Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Textos legais e debate

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP27 : Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

EF89LP21 : Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

EF69LP13 : Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

EF69LP14 : Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

EF69LP20 : Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.

EF69LP21 : Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.

EF69LP22 : Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF69LP23 : Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

Plano 01 de 15

O texto de lei e as denúncias nas intervenções urbanas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O texto de lei e as denúncias nas intervenções urbanas Finalidade da aula: Ident...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP21

Plano 02 de 15

Leitura de texto de lei para identificar normas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura de texto de lei para identificar normas Finalidade da aula: Identificar a norma institucionali...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP20

Plano 03 de 15

Leitura de texto de lei para identificar normas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura de texto de lei para identificar normas Finalidade da aula: Compreender as condiç&otild...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP20

Plano 04 de 15

A articulação entre as partes do texto de lei

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A articulação entre as partes do texto de lei Finalidade da aula: Perceber como a l&oacu...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP20

Plano 05 de 15

A articulação entre as partes do texto de lei

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A articulação entre as partes do texto de lei Finalidade da aula: Perceber como a l&oacu...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP20

Plano 06 de 15

Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei Finalidade da aula: Argumentar oralmente a parti...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 07 de 15

O uso de pronomes indefinidos em textos de Lei

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Amélia Tridico Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O uso de pronomes indefinidos em textos de Lei Finalidade da aula: Perceber como se...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 08 de 15

O uso dos tempos verbais no texto de lei

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Amélia Tridico Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O uso dos tempos verbais no texto de lei Finalidade da aula: Perceber como a modali...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 09 de 15

A modalização no texto de lei

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Amélia Tridico Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A modalização no texto de lei. Finalidade da aula: Perceber como se d...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 10 de 15

Conhecendo o debate regrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo o debate regrado Finalidade da aula: Apropriar-se das características do gêne...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP27

Plano 11 de 15

Aprendendo a se preparar para um debate

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Aprendendo a se preparar para um debate Finalidade da aula: Preparar-se para um debate regrado a part...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP13

EF69LP14

Plano 12 de 15

Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei para pa...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei para participar de um debate regrado. Finalidade da a...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP13

EF69LP14

Plano 13 de 15

Planejando a escrita de um Estatuto a partir da discussão de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando a escrita de um Estatuto a partir da discussão de regras de convivência Final...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP27

Plano 14 de 15

Escrevendo um estatuto a partir de uma lista de regras de co...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Escrevendo um estatuto a partir de uma lista de regras de convivência Finalidade da aula: ...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP21

EF69LP22

EF69LP23

Plano 15 de 15

Revisando e organizando um Estatuto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Amélia TridicoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Revisando e organizando um Estatuto Finalidade da aula: Revisar os Artigos de Lei criados pela s...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP21

EF69LP22

EF69LP23