Plano de Aula

Plano de aula: Descarte dos resíduos e redução da produção

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reciclagem

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência: CI5_04ME01, CI5_04ME02 e terá continuidade nos planos CI5_04ME04, CI5_04ME05. Os planos tratam do tema produção de resíduos (como reduzir a quantidade produzida, como descartar corretamente e formas de reaproveitar embalagens). Neste plano a intenção é mostrar formas de fazer produtos de uso diário (higiene, limpeza pessoal e dos ambientes), como opção uma mais saudável, que permite a redução do uso de elementos químicos nocivos nas formulações, substituindo-os por elementos naturais não agressivos.

Algumas receitas podem ser acessadas desde já, em um único documento, disponíveil aqui.

A proposta da atividade "Mão na massa" é organizar uma coletânea de receitas para a produção de um livro. As receitas serão coletadas junto às famílias dos alunos, valorizando o saber popular. O produto final, posteriormente, pode ser compartilhando com todas elas. O momento permite também organizar uma oficina para ensinar os estudantes a preparar as receitas.

Materiais necessários para a aula: Folhas para confecção do livro de receitas, podem ser folhas com linhas ou sulfites dobradas ao meio. Para a capa, escolha um papel mais firme e resistente. Procure reaproveitar materiais, como capas de livros, caixas e folhas de cadernos antigos.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Apresente o título da aula e comente que o termo resíduos é o correto para nos referirmos aos objetos que descartamos e que podem ser reaproveitados de alguma forma. Muitas vezes nos deparamos, em notícias e sites, com a palavra lixo usada no lugar de resíduo. Esclareça que tal uso é um equívoco, pois a palavra lixo representa um descarte que não serve para mais nada.

Conduza a conversa para que os estudantes concluam que o consumo exagerado de plástico nas embalagens, sacolas e roupas de tecidos sintéticos provocaram o cenário atual e que reduzir a produção desse elemento em nossas vidas é uma necessidade urgente.