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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Atividades envolvendo números reais na reta real

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Números reais na reta real.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC
EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta real).

Objetivos específicos

Resolver situações-problemas que envolvam a representação de números reais na reta real.

Conceito-chave

Números reais na reta real.

Recursos necessários

Projetor ou impresso das atividades.

Pré-conhecimento da turma

  • Números Naturais
  • Números Inteiros
  • Números Racionais
  • Números Irracionais
  • Reta numerada








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Retomar a ideia de que os conjuntos dos números racionais e irracionais formam o conjunto dos números reais e todos seus elementos podem ser representados na reta real.

Discuta com a turma:

  • Quais números formam os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais.
  • Quando afirmamos que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos números racionais e irracionais, estamos excluindo os conjuntos dos números naturais e inteiros?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Permita que o aluno converse com o colega ao lado para trocar informação.

Propósito: Não fique dúvidas sobre quem são os naturais, que entre dois números inteiros consecutivos é impossível existir um número natural e que todos os números naturais podem ser localizados na reta real, pois pertencem ao conjunto dos números reais.

Discuta com a turma:

  • A reta real contém todos os naturais?
  • Podemos localizar todos os números naturais na reta real?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Permita que o aluno converse com o colega ao lado para trocar informação.

Propósito: Não fique dúvidas sobre quem são os inteiros, que entre dois inteiros consecutivos é impossível existir um outro número inteiro e que todos os números inteiros podem ser localizados na reta real, pois pertencem ao conjunto dos números reais..

Discuta com a turma:

  • O conjunto dos números reais, contém todos os inteiros?
  • Podemos localizar todos os números inteiros na reta real?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Neste momento, auxilie os alunos que estão com dificuldades, perguntando quais são os números racionais e como é possível localizá-los?

Propósito: Compreender que entre dois números inteiros consecutivos há infinitos números racionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que acontece quando aumentamos o intervalo entre dois números inteiros consecutivos?
  • Os números racionais podem ser escritos de quantas formas diferentes? Quais são elas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Auxilie os alunos que estão com dificuldade, perguntando, quem são os números irracionais, onde eles se encontram?

Propósito: Compreender que entre dois números inteiros consecutivos há infinitos números irracionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que acontece quando aumentamos o espaço entre dois números inteiros consecutivos?
  • Os números irracionais podem ser escritos de quantas formas diferentes? Quais são elas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Sim, é correto afirmar que o conjunto dos números reais é formado por dois conjuntos, são eles o conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais, pois o conjunto dos números racionais contém o conjunto dos números inteiros que por sua vez contém o conjunto dos números naturais.

Propósito: Compreender que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos irracionais e dos racionais e que todos os elementos destes conjuntos se encontram na reta real.

Discuta com a turma:

  • Mas não são quatro os conjuntos que formam o conjunto dos números reais? (Não são quatro, pois quando nos referimos ao conjunto dos racionais, já estou incluindo o conjunto dos números inteiros que por sua vez contém o conjunto dos números naturais).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Qualquer número inteiro negativo, não sucessivo, responde a questão.

Propósito: Distinguir que os números inteiros negativos não pertencem ao conjunto dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Quem são os números inteiros que não pertencem ao conjunto dos números naturais?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros podem ser qualquer negativo racional ou irracional.

Propósito: Compreender que há infinitos números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Quem são os números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Se não é racional só pode ser irracional.

Propósito: Compreender que se um número não é racional, só é possível ser irracional.

Discuta com a turma:

  • Se foi possível localizar na reta real, entre dois números inteiros consecutivos, infinitos números irracionais.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Momento de socializar o aprendizado da aula, peça aos alunos que falem sobre o que aprenderam.

Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use a atividade complementar.

Propósito: Discutir sobre quais os elementos dos conjuntos contidos pelo conjunto dos números reais são possíveis localizar na reta real.

Discuta com a turma:

  • Oriente sobre as dificuldades a partir da fala dos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Concluir que todos os números reais se encontram na reta real.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre localizar números reais na reta real.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se ainda houver tempo hábil para mais atividades, utilize as atividades complementares.

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam que é possível localizar todos os números reais na reta real.

Discuta com a turma:

  • A dificuldade na compreensão de que todos os números reais estão na reta real.
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar/a>

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC
EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta real).

Objetivos específicos

Resolver situações-problemas que envolvam a representação de números reais na reta real.

Conceito-chave

Números reais na reta real.

Recursos necessários

Projetor ou impresso das atividades.

Pré-conhecimento da turma

  • Números Naturais
  • Números Inteiros
  • Números Racionais
  • Números Irracionais
  • Reta numerada







Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Retomar a ideia de que os conjuntos dos números racionais e irracionais formam o conjunto dos números reais e todos seus elementos podem ser representados na reta real.

Discuta com a turma:

  • Quais números formam os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais.
  • Quando afirmamos que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos números racionais e irracionais, estamos excluindo os conjuntos dos números naturais e inteiros?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Permita que o aluno converse com o colega ao lado para trocar informação.

Propósito: Não fique dúvidas sobre quem são os naturais, que entre dois números inteiros consecutivos é impossível existir um número natural e que todos os números naturais podem ser localizados na reta real, pois pertencem ao conjunto dos números reais.

Discuta com a turma:

  • A reta real contém todos os naturais?
  • Podemos localizar todos os números naturais na reta real?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Permita que o aluno converse com o colega ao lado para trocar informação.

Propósito: Não fique dúvidas sobre quem são os inteiros, que entre dois inteiros consecutivos é impossível existir um outro número inteiro e que todos os números inteiros podem ser localizados na reta real, pois pertencem ao conjunto dos números reais..

Discuta com a turma:

  • O conjunto dos números reais, contém todos os inteiros?
  • Podemos localizar todos os números inteiros na reta real?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Neste momento, auxilie os alunos que estão com dificuldades, perguntando quais são os números racionais e como é possível localizá-los?

Propósito: Compreender que entre dois números inteiros consecutivos há infinitos números racionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que acontece quando aumentamos o intervalo entre dois números inteiros consecutivos?
  • Os números racionais podem ser escritos de quantas formas diferentes? Quais são elas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Auxilie os alunos que estão com dificuldade, perguntando, quem são os números irracionais, onde eles se encontram?

Propósito: Compreender que entre dois números inteiros consecutivos há infinitos números irracionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que acontece quando aumentamos o espaço entre dois números inteiros consecutivos?
  • Os números irracionais podem ser escritos de quantas formas diferentes? Quais são elas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Sim, é correto afirmar que o conjunto dos números reais é formado por dois conjuntos, são eles o conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais, pois o conjunto dos números racionais contém o conjunto dos números inteiros que por sua vez contém o conjunto dos números naturais.

Propósito: Compreender que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos irracionais e dos racionais e que todos os elementos destes conjuntos se encontram na reta real.

Discuta com a turma:

  • Mas não são quatro os conjuntos que formam o conjunto dos números reais? (Não são quatro, pois quando nos referimos ao conjunto dos racionais, já estou incluindo o conjunto dos números inteiros que por sua vez contém o conjunto dos números naturais).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Qualquer número inteiro negativo, não sucessivo, responde a questão.

Propósito: Distinguir que os números inteiros negativos não pertencem ao conjunto dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Quem são os números inteiros que não pertencem ao conjunto dos números naturais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros podem ser qualquer negativo racional ou irracional.

Propósito: Compreender que há infinitos números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Quem são os números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Se não é racional só pode ser irracional.

Propósito: Compreender que se um número não é racional, só é possível ser irracional.

Discuta com a turma:

  • Se foi possível localizar na reta real, entre dois números inteiros consecutivos, infinitos números irracionais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Momento de socializar o aprendizado da aula, peça aos alunos que falem sobre o que aprenderam.

Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use a atividade complementar.

Propósito: Discutir sobre quais os elementos dos conjuntos contidos pelo conjunto dos números reais são possíveis localizar na reta real.

Discuta com a turma:

  • Oriente sobre as dificuldades a partir da fala dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Concluir que todos os números reais se encontram na reta real.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre localizar números reais na reta real.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se ainda houver tempo hábil para mais atividades, utilize as atividades complementares.

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam que é possível localizar todos os números reais na reta real.

Discuta com a turma:

  • A dificuldade na compreensão de que todos os números reais estão na reta real.
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar/a>

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Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

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