10463
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Aprendendo com jogo de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Analisar o espaço amostral comparando eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Conceito-chave

Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Recursos necessários

  • Retroprojetor ou projetor multimídia;
  • Dados;
  • Cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade raio x;
  • Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
  • Folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para as crianças

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em trios. Neste momento, é importante ressaltar que os alunos trabalharão em conjunto, portanto, atente-se à organização prévia destes agrupamentos para que os alunos possam compartilhar estratégias e aprendizagens.

Pegue um dado de 6 faces e mostre-o aos seus alunos para verificar se todos conhecem o objeto que será analisado durante a aula de hoje (dado), questione-os sobre as características existentes no dado.

Após analisar estas características com o grupo, faça o questionamento do slide aos alunos e peça para que algumas crianças respondam oralmente explicando como chegaram àquela determinada resposta.

Propósito: Relembrar o espaço amostral das faces de um dado e o conceito de evento mais provável ou menos provável.

Discuta com a turma:

  • Todos sabem que objeto é esse?
  • Em que situações utilizamos um dado? Para o que serve?
  • Quantas faces tem este dado?
  • Que quantidades aparecem em cada face do dado?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.

Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.

Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.

Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.

Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.

Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.

Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.

É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?

Propósito: Analisar o espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Conte o problema utilizando suas palavras!
  • Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
  • Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
  • O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
  • Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Sugestões de leitura para o professor:

Estratégias de leitura

Exploração de sólidos

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.

Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.

Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.

Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.

Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.

Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.

Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.

É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?

Propósito: Analisar o espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Conte o problema utilizando suas palavras!
  • Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
  • Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
  • O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
  • Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.

Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.

Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.

Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.

Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.

Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.

Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.

É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?

Propósito: Analisar o espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Conte o problema utilizando suas palavras!
  • Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
  • Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
  • O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
  • Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.

A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.

Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.

Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.

Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.

Discuta com a turma:

  • Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
  • Como você pode me provar que está correto?
  • As duas respostas estão corