GEO1_11UND02 - Dominó
Plano de Aula
Plano de aula: Comidas de épocas frias e quentes
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais mais profundas das relações sociedade natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula os alunos descobrirão que em determinadas épocas do ano algumas comidas são mais anunciadas e consumidas do que outras. Para isso, as épocas quentes e frias e as comidas mais consumidas em cada uma, serão destacadas em um jogo de dominó.
Portanto, para esta aula, selecione os seguintes materiais: quadro, giz ou marcador, tesoura, papel, lápis, as imagens da aula, as peças do dominó e as regras do jogo (estes três últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf
Peças do Dominó e Regras do Jogo (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WapbzMkEsa4gPr3KAyeGaTd7sRvGebeafg5wkaQNKkPerau2HhB8JTRrJTXt/geo1-11und02-domino.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que esta aula está deliciosa e que eles descobrirão muitas coisas legais jogando um jogo muito divertido.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide perguntando aos alunos o que eles lêem e vêem na imagem.
Se optar por apresentar a imagem impressa, imprima-a a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf
Aguarde as respostas sem interferir e vá direcionando a conversa para o objetivo da aula. Comente e pergunte:
- Este é o anúncio de uma cafeteria para atrair mais clientes. Ao observar a foto, percebemos que está frio? Por que?
- Vocês concordam com o que diz a frase do anúncio?
- Porque chocolate quente é bom quando está frio?
Após as perguntas, diga que eles conversarão mais sobre o assunto com a imagem da próxima etapa.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf
Permita que os alunos observem a imagem, em seguida pergunte:
- Pela foto imaginamos que o tempo está frio ou quente? Por que?
- Que elementos nos revelam isso?
Sem interferir, ouça as respostas com atenção e, em seguida, ajude os alunos a destacarem os elementos: acessórios, céu aparentemente ensolarado, coqueiro e a falta de uma camiseta no rapaz, que dão a ideia de ser uma praia em um dia de calor.
Após a conversa lance a questão disparadora:
- Será que o que ele está consumindo é adequado e bastante consumido no calor? Por que?
Permita que eles respondam a esta pergunta, mas diga que eles descobrirão a resposta na próxima etapa, brincando!
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: No início da etapa projete ou apresente impressa a imagem deste slide . Imprima a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf
Em seguida, divida os alunos em duplas para brincarem de Dominó. O objetivo do jogo é ajudá-los a compreender e diferenciar as comidas mais consumidas em tempos quentes e frios, porém, não revele esta informação e permita que eles descubram ao longo do jogo e na última etapa da sistematização.
Você pode deixar as peças previamente recortadas e embaralhadas, contudo, sugerimos que as crianças participem desse momento. Entregue uma folha contendo o jogo e as regras do mesmo para cada dupla. Explique que cada imagem de comida tem uma palavra correspondente, portanto eles devem ligar esses pares e observar o que sobrou na outra ponta para realizar a próxima ligação. Peça, então, para que recortem e organizem as peças embaralhadas na mesa, leiam as regras e só depois joguem.
Deixe que a turma brinque livremente e cada dupla faça o jogo da maneira que achar mais adequada, de acordo com a compreensão que tiveram das regras.
As imagens para realização do jogo, juntamente com as regras, podem ser impressas a partir deste documento:
Observações:
- O jogo tem uma sequência e pode se conectar por inteiro, na medida em que a ponta solta da última peça se ligue à primeira do jogo. Contudo, se os alunos não utilizarem todas as peças ou esta conexão final não for aparente, deixe como está.
No mais, apenas acompanhe, observando e auxiliando, caso eles tenham alguma dúvida.
- Caso a turma ainda não tenha hipóteses de leitura e escrita bem consolidadas, leia antecipadamente as peças e as regras com todos e, peça que eles desenhem alguma figura com a qual lembrem das palavras “calor” e “frio”.
- No caso das imagens nas peças, é interessante perguntar para eles, antecipadamente, o que elas representam, o que são, e tirar possíveis dúvidas antes do jogo começar.
- Certifique-se, durante o jogo, observando as movimentações, se os alunos compreenderam que as comidas devem ser ligadas às condições do tempo e não à sua própria temperatura. Corrija a compreensão caso perceber que que eles ligaram a palavra frio com as comidas frias (sorvete, bebida gelada e água de côco) e a palavra calor com as comidas quentes (sopa, chocolate quente e chá/café quente).
Sistematização
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam do jogo: Se foi fácil ou difícil, se eles conseguiram usar todas as peças, etc. Em seguida pergunte se eles conseguiram responder a questão lançada na problematização sobre a bebida que o moço estava tomando. Aguarde as respostas e continue com os questionamentos:
- Vocês viram que outras comidas são bastante consumidas no calor, de acordo com o jogo? Quais são elas?
- E quais são as comidas mais consumidas no frio?
Você pode optar por fazer anotações no quadro para sistematizar ainda mais. Separe o quadro em duas colunas com as palavras “frio” escrita em uma e “calor” na outra, escreva o nome das comidas e bebidas que apareceram no jogo em suas colunas correspondentes.
Para finalizar a aula, projete as imagens deste slide ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode obtê-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf
Faça a pergunta do slide ou escreva-a no quadro. Espere pelas respostas e escreva-as no quadro para fazer a conclusão final.
Comente então que, geralmente, o que é mais consumido no frio são comidas e bebidas mais quentes, que nos ajudam a manter o calor do corpo e até mesmo aumentá-lo de maneira que possamos resistir melhor às temperaturas mais baixas. Já no calor, consumimos comidas mais frias, até mesmo geladas, pois elas nos dão a sensação de frescor e alívio do calor.
Fonte das Imagens:
Banco de imagens Nova Escola
SORENSON, Josh. Pexels. Disponível em: <https://www.pexels.com/pt-br/foto/bebida-canudo-com-frio-copo-990439/>. Acesso em: 20 mai 2019.
DELUVIO, Charles. Netfllix and popcorn. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/PvAAYZx-yf8>. Acesso em: 20 mai 2019.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO1_11UND02
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam e diferenciem as comidas mais consumidas em épocas frias daquelas que são mais consumidas em períodos de calor. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique aos alunos que esta aula está deliciosa e que eles descobrirão muitas coisas legais jogando um jogo muito divertido.
Contextualização (25 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Aguarde as respostas do slide, sem interferir, e oriente que seja realizada no grupo de WhatsApp da turma.
Pergunte:
- Este é o anúncio de uma cafeteria para atrair mais clientes. Ao observar a foto, percebemos que está frio? Por que?
- Vocês concordam com o que diz a frase do anúncio?
- Porque chocolate quente é bom quando está frio?
Oriente que as respostas sejam dadas no grupo da turma.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes, ou se preferir, encaminhe por e-mail, ou no Google Classroom, as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Permita que os alunos observem a imagem, em seguida pergunte:
- Pela foto imaginamos que o tempo está frio ou quente? Por que?
- Que elementos nos revelam isso?
Ajude os alunos a destacarem os elementos: acessórios, céu aparentemente ensolarado, coqueiro e a falta de uma camiseta no rapaz, que dão a ideia de ser uma praia em um dia de calor.
- Após a conversa lance a questão disparadora:
- Será que o que ele está consumindo é adequado e bastante consumido no calor? Por que? As respostas podem ser enviadas por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
- Grave uma videoaula com as orientações necessárias, envie as imagens que constam no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Em seguida, oriente que eles chamem algum familiar, para brincarem de Dominó. O objetivo do jogo é ajudá-los a compreender e diferenciar as comidas mais consumidas em tempos quentes e frios, porém, não revele esta informação e permita que eles descubram ao longo do jogo e na última etapa da sistematização.
- As imagens para realização do jogo, juntamente com as regras, podem ser impressas a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WapbzMkEsa4gPr3KAyeGaTd7sRvGebeafg5wkaQNKkPerau2HhB8JTRrJTXt/geo1-11und02-domino.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam do jogo: Se foi fácil ou difícil, se eles conseguiram usar todas as peças, etc. Em seguida pergunte se eles conseguiram responder à questão lançada na problematização sobre a bebida que o moço estava tomando. Aguarde as respostas, que podem ser encaminhadas por áudio, no grupo da turma. Continue com os questionamentos:
- Vocês viram que outras comidas são bastante consumidas no calor, de acordo com o jogo? Quais são elas?
- E quais são as comidas mais consumidas no frio?
Para finalizar a aula, envie as imagens deste slide. Você pode obtê-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Comente então que, geralmente, o que é mais consumido no frio são comidas e bebidas mais quentes, que nos ajudam a manter o calor do corpo e até mesmo aumentá-lo de maneira que possamos resistir melhor às temperaturas mais baixas. Já no calor, consumimos comidas mais frias, até mesmo geladas, pois elas nos dão a sensação de frescor e alívio do calor.
Convite às famílias
Peça que as famílias conversem com as crianças sobre os alimentos que são comidos no calor, e no frio. Diga, que agora eles podem fazer uma sopa deliciosa, que geralmente caí bem no inverno. Fica a sugestão de uma música, do grupo palavra cantada.
- Palavra Cantada | Sopa- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x5Dm5FcvIOw. Acesso em 21/06/2020.
- Palavra Cantada | Vai e Vem das Estações- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc. Acesso em 21/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer e diferenciar as comidas mais consumidas em épocas frias daquelas que são mais consumidas em períodos de calor.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.