9541
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

Plano de aula de matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre perceber que a tabuada é a forma mais simples de registrar a multiplicação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Souza de Andrade

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Perceber que a tabuada é  a forma mais simples de registrar a multiplicação.

Conceito-chave

Usar a tabuada como forma principal de registro da multiplicação facilitando sua memorização.

Recursos necessários

  • Folha impressa,
  • Lápis,
  • Borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Objetivo da aula. select-down

Slide Plano Aula

Título: Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.

Discuta com a turma: Se acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado, pergunte de que forma a tabuada pode facilitar a vida das pessoas. Pergunte se acham que poderá ter dificuldades no tema e porquê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem os diagramas com as fichas de resultados, colocando as ficha no lugar correspondente. Não chame atenção para a cor das fichas serem iguais aos resultados, deixem que cheguem a esta conclusão. Não oriente sobre o fato de sobrar fichas que não se encaixem em nenhum dos resultados. Deixe que os alunos percebam e só depois de perguntarem, sinalize que sim.

Discuta com a turma:

Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Havia alguma coisa que facilitasse o encontro da resposta correta?

O que era?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem os diagramas com as fichas de resultados, colocando cada ficha no lugar correspondente. Não chame atenção para a cor das fichas serem iguais aos resultados, deixem que cheguem a esta conclusão.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
  • Havia alguma coisa que facilitasse o encontro da resposta correta?
  • O que era?
  • Sobrou algum número? Este número pode se encaixar em alguma multiplicação?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem os diagramas com as fichas de resultados, colocando cada ficha no lugar correspondente. Não chame atenção para a cor das fichas serem iguais aos resultados, deixem que cheguem a esta conclusão. Em seguida peça que eles descubram outros lugares onde poderiam encaixar as fichas com o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta. Pergunte se perceberam algum padrão no momento em que encaixaram as fichas em outros resultados.

  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
  • Havia alguma coisa que facilitasse o encontro da resposta correta?
  • O que era?
  • Sobrou algum número? Este número pode se encaixar em alguma multiplicação?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Faça a resolução da atividade coletivamente, pergunte aos alunos o que observaram com relação às cores dos quadrados. Pergunte quanto tempo demoraram para perceber o padrão. Explore possíveis formas de chegar ao resultado da tabuada: adição de parcelas, desenhos, malha quadriculada

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Faça a resolução da atividade coletivamente, pergunte aos alunos o que observaram com relação às cores dos quadrados. Pergunte quanto tempo demoraram para perceber o padrão. Explore possíveis formas de chegar ao resultado da tabuada: adição de parcelas, desenhos, malha quadriculada

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que a tabuada tem o objetivo de facilitar as operações com a multiplicação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam a tabuada como forma mais simples de registro da multiplicação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Perceber que a tabuada é  a forma mais simples de registrar a multiplicação.

Conceito-chave

Usar a tabuada como forma principal de registro da multiplicação facilitando sua memorização.

Recursos necessários

  • Folha impressa,
  • Lápis,
  • Borracha.

Slide Plano Aula

Título: Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.

Discuta com a turma: Se acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado, pergunte de que forma a tabuada pode facilitar a vida das pessoas. Pergunte se acham que poderá ter dificuldades no tema e porquê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem os diagramas com as fichas de resultados, colocando as ficha no lugar correspondente. Não chame atenção para a cor das fichas serem iguais aos resultados, deixem que cheguem a esta conclusão. Não oriente sobre o fato de sobrar fichas que não se encaixem em nenhum dos resultados. Deixe que os alunos percebam e só depois de perguntarem, sinalize que sim.

Discuta com a turma:

Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Havia alguma coisa que facilitasse o encontro da resposta correta?

O que era?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem os diagramas com as fichas de resultados, colocando cada ficha no lugar correspondente. Não chame atenção para a cor das fichas serem iguais aos resultados, deixem que cheguem a esta conclusão.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.

  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
  • Havia alguma coisa que facilitasse o encontro da resposta correta?
  • O que era?
  • Sobrou algum número? Este número pode se encaixar em alguma multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem os diagramas com as fichas de resultados, colocando cada ficha no lugar correspondente. Não chame atenção para a cor das fichas serem iguais aos resultados, deixem que cheguem a esta conclusão. Em seguida peça que eles descubram outros lugares onde poderiam encaixar as fichas com o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta. Pergunte se perceberam algum padrão no momento em que encaixaram as fichas em outros resultados.

  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
  • Havia alguma coisa que facilitasse o encontro da resposta correta?
  • O que era?
  • Sobrou algum número? Este número pode se encaixar em alguma multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Faça a resolução da atividade coletivamente, pergunte aos alunos o que observaram com relação às cores dos quadrados. Pergunte quanto tempo demoraram para perceber o padrão. Explore possíveis formas de chegar ao resultado da tabuada: adição de parcelas, desenhos, malha quadriculada

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Faça a resolução da atividade coletivamente, pergunte aos alunos o que observaram com relação às cores dos quadrados. Pergunte quanto tempo demoraram para perceber o padrão. Explore possíveis formas de chegar ao resultado da tabuada: adição de parcelas, desenhos, malha quadriculada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que a tabuada tem o objetivo de facilitar as operações com a multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam a tabuada como forma mais simples de registro da multiplicação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano