Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Organizar dados em tabelas de dupla entrada e em gráfico de colunas múltiplas
Conceito-chave
Gráfico de barras.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Professor, relembre com os alunos o que a vem a ser uma pesquisa na estatística, recordando termos como variáveis, população. Questione-os a respeito das formas de organizar o resultado de uma pesquisa, que permitem o entendimento das informações e dos resultados, por exemplo, quando colocamos dados em tabelas. Nos slides seguintes do aquecimento, temos uma situação de menor complexidade, mais que trará a turma uma ideia inicial do gráfico de barras.
Na situação está representada uma pesquisa simples em sala de aula, em que os resultados foram apresentados em uma tabela. Na sequência os alunos terão um gráfico parcialmente preenchido, em que deverão completá-lo. Professor, você poderá completar o gráfico com a turma reproduzindo-o em lousa, ou pedindo para que transponham a situação para o caderno, ou poderá entregar impresso.
Pergunte aos alunos se já viram essa forma de representação de informações, deixe que exponham suas experiências. Explique à turma que a figura é um gráfico de barras, este mostra informações sobre categorias diferentes, e o comprimento de cada barra representa um número. Peça que pensem de que maneira podem completar as informações faltantes.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Você conhece essa forma de representar informações? Como é chamada?
- O que representa cada uma dessas barras?
- Como podemos completar esse gráfico?
- Quais informações estão relacionadas na tabela?
- Você consegue pensar uma forma de organizá-las em um gráfico?
- Quantas barras devemos que fazer para completar o gráfico?
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Professor, relembre com os alunos o que a vem a ser uma pesquisa na estatística, recordando termos como variáveis, população. Questione-os a respeito das formas de organizar o resultado de uma pesquisa, que permitem o entendimento das informações e dos resultados, por exemplo, quando colocamos dados em tabelas. Nos slides seguintes do aquecimento, temos uma situação de menor complexidade, mais que trará a turma uma ideia inicial do gráfico de barras.
Na situação está representada uma pesquisa simples em sala de aula, em que os resultados foram apresentados em uma tabela. Na sequência os alunos terão um gráfico parcialmente preenchido, em que deverão completá-lo. Professor, você poderá completar o gráfico com a turma reproduzindo-o em lousa, ou pedindo para que transponham a situação para o caderno, ou poderá entregar impresso.
Pergunte aos alunos se já viram essa forma de representação de informações, deixe que exponham suas experiências. Explique à turma que a figura é um gráfico de barras, este mostra informações sobre categorias diferentes, e o comprimento de cada barra representa um número. Peça que pensem de que maneira podem completar as informações faltantes.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Você conhece essa forma de representar informações? Como é chamada?
- O que representa cada uma dessas barras?
- Como podemos completar esse gráfico?
- Quais informações estão relacionadas na tabela?
- Você consegue pensar uma forma de organizá-las em um gráfico?
- Quantas barras devemos que fazer para completar o gráfico?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Professor, relembre com os alunos o que a vem a ser uma pesquisa na estatística, recordando termos como variáveis, população. Questione-os a respeito das formas de organizar o resultado de uma pesquisa, que permitem o entendimento das informações e dos resultados, por exemplo, quando colocamos dados em tabelas. Nos slides seguintes do aquecimento, temos uma situação de menor complexidade, mais que trará a turma uma ideia inicial do gráfico de barras.
Na situação está representada uma pesquisa simples em sala de aula, em que os resultados foram apresentados em uma tabela. Na sequência os alunos terão um gráfico parcialmente preenchido, em que deverão completá-lo. Professor, você poderá completar o gráfico com a turma reproduzindo-o em lousa, ou pedindo para que transponham a situação para o caderno, ou poderá entregar impresso.
Pergunte aos alunos se já viram essa forma de representação de informações, deixe que exponham suas experiências. Explique à turma que a figura é um gráfico de barras, este mostra informações sobre categorias diferentes, e o comprimento de cada barra representa um número. Peça que pensem de que maneira podem completar as informações faltantes.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Você conhece essa forma de representar informações? Como é chamada?
- O que representa cada uma dessas barras?
- Como podemos completar esse gráfico?
- Quais informações estão relacionadas na tabela?
- Você consegue pensar uma forma de organizá-las em um gráfico?
- Quantas barras devemos que fazer para completar o gráfico?
Atividade
Tempo Sugerido: 10 min (Slides 6 e 7)
Propósito: Introduzir o estudo do gráfico de barras.
Orientação: Nesta atividade os alunos terão que fazer a análise do gráfico dado, construindo a tabela que relacione os dados da pesquisa. Temos na questão um gráfico de barras / colunas, associado a uma variável qualitativa. As questões permitem que o aluno compare informações, encontrando os valores correspondentes aos números de votos da população a cada problema. Questione os alunos sobre o que acharam desta forma de representar informações. Cite o uso do gráfico de barras ou colunas para representar variáveis qualitativas ou quantitativas (discretas: resultado de contagem, por exemplo, número de irmãos de uma turma).
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos
Discuta com a turma:
- O que o comprimento das colunas indicam?
- O que vocês perceberam em relação as colunas? Todas possuem a mesma largura?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos uma tabela para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos um gráfico para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade
Tempo Sugerido: 10 min (Slides 6 e 7)
Propósito: Introduzir o estudo do gráfico de barras.
Orientação: Nesta atividade os alunos terão que fazer a análise do gráfico dado, construindo a tabela que relacione os dados da pesquisa. Temos na questão um gráfico de barras / colunas, associado a uma variável qualitativa. As questões permitem que o aluno compare informações, encontrando os valores correspondentes aos números de votos da população a cada problema. Questione os alunos sobre o que acharam desta forma de representar informações. Cite o uso do gráfico de barras ou colunas para representar variáveis qualitativas ou quantitativas (discretas: resultado de contagem, por exemplo, número de irmãos de uma turma).
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos
Discuta com a turma:
- O que o comprimento das colunas indicam?
- O que vocês perceberam em relação as colunas? Todas possuem a mesma largura?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos uma tabela para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos um gráfico para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 12 )
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nelas consta uma forma de resolver a situação proposta, discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica, ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, e a fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 12 )
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nelas consta uma forma de resolver a situação proposta, discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica, ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, e a fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nelas consta uma forma de resolver a situação proposta, discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica, ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, e a fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nelas consta uma forma de resolver a situação proposta, discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica, ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, e a fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nelas consta uma forma de resolver a situação proposta, discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica, ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, e a fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado. É importante que o aluno consiga identificar em um gráfico de barras ou colunas quais informações estão sendo representadas, o que cada barra indica sobre a pesquisa, e que o comprimento de cada coluna está associada a um número.
Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.
Discuta com a turma:
- O que cada coluna representa no gráfico?
- Você acha que o número de colunas varia dependendo da pesquisa?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)
ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome as formas de representação de informação em uma pesquisa, o que as colunas representam.
Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 15 e 16).
Orientações: Na situação proposta, os alunos partirão da análise gráfica, a fim de montar a tabela da situação, e responder as perguntas propostas. No gráfico, estão relacionados os esportes preferidos entre a turma, indicando a preferência entre meninos e meninas. Caberá a turma verificar qual o esporte mais votado e ,para isso, podem escolher analise do gráfico ou dos dados tabelados. Professor, cuide para que as informações transpostas para a tabela estejam corretas. O aluno também terá que verificar a preferência isolada de meninas e meninos pelo esporte e, por fim, verificar qual o número total de alunos votantes, e se essa quantidade representa o total existente nas turmas.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da pesquisa.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem graficamente, e saibam transpor as informações para a tabela.
Discuta com a turma:
- Qual tipo de variável dessa questão?
- Quais informações deverá constar na tabela?
- Como você irá organizar as colunas de sua tabela? Quantas colunas serão necessárias para isso?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 15 e 16).
Orientações: Na situação proposta, os alunos partirão da análise gráfica, a fim de montar a tabela da situação, e responder as perguntas propostas. No gráfico, estão relacionados os esportes preferidos entre a turma, indicando a preferência entre meninos e meninas. Caberá a turma verificar qual o esporte mais votado e ,para isso, podem escolher analise do gráfico ou dos dados tabelados. Professor, cuide para que as informações transpostas para a tabela estejam corretas. O aluno também terá que verificar a preferência isolada de meninas e meninos pelo esporte e, por fim, verificar qual o número total de alunos votantes, e se essa quantidade representa o total existente nas turmas.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da pesquisa.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem graficamente, e saibam transpor as informações para a tabela.
Discuta com a turma:
- Qual tipo de variável dessa questão?
- Quais informações deverá constar na tabela?
- Como você irá organizar as colunas de sua tabela? Quantas colunas serão necessárias para isso?