Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO1_11UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Docs.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a relação entre o vestuário e os hábitos alimentares a partir das condições atmosféricas encontradas no verão. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos se eles já se preparam para viagens e passeios e o que costumam fazer nesta preparação. Após as respostas, comente que nesta aula vocês ajudarão uma amiga a se preparar para um passeio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, se preferir encaminhe por e-mail as imagens que encontram-se disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f9Qhqen5AFwNCbFYuEEwumJgUWFFQjC4HqEAHPdDQKcETBJAakXEDmN327uk/geo1-11und05-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, pergunte se através da imagem podemos dizer para onde esta pessoa vai e como estarão as condições do tempo naquele local. Aguarde as respostas e comente que, para nos prepararmos para um passeio, é necessário saber como estará o tempo no local para onde iremos, pois dessa forma podemos nos preparar para não passar frio demais, calor demais ou não ficarmos encharcados com a chuva.
Em seguida, pergunte como podemos descobrir quais são as condições de tempo de um local, antes de chegar nele. (As respostas devem ser encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma, e você pode organizar as perguntas passo a passo, utilizando o recurso de áudio).
Problematização (35 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, inicie a discussão perguntando: Por que é interessante consultar a previsão do tempo atmosférico antes de fazer um passeio ou viagem? Peça que eles respondam em seus cadernos.
Após a exposição das ideias, conte uma pequena história para os alunos: Eduardo é um rapaz que mora em Itumbiara - GO e que planejou passar o dia de sua folga no trabalho em Caldas Novas - GO, que fica a 130km de sua cidade. Ele planejou fazer um piquenique e levar sua família. Para saber o que levar na mala e na cesta de piquenique, Eduardo consultou a previsão do tempo do local que apresentava as características descritas no slide do plano original.
Após a história pergunte à turma:
- Como estará o tempo no local onde Eduardo pretende ir?
- Vai chover?
- Estará quente ou frio?
Você pode explicar os detalhes da previsão do tempo, depois que os alunos responderem às questões.
Por fim, lance as perguntas disparadoras:
- O que Eduardo deve colocar na mala?
- E na cesta de piquenique? Vamos ajudá-lo?
E passe para a próxima etapa!
Você também pode enviar um vídeo que fala sobre como é feita a previsão do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=JDnecIfp4q4&t=30s. Acesso em 21/06/2020.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Nesta etapa, grave um vídeo e explique como será. Envie as imagens que estão disponíveis neste link, utilizando alguma das ferramentas sugeridas anteriormente.
- Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f9Qhqen5AFwNCbFYuEEwumJgUWFFQjC4HqEAHPdDQKcETBJAakXEDmN327uk/geo1-11und05-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
- Envie também a folha com as imagens a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EcZmzmDMsjNMmr2PKxkNNYG8BpzH2R4MtWFFaKQsBUt4hr7UkY2gM2S5pW6T/geo1-11und05-roupas-e-alimentos-para-atividade-acao-propositiva.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Peça que eles observem as imagens e decidam o que é mais pertinente levar. Após observarem, deverão recortar as roupas e os alimentos que escolheram e colocar em seu respectivo local (na mala ou na cesta).
Eles podem substituir os desenhos por panfletos de supermercado e de lojas de roupas a fim de serem recortados e colocados na mala ou na cesta.
Lembre-os que a referência para a montagem é a previsão do tempo do slide anterior. Permita que os alunos façam a atividade por si mesmos, sem interferir, apenas esteja disponível para possíveis dúvidas e questionamentos.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e diga aos alunos o que eles acharam da atividade. Aguarde as respostas e prossiga com mais alguns questionamentos:
- O que vocês pensaram em colocar na mala? E na cesta?
- Lembraram da previsão do tempo? O que vimos nela?
- Estava um dia ensolarado e as temperaturas estava alta, então ele precisava de roupas para dias quentes ou frios?
- E os alimentos? Ele precisava levar alimentos que deveriam ser preparados (cozidos, assados, etc) ou que já estivessem prontos?
- Em um dia com tanto calor, ele poderia levar alimentos que estragam facilmente?
Após fazer as perguntas, oriente os alunos que preencham uma tabela que você pode disponibilizar utilizando o Google Docs, ou se preferir, diga para desenharem e responderem em seus cadernos. Tome como referencia a tabela do plano original.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas ações do plano, e por fim que assistam aos vídeos que ficam como sugestão.
- Mundo Bita - Troca Roupa (Vídeo infantil)- https://www.youtube.com/watch?v=BFCePyavZbg. Acesso em 21/06/2020.
- Mundo Bita - Viajar pelo Safari [ clipe infantil ]- https://www.youtube.com/watch?v=9WFYuIu7BKA. Acesso em 21/06/2020.
- Roupa de verão- https://www.youtube.com/watch?v=GHp4ctkNik8. Acesso em 21/06/2020.