7UkY2gM2S5pW6T/geo1-11und05-roupas-e-alimentos-para-atividade-acao-propositiva.pdf
Peça que eles observem as imagens e conversem entre si para saber o que é mais pertinente levar. Após a conversa, deverão recortar as roupas e os alimentos que escolheram e colocar em seu respectivo local (na mala ou na cesta).
Observação: Se não tiver a mala e a cesta presentes na sala de aula, coloque duas caixas de sapato, dois potes plásticos, duas latas, enfim, qualquer recipiente para que as crianças depositem as imagens recortadas.
Ao invés de imprimir uma folha para cada aluno contendo as roupas ou os alimentos, colete panfletos de supermercado e de lojas de roupas a fim de serem recortados e colocados na mala ou na cesta.
Lembre-os que a referência para a montagem é a previsão do tempo do slide anterior. Se preferir, mantenha-o projetado para que os alunos possam visualizá-lo. Permita que os alunos façam a atividade por si mesmos, sem interferir, apenas esteja disponível para possíveis dúvidas e questionamentos. Os comentários e conclusões serão feitos na próxima etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Desenhe esta imagem no quadro. Inicie a etapa perguntando aos alunos o que eles acharam da atividade. Aguarde as respostas e prossiga com mais alguns questionamentos:
- O que vocês pensaram em colocar na mala? E na cesta?
- Lembraram da previsão do tempo? O que vimos nela?
- Estava um dia ensolarado e as temperaturas estava altas, então ele precisava de roupas para dias quentes ou frios?
- E os alimentos? Ele precisava levar alimentos que deveriam ser preparados (cozidos, assados, etc) ou que já estivessem prontos?
- Em um dia com tanto calor, ele poderia levar alimentos que estragam facilmente?
Permita que os alunos respondam a cada pergunta e faça seus comentários pessoais apenas depois.
Após a discussão, vá retirando da mala/caixa as roupas que eles recortaram e colocaram lá. Anote no quadro ou, se estiver usando uma cartolina, cole a roupa na coluna referente a ela. Faça o mesmo com as demais roupas e, depois com os alimentos.
Você pode ir fazendo comentários durante este processo, como: O pão é algo interessante de ser levado na cesta, não estraga e está pronto para comer, basta cortar, já o peixe não poderia ser levado, além de não estar pronto, ele provavelmente estragaria com tanto calor, dentre outros comentários que achar pertinente fazer.
Como serão muitas roupas e alimentos iguais, você pode optar por colar apenas os que não forem repetidos e deixar os demais nas caixas ou, então, entregar uma folha de sulfite para que os alunos façam uma tabela semelhante à sua e também colem as roupas e alimentos lá. Fica a seu critério, tomando cuidado apenas para não ultrapassar o tempo.
Se observar que uma roupa ou alimento foram recortados equivocadamente, não descarte-os rapidamente sinalizando que estava errado, você pode perguntar quem recortou e tentar compreender o porquê. Apenas depois, de uma maneira gentil, dizer que a previsão do tempo não era compatível com aquela roupa/alimento e explicar porque.
Vocês podem preencher o quadro escrevendo o nome de outras roupas/acessórios e alimentos se acharem necessário.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO1_11UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Docs.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a relação entre o vestuário e os hábitos alimentares a partir das condições atmosféricas encontradas no verão. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos se eles já se preparam para viagens e passeios e o que costumam fazer nesta preparação. Após as respostas, comente que nesta aula vocês ajudarão uma amiga a se preparar para um passeio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, se preferir encaminhe por e-mail as imagens que encontram-se disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f9Qhqen5AFwNCbFYuEEwumJgUWFFQjC4HqEAHPdDQKcETBJAakXEDmN327uk/geo1-11und05-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, pergunte se através da imagem podemos dizer para onde esta pessoa vai e como estarão as condições do tempo naquele local. Aguarde as respostas e comente que, para nos prepararmos para um passeio, é necessário saber como estará o tempo no local para onde iremos, pois dessa forma podemos nos preparar para não passar frio demais, calor demais ou não ficarmos encharcados com a chuva.
