Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Petição online

Material para trabalhar as habilidades:

EF89LP21 : Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

EF89LP22 : Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.

EF89LP23 : Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados.

EF89LP24 : Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.

EF89LP25 : Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

EF89LP26 : Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.

EF69LP22 : Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF69LP25 : Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

EF69LP26 : Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

EF69LP27 : Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

EF89LP18 : Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.

EF89LP19 : Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas

EF89LP20 : Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.

Plano 01 de 15

Conhecendo o gênero petição online

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo o gênero petição online Finalidade da aula: Conhecer o contexto de produç...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP18

Plano 02 de 15

Identificando o ponto de vista na petição on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Identificando o ponto de vista na petição on-line Finalidade da aula: Comparar a petiç&at...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP24

EF89LP19

EF89LP20

Plano 03 de 15

A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira Finalidade da aula: ...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP19

EF89LP20

Plano 04 de 15

Identificando a estrutura composicional da petição on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Identificando a estrutura composicional da petição on-line Finalidade da aula: Identificar a est...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 05 de 15

O grau de formalidade da petição on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 06 de 15

A progressão textual em petições on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A progressão textual em petições on-line Finalidade da aula: Identificar a retomada de re...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 07 de 15

Os operadores argumentativos em petições on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Camila Virgulino Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Os operadores argumentativos em petições on-line Finalidade da aula: Identific...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP23

Plano 08 de 15

Estratégias argumentativas em petições on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Camila Virgulino Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Estratégias argumentativas em petições on-line Finalidade da aula: Iden...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP23

Plano 09 de 15

Comparando os movimentos argumentativos da carta aberta e da...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Camila Virgulino Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Comparando os movimentos argumentativos da carta aberta e da petição on-line Finali...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP23

Plano 10 de 15

Conhecendo a exposição de propostas orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo a exposição de propostas orais Finalidade da aula: Trabalhar a escuta de te...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF89LP22

EF69LP25

EF69LP26

Plano 11 de 15

Identificando problemas e encontrando soluções

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Identificando problemas e encontrando soluções Finalidade da aula: Identificar proble...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF89LP22

EF69LP25

EF69LP26

Plano 12 de 15

Apresentando proposta oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila VirgulinoMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Apresentando proposta oral Finalidade da aula: Expor problema e propor solução atrav&e...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF89LP22

EF69LP25

EF69LP26

Plano 13 de 15

Aplicando enquete na comunidade escolar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila Virgulino Mentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Aplicando enquete na comunidade escolar Finalidade da aula: Discutir os principais problemas da com...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP21

Plano 14 de 15

Planejando petição on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila Virgulino Mentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando petição on-line Finalidade da aula: Planejar petição on-line...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP25

EF89LP26

EF69LP22

Plano 15 de 15

Escrevendo petição on-line

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Camila Virgulino Mentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Escrevendo petição on-line Finalidade da aula: Revisar e divulgar em plataforma a peti&cce...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP25

EF89LP26

EF69LP22