GEO01_11UND01 - Ação propositiva - Jogo da memória
Plano de Aula
Plano de aula: As vestimentas adequadas para cada clima
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais mais profundas das relações sociedade natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Nesta aula os alunos descobrirão que escolhemos nossas roupas, observando o tempo e as sensações térmicas que temos. Para isto eles brincarão de jogo da memória. Portanto, para esta aula, selecione os seguintes materiais: quadro, giz ou canetão, tesoura, papel, lápis, as imagens da aula e as cartas do jogo da memória (estes dois últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9pqNGVgD5AjPFhj9VFe6VVr6Tm3bJNDnsjBYMk89zMndrQRHtxsWjZZ7fEj2/geo01-11und-01-imagens-para-impressao.pdf
Cartas do jogo da memória (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UD8kxhCAdpgVCWKubfwnt2TRgwaMSEexuAumvs5Dzm42PvbCtT6CfqfXngvt/geo01-11und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta de uma maneira muito divertida.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9pqNGVgD5AjPFhj9VFe6VVr6Tm3bJNDnsjBYMk89zMndrQRHtxsWjZZ7fEj2/geo01-11und-01-imagens-para-impressao.pdf
Permita que os alunos observem a imagem, em seguida pergunte: Como está o tempo nesta foto? A menina está adequadamente vestida de acordo com ele? O que aconteceria se ela estivesse vestindo uma blusa de lã, cachecol, luvas e botas?
Deixe que os alunos respondam livremente, você pode até anotar as respostas no quadro. Peça que eles observem todos os detalhes da foto e finalize a discussão para passar para a próxima etapa.
É interessante iniciar a aula conduzindo os alunos a compreenderem melhor a noção de tempo atmosférico. Para isto, também lance questões que permitam a eles relatarem as condições atmosféricas encontradas no exato momento da aula. Porém se esta conclusão não for feita, passe para a próxima etapa, deixando que descubram novas respostas na medida em que as etapas avançarem.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para iniciar a problematização, reproduza este slide ou escreva a pergunta no quadro. Deixe que os alunos respondam livremente de acordo com as hipóteses que eles possuem e da compreensão que tiveram da pergunta.
Não interrompa revelando elementos da aula que deverão ser comentados apenas no final.
E diga que eles responderão esta pergunta com o auxílio de um jogo bem legal.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Nesta etapa, divida os alunos em duplas para brincarem de Jogo da Memória. O objetivo do jogo é ajudá-los a compreender que nós nos vestimos de acordo com as condições climáticas e as sensações térmicas que sentimos, porém não revele esta informação, deixe-a para as conclusões da sistematização.
Você pode deixar as cartas previamente recortadas e embaralhadas, contudo, sugerimos que as crianças participem desse momento, portanto, entregue uma folha contendo o jogo para cada dupla. Peça para que os alunos recortem e organizem as cartas com o desenho voltado para a mesa. Explique que cada bonequinho tem um par contendo o desenho de uma das condições de tempo atmosféricas, então o desafio do jogo é encontrar os 12 pares.
Deixe que as crianças brinquem livremente e façam os pares. Podem acontecer duas ou mais rodadas dependendo do tempo e das compreensões.
Apenas acompanhe, observando e auxiliando, caso eles tenham alguma dúvida.
Material complementar
As cartas para realização do jogo podem ser impressas a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UD8kxhCAdpgVCWKubfwnt2TRgwaMSEexuAumvs5Dzm42PvbCtT6CfqfXngvt/geo01-11und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete as imagens deste slide ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode obtê-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9pqNGVgD5AjPFhj9VFe6VVr6Tm3bJNDnsjBYMk89zMndrQRHtxsWjZZ7fEj2/geo01-11und-01-imagens-para-impressao.pdf
Comente que quando temos o calor, em dias de verão e primavera, usamos roupas mais leves, como a família na foto do parque. Já, em dias de frio, nos quais o sol pode até esquentar um pouco, mas a sensação do vento é bem gelada, geralmente dias de outono e inverno, precisamos usar roupas com mangas longas e até mais pesadas, dependendo da temperatura. Estas mudanças em nossas vestimentas nos ajudam a enfrentar as diferentes sensações decorrentes das mudanças de temperatura. Busque destacar que reconhecer as mudanças nas condições do tempo é fundamental para realização de algumas atividades em nosso dia a dia, pois assim saberemos o que vestir e quais acessórios levar ao sair de casa.
