10516
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Bingo dos polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Identificar polígonos e não polígonos através de suas características.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 e EF04MA19 - EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria . EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Identificar polígonos e não polígonos através de suas características.

Conceito-chave

Polígonos.

Recursos necessários

  • Lousa
  • Papel A4
  • Régua
  • Tampinhas ou feijões

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta à turma o objetivo do plano de aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Desenhe ou projete as imagens das cartelas na lousa, em seguida peça para que os alunos observem as imagens e digam em qual das cartelas os três robôs são compostos exclusivamente por polígonos.

Na cartela de João, o robô do meio não é composto exclusivamente por polígonos porque a cabeça dele é um círculo.

Na cartela de Ana, o robô do meio não é composto exclusivamente por polígonos, porque o corpo dele é composto por uma linha aberta.

Na cartela de Maria os três robôs são compostos por polígonos, porque são formados por figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.

Propósito: Rever o conceito de polígono: polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.

Materiais complementares:

Atividade de Retomada

Resolução da atividade de retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O professor divide a turma em quatro grupos e entrega uma cartela para cada grupo. Em cada cartela existem figuras planas que são polígonos e figuras planas que não são polígonos.

Em um primeiro momento, cada aluno, individualmente, observa as figuras da cartela e faz anotações sobre as características de cada figura. Em seguida, cada um expõe as suas anotações ao grupo e discutem sobre tais observações.

O professor propõe que cada grupo exponha as características das figuras de suas cartelas, que irão se repetir nas cartelas de outros grupos. O professor pode escrever as observações na lousa ou em um blocão e ao final da discussão, diante das características em comum observadas pelos alunos, chega à conclusão do que deve ser escrito nos papéis que irá ler durante o sorteio do bingo.

O professor escreve em nove papéis as características dos polígonos e não polígonos que compõem as cartelas. Seguem algumas sugestões baseadas nas discussões em sala:

  • Polígono formado por três lados e três ângulos.
  • Polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.
  • Polígono formado por cinco lados e cinco ângulos.
  • Polígono formado por seis lados e seis ângulos.
  • Polígono formado por sete lados e sete ângulos.
  • Figura plana aberta formada por segmentos de reta.
  • Figura plana fechada formada por segmentos de reta que se cruzam.
  • Figura plana fechada formada por linha curva.
  • Figura plana fechada formada por linha curva e segmentos de reta.

Distribui seis feijões, tampinhas ou qualquer outro objeto que sirva para a marcação das cartelas.

Coloca os papéis dobrados dentro de um saco e começa o sorteio. Os alunos devem ouvir as características do papel sorteado e fazer a correspondência com as imagens da cartela. Se as características do papel sorteado corresponder a alguma das imagens da cartela, o aluno deve marcar a imagem com um feijão ou outro objeto distribuído previamente para fazer as devidas marcações. O professor segue fazendo o sorteio até que algum grupo complete a cartela. O grupo que completar primeiro a tabela deve gritar ¨BINGO¨.

Propósito: Relacionar as características de polígonos e não polígonos apresentadas oralmente com as figuras apresentadas nas cartelas.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Deixe os alunos à vontade para fazer suas observações, para depois, se necessário, intervir com o vocabulário adequado. Por exemplo, atribuir os nomes aos polígonos ( triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono, heptágono).

O professor pode aproveitar o momento para propor aos alunos que relacionem o número de lados com o número de ângulos dos polígonos.

Nas figuras das cartelas existem dois quadriláteros, um quadrado e um paralelogramo. Os alunos podem atribuir características apenas quanto ao número de lados ou ângulos, ou podem diferenciar ângulos retos de ângulos não retos, se fizerem uma análise mais detalhada.

Nas figuras das cartelas existem dois de pentágonos, o pentágono regular, que os alunos estão acostumados a ver e a ¨bandeirinha de festa junina¨. Ambos possuem cinco lados e cinco ângulos.

O grupo que completar a cartela e gritar ¨BINGO¨, apresenta a cartela para conferir junto com a turma as figuras correspondentes às características sorteadas.

Propósito: Desenvolver a percepção visual e reforçar o conceito de polígonos através de uma atividade lúdica, um jogo de Bingo. Estimular a discussão entre alunos, promover o respeito, o aprendizado e novos questionamentos gerados a partir da atividade coletiva.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando o conceito de polígono como figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.

Propósito: Fazer um resumo das atividades e retomada das discussões entre os alunos para que o conceito de polígonos se torne bem claro para os alunos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua uma malha quadriculada para cada aluno e pede que eles desenhem três polígonos e duas figuras que não sejam polígonos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em relação ao conceito de polígonos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta à turma o objetivo do plano de aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 e EF04MA19 - EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria . EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Identificar polígonos e não polígonos através de suas características.

Conceito-chave

Polígonos.

Recursos necessários

  • Lousa
  • Papel A4
  • Régua
  • Tampinhas ou feijões
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Desenhe ou projete as imagens das cartelas na lousa, em seguida peça para que os alunos observem as imagens e digam em qual das cartelas os três robôs são compostos exclusivamente por polígonos.

Na cartela de João, o robô do meio não é composto exclusivamente por polígonos porque a cabeça dele é um círculo.

Na cartela de Ana, o robô do meio não é composto exclusivamente por polígonos, porque o corpo dele é composto por uma linha aberta.

Na cartela de Maria os três robôs são compostos por polígonos, porque são formados por figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.

Propósito: Rever o conceito de polígono: polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.

Materiais complementares:

Atividade de Retomada

Resolução da atividade de retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O professor divide a turma em quatro grupos e entrega uma cartela para cada grupo. Em cada cartela existem figuras planas que são polígonos e figuras planas que não são polígonos.

Em um primeiro momento, cada aluno, individualmente, observa as figuras da cartela e faz anotações sobre as características de cada figura. Em seguida, cada um expõe as suas anotações ao grupo e discutem sobre tais observações.

O professor propõe que cada grupo exponha as características das figuras de suas cartelas, que irão se repetir nas cartelas de outros grupos. O professor pode escrever as observações na lousa ou em um blocão e ao final da discussão, diante das características em comum observadas pelos alunos, chega à conclusão do que deve ser escrito nos papéis que irá ler durante o sorteio do bingo.

O professor escreve em nove papéis as características dos polígonos e não polígonos que compõem as cartelas. Seguem algumas sugestões baseadas nas discussões em sala:

  • Polígono formado por três lados e três ângulos.
  • Polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.
  • Polígono formado por cinco lados e cinco ângulos.
  • Polígono formado por seis lados e seis ângulos.
  • Polígono formado por sete lados e sete ângulos.
  • Figura plana aberta formada por segmentos de reta.
  • Figura plana fechada formada por segmentos de reta que se cruzam.
  • Figura plana fechada formada por linha curva.
  • Figura plana fechada formada por linha curva e segmentos de reta.

Distribui seis feijões, tampinhas ou qualquer outro objeto que sirva para a marcação das cartelas.

Coloca os papéis dobrados dentro de um saco e começa o sorteio. Os alunos devem ouvir as características do papel sorteado e fazer a correspondência com as imagens da cartela. Se as características do papel sorteado corresponder a alguma das imagens da cartela, o aluno deve marcar a imagem com um feijão ou outro objeto distribuído previamente para fazer as devidas marcações. O professor segue fazendo o sorteio até que algum grupo complete a cartela. O grupo que completar primeiro a tabela deve gritar ¨BINGO¨.

Propósito: Relacionar as características de polígonos e não polígonos apresentadas oralmente com as figuras apresentadas nas cartelas.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Deixe os alunos à vontade para fazer suas observações, para depois, se necessário, intervir com o vocabulário adequado. Por exemplo, atribuir os nomes aos polígonos ( triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono, heptágono).

O professor pode aproveitar o momento para propor aos alunos que relacionem o número de lados com o número de ângulos dos polígonos.

Nas figuras das cartelas existem dois quadriláteros, um quadrado e um paralelogramo. Os alunos podem atribuir características apenas quanto ao número de lados ou ângulos, ou podem diferenciar ângulos retos de ângulos não retos, se fizerem uma análise mais detalhada.

Nas figuras das cartelas existem dois de pentágonos, o pentágono regular, que os alunos estão acostumados a ver e a ¨bandeirinha de festa junina¨. Ambos possuem cinco lados e cinco ângulos.

O grupo que completar a cartela e gritar ¨BINGO¨, apresenta a cartela para conferir junto com a turma as figuras correspondentes às características sorteadas.

Propósito: Desenvolver a percepção visual e reforçar o conceito de polígonos através de uma atividade lúdica, um jogo de Bingo. Estimular a discussão entre alunos, promover o respeito, o aprendizado e novos questionamentos gerados a partir da atividade coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando o conceito de polígono como figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.

Propósito: Fazer um resumo das atividades e retomada das discussões entre os alunos para que o conceito de polígonos se torne bem claro para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua uma malha quadriculada para cada aluno e pede que eles desenhem três polígonos e duas figuras que não sejam polígonos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em relação ao conceito de polígonos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano