GEO01_11UND 03 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Vestimentas e as condições do tempo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais mais profundas das relações sociedade natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Nesta aula, os alunos realizarão um experimento para descobrir qual o melhor material para uma roupa apropriada para a chuva. Então, você precisará de:
- Um pedaço de toalha plástica transparente (suficiente para realizar o experimento que estará na ação propositiva e para que todos os alunos possam fazer pequenos moldes de roupas, com ele, na sistematização);
- Pedaços de tecidos variados (TNT, feltro ou malha. Eles devem estar cortados em 4 pequenos pedaços quadrados apenas para serem usados no experimento);
- Tesoura, cola, papel, lápis grafite e lápis de cor;
- Quatro copos com água;
- Quadro e giz;
- Os moldes das roupas impressos e as imagens da aula (estes dois últimos disponíveis no item “Material Complementar, abaixo).
Sugerimos que o plástico seja semelhante ao de uma toalha impermeável de mesa. Contudo, você pode utilizar outros materiais, como envelopes de plástico, plásticos adesivos, embalagens de plástico transparentes (exceto sacolinhas de supermercado, pois são muito maleáveis, o que dificultaria o desenho na etapa da sistematização). Você pode selecionar vários tipos de plásticos lisos e entregar um para cada grupo.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecHVvTuxUAJqMVgrwEHfPS6Q3RtGGcMseQF3mepf4H9WRPq3ZSPjeQeTQgvE/geo01-11und-03-imagens-para-impressao.pdf
Moldes de capas de chuva e galocha (a serem usadas na sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9da3JEcYXnNRmHRPMhMzUHUmDvZX3ttRsDXduf5gs5Gt6BXFVcKDvBr4XDwf/geo01-11und-03-moldes-para-a-sistematizacao-recuperado.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que nesta aula eles farão um experimento para descobrir como podem se proteger da chuva.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide.
(Se optar por apresentar a imagem impressa, imprima-a a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecHVvTuxUAJqMVgrwEHfPS6Q3RtGGcMseQF3mepf4H9WRPq3ZSPjeQeTQgvE/geo01-11und-03-imagens-para-impressao.pdf)
Comente que, em muitas cidades brasileiras chove em boa parte do ano e que às vezes a chuva pega as pessoas de surpresa, por isso muitas pessoas saem prevenidas, carregando acessórios para se protegerem e não ficarem encharcadas, já outras acabam tendo que improvisar, como a moça na foto.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecHVvTuxUAJqMVgrwEHfPS6Q3RtGGcMseQF3mepf4H9WRPq3ZSPjeQeTQgvE/geo01-11und-03-imagens-para-impressao.pdf e escreva o questionamento no quadro.
Diga aos alunos que eles compreenderão melhor a pergunta após assistirem dois pequenos vídeos que você irá passar.
Então, reproduza os vídeos da Turma da Mônica e Turma da Mônica Toy, que você encontra a partir destes links:
Turma da Mônica Toy - Nuvem - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KpQjG4__1OQ - acessado em 14/03/2019.
Turma da Mônica - O Guarda Chuva Voador - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7MKVYmJUUNQ - acessado em 14/03/2019.
Após a reprodução dos vídeos, comente com a turma que nos dois casos o Guarda Chuva quase fez com que o Cascão tomasse chuva. No primeiro vídeo, ele foi queimado pelo raio. No segundo, o guarda chuva voava e tinha vontades próprias. Lembre que, às vezes, a gente não consegue levar o guarda chuva ao sair na rua, mesmo se parecer que vai chover. Mesmo levando, ele pode quebrar.
Parta, então, para a pergunta do slide que será a questão disparadora da aula: que roupas e outros objetos as pessoas poderiam usar para se proteger em dias de chuva? Permita que os alunos respondam livremente sem interferir com proposições que devem aparecer ao longo da aula.
Após algumas respostas, oriente-os a pensar que esta proteção deve garantir que ele continue seu passeio. O ideal é que eles cheguem nas ideias das roupas apropriadas para chuva, como capas de chuva, jaquetas corta-vento e galochas.
Auxilie este momento da conclusão sobre as roupas se perceber que eles não estão chegando na resposta desejada.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: Para dar início a esta etapa, faça a seguinte pergunta: de que material devem ser feitas as capas de chuva e galochas para que elas confiram uma verdadeira proteção contra a chuva e as poças de água?
Permita que os alunos respondam livremente e, após as respostas, diga que eles farão um experimento para descobrir.
Projete, então, o slide ou escreva seus dizeres no quadro. Em seguida mostre o plástico e as amostras de tecido que você separou. Conte aos alunos que as roupas são feitas de muitos materiais, a maioria delas é de tecido, como os que você segura na mão. Mas será que os tecidos são adequados para dias chuvosos?
Mostre os copos de água e diga que o experimento consiste em esticar os pedaços de tecido e plástico e jogar água em cima deles. Após isso eles verão o que acontece e tirarão suas próprias conclusões.
Então, divida a classe em 4 grupos. Entregue um pedaço de plástico, um pedaço de tecido e um copo de água para cada grupo. Sugira que vários alunos participem, enquanto um ou dois seguram o plástico, outro segura o tecido, outro joga a água e outro testa o material após a água ser jogada etc.
Após a divisão dos grupos e entrega dos materiais apenas acompanhe as experiências sem fazer nenhum comentário que possa revelar possíveis conclusões.
Permaneça disponível para sanar eventuais dúvidas.
