Plano de aula: Vestimentas e as condições do tempo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais mais profundas das relações sociedade natureza

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Nesta aula, os alunos realizarão um experimento para descobrir qual o melhor material para uma roupa apropriada para a chuva. Então, você precisará de:

• Um pedaço de toalha plástica transparente (suficiente para realizar o experimento que estará na ação propositiva e para que todos os alunos possam fazer pequenos moldes de roupas, com ele, na sistematização);
  • Pedaços de tecidos variados (TNT, feltro ou malha. Eles devem estar cortados em 4 pequenos pedaços quadrados apenas para serem usados no experimento);
  • Tesoura, cola, papel, lápis grafite e lápis de cor;
  • Quatro copos com água;
  • Quadro e giz;
  • Os moldes das roupas impressos e as imagens da aula (estes dois últimos disponíveis no item “Material Complementar, abaixo).

Sugerimos que o plástico seja semelhante ao de uma toalha impermeável de mesa. Contudo, você pode utilizar outros materiais, como envelopes de plástico, plásticos adesivos, embalagens de plástico transparentes (exceto sacolinhas de supermercado, pois são muito maleáveis, o que dificultaria o desenho na etapa da sistematização). Você pode selecionar vários tipos de plásticos lisos e entregar um para cada grupo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecHVvTuxUAJqMVgrwEHfPS6Q3RtGGcMseQF3mepf4H9WRPq3ZSPjeQeTQgvE/geo01-11und-03-imagens-para-impressao.pdf

Moldes de capas de chuva e galocha (a serem usadas na sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9da3JEcYXnNRmHRPMhMzUHUmDvZX3ttRsDXduf5gs5Gt6BXFVcKDvBr4XDwf/geo01-11und-03-moldes-para-a-sistematizacao-recuperado.pdf

Tema da aula

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que nesta aula eles farão um experimento para descobrir como podem se proteger da chuva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA