Plano de Aula

Plano de aula: PROFISSÕES AO MEU REDOR

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Novas percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para a realização deste plano de aula, será necessário a autorização da coordenação para que os alunos possam circular pela escola e conversar com os funcionários. Durante esta conversa os alunos irão aplicar um questionário elaborado por eles, com ajuda do professor. O modelo deste questionário, para consulta ou impressão, estará disponível no material complementar.

Material complementar: modelo do questionário disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf

Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste conteúdo seria interessante que os alunos já tivessem um conhecimento prévio do conceito de profissão.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte questão, existem muitas profissões, algumas mais conhecidas e outras menos conhecidas. Vamos começar pensando em quais profissões conhecemos e onde esses profissionais trabalham.

Em seguida pergunte, como vamos pensar nas outras profissões se não as conhecemos?

Quando chegamos a uma loja, por exemplo, conseguimos saber todos os profissionais que trabalham lá?

Neste momento o professor deve organizar as falas para que todos tenham a oportunidade de se expressar.

Como adequar à sua realidade: se este plano de aula for usado em uma escola rural ou em qualquer localidade mais afastada dos centros urbanos, o professor pode usar como exemplo um estabelecimento local. O importante neste caso é que o local seja familiar para os alunos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA