Plano de Aula
Plano de aula: Com que roupa eu vou? O tempo muda, a gente também!
Por: Aline Soares Silva
Descrição
Este plano de aula contempla três aulas de Geografia destinadas ao 1º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão convidados a observar e refletir sobre como o clima influencia suas escolhas diárias de vestimenta e alimentação, com base em suas próprias experiências.
As aulas propõem atividades com metodologias ativas (estações sensoriais, dramatização, estudo de caso e produção coletiva), relacionando as mudanças climáticas ao papel da Inteligência Artificial (IA), considerando-a tanto aliada como limitadora na previsão do tempo. O plano está adaptado para o processo de alfabetização, com foco na participação ativa, linguagem acessível e inclusão.
Ao longo das atividades, será promovido um olhar crítico para a emergência climática, com foco nas mudanças repentinas do tempo e seus impactos no cotidiano das pessoas — especialmente nas populações mais vulneráveis. A IA será trabalhada como uma ferramenta que pode ajudar a prever o tempo, mas também como algo que precisa ser aperfeiçoado para acompanhar as transformações provocadas pelas mudanças bruscas no tempo.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à internet.
Materiais diversos:
imagens diversas impressas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Variações do tempo atmosférico (sol, chuva, vento, frio e calor) ao longo do dia e as implicações no vestuário e na alimentação.
- Observação e registro das mudanças do tempo.
- Previsão do tempo e recursos tecnológicos.
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar o tempo atmosférico às escolhas adequadas de vestuário e alimentação.
- Justificar oralmente ou por meio de registros (desenho ou frases curtas) as escolhas feitas para diferentes situações de tempo.
- Reconhecer que o tempo pode mudar rapidamente e que é importante observá-lo para se preparar.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Acesse
- Sequência de planos Nova Escola sobre a habilidade EF01GE11 - Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/habilidades/ef01ge11.
- Clima e tempo são a mesma coisa? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aSwtn4t6rxY.
- IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas: https://www.ipcc.ch/.
Bibliografia
- Tudo o que a ciência sabe sobre as mudanças do clima no Brasil - Disponível em: https://alana.org.br/tag/mudancas-climaticas/.
- Inteligência Artificial, Educação e Infância. Disponível em: Inteligência Artificial, Educação e Infância.
- Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa - Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241.
- BRASIL. Base nacional comum curricular: Computação complemento a BNCC. Brasília, DF: Ministério da Educação, [s.d.]. Disponível em: http://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/BNCCComputaoCompletodiagramado.pdf. Acesso em: 28 out. 2025.
- CEMADEN EDUCAÇÃO. Relatório Síntese do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC. [S.l.: s.n.], [s.d.]. Disponível em: https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/relatorio-sintese-do-sexto-relatorio-de-avaliacao-do-ipcc/. Acesso em: 28 out. 2025.
- PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (IPCC). Mudança do clima 2023: Relatório síntese. [S.l.]: IPCC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/copy_of_IPCC_Longer_Report_2023_Portugues.pdf. Acesso em: 28 out. 2025.
- UNESCO. Guidance for Generative AI in Education and Research. [S.l.]: UNESCO, 2023. Disponível em: https://cdn.table.media/assets/wp-content/uploads/2023/09/386693eng.pdf. Acesso em: 28 out. 2025.
- UNICEF BRASIL. #EntreNoClima. [S.l.: s.n.], [s.d.]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tpOKALGUGVU. Acesso em: 28 out. 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Esta aula tem como foco a vivência investigativa sobre a variação do tempo e suas características, por meio de três estações de aprendizagem, sendo uma delas envolvendo o uso de tecnologia e IA. A proposta promove o protagonismo e a curiosidade das crianças, oferecendo experiências sensoriais sobre diferentes condições do tempo.
Dificuldades antecipadas:
Estudantes em fase inicial de alfabetização podem ter dificuldades em verbalizar as percepções ou categorizar sensações climáticas. O uso de imagens, objetos táteis e dramatizações ajudam a superar essas barreiras.
É esperado que alguns estudantes ainda não saibam o que é “previsão do tempo” ou “IA”, por isso, é essencial apresentar essas ideias com exemplos práticos.
Aula 1 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 8 minutos.
Projete duas imagens contrastantes no quadro ou entregue impressas para os estudantes:
• A primeira mostra sol forte e céu azul.
• A segunda mostra nuvens carregadas e chuva.
Imagem gerada por IA via ChatGPT. 06 ago. de 2025
Pergunte aos estudantes:
- Como o tempo mudou tão rápido?
- Você já viu isso acontecer?
- Como isso afeta o que a gente veste ou come?
Oriente os estudantes a descreverem o que veem e o que sentem ao lembrar dessas situações. Diga que hoje eles vão explorar lugares e situações onde o tempo muda de forma constante e, também, investigar o que acontece com nosso corpo e nossas escolhas. Diga que vão trabalhar com previsão do tempo. Pergunte se já ouviram falar nesse termo e o explique brevemente para aqueles que o desconhecem.
Aproveite para introduzir a ideia de que as mudanças no clima estão ficando mais frequentes e imprevisíveis por causa das nossas ações e que elas impactam o nosso planeta. Explique de forma simples que isso acontece porque o planeta está esquentando e o tempo muda de forma mais extrema do que antes.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA