10642
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Juros compostos com uso de tecnologia

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.

Plano 08 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Conhecimentos prévios

Calcular porcentagem, utilizar fator de aumento porcentual e realizar operações com números racionais.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.

Conceito-chave

Juros compostos, montante e capital.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.
  • Planilha eletrônica.

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para turma. Peça para os alunos relatarem algumas situações nas quais se paga juro composto.

Propósito: Formalizar o conceito de juros compostos através de algumas situações práticas do dia a dia.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slide 3 e 4) .

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados do problema?
  • O que precisamos achar primeiro?
  • Qual o jeito mais fácil de encontrar o montante?

Materiais complementares:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 e 4) .

Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade. Professor você pode chamar um aluno diferente para calcular cada mês.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 12% mentalmente?
  • Qual porcentagem é mais fácil de encontrar mentalmente?
  • Que conta precisamos fazer para achar o saldo de julho?

.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10) .

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles abrirem uma planilha eletrônica (pode ser o excel, ou uma planilha do google), para resolver a situação problema. Organize os alunos em duplas ou trios. Antes dos alunos resolverem explique algumas ferramentas da planilha, ou seja, mostre que a planilha é um recurso em que podemos utilizar diversas operações, tal como somar e multiplicar células.

Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotar as dúvidas no caderno, para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente. Incentive quem for terminando a resolver no caderno de outro jeito: mentalmente, geometricamente, com calculadora, com o cálculo convencional (número decimal), e assim sucessivamente. Uma outra opção é fazer na sala de diversas maneira diferentes e em outra aula fazer na sala de informática, uma outra opção é pedir para os alunos criar em casa uma planilha eletrônica para responder essa atividade e apresentar na sala no outro dia.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do texto? O que podemos grifar?
  • Alice fez um bom negócio em escolher dois empréstimos? Porquê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10) .

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles abrirem uma planilha eletrônica (pode ser o excel, ou uma planilha do google), para resolver a situação problema. Organize os alunos em duplas ou trios. Antes dos alunos resolverem explique algumas ferramentas da planilha, ou seja, mostre que a planilha é um recurso em que podemos utilizar diversas operações, tal como somar e multiplicar células.

Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotar as dúvidas no caderno, para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente. Incentive quem for terminando a resolver no caderno de outro jeito: mentalmente, geometricamente, com calculadora, com o cálculo convencional (número decimal), e assim sucessivamente. Uma outra opção é fazer na sala de diversas maneira diferentes e em outra aula fazer na sala de informática, uma outra opção é pedir para os alunos criar em casa uma planilha eletrônica para responder essa atividade e apresentar na sala no outro dia.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do texto? O que podemos grifar?
  • Alice fez um bom negócio em escolher dois empréstimos? Porquê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientações: Convide os grupos para apresentar para a sala como pensaram e quais fórmulas utilizaram na planilha que ajudaram a resolver o problema.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário modificar na planilha de Miguel para encontrar a planilha de Alice?
  • Posso criar as duas tabelas na mesma planilha?
  • Como podemos encontrar na planilha o valor total pago por cada um deles?
  • Como calcular a diferença paga por eles?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientações: Conduza os alunos a discutir as soluções por caminhos diferentes para a situação dada. Não basta estar certo, tem que pensar de um outro jeito. Não basta acabar primeiro, tem que continuar, colaborar, criar, levar os pensamentos a uma mentalidade matemática de crescimento. Resolva o exercício de formas diversas, pois resolvendo de uma única forma diminui a riqueza da discussão e da compreensão do conceito estudado. Inicie fazendo os questionamentos, convide alguns alunos para expor sua resolução na lousa, ou o seu raciocínio, ou sua estratégia, após algumas resoluções diferentes é interessante deixar que a sala possa validar em certo ou errado junto com o professor. Não projete as soluções acima antes dos alunos tentarem mostrar suas resoluções, sempre pergunte se alguém resolveu diferente e convide para ir na lousa, chame também na lousa alunos que resolveram errado para que a sala possa tentar ajudar a descobrir o erro e o aluno possa perceber como finalizar o exercício. Após mostrar várias resoluções mostre qual é mais vantajosa e pode ser usada em qualquer problema. Se nenhum aluno resolver como a resolução acima mostre o slide.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular 10% de 1500 mentalmente? E utilizando número decimal?
  • Qual o número decimal devo multiplicar para encontrar diretamente o montante?
  • Como podemos montar a tabela? Vai precisar de quantas colunas? Porquê?
  • É possível determinar em quantos meses Miguel vai pagar sua dívida sabendo somente o valor de cada parcela (300 reais)?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide alguns alunos para expor sua resolução na lousa, ou o seu raciocínio, ou sua estratégia, após algumas resoluções diferentes é interessante deixar que a sala possa validar em certo ou errado junto com o professor. Não projete as soluções acima, antes dos alunos tentarem mostrar suas resoluções, sempre pergunte se alguém resolveu diferente e convide para ir na lousa. Chame também na lousa alunos que resolveram errado para que a sala possa tentar ajudar a descobrir o erro e o aluno possa perceber como finalizar o exercício. Após mostrar várias resoluções mostre qual é mais vantajosa e pode ser usada em qualquer problema.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Se sabemos quanto é 10% como podemos achar 2%?
  • O que acontece quando a taxa de juros é menor?
  • Qual a vantagem de escolher uma taxa de juros menor?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos escrevem e criam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotarem suas dúvidas no caderno para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Quais dados não podem faltar no enunciado?
  • O que pode ter no problema que vai dificultar achar a solução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir com os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula sobre juros compostos.

Propósito: Sistematizar as aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de juros compostos.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para turma. Peça para os alunos relatarem algumas situações nas quais se paga juro composto.

Propósito: Formalizar o conceito de juros compostos através de algumas situações práticas do dia a dia.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Conhecimentos prévios

Calcular porcentagem, utilizar fator de aumento porcentual e realizar operações com números racionais.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.

Conceito-chave

Juros compostos, montante e capital.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.
  • Planilha eletrônica.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slide 3 e 4) .

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados do problema?
  • O que precisamos achar primeiro?
  • Qual o jeito mais fácil de encontrar o montante?

Materiais complementares:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 e 4) .

Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade. Professor você pode chamar um aluno diferente para calcular cada mês.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 12% mentalmente?
  • Qual porcentagem é mais fácil de encontrar mentalmente?
  • Que conta precisamos fazer para achar o saldo de julho?

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10) .

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles abrirem uma planilha eletrônica (pode ser o excel, ou uma planilha do google), para resolver a situação problema. Organize os alunos em duplas ou trios. Antes dos alunos resolverem explique algumas ferramentas da planilha, ou seja, mostre que a planilha é um recurso em que podemos utilizar diversas operações, tal como somar e multiplicar células.

Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotar as dúvidas no caderno, para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente. Incentive quem for terminando a resolver no caderno de outro jeito: mentalmente, geometricamente, com calculadora, com o cálculo convencional (número decimal), e assim sucessivamente. Uma outra opção é fazer na sala de diversas maneira diferentes e em outra aula fazer na sala de informática, uma outra opção é pedir para os alunos criar em casa uma planilha eletrônica para responder essa atividade e apresentar na sala no outro dia.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do texto? O que podemos grifar?
  • Alice fez um bom negócio em escolher dois empréstimos? Porquê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10) .

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles abrirem uma planilha eletrônica (pode ser o excel, ou uma planilha do google), para resolver a situação problema. Organize os alunos em duplas ou trios. Antes dos alunos resolverem explique algumas ferramentas da planilha, ou seja, mostre que a planilha é um recurso em que podemos utilizar diversas operações, tal como somar e multiplicar células.

Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotar as dúvidas no caderno, para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente. Incentive quem for terminando a resolver no caderno de outro jeito: mentalmente, geometricamente, com calculadora, com o cálculo convencional (número decimal), e assim sucessivamente. Uma outra opção é fazer na sala de diversas maneira diferentes e em outra aula fazer na sala de informática, uma outra opção é pedir para os alunos criar em casa uma planilha eletrônica para responder essa atividade e apresentar na sala no outro dia.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do texto? O que podemos grifar?
  • Alice fez um bom negócio em escolher dois empréstimos? Porquê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientações: Convide os grupos para apresentar para a sala como pensaram e quais fórmulas utilizaram na planilha que ajudaram a resolver o problema.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário modificar na planilha de Miguel para encontrar a planilha de Alice?
  • Posso criar as duas tabelas na mesma planilha?
  • Como podemos encontrar na planilha o valor total pago por cada um deles?
  • Como calcular a diferença paga por eles?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientações: Conduza os alunos a discutir as soluções por caminhos diferentes para a situação dada. Não basta estar certo, tem que pensar de um outro jeito. Não basta acabar primeiro, tem que continuar, colaborar, criar, levar os pensamentos a uma mentalidade matemática de crescimento. Resolva o exercício de formas diversas, pois resolvendo de uma única forma diminui a riqueza da discussão e da compreensão do conceito estudado. Inicie fazendo os questionamentos, convide alguns alunos para expor sua resolução na lousa, ou o seu raciocínio, ou sua estratégia, após algumas resoluções diferentes é interessante deixar que a sala possa validar em certo ou errado junto com o professor. Não projete as soluções acima antes dos alunos tentarem mostrar suas resoluções, sempre pergunte se alguém resolveu diferente e convide para ir na lousa, chame também na lousa alunos que resolveram errado para que a sala possa tentar ajudar a descobrir o erro e o aluno possa perceber como finalizar o exercício. Após mostrar várias resoluções mostre qual é mais vantajosa e pode ser usada em qualquer problema. Se nenhum aluno resolver como a resolução acima mostre o slide.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular 10% de 1500 mentalmente? E utilizando número decimal?
  • Qual o número decimal devo multiplicar para encontrar diretamente o montante?
  • Como podemos montar a tabela? Vai precisar de quantas colunas? Porquê?
  • É possível determinar em quantos meses Miguel vai pagar sua dívida sabendo somente o valor de cada parcela (300 reais)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide alguns alunos para expor sua resolução na lousa, ou o seu raciocínio, ou sua estratégia, após algumas resoluções diferentes é interessante deixar que a sala possa validar em certo ou errado junto com o professor. Não projete as soluções acima, antes dos alunos tentarem mostrar suas resoluções, sempre pergunte se alguém resolveu diferente e convide para ir na lousa. Chame também na lousa alunos que resolveram errado para que a sala possa tentar ajudar a descobrir o erro e o aluno possa perceber como finalizar o exercício. Após mostrar várias resoluções mostre qual é mais vantajosa e pode ser usada em qualquer problema.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Se sabemos quanto é 10% como podemos achar 2%?
  • O que acontece quando a taxa de juros é menor?
  • Qual a vantagem de escolher uma taxa de juros menor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos (slides 5 à 10)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos escrevem e criam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotarem suas dúvidas no caderno para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Quais dados não podem faltar no enunciado?
  • O que pode ter no problema que vai dificultar achar a solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir com os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula sobre juros compostos.

Propósito: Sistematizar as aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de juros compostos.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano