Plano de Aula

Plano de aula: Resíduos tecnológicos do luxo ao lixo

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reciclagem

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Explique que este plano faz parte de uma sequência sobre o descarte dos resíduos reutilizáveis e os impactos ambientais causados por esta ação. No caso dos resíduos tecnológicos, além do plástico presente na maioria dos aparelhos eletroeletrônicos, eles contêm quantidades significativas de substâncias tóxicas que, se liberadas no solo e em reservas naturais de água, podem contaminar os seres vivos. No caso do ser humano, estas substâncias podem causar diversas doenças. É importante orientar a comunidade escolar a respeito deste tema para que o cuidado se estenda até as famílias no intuito de reduzir a quantidade de aparelhos descartados em terrenos, aterros sanitários…

Materiais necessários para a aula: Para o Jardim do futuro: sucata de aparelhos eletroeletrônicos, cola quente, barbante. Para a opção de confecção de fôlderes: um folha de papel sulfite para cada dupla, lápis de escrever, lápis de cor.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Ao apresentar o título da aula, pergunte o que imaginam que seja um resíduo tecnológico.

Deixe que lancem sua hipóteses para chegar à relação de que a produção de resíduos e o descarte inadequado são a causa dos grandes problemas ambientais que enfrentamos atualmente.

Depois explique que resíduo é o termo correto ao se referir aos objetos que descartamos e que podem ser reaproveitados de alguma forma. Muitas vezes
nos deparamos, em notícias, sites, com a palavra lixo, que representa aquele descarte que não serve para mais nada. O termo resíduo tecnológico pode ser substituído por resíduo eletrônico e se refere ao descarte de aparelhos eletroeletrônicos como rádio, televisores, computadores, impressoras, celulares…

Muitas vezes as pessoas descartam pelo fato de seu aparelho estar obsoleto, ultrapassado. A cada dia são lançados modelos novos, assim o que compramo,
hoje, em um ano já estará ultrapassado, vai do luxo ao lixo de forma bem acelerada.