Em seguida, pergunte como podemos descobrir quais são as condições de tempo de um local, antes de chegar nele. (As respostas devem ser encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma, e você pode organizar as perguntas passo a passo, utilizando o recurso de áudio).
Problematização (35 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, inicie a discussão perguntando: Por que é interessante consultar a previsão do tempo atmosférico antes de fazer um passeio ou viagem? Peça que eles respondam em seus cadernos.
Após a exposição das ideias, conte uma pequena história para os alunos: Eduardo é um rapaz que mora em Itumbiara - GO e que planejou passar o dia de sua folga no trabalho em Caldas Novas - GO, que fica a 130km de sua cidade. Ele planejou fazer um piquenique e levar sua família. Para saber o que levar na mala e na cesta de piquenique, Eduardo consultou a previsão do tempo do local que apresentava as características descritas no slide do plano original.
Após a história pergunte à turma:
- Como estará o tempo no local onde Eduardo pretende ir?
- Vai chover?
- Estará quente ou frio?
Você pode explicar os detalhes da previsão do tempo, depois que os alunos responderem às questões.
Por fim, lance as perguntas disparadoras:
- O que Eduardo deve colocar na mala?
- E na cesta de piquenique? Vamos ajudá-lo?
E passe para a próxima etapa!
Você também pode enviar um vídeo que fala sobre como é feita a previsão do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=JDnecIfp4q4&t=30s. Acesso em 21/06/2020.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Nesta etapa, grave um vídeo e explique como será. Envie as imagens que estão disponíveis neste link, utilizando alguma das ferramentas sugeridas anteriormente.
- Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f9Qhqen5AFwNCbFYuEEwumJgUWFFQjC4HqEAHPdDQKcETBJAakXEDmN327uk/geo1-11und05-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
- Envie também a folha com as imagens a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EcZmzmDMsjNMmr2PKxkNNYG8BpzH2R4MtWFFaKQsBUt4hr7UkY2gM2S5pW6T/geo1-11und05-roupas-e-alimentos-para-atividade-acao-propositiva.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Peça que eles observem as imagens e decidam o que é mais pertinente levar. Após observarem, deverão recortar as roupas e os alimentos que escolheram e colocar em seu respectivo local (na mala ou na cesta).
Eles podem substituir os desenhos por panfletos de supermercado e de lojas de roupas a fim de serem recortados e colocados na mala ou na cesta.
Lembre-os que a referência para a montagem é a previsão do tempo do slide anterior. Permita que os alunos façam a atividade por si mesmos, sem interferir, apenas esteja disponível para possíveis dúvidas e questionamentos.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e diga aos alunos o que eles acharam da atividade. Aguarde as respostas e prossiga com mais alguns questionamentos:
- O que vocês pensaram em colocar na mala? E na cesta?
- Lembraram da previsão do tempo? O que vimos nela?
- Estava um dia ensolarado e as temperaturas estava alta, então ele precisava de roupas para dias quentes ou frios?
- E os alimentos? Ele precisava levar alimentos que deveriam ser preparados (cozidos, assados, etc) ou que já estivessem prontos?
- Em um dia com tanto calor, ele poderia levar alimentos que estragam facilmente?
Após fazer as perguntas, oriente os alunos que preencham uma tabela que você pode disponibilizar utilizando o Google Docs, ou se preferir, diga para desenharem e responderem em seus cadernos. Tome como referencia a tabela do plano original.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas ações do plano, e por fim que assistam aos vídeos que ficam como sugestão.
- Mundo Bita - Troca Roupa (Vídeo infantil)- https://www.youtube.com/watch?v=BFCePyavZbg. Acesso em 21/06/2020.
- Mundo Bita - Viajar pelo Safari [ clipe infantil ]- https://www.youtube.com/watch?v=9WFYuIu7BKA. Acesso em 21/06/2020.
- Roupa de verão- https://www.youtube.com/watch?v=GHp4ctkNik8. Acesso em 21/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a relação entre o vestuário e os hábitos alimentares a partir das condições atmosféricas encontradas no verão.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.