No primeiro slide sugerimos que o plástico seja semelhante ao de uma toalha impermeável de mesa. Contudo, você pode utilizar outros materiais, como envelopes de plástico, plásticos adesivos, embalagens de plástico transparentes (exceto sacolinhas de supermercado, pois são muito maleáveis, o que dificultaria o desenho na próxima etapa). Você pode selecionar vários tipos de plásticos planos e possíveis de serem recortados e entregar um tipo para cada grupo.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam da experiência. Aguarde as respostas e em seguida estruture mais o fechamento da aula, ajudando-os a compreender o porquê de escolher entre um dos dois materiais.
Primeiramente pergunte o que eles concluíram, qual o melhor material para ser utilizado em dias de chuva. Aguarde as respostas e lance mais uma pergunta: Do que esse material nos protege? O que ele evita?
É interessante que os alunos cheguem na conclusão de que os tecidos não são impermeáveis ao passo que o plástico é, por isso, nos protege da água e impede que fiquemos encharcados, sendo assim, o material mais adequado para as roupas de chuva. Se achar necessários realize o registro destas ideias com uma construção coletiva no caderno dos alunos.
Por fim, projete o slide com as duas imagens ou imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecHVvTuxUAJqMVgrwEHfPS6Q3RtGGcMseQF3mepf4H9WRPq3ZSPjeQeTQgvE/geo01-11und-03-imagens-para-impressao.pdf
Comente que as roupas para chuva são como estas, como capas ou casacos, para serem usados por cima das roupas de tecido, e para nos protegerem da cabeça aos pés. As botas, também, como a do menino, são feitas para usarmos no lugar de outros calçados que possam molhar nossos pés. Se você possuir uma capa de chuva ou uma galocha, pode levar para a turma ver e manusear. Você também pode comentar que já existem outros materiais impermeáveis, usados para a confecção destas roupas como a borracha, porém o plástico ainda é o material mais comum e barato.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO1_11UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam as vestimentas usadas nos dias de chuva e atentando-se aos materiais dos quais são feitas. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique aos alunos que nesta aula eles farão um experimento para descobrir como podem se proteger da chuva.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
(Se optar por enviar por e-mail, ou pelo Google Classroom, envie a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecHVvTuxUAJqMVgrwEHfPS6Q3RtGGcMseQF3mepf4H9WRPq3ZSPjeQeTQgvE/geo01-11und-03-imagens-para-impressao.pdf). Acesso em 21/06/2020.
Comente que, em muitas cidades brasileiras chove em boa parte do ano e que às vezes a chuva pega as pessoas de surpresa, por isso muitas pessoas saem prevenidas, carregando acessórios para se protegerem e não ficarem encharcadas, já outras acabam tendo que improvisar, como a moça na foto.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, diga aos alunos que eles compreenderão melhor a pergunta após assistirem dois pequenos vídeos que você irá passar.
Então, envie os vídeos da Turma da Mônica e Turma da Mônica Toy, que você encontra a partir destes links:
- Turma da Mônica Toy - Nuvem - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KpQjG4__1OQ - Acesso em 21/06/2020.
- Turma da Mônica - O Guarda Chuva Voador - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7MKVYmJUUNQ - Acesso em 21/06/2020.
Após a reprodução dos vídeos, comente com a turma que nos dois casos o Guarda-Chuva quase fez com que o Cascão tomasse chuva. No primeiro vídeo, ele foi queimado pelo raio. No segundo, o guarda-chuva voava e tinha vontades próprias. Lembre-se que, às vezes, a gente não consegue levar o guarda-chuva ao sair na rua, mesmo se parecer que vai chover. Mesmo levando, ele pode quebrar.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, faça a seguinte pergunta: de que material devem ser feitas as capas de chuva e galochas para que elas confiram uma verdadeira proteção contra a chuva e as poças de água?
Permita que os alunos respondam livremente no grupo de WhatsApp da turma e, após as respostas, diga que eles farão um experimento para descobrir.
mostre na videoaula o plástico e as amostras de tecido que você separou. Conte aos alunos que as roupas são feitas de muitos materiais, a maioria delas é de tecido, como os que você segura na mão. Mas será que os tecidos são adequados para dias chuvosos?
Mostre os copos de água e diga que o experimento consiste em esticar os pedaços de tecido e plástico e jogar água em cima deles. Após isso eles verão o que acontece e tirarão suas próprias conclusões. (grave passo a passo deste experimento em seu vídeo).
Peça que eles tenham em casa, um pedaço de plástico, um pedaço de tecido e um copo de água. Sugira que um adulto auxilie as crianças no experimento.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, ela pode ser realizada de forma assíncrona. Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam da experiência. Aguarde as respostas e em seguida estruture mais o fechamento da aula, ajudando-os a compreender o porquê de escolher entre um dos dois materiais.
Primeiramente pergunte o que eles concluíram, qual o melhor material para ser utilizado em dias de chuva. Do que esse material nos protege? O que ele evita?
Por fim, envie as imagens a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecHVvTuxUAJqMVgrwEHfPS6Q3RtGGcMseQF3mepf4H9WRPq3ZSPjeQeTQgvE/geo01-11und-03-imagens-para-impressao.pdf
Comente que as roupas para chuva são como estas, como capas ou casacos, para serem usados por cima das roupas de tecido, e para nos protegerem da cabeça aos pés.
Para encerrar a aula, envie a música Chuva Chove- https://www.youtube.com/watch?v=cM1Q0Riguew. Acesso em 21/06/2020.
Convite às famílias
- Convide as famílias a participarem do experimento com as crianças, e posteriormente que assistam aos vídeos que seguem como complemento:
- Como se forma a chuva? - Crianças Inteligentes- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7UVBaemqO2U. Acesso em 21/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer as vestimentas usadas nos dias de chuva e atentando-se aos materiais dos quais são feitas.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.