Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o números;
- Saber a posição dos números na sequência numérica;
- Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 10.
Objetivo específico:
Resolver operações de adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar quantidades por meio de cálculo mental.
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem;
- Cartazes;
- Atividade xerocada;
- Papel e
- Lápis de cor.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 a 6)
Propósito: O objetivo é estabelecer uma conexão entre conceitos aprendidos e sondar se os alunos já sabem fazer decomposição de numerais para facilitar os cálculos mentais.
Orientações: Apresente as perguntas para seus alunos e ouça o que eles têm a dizer. Promova uma reflexão sobre a importância de utilizar a habilidade do cálculo mental na matemática. Ouça a explicação de como fariam o cálculo mental. Em seguida, caso não apareça a estratégia, mostre os exemplos de possíveis cálculos mentais através da decomposição de numerais.Projete os slides, ou escreva os exemplos no quadro. Esclareça aos alunos que esses registros são apenas para mostrar formas de organizar os pensamentos, porque o cálculo mental está associado à agilidade nas respostas, sem uso de recursos escritos.
Discuta com a turma:
- Em que situações do dia a dia necessitamos de cálculos mentais?
- Vocês sabem fazer cálculos aproximados?
- Como podemos fazer cálculos com agilidade com numerais maiores?
- Alguém poderia mostrar como faria o cálculo mental da operação 950 + 150 ?
- E se arredondarmos os numerais para ficar mais fácil para calcular?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 a 6)
Propósito: O objetivo é estabelecer uma conexão entre conceitos aprendidos e sondar se os alunos já sabem fazer decomposição de numerais para facilitar os cálculos mentais.
Orientações: Apresente as perguntas para seus alunos e ouça o que eles têm a dizer. Promova uma reflexão sobre a importância de utilizar a habilidade do cálculo mental na matemática. Ouça a explicação de como fariam o cálculo mental. Em seguida, caso não apareça a estratégia, mostre os exemplos de possíveis cálculos mentais através da decomposição de numerais.Projete os slides, ou escreva os exemplos no quadro. Esclareça aos alunos que esses registros são apenas para mostrar formas de organizar os pensamentos, porque o cálculo mental está associado à agilidade nas respostas, sem uso de recursos escritos.
Discuta com a turma:
- Em que situações do dia a dia necessitamos de cálculos mentais?
- Vocês sabem fazer cálculos aproximados?
- Como podemos fazer cálculos com agilidade com numerais maiores?
- Alguém poderia mostrar como faria o cálculo mental da operação 950 + 150 ?
- E se arredondarmos os numerais para ficar mais fácil para calcular?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 a 6)
Propósito: O objetivo é estabelecer uma conexão entre conceitos aprendidos e sondar se os alunos já sabem fazer decomposição de numerais para facilitar os cálculos mentais.
Orientações: Apresente as perguntas para seus alunos e ouça o que eles têm a dizer. Promova uma reflexão sobre a importância de utilizar a habilidade do cálculo mental na matemática. Ouça a explicação de como fariam o cálculo mental. Em seguida, caso não apareça a estratégia, mostre os exemplos de possíveis cálculos mentais através da decomposição de numerais.Projete os slides, ou escreva os exemplos no quadro. Esclareça aos alunos que esses registros são apenas para mostrar formas de organizar os pensamentos, porque o cálculo mental está associado à agilidade nas respostas, sem uso de recursos escritos.
Discuta com a turma:
- Em que situações do dia a dia necessitamos de cálculos mentais?
- Vocês sabem fazer cálculos aproximados?
- Como podemos fazer cálculos com agilidade com numerais maiores?
- Alguém poderia mostrar como faria o cálculo mental da operação 950 + 150 ?
- E se arredondarmos os numerais para ficar mais fácil para calcular?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 a 6)
Propósito: O objetivo é estabelecer uma conexão entre conceitos aprendidos. Sondar se os alunos já sabem fazer decomposição de numerais para facilitar os cálculos mentais.
Orientações: Apresente as perguntas para seus alunos e ouça o que eles têm a dizer. Promova uma reflexão sobre a importância de utilizar a habilidade do cálculo mental na matemática. Ouça a explicação de como fariam o cálculo mental. Em seguida, caso não apareça a estratégia, mostre os exemplos de possíveis cálculos mentais através da decomposição de numerais. Esclareça aos alunos que esses registros são apenas para mostrar formas de organizar os pensamentos, porque o cálculo mental está associado à agilidade nas respostas, sem uso de recursos escritos.
Discuta com a turma:
Em que situações do dia a dia necessitamos de cálculos mentais?
Vocês sabem fazer cálculos aproximados?
Como podemos fazer cálculos com agilidade com numerais maiores?
Alguém poderia mostrar como faria o cálculo mental da operação 950 + 150 ?
E se arredondarmos os numerais para ficar mais fácil para calcular?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 7 e 8)
Propósito: Estimular os alunos a fazerem cálculos mentais e registros da organização das ideias.
Orientações: Escolha previamente as duplas que serão formadas com sua turma para apresentação da atividade. Agrupe um aluno que tenha facilidade com as decomposições ou cálculos com outro que apresente relativa dificuldade. Dessa forma poderão interagir e avançar frente à proposta. Diga a eles que farão uma atividade, formando as peças do dominó com possíveis formas de cálculo mental. Peça que cada aluno resolva mentalmente a operação, registre a forma como pensou e depois compare com o outro colega da dupla, descobrindo possibilidades de resolver. Depois da conversa, peça que apresentem para a turma. O fato dos alunos terem que registrar a forma como pensaram o cálculo mental faz com que eles se organizem mentalmente, adquirindo destreza no cálculo mental. Explore a apresentação dos alunos, esgotando as diferentes possibilidades de resolução. Oriente-os quanto ao fato de que uma peça completa a outra. Durante a atividade, movimente-se entre as duplas, ouça-os, estimule-os a pensar em cada número que compõe a operação. Faça perguntas que os ajudem a realizar a atividade.
Discuta com a turma:
- Pensem em cada número da 1ª operação. Vamos pensar no número 1000.
- Quantas centenas ele tem?
- Você tem que subtrair quantas centenas?
- Quantas dezenas serão tiradas?
- O que vocês poderiam fazer?
- Subtrair primeiro qual ordem?
- E se subtrairmos a outra ordem primeiro, daria o mesmo resultado?
- E na adição, como vocês podem fazer?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 7 e 8)
Propósito: Estimular os alunos a fazerem cálculos mentais e registros da organização das ideias.
Orientações: Escolha previamente as duplas que serão formadas com sua turma para apresentação da atividade. Agrupe um aluno que tenha facilidade com as decomposições ou cálculos com outro que apresente relativa dificuldade. Dessa forma poderão interagir e avançar frente à proposta. Diga a eles que farão uma atividade, formando as peças do dominó com possíveis formas de cálculo mental. Peça que cada aluno resolva mentalmente a operação, registre a forma como pensou e depois compare com o outro colega da dupla, descobrindo possibilidades de resolver. Depois da conversa, peça que apresentem para a turma. O fato dos alunos terem que registrar a forma como pensaram o cálculo mental faz com que eles se organizem mentalmente, adquirindo destreza no cálculo mental. Explore a apresentação dos alunos, esgotando as diferentes possibilidades de resolução. Oriente-os quanto ao fato de que uma peça completa a outra. Durante a atividade, movimente-se entre as duplas, ouça-os, estimule-os a pensar em cada número que compõe a operação. Faça perguntas que os ajudem a realizar a atividade.
Discuta com a turma:
- Pensem em cada número da 1ª operação. Vamos pensar no número 1000.
- Quantas centenas ele tem?
- Você tem que subtrair quantas centenas?
- Quantas dezenas serão tiradas?
- O que vocês poderiam fazer?
- Subtrair primeiro qual ordem?
- E se subtrairmos a outra ordem primeiro, daria o mesmo resultado?
- E na adição, como vocês podem fazer?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito: Socializar as formas de organização mental dos cálculos, e desenvolver essa habilidade matemática.
Orientações: Aqui você encontra possíveis resoluções, porém deve explorar primeiramente as apresentadas pelos seus alunos. Faça um painel com as resoluções das duplas. Convide algumas para apresentar e peça que contem para seus colegas como pensaram. Valorize as estratégias diferentes de cálculos e valorize os “erros” promovendo a apresentação de propostas dos colegas para corrigi-lo.
Discuta com a turma:
- Alguma outra dupla pensou diferente nessa operação?
- Como foi?
- O resultado foi o mesmo?
- Existe uma forma mais correta que a outra de calcular mentalmente?
Material complementar:
Para acessar as possíveis soluções apresentadas nesse plano, clique aqui
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito: Socializar as formas de organização mental dos cálculos, e desenvolver essa habilidade matemática.
Orientações: Aqui você encontra possíveis resoluções, porém deve explorar primeiramente as apresentadas pelos seus alunos. Faça um painel com as resoluções das duplas. Convide algumas para apresentar e peça que contem para seus colegas como pensaram. Valorize as estratégias diferentes de cálculos e valorize os “erros” promovendo a apresentação de propostas dos colegas para corrigi-lo.
Discuta com a turma:
- Alguma outra dupla pensou diferente nessa operação?
- Como foi?
- O resultado foi o mesmo?
- Existe uma forma mais correta que a outra de calcular mentalmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito: Socializar as formas de organização mental dos cálculos, e desenvolver essa habilidade matemática.
Orientações: Aqui você encontra possíveis resoluções, porém deve explorar primeiramente as apresentadas pelos seus alunos. Faça um painel com as resoluções das duplas. Convide algumas para apresentar e peça que contem para seus colegas como pensaram. Valorize as estratégias diferentes de cálculos e valorize os “erros” promovendo a apresentação de propostas dos colegas para corrigi-lo.
Discuta com a turma:
- Alguma outra dupla pensou diferente nessa operação?
- Como foi?
- O resultado foi o mesmo?
- Existe uma forma mais correta que a outra de calcular mentalmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito: Socializar as formas de organização mental dos cálculos, e desenvolver essa habilidade matemática.
Orientações: Aqui você encontra possíveis resoluções, porém deve explorar primeiramente as apresentadas pelos seus alunos. Faça um painel com as resoluções das duplas. Convide algumas para apresentar e peça que contem para seus colegas como pensaram. Valorize as estratégias diferentes de cálculos e valorize os “erros” promovendo a apresentação de propostas dos colegas para corrigi-lo.
Discuta com a turma:
- Alguma outra dupla pensou diferente nessa operação?
- Como foi?
- O resultado foi o mesmo?
- Existe uma forma mais correta que a outra de calcular mentalmente?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Estimular os alunos a elaborar uma conclusão sobre o que aprenderam na aula.
Orientações: Apresente duas possíveis soluções para a operação e peça que observem. Faça algumas perguntas, estimulando-os a resumir a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais diferenças aparecem nas duas formas de pensar?
- O resultado foi o mesmo?
- Existem outras formas de calcular mentalmente essa operação?
- O que é possível concluir?
- Vamos resumir a aprendizagem do dia?
Raio X.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.
Orientações: Diga a seus alunos que farão uma avaliação individual onde mostrarão o que aprenderam com a aula. Oriente-os a utilizarem as estratégias aprendidas na aula para fazer os cálculos mentalmente, e responderem o mais rápido que puderem.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Raio X.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.
Orientações: Diga a seus alunos que farão uma avaliação individual onde mostrarão o que aprenderam com a aula. Oriente-os a utilizarem as estratégias aprendidas na aula para fazer os cálculos mentalmente, e responderem o mais rápido que puderem.