Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Analisar o espaço amostral comparando eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- Dados;
- Cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade raio x;
- Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
- Folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para as crianças
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em trios. Neste momento, é importante ressaltar que os alunos trabalharão em conjunto, portanto, atente-se à organização prévia destes agrupamentos para que os alunos possam compartilhar estratégias e aprendizagens.
Pegue um dado de 6 faces e mostre-o aos seus alunos para verificar se todos conhecem o objeto que será analisado durante a aula de hoje (dado), questione-os sobre as características existentes no dado.
Após analisar estas características com o grupo, faça o questionamento do slide aos alunos e peça para que algumas crianças respondam oralmente explicando como chegaram àquela determinada resposta.
Propósito: Relembrar o espaço amostral das faces de um dado e o conceito de evento mais provável ou menos provável.
Discuta com a turma:
- Todos sabem que objeto é esse?
- Em que situações utilizamos um dado? Para o que serve?
- Quantas faces tem este dado?
- Que quantidades aparecem em cada face do dado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.
Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.
Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.
Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.
Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.
Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.
Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.
É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?
Propósito: Analisar o espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Conte o problema utilizando suas palavras!
- Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
- Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
- O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
- Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Sugestões de leitura para o professor:
Estratégias de leitura
Exploração de sólidos
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.
Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.
Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.
Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.
Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.
Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.
Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.
É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?
Propósito: Analisar o espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Conte o problema utilizando suas palavras!
- Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
- Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
- O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
- Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.
Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.
Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.
Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.
Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.
Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.
Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.
É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?
Propósito: Analisar o espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Conte o problema utilizando suas palavras!
- Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
- Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
- O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
- Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.
A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.
Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.
Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.
Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.
Discuta com a turma:
- Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
- Como você pode me provar que está correto?
- As duas respostas estão corretas?
- Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.
A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.
Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.
Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.
Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.
Discuta com a turma:
- Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
- Como você pode me provar que está correto?
- As duas respostas estão corretas?
- Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Realize a leitura do questionamento final e peça a alguns alunos para que digam o que aprenderam na aula de hoje.
Retome o objetivo com os alunos e pergunte se ele foi atingido.
Propósito: Sintetizar os conceitos adquiridos na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram as possibilidades de resultados apresentados pelo grupo?
- É mais provável sair valores menores do que 4 ou maiores do que 4 no lançamento do dado?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organize a sala em duplas. Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.
Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.
Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente
Propósito: Averiguar se os alunos atingiram os objetivos da aula.
Discuta com a turma:
- Existem quantas possibilidades de formar 7?
- É mais provável somar 2 ou 6 no lançamento de 2 dados?
Materiais complementares para impressão: