Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos e enviar fotos.
- Optativas: Google Meet e Google Docs.
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos sejam capazes de relacionar as profissões com seus diferentes locais de trabalho. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona, em boa parte do tempo. Para apresentar o tema da aula, grave um vídeo falando ou envie uma foto do slide que está disponível na proposta original desta etapa.
Caso prefira, organize a aula por meio do Google Meet. Será necessário que os alunos possam interagir virtualmente com outras pessoas da escola ou de seu convívio familiar. Durante a conversa, eles irão aplicar um questionário elaborado pela turma com sua ajuda, professor. O modelo do formulário você encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf, acesso em: 31/05/2020.
Comece a aula propondo a seguinte reflexão: existem muitas profissões, algumas mais conhecidas e outras menos. Vamos começar pensando em quais conhecemos e onde esses profissionais trabalham.
Em seguida pergunte: como vamos pensar nas outras profissões se não as conhecemos? Quando chegamos a uma loja, por exemplo, conseguimos saber todos que trabalham lá? Organize as falas para que todos tenham oportunidade de se expressar.
Contextualização (40 minutos)
Faça a pergunta que está no slide da proposta original para esta etapa. Se o exemplo for a loja, pergunte se os alunos sabem que em algumas delas existe uma pessoa responsável por conferir as mercadorias e que sua profissão é chamada estoquista. Se tiver escolhido outro local, fala sobre algum profissional desse lugar que eles poucos conheçam.
Pergunte novamente, pensando no exemplo dado, quem mais pode trabalhar em uma loja. Depois, amplie o universo da questão para supermercados, feiras ou outros estabelecimentos comerciais que façam parte do cotidiano da turma.
A ideia é que os alunos consigam perceber a existência de profissionais da limpeza, cozinha, costureiras e outros que dão suporte para que a atividade principal do estabelecimento aconteça. Você pode convidar algum desses profissionais para que, por vídeo, contem às crianças sobre suas funções. Aqui, fica a seu critério alterar as profissões.
Problematização (60 minutos)
Nesta etapa, o objetivo é apresentar profissões não tão conhecidas para os alunos. Para isso, mostre o slide que está no plano original e pergunte: quem mais trabalha na escola além dos professores?
Ajude-os a enriquecer a discussão conduzindo-a com algumas questões: qual a importância de se chegar à escola e encontrá-la limpa? Se você precisar de um livro, pode ter ajuda de alguma pessoa para encontrar? Mostre que para a escola funcionar bem, todos que trabalham nela são fundamentais.
Você pode adaptar essa proposta lembrando de pessoas da escola que, para fazer os conteúdos chegarem aos alunos em meio à pandemia, têm sido muito importantes, como, por exemplo, o técnico em informática.
Crie uma lista coletiva no Google Docs com as pessoas e as profissões que os alunos lembrarem, como “Maria - cozinheira”. Essa listagem será usada na etapa final da aula para ser comparada aos resultados da pesquisa que as crianças farão com os profissionais da escola por meio de videochamada adiante.
Ação propositiva (dois dias)
Esta etapa da aula será dividida em duas partes. A primeira será a construção de um questionário que será usado durante a pesquisa. Construa esse formulário com os alunos, com perguntas que eles achem importantes sobre as profissões presentes na escola.
Organize um encontro que ocorra de forma síncrona para isso. Como nesta fase nem todos os alunos estão completamente alfabetizados, a ideia é montar um roteiro de perguntas simples. O modelo de questionário para ser usado está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf, acesso em: 31/06/2020.
A segunda etapa é a pesquisa propriamente dita. Nela, os alunos deverão entrevistar algum profissional utilizando uma das ferramentas tecnológicas sugeridas acima. As crianças podem fazer as perguntas com o auxílio de um adulto e a entrevista pode ser gravada em áudio.
Sistematização (60 minutos)
Com as respostas dos questionários aplicados na etapa anterior em mãos, monte outra lista no Google Docs ao lado da anteriormente elaborada na etapa da problematização. Destaque o nome das pessoas e suas profissões. Então, em uma roda de conversa virtual, com a ajuda do professor, os alunos deverão compará-las para descobrir profissões pouco conhecidas dentro do ambiente escolar e como elas contribuem para o funcionamento da escola.
Se achar interessante, peça aos alunos que colem ou copiem o questionário no caderno como forma de registro da atividade. Ao final, eles devem disponibilizar um áudio com a entrevista que realizaram.
Convite às famílias
Professor, oriente que as famílias auxiliem as crianças na realização das entrevistas, inclusive no contato com os funcionários da escola ou com outros profissionais caso você tenha adaptado a proposta para a realidade de outras profissões.