13585
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Cuidado, fogo!

POR: Roberta Braga Manes da Silva 25/02/2019
Código: CIE2_03M&E05

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

Plano de aula de Ciências com atividades para 2º ano do Fundamental sobre situações de perigo com enfoque no fogo

 

Sobre esta aula select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Video disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rbhKl4GNaA0, cartas para o jogo da memória, acesso ao game proposto em http://criancasegura.org.br/game/

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos o título da aula. Pergunte qual tema eles acham que abordaremos nesta aula.

CONTEXTO select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Organize as crianças em semicírculo. Leia com os alunos a situação proposta. Apresente o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbhKl4GNaA0

Pergunte para as crianças: “Quais riscos de queimaduras apareceram nesse vídeo?” É importante que eles percebam que o perigo de queimadura narrado no vídeo era sobre o doce quente que a personagem desejava comer, porém na cena outras coisas poderiam queimar: a panela quente e o próprio fogo aceso no fogão.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Diga que nesta aula iremos pensar sobre os acidentes domésticos que envolvem queimaduras.

MÃO NA MASSA select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em trios. Para cada grupo entregue um jogo da memória. Oriente-os a colocar todas as cartas viradas para baixo, organizando-as de um lado imagens e de outro explicações. Um de cada vez deverá virar uma imagem e um texto. Ao virar, deverá ler o texto em voz alta e discutir com seu grupo. Se fizer sentido com a imagem, ele pega as duas cartas, se não, vira novamente as duas e passa a vez ao próximo jogador. Circule entre os grupos, verificando como está a discussão sobre cada consequência e sua respectiva imagem. Faça perguntas como: “O que pode acontecer de acidente nessa imagem?”, “Como podemos evitar tal perigo?”.

As cartas para o jogo da memória estão disponíveis aqui: http://criancasegura.org.br/game/

Material de apoio:

http://institutoperface.com/noticias/queimaduras-com-fogo-nao-se-brinca/

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Apresente uma imagem de cada vez e solicite que os trios apontem o perigo que encontraram. Discuta a situação apontando aspectos importantes de cada situação:

Para a do café: A pessoa pode se desequilibrar por alguma reação inesperada do bebê e derrubar o café na criança. O café é uma bebida que, normalmente, se toma quente e pode causar queimaduras sérias na pele de bebês e crianças;

Para o cabo da panela: A criança, ao observar da sua altura coisas que estão mais altas, pode ter a curiosidade de vê-las de perto e assim uma reação comum é puxar cabos de panelas do fogão. Há um risco enorme do conteúdo da panela estar muito quente ou de ser um líquido em fervura e, assim, causar sérias queimaduras na pele;

Para a toalha comprida: Por vezes utilizamos toalhas compridas para forrar a mesa na hora da refeição. A curiosidade de crianças que ainda não andam pode fazer com que puxar essa toalha seja uma grande brincadeira. Porém, se há em cima da toalha, alimentos quentes como uma sopa, fatalmente teremos um acidente doméstico com queimaduras sérias;

Para a água do banho: A água do banho, se não bem controlada, pode estar quente demais e também causar queimadura na pele de bebês;

Para o ferro: O ferro de passar fica muito aquecido para desamassar roupas. Crianças pequenas, ao ver os pais utilizando esse eletrodoméstico, pode ter a curiosidade de segurá-lo, ou imitar a atitude observada. o ferro quente, se em contato com a pele, causa sérias queimaduras;

Para a vela: A vela pode se soltar do apoio. Se houver objetos inflamáveis por perto como tecidos e papéis, o fogo pode se espalhar rapidamente causando incêndio e queimaduras às pessoas da casa;

Para o palito de fósforos: O palito de fósforo acende a partir da fricção de sua ponta. Se estiver guardado em gavetas baixas, bebês e crianças podem pegar e acender o fósforo mesmo sem querer. Isso pode causar queimaduras à criança ou até mesmo espalhar fogo pela casa.

Pergunte também: “Como podemos evitar esse acidente?”. Registre, ao lado de cada imagem o perigo e as soluções para evitá-lo que aparecerem. Ao final, sugira que cada trio monte um cartaz informativo sobre uma das situações apresentadas com as devidas recomendações para espalhar pela escola.

Caso a escola tenha uma sala com computadores e acesso à internet seria interessante propor às crianças o game Criança Segura, disponível em: http://criancasegura.org.br/game/ onde é possível refletir sobre acidentes domésticos em geral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Video disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rbhKl4GNaA0, cartas para o jogo da memória, acesso ao game proposto em http://criancasegura.org.br/game/

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos o título da aula. Pergunte qual tema eles acham que abordaremos nesta aula.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Organize as crianças em semicírculo. Leia com os alunos a situação proposta. Apresente o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbhKl4GNaA0

Pergunte para as crianças: “Quais riscos de queimaduras apareceram nesse vídeo?” É importante que eles percebam que o perigo de queimadura narrado no vídeo era sobre o doce quente que a personagem desejava comer, porém na cena outras coisas poderiam queimar: a panela quente e o próprio fogo aceso no fogão.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Diga que nesta aula iremos pensar sobre os acidentes domésticos que envolvem queimaduras.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em trios. Para cada grupo entregue um jogo da memória. Oriente-os a colocar todas as cartas viradas para baixo, organizando-as de um lado imagens e de outro explicações. Um de cada vez deverá virar uma imagem e um texto. Ao virar, deverá ler o texto em voz alta e discutir com seu grupo. Se fizer sentido com a imagem, ele pega as duas cartas, se não, vira novamente as duas e passa a vez ao próximo jogador. Circule entre os grupos, verificando como está a discussão sobre cada consequência e sua respectiva imagem. Faça perguntas como: “O que pode acontecer de acidente nessa imagem?”, “Como podemos evitar tal perigo?”.

As cartas para o jogo da memória estão disponíveis aqui: http://criancasegura.org.br/game/

Material de apoio:

http://institutoperface.com/noticias/queimaduras-com-fogo-nao-se-brinca/

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Apresente uma imagem de cada vez e solicite que os trios apontem o perigo que encontraram. Discuta a situação apontando aspectos importantes de cada situação:

Para a do café: A pessoa pode se desequilibrar por alguma reação inesperada do bebê e derrubar o café na criança. O café é uma bebida que, normalmente, se toma quente e pode causar queimaduras sérias na pele de bebês e crianças;

Para o cabo da panela: A criança, ao observar da sua altura coisas que estão mais altas, pode ter a curiosidade de vê-las de perto e assim uma reação comum é puxar cabos de panelas do fogão. Há um risco enorme do conteúdo da panela estar muito quente ou de ser um líquido em fervura e, assim, causar sérias queimaduras na pele;

Para a toalha comprida: Por vezes utilizamos toalhas compridas para forrar a mesa na hora da refeição. A curiosidade de crianças que ainda não andam pode fazer com que puxar essa toalha seja uma grande brincadeira. Porém, se há em cima da toalha, alimentos quentes como uma sopa, fatalmente teremos um acidente doméstico com queimaduras sérias;

Para a água do banho: A água do banho, se não bem controlada, pode estar quente demais e também causar queimadura na pele de bebês;

Para o ferro: O ferro de passar fica muito aquecido para desamassar roupas. Crianças pequenas, ao ver os pais utilizando esse eletrodoméstico, pode ter a curiosidade de segurá-lo, ou imitar a atitude observada. o ferro quente, se em contato com a pele, causa sérias queimaduras;

Para a vela: A vela pode se soltar do apoio. Se houver objetos inflamáveis por perto como tecidos e papéis, o fogo pode se espalhar rapidamente causando incêndio e queimaduras às pessoas da casa;

Para o palito de fósforos: O palito de fósforo acende a partir da fricção de sua ponta. Se estiver guardado em gavetas baixas, bebês e crianças podem pegar e acender o fósforo mesmo sem querer. Isso pode causar queimaduras à criança ou até mesmo espalhar fogo pela casa.

Pergunte também: “Como podemos evitar esse acidente?”. Registre, ao lado de cada imagem o perigo e as soluções para evitá-lo que aparecerem. Ao final, sugira que cada trio monte um cartaz informativo sobre uma das situações apresentadas com as devidas recomendações para espalhar pela escola.

Caso a escola tenha uma sala com computadores e acesso à internet seria interessante propor às crianças o game Criança Segura, disponível em: http://criancasegura.org.br/game/ onde é possível refletir sobre acidentes domésticos em geral.

Cuidado, fogo!

2° Ano

Objetivos de aprendizagem

Identificar situações de perigo referente à queimaduras em situações cotidianas.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (Objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos, etc.)

Professor-autor: Roberta Braga Manes da Silva

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Video disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rbhKl4GNaA0, cartas para o jogo da memória, acesso ao game proposto em http://criancasegura.org.br/game/


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes