Plano de aula: Descarte dos resíduos e redução da produção

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reciclagem

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência: CI5_04ME01, CI5_04ME02 e terá continuidade nos planos CI5_04ME04, CI5_04ME05. Os planos tratam do tema produção de resíduos (como reduzir a quantidade produzida, como descartar corretamente e formas de reaproveitar embalagens). Neste plano a intenção é mostrar formas de fazer produtos de uso diário (higiene, limpeza pessoal e dos ambientes), como opção uma mais saudável, que permite a redução do uso de elementos químicos nocivos nas formulações, substituindo-os por elementos naturais não agressivos.

Algumas receitas podem ser acessadas desde já, em um único documento, disponíveil aqui.

A proposta da atividade "Mão na massa" é organizar uma coletânea de receitas para a produção de um livro. As receitas serão coletadas junto às famílias dos alunos, valorizando o saber popular. O produto final, posteriormente, pode ser compartilhando com todas elas. O momento permite também organizar uma oficina para ensinar os estudantes a preparar as receitas.

Materiais necessários para a aula: Folhas para confecção do livro de receitas, podem ser folhas com linhas ou sulfites dobradas ao meio. Para a capa, escolha um papel mais firme e resistente. Procure reaproveitar materiais, como capas de livros, caixas e folhas de cadernos antigos.

Título da aula

Orientações:

Apresente o título da aula e comente que o termo resíduos é o correto para nos referirmos aos objetos que descartamos e que podem ser reaproveitados de alguma forma. Muitas vezes nos deparamos, em notícias e sites, com a palavra lixo usada no lugar de resíduo. Esclareça que tal uso é um equívoco, pois a palavra lixo representa um descarte que não serve para mais nada.

Conduza a conversa para que os estudantes concluam que o consumo exagerado de plástico nas embalagens, sacolas e roupas de tecidos sintéticos provocaram o cenário atual e que reduzir a produção desse elemento em nossas vidas é uma necessidade urgente.