Você pode retomar a pergunta que fez no momento da contextualização, ressaltando o tempo atmosférico encontrado em sua cidade no dia em que realizar a aula, agora traçando um paralelo às roupas dos alunos. Explique que existem outros fatores que os fizeram escolher a roupa que estão usando, porém as condições do tempo (frio, calor, chuva, ventos) são fatores determinantes.
Você pode, também, escrever os tempos atmosféricos (ensolarado com nuvens, ensolarado sem nuvens, nublado com chuva e nublado com presença de geada) das cartas do jogo no quadro ou em uma cartolina. Faça uma coluna para cada condição de tempo e peça aos alunos que indiquem as peças de roupa usadas em cada uma (lembrando das cartas também ou pautados na memória). Anote as respostas nas respectivas colunas para que as conclusões fiquem registradas.
Esses e outros comentários que os próprios alunos façam podem ser ampliados considerando o lugar de vivência.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e YouTube
Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes compreendam e selecionem a vestimenta adequada para ser usada em dias de calor, frio e chuva. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie à turma o slide de apresentação que está no plano original. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta da pergunta apresentada de uma maneira muito divertida.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, apresente o slide para esta etapa que você encontra no plano original. Grave uma vídeoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Encaminhe as imagens disponíveis aqui aos alunos. Permita que a observem e, em seguida, pergunte: como está o tempo nesta foto? A menina está adequadamente vestida de acordo com ele? O que aconteceria se ela estivesse vestindo uma blusa de lã, cachecol, luvas e botas? Peça que eles respondam no grupo de WhatsApp da turma por meio de áudio.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes. Deixe que respondam livremente de acordo com as hipóteses que eles possuem e da compreensão que tiveram da pergunta. As repostas podem ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma. Diga que eles responderão à pergunta com o auxílio de um jogo bem legal.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma vídeoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos que eles terão que fazer duplas e que eles irão se encontrar por chamada de vídeo para jogarem um jogo divertido. Um irá projetar o jogo e outro irá dar as coordenadas para virar as cartas, junto com o colega.
O objetivo do jogo é ajudá-los a compreender que nós nos vestimos de acordo com as condições climáticas e as sensações térmicas que sentimos. Mas ainda não revele essa informação. Deixe-a para as conclusões da sistematização.
As cartas para realização do jogo podem ser impressas a partir do documento que está disponível aqui. Caso eles não possam fazer a impressão, diga que eles podem desenhar com ajuda de um adulto.
Sistematização (40 minutos – assincronamente)
Envie as imagens deste slide para mostrar aos alunos. Você pode obtê-las a partir deste documento disponível aqui. Comente que quando temos o calor em dias de verão e primavera, usamos roupas mais leves, como a família na foto do parque. Já em dias de frio, nos quais o sol pode até esquentar um pouco, mas a sensação do vento é bem gelada, geralmente dias de outono e inverno, precisamos usar roupas com mangas longas e até mais pesadas, dependendo da temperatura.
Essas mudanças em nossas vestimentas nos ajudam a enfrentar as diferentes sensações térmicas. Busque destacar que reconhecer as condições do tempo é fundamental para realização de algumas atividades em nosso dia a dia. É assim que sabemos o que vestir e quais acessórios levar ao sair de casa.
Faça uma coluna para cada condição de tempo e peça aos alunos que indiquem as peças de roupa usadas em cada situação. Faça essa tabela no Google Docs e, posteriormente, envie-a aos alunos, encerrando a aula.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos abaixo, que tem o objetivo de complementar os conceitos do plano adaptado:
– “Roupas de inverno”, disponível aqui.
– “Roupa de inverno e roupa de verão para crianças”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender e selecionar a vestimenta adequada para ser usada em dias de calor, frio e chuva.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.