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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Descobrindo as variáveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre conceito de tipo de variáveis na pesquisa estatística.

Plano 01 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

EF04MA28 -  Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivo específico

Introduzir o conceito de tipo de variáveis na pesquisa estatística.

Conceito-chave

Variáveis qualitativas e quantitativas.

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Teremos, nesta aula, o contato inicial do aluno com termos estatísticos, permita que indiquem que tipos de pesquisas podem ser feitas em sala, por exemplo, podemos saber se a sala tem mais meninos ou meninas? Como podemos descobrir? Qual será a disciplina preferida da turma? Como podemos elegê-la?

Ao definirmos o que caracteriza uma pesquisa, abordaremos os tipos de variáveis, podem ser elas categóricas (qualitativas) ou numéricas (quantitativas). Nas categóricas teremos referência a atributos ou qualidades, por exemplo, cor dos olhos, sexo. Já nas variáveis quantitativas (numéricas) teremos contagem e enumerações, faixa de valores (contínua), são exemplos número de irmãos, idade, peso, altura.

Após discutir com os alunos os apontamentos sugeridos, preencha com a turma a tabela dada, fazendo a pergunta proposta. Você pode trabalhar a tabela coletivamente, anotando na lousa a resposta de cada aluno, indicando a escolha feita por ele na tabela. Outra opção é permitir que eles sejam os investigadores, fazendo a pergunta aos colegas e anotando a resposta de cada um. Optando pela investigação por parte do aluno, faça o fechamento da pesquisa, comparando os resultados obtidos, se todos encontraram as mesmas quantidades de votos para os itens.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Do que acha que precisamos para fazer uma pesquisa?
  • Você acha que “variável” está relacionada com o que queremos pesquisar?
  • Como podemos fazer para que ninguém vote duas vezes, ou fique sem votar? Como podemos controlar a pesquisa?
  • Todos encontraram a mesma resposta? Pode haver uma resposta diferente?
  • Qual a variável estamos pesquisando?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Teremos, nesta aula, o contato inicial do aluno com termos estatísticos, permita que indiquem que tipos de pesquisas podem ser feitas em sala, por exemplo, podemos saber se a sala tem mais meninos ou meninas? Como podemos descobrir? Qual será a disciplina preferida da turma? Como podemos elegê-la?

Ao definirmos o que caracteriza uma pesquisa, abordaremos os tipos de variáveis, podem ser elas categóricas (qualitativas) ou numéricas (quantitativas). Nas categóricas teremos referência a atributos ou qualidades, por exemplo, cor dos olhos, sexo. Já nas variáveis quantitativas (numéricas) teremos contagem e enumerações, faixa de valores (contínua), são exemplos número de irmãos, idade, peso, altura.

Após discutir com os alunos os apontamentos sugeridos, preencha com a turma a tabela dada, fazendo a pergunta proposta. Você pode trabalhar a tabela coletivamente, anotando na lousa a resposta de cada aluno, indicando a escolha feita por ele na tabela. Outra opção é permitir que eles sejam os investigadores, fazendo a pergunta aos colegas e anotando a resposta de cada um. Optando pela investigação por parte do aluno, faça o fechamento da pesquisa, comparando os resultados obtidos, se todos encontraram as mesmas quantidades de votos para os itens.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Do que acha que precisamos para fazer uma pesquisa?
  • Você acha que “variável” está relacionada com o que queremos pesquisar?
  • Como podemos fazer para que ninguém vote duas vezes, ou fique sem votar? Como podemos controlar a pesquisa?
  • Todos encontraram a mesma resposta? Pode haver uma resposta diferente?
  • Qual a variável estamos pesquisando?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min (Slides 5 e 6)

Propósito: Trabalhar uma situação de pesquisa, discutindo os tipos de variáveis.

Orientações: Deixe que os alunos analisem a questão proposta. Na situação temos a análise de dados em tabela, em que o aluno terá que refletir as questões propostas, identificando qual linha/coluna fornece a informação solicitada. A tabela já traz valores totais, constituindo boa oportunidade para verificar qual a facilidade do aluno em interpretar dados. Ao solicitar os valores totais produzidos, por exemplo, o professor verá se a turma fará o somatório dos dados, ou localizará na tabela.

Discuta com a turma:

  • Que informações a tabela apresenta?
  • A tabela apresenta a quantidade total produzida?
  • E a quantidade produzida por região?
  • O que você achou dessa forma de representação de dados?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min (Slides 5 e 6)

Propósito: Trabalhar uma situação de pesquisa, discutindo os tipos de variáveis.

Orientações: Deixe que os alunos analisem a questão proposta. Na situação temos a análise de dados em tabela, em que o aluno terá que refletir as questões propostas, identificando qual linha/coluna fornece a informação solicitada. A tabela já traz valores totais, constituindo boa oportunidade para verificar qual a facilidade do aluno em interpretar dados. Ao solicitar os valores totais produzidos, por exemplo, o professor verá se a turma fará o somatório dos dados, ou localizará na tabela.

Discuta com a turma:

  • Que informações a tabela apresenta?
  • A tabela apresenta a quantidade total produzida?
  • E a quantidade produzida por região?
  • O que você achou dessa forma de representação de dados?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, é importante que o aluno consiga identificar em uma pesquisa o que vem a ser a população e qual a variável presente, a população é o conjunto que estamos pesquisando, e as variáveis são as características que queremos pesquisar sobre essa população. Professor utilize de exemplos, discuta nas atividades dadas qual é a população e qual o tipo de variável. Por exemplo, se estamos pesquisando qual o produto escolhido para o piquenique, nossa variável é qual o produto preferido pelas amigas ( variável categórica), e nossa população são as amigas.

Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)

ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O professor realiza a leitura do slide para a turma, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome os termos estatísticos envolvidos, tais como população e tipos de variáveis, aborde exemplos para que os alunos consigam diferenciá-los.

Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.

Atividade de raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem-na, utilizando a folha impressa. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Discuta com a turma qual tipo de variável presente na situação, quando falamos em quantidades, valores, estamos lidando com variáveis numéricas.

Propósito: Abordar uma situação com os tipos de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Em qual coluna encontramos a quantidade de produtos adquiridos?
  • Como podemos definir o valor total gasto por Camila?

Materiais Complementares :

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

EF04MA28 -  Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivo específico

Introduzir o conceito de tipo de variáveis na pesquisa estatística.

Conceito-chave

Variáveis qualitativas e quantitativas.

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Teremos, nesta aula, o contato inicial do aluno com termos estatísticos, permita que indiquem que tipos de pesquisas podem ser feitas em sala, por exemplo, podemos saber se a sala tem mais meninos ou meninas? Como podemos descobrir? Qual será a disciplina preferida da turma? Como podemos elegê-la?

Ao definirmos o que caracteriza uma pesquisa, abordaremos os tipos de variáveis, podem ser elas categóricas (qualitativas) ou numéricas (quantitativas). Nas categóricas teremos referência a atributos ou qualidades, por exemplo, cor dos olhos, sexo. Já nas variáveis quantitativas (numéricas) teremos contagem e enumerações, faixa de valores (contínua), são exemplos número de irmãos, idade, peso, altura.

Após discutir com os alunos os apontamentos sugeridos, preencha com a turma a tabela dada, fazendo a pergunta proposta. Você pode trabalhar a tabela coletivamente, anotando na lousa a resposta de cada aluno, indicando a escolha feita por ele na tabela. Outra opção é permitir que eles sejam os investigadores, fazendo a pergunta aos colegas e anotando a resposta de cada um. Optando pela investigação por parte do aluno, faça o fechamento da pesquisa, comparando os resultados obtidos, se todos encontraram as mesmas quantidades de votos para os itens.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Do que acha que precisamos para fazer uma pesquisa?
  • Você acha que “variável” está relacionada com o que queremos pesquisar?
  • Como podemos fazer para que ninguém vote duas vezes, ou fique sem votar? Como podemos controlar a pesquisa?
  • Todos encontraram a mesma resposta? Pode haver uma resposta diferente?
  • Qual a variável estamos pesquisando?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Teremos, nesta aula, o contato inicial do aluno com termos estatísticos, permita que indiquem que tipos de pesquisas podem ser feitas em sala, por exemplo, podemos saber se a sala tem mais meninos ou meninas? Como podemos descobrir? Qual será a disciplina preferida da turma? Como podemos elegê-la?

Ao definirmos o que caracteriza uma pesquisa, abordaremos os tipos de variáveis, podem ser elas categóricas (qualitativas) ou numéricas (quantitativas). Nas categóricas teremos referência a atributos ou qualidades, por exemplo, cor dos olhos, sexo. Já nas variáveis quantitativas (numéricas) teremos contagem e enumerações, faixa de valores (contínua), são exemplos número de irmãos, idade, peso, altura.

Após discutir com os alunos os apontamentos sugeridos, preencha com a turma a tabela dada, fazendo a pergunta proposta. Você pode trabalhar a tabela coletivamente, anotando na lousa a resposta de cada aluno, indicando a escolha feita por ele na tabela. Outra opção é permitir que eles sejam os investigadores, fazendo a pergunta aos colegas e anotando a resposta de cada um. Optando pela investigação por parte do aluno, faça o fechamento da pesquisa, comparando os resultados obtidos, se todos encontraram as mesmas quantidades de votos para os itens.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Do que acha que precisamos para fazer uma pesquisa?
  • Você acha que “variável” está relacionada com o que queremos pesquisar?
  • Como podemos fazer para que ninguém vote duas vezes, ou fique sem votar? Como podemos controlar a pesquisa?
  • Todos encontraram a mesma resposta? Pode haver uma resposta diferente?
  • Qual a variável estamos pesquisando?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min (Slides 5 e 6)

Propósito: Trabalhar uma situação de pesquisa, discutindo os tipos de variáveis.

Orientações: Deixe que os alunos analisem a questão proposta. Na situação temos a análise de dados em tabela, em que o aluno terá que refletir as questões propostas, identificando qual linha/coluna fornece a informação solicitada. A tabela já traz valores totais, constituindo boa oportunidade para verificar qual a facilidade do aluno em interpretar dados. Ao solicitar os valores totais produzidos, por exemplo, o professor verá se a turma fará o somatório dos dados, ou localizará na tabela.

Discuta com a turma:

  • Que informações a tabela apresenta?
  • A tabela apresenta a quantidade total produzida?
  • E a quantidade produzida por região?
  • O que você achou dessa forma de representação de dados?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min (Slides 5 e 6)

Propósito: Trabalhar uma situação de pesquisa, discutindo os tipos de variáveis.

Orientações: Deixe que os alunos analisem a questão proposta. Na situação temos a análise de dados em tabela, em que o aluno terá que refletir as questões propostas, identificando qual linha/coluna fornece a informação solicitada. A tabela já traz valores totais, constituindo boa oportunidade para verificar qual a facilidade do aluno em interpretar dados. Ao solicitar os valores totais produzidos, por exemplo, o professor verá se a turma fará o somatório dos dados, ou localizará na tabela.

Discuta com a turma:

  • Que informações a tabela apresenta?
  • A tabela apresenta a quantidade total produzida?
  • E a quantidade produzida por região?
  • O que você achou dessa forma de representação de dados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram os mesmos resultados?
  • Qual a população da situação dada?
  • Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, é importante que o aluno consiga identificar em uma pesquisa o que vem a ser a população e qual a variável presente, a população é o conjunto que estamos pesquisando, e as variáveis são as características que queremos pesquisar sobre essa população. Professor utilize de exemplos, discuta nas atividades dadas qual é a população e qual o tipo de variável. Por exemplo, se estamos pesquisando qual o produto escolhido para o piquenique, nossa variável é qual o produto preferido pelas amigas ( variável categórica), e nossa população são as amigas.

Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)

ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O professor realiza a leitura do slide para a turma, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome os termos estatísticos envolvidos, tais como população e tipos de variáveis, aborde exemplos para que os alunos consigam diferenciá-los.

Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem-na, utilizando a folha impressa. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Discuta com a turma qual tipo de variável presente na situação, quando falamos em quantidades, valores, estamos lidando com variáveis numéricas.

Propósito: Abordar uma situação com os tipos de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Em qual coluna encontramos a quantidade de produtos adquiridos?
  • Como podemos definir o valor total gasto por Camila?

Materiais Complementares :

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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