GEO1_11UND04 - Como montar e Regras do Jogo Frio e Calor
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo características do frio e do calor
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais mais profundas das relações sociedade natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula os alunos farão um jogo fora da sala de aula. Este jogo tem um tabuleiro desenhado no chão em tamanho grande, por isso, você deverá fazer este desenho antes da aula começar, para que no momento do jogo ele já esteja disponível. Encontre um local adequado para desenhar 4 tabuleiros. Eles consistem em 10 retângulos enfileirados, como se fosse a trilha de uma Amarelinha. Encontre mais orientações de como fazer o desenho e de como ele deve ficar no documento “Jogo do Frio ou Calor” no item “material complementar”.
Além deste tabuleiro desenhado, para aula você precisará de: quadro, giz, papel, lápis, imagens da aula e regras do “Jogo do Frio ou Calor” (estes dois últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Jogo do Frio ou Calor - como montar e regras do jogo (a ser usado na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf
Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:
Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que nesta aula eles descobrirão como os hábitos das pessoas mudam nos períodos de frio e calor.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste e do próximo slide. Se optar por apresentar as imagens impressas, imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Após projetar as imagens você pode perguntar aos alunos: Como está o tempo hoje, mais parecido com o da primeira foto ou da segunda?
Aguarde as respostas e, em seguida, comente que, para compararmos o tempo atmosférico do dia com as fotos observamos muitas características além do céu e das nuvens. É necessário usar outros sentidos e perceber que sensações eles nos proporcionam, além de observar as roupas que cada um veste e o comportamento das árvores, do vento e, até mesmo dos animais.
Após o comentário, volte para as fotos apontando que na primeira, mesmo com o céu coberto de nuvens, está calor, pois as pessoas estão na praia, com roupas de banho. Já, na segunda foto, apesar do sol brilhando ao fundo e do céu azul, as pessoas usam casacos mais grossos indicando que está frio.
Portanto, temos que observar muitas outras características, além do céu, das nuvens e do sol, para definirmos como o tempo atmosférico está. Conte, por fim que eles farão isso de uma maneira bem divertida.
Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:
Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextualização
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste e do próximo slide. Se optar por apresentar as imagens impressas, imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Após projetar as imagens você pode perguntar aos alunos: Como está o tempo hoje, mais parecido com o da primeira foto ou da segunda?
Aguarde as respostas e, em seguida, comente que, para compararmos o tempo atmosférico do dia com as fotos observamos muitas características além do céu e das nuvens. É necessário usar outros sentidos e perceber que sensações eles nos proporcionam, além de observar as roupas que cada um veste e o comportamento das árvores, do vento e, até mesmo dos animais.
Após o comentário, volte para as fotos apontando que na primeira, mesmo com o céu coberto de nuvens, está calor, pois as pessoas estão na praia, com roupas de banho. Já, na segunda foto, apesar do sol brilhando ao fundo e do céu azul, as pessoas usam casacos mais grossos indicando que está frio.
Portanto, temos que observar muitas outras características, além do céu, das nuvens e do sol, para definirmos como o tempo atmosférico está. Conte, por fim que eles farão isso de uma maneira bem divertida.
Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:
Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf e escreva o questionamento no quadro.
Depois conte para a turma que esta é a Letícia e que ela está fazendo um trabalho para a escola, justamente sobre este tema sobre o qual estamos falando. Ela precisa fazer uma lista de características de como percebemos o frio e o calor e, em seguida dizer como estava o tempo atmosférico no dia em que ela escreveu o trabalho.
Nós podemos ajudá-la com todas estas questões, mas precisaremos responder uma série de perguntas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 52 minutos
Orientações: Logo após a constatação final da etapa anterior, projete este slide e diga que as perguntas fazem parte de um jogo que eles farão em grupos, em outro local da escola. Então, divida a turma em 4 grupos e, em seguida, guie-os para o espaço o qual você deixou preparado com os tabuleiros desenhados no chão (orientações do primeiro slide).
Oriente os membros do grupo a ficarem unidos, próximos a um dos tabuleiros e a escolherem qual será o peão que eles usarão para andar as casas. Este pode ser um dos integrantes do grupo, um tênis de algum deles, uma pedra, um estojo ou algum outro objeto adequado para este fim.
Em seguida, distribua as regras do jogo para os grupos. Você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf
Leia-as junto com eles e pergunte se alguém tem alguma dúvida ou questionamento.
Grupos formados, peões decididos, regras apresentadas: É hora de jogar!
Leia cada um dos cartões com as perguntas (que também estão no documento das regras do jogo), de maneira pausada, e peça que eles esperem seu sinal para responder, como estabelecido nas regras.
Ao final das 10 perguntas observe qual grupo avançou mais no tabuleiro, este será o grupo vencedor.
Finalizado o jogo, permaneça no mesmo local para a sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam da experiência do jogo, se eles sabiam observar o tempo usando todas essas características, se sabiam que escolhemos que roupa usar dependendo de como o tempo está, etc. Permita que eles falem livremente sem interromper, em seguida, pergunte se eles conseguem dizer como estava o tempo no dia em que Leticia fez o trabalho, apenas pelas roupas que ela vestia (neste momento, se tiver a imagem impressa https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf, pode apresentá-la, ou, se preferir, podem apenar lembrar o que ela vestia).
Novamente aguarde as respostas e finalize a aula da seguinte forma: Hoje nós descobrimos que podemos observar o tempo e suas variações por meio de diversas características, inclusive através das roupas que usamos, pois ao observarmos a roupa da personagem, constatamos que ela estava sentindo frio.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
EO1_11UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Jamboard, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam e diferenciem as comidas mais consumidas em épocas frias daquelas que são identificar práticas, vestimentas e comidas mais adequadas de acordo com o tempo e com as sensações que ele nos proporciona (calor, frio, umidade, etc). Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique aos alunos que nesta aula eles descobrirão como os hábitos das pessoas mudam nos períodos de frio e calor.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, se preferir encaminhe por e-mail, utilizando o link do documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Após enviar as imagens você pode perguntar aos alunos: Como está o tempo hoje, mais parecido com o da primeira foto ou da segunda? (peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio).
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Finalizada a contextualização envie este slide ou mande o documento por e-mail: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Depois conte para a turma que esta é a Letícia e que ela está fazendo um trabalho para a escola, justamente sobre este tema sobre o qual estamos falando. Ela precisa fazer uma lista de características de como percebemos o frio e o calor e, em seguida dizer como estava o tempo atmosférico no dia em que ela escreveu o trabalho. Nós podemos ajudá-la com todas estas questões, mas precisaremos responder uma série de perguntas.
Ação propositiva (40 minutos - síncronos)
Faça essa etapa utilizando o Google Meet, envie o slide do plano original e diga que as perguntas fazem parte de um jogo que eles farão em casa. Então, divida a turma em 4 grupos.
Em seguida, envie as regras do jogo para os grupos. Você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Na aula faça a leitura do passo a passo do jogo. Grupos formados, piões decididos, regras apresentadas: É hora de jogar! Os grupos devem ser feitos com seus familiares, caso não tenham pessoas suficiente em suas residências, oriente que seja em dupla, trio.
Leia cada um dos cartões com as perguntas (que também estão no documento das regras do jogo), de maneira pausada, e peça que eles esperem seu sinal para responder, como estabelecido nas regras. Finalizado o jogo, faça a sistematização.
Sistematização (30 minutos- sincronamente)
Mantenha o momento síncrono, e encaminhe as imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Pergunte aos alunos o que será que nós sentimos e percebemos quando faz frio e quando faz calor ?
Utilize o Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, os estudantes poderão colocar suas respostas utilizando esta ferramenta.
O vídeo com o passo a passo, para acesso a esta ferramenta, encontra-se disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XBLv1QvDkeo&t=897s – vídeo de como usar Jamboard. Acesso em: 21/06/2020
Convite às famílias
As famílias deverão participar com os estudantes do jogo sugerido na ação propositiva.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer e diferenciar as comidas mais consumidas em épocas frias daquelas que são Identificar práticas, vestimentas e comidas mais adequadas de acordo com o tempo e com as sensações que ele nos proporciona (calor, frio, umidade, etc).
Habilidade (s) da Base: (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.