Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos
- Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Organize a sala de aula em duplas. Inicie a atividade relembrando aos alunos que nos números decimais, após a vírgula, temos décimos e também centésimos. É importante também que retomem o fato de que toda representação fracionária tem sua correspondência decimal ou vice-versa. Deixe que representem a quantidade na forma fracionária ou decimal para, depois, estabelecer uma relação entre elas.
Propósito: Relembrar o conceito de representação fracionária e decimal com números apresentando centésimos.
Discuta com a turma:
- Quantas folhas tem o caderno? Quantas foram utilizadas?
- Com que fração podemos representar a quantidade de folhas usadas? Que número decimal corresponde a essa fração?
- Quantas casas decimais foram utilizadas após a vírgula na representação decimal?
- Como se chama a última ordem representada após a vírgula? Por que recebe este nome?
Atividade principal 1
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Para a realização desta atividade, deixe que os alunos se organizem em duplas, pois assim poderão discutir as respostas obtidas e as maneiras de encontrá-las. Lembre aos mesmos que existem diferentes maneiras de se chegar à representação fracionária ou decimal correspondente a cada trio e que podem utilizar qualquer uma delas.
Propósito: Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades menores que a unidade envolvendo a ordem dos centésimos.
Discuta com a turma:
- Quantos alunos tem na sala de aula?
- Quantos alunos há em cada fileira?
- Em quantas partes teremos que dividir a sala de aula para chegar aos trios?
- E que maneira podemos formar os trios?
- Quantos trios serão formados?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal 2
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Ainda em duplas, os alunos deverão verificar a quantidade de balões que há em cada pacote e perceber que foi utilizado mais de um pacote de balões. Por isso, o número encontrado, seja ele fracionário ou decimal, será maior que a unidade.
Propósito: Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades maiores que a unidade, envolvendo a ordem dos centésimos.
Discuta com a turma:
- Quantos balões há em cada pacote? Quantos balões foram utilizados?
- A quantidade de balões utilizada corresponde a mais ou menos de um pacote completo?
- O número que representa a quantidade de balões utilizados será maior ou menor que uma unidade?
- Quantos balões a mais foram utilizados?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução 1
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos percebam a quantidade de alunos que tem a sala e, principalmente, as quantidades que representam o numerador e o denominador, de acordo com a situação apresetada. Assim, chegarão a uma fração.
Propósito: Explorar as diferentes formas de representar com frações quantidades menores que o inteiro envolvendo centésimos.
Discuta com a turma:
- Quantas carteiras há na sala de aula?
- Após agrupar os alunos, quantos trios foram formados?
- Quantos alunos tem em cada grupo?
- Que fração pode ser representada pela quantidade de alunos de cada grupo mediante o quantitativo total de alunos?
- Que fração representa cada grupo em relação à quantidade de grupos formados?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução 1
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos percebam que não existe apenas uma maneira de resolver essa questão, podendo ter outras maneira de agrupar os trios, deixando claro que não sobrarão alunos e que a representação fracionária e decimal deverá corresponder a um dos trios em relação ao total formado. A comparação com a placa é uma ótima estratégia para o aluno corresponder ¼ a 0,25.
Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações e números decimais quantidades menores que o inteiro envolvendo centésimos.
Discuta com a turma:
- Quantas carteiras há na sala de aula?
- Após agrupar os alunos, quantos trios foram formados?
- Que fração representa um dos trios em relação ao total formado? Que parte da unidade essa fração representa?
- Qual número decimal representa a fração encontrada? Por quê?
- Para que serve a vírgula nos números decimais? O que representam os centésimos?
- Por que à esquerda da vírgula está o zero?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução 2
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos percebam que precisarão de mais de um pacote e que um pacote representa a unidade. Portanto, a fração e o número decimal representados serão maiores que a unidade.
Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações quantidades maiores que o inteiro envolvendo centésimos.
Discuta com a turma:
- Quantos balões foram utilizados?
- Quantos balões vem em cada pacote?
- Quantos pacotes foram necessários? Algum pacote foi usado incompleto?
- Quantos balões foram utilizados em cada pacote?
- Que fração corresponde à quantidade de balões utilizada em relação à quantidade de cada pacote?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução 2
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos percebam que foi preciso de mais de um pacote e que um pacote representa a unidade. Portanto, a fração e o número decimal representados serão maiores que a unidade.
Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações e números decimais quantidades maiores que o inteiro envolvendo centésimos.
Discuta com a turma:
- Quantos balões foram utilizados ao todo? Quantos vem em cada pacote?
- Que fração representa a quantidade de balões utilizados em relação à quantidade que vem em cada pacote?
- Que número decimal representa a quantidade utilizada? O que representa o algarismo a esquerda da vírgula?
- Que número misto representa a quantidade utilizada?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Relembre com os alunos o que foi trabalhado na atividade principal, e em poucas palavras, indique a conclusão que chegaram ao resolvê-la. Vá registrando no quadro as opiniões principais que os alunos emitiram e, no final, forme um parágrafo evidenciando os conhecimentos privilegiados da aula.
Propósito: Resumir as formas de se representar quantidades maiores e menores que a unidade, ou seja, nas formas fracionária e decimal envolvendo os centésimos.
Discuta com a turma:
- Que frações e números decimais vocês encontraram na atividade principal?
- Os números decimais encontrados tem quantas casas decimais após a vírgula?
- Como se chama a última ordem à direita da vírgula? Por que recebe este nome?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organize os alunos em trios. Peça que cada um faça a sua atividade e, depois, compare a resposta com a do colega ao lado. Lembre a eles que a atividade consiste em comparar a quantidade de tampinhas que o aluno doará com a quantidade que ele tem e, assim, cheguem às formas de representação.
Propósito: Verificar se os alunos identificam a representação fracionária e decimal de uma quantidade.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas o menino possui?
- Quantas tampinhas ele doará?
- Que fração a quantidade de tampinhas que ele doará representa em relação ao total que tem? Que número decimal representa esta fração?
- Quantas ordens há após a vírgula decimal no número formado? Como se chama a última ordem?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar