Plano de Aula

Plano de aula: Com que roupa eu vou? O tempo muda, a gente também!

mais ações

Descrição

Este plano de aula contempla três aulas de Geografia destinadas ao 1º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão convidados a observar e refletir sobre como o clima influencia suas escolhas diárias de vestimenta e alimentação, com base em suas próprias experiências.

As aulas propõem atividades com metodologias ativas (estações sensoriais, dramatização, estudo de caso e produção coletiva), relacionando as mudanças climáticas ao papel da Inteligência Artificial (IA), considerando-a tanto aliada como limitadora na previsão do tempo. O plano está adaptado para o processo de alfabetização, com foco na participação ativa, linguagem acessível e inclusão.

Ao longo das atividades, será promovido um olhar crítico para a emergência climática, com foco nas mudanças repentinas do tempo e seus impactos no cotidiano das pessoas — especialmente nas populações mais vulneráveis. A IA será trabalhada como uma ferramenta que pode ajudar a prever o tempo, mas também como algo que precisa ser aperfeiçoado para acompanhar as transformações provocadas pelas mudanças bruscas no tempo.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Materiais diversos:
imagens diversas impressas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Variações do tempo atmosférico (sol, chuva, vento, frio e calor) ao longo do dia e as implicações no vestuário e na alimentação.

  • Observação e registro das mudanças do tempo.

  • Previsão do tempo e recursos tecnológicos.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar o tempo atmosférico às escolhas adequadas de vestuário e alimentação.

  • Justificar oralmente ou por meio de registros (desenho ou frases curtas) as escolhas feitas para diferentes situações de tempo.

  • Reconhecer que o tempo pode mudar rapidamente e que é importante observá-lo para se preparar.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Esta aula tem como foco a vivência investigativa sobre a variação do tempo e suas características, por meio de três estações de aprendizagem, sendo uma delas envolvendo o uso de tecnologia e IA. A proposta promove o protagonismo e a curiosidade das crianças, oferecendo experiências sensoriais sobre diferentes condições do tempo.

Dificuldades antecipadas:

Estudantes em fase inicial de alfabetização podem ter dificuldades em verbalizar as percepções ou categorizar sensações climáticas. O uso de imagens, objetos táteis e dramatizações ajudam a superar essas barreiras.

É esperado que alguns estudantes ainda não saibam o que é “previsão do tempo” ou “IA”, por isso, é essencial apresentar essas ideias com exemplos práticos.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 8 minutos.

Projete duas imagens contrastantes no quadro ou entregue impressas para os estudantes:

• A primeira mostra sol forte e céu azul.

• A segunda mostra nuvens carregadas e chuva.

Díptico composto por uma imagem de um céu azul e ensolarado, ao lado de uma imagem de um céu nublado e chuvoso.

Imagem gerada por IA via ChatGPT. 06 ago. de 2025

Pergunte aos estudantes:

- Como o tempo mudou tão rápido?

- Você já viu isso acontecer?

- Como isso afeta o que a gente veste ou come?

Oriente os estudantes a descreverem o que veem e o que sentem ao lembrar dessas situações. Diga que hoje eles vão explorar lugares e situações onde o tempo muda de forma constante e, também, investigar o que acontece com nosso corpo e nossas escolhas. Diga que vão trabalhar com previsão do tempo. Pergunte se já ouviram falar nesse termo e o explique brevemente para aqueles que o desconhecem.

Aproveite para introduzir a ideia de que as mudanças no clima estão ficando mais frequentes e imprevisíveis por causa das nossas ações e que elas impactam o nosso planeta. Explique de forma simples que isso acontece porque o planeta está esquentando e o tempo muda de forma mais extrema do que antes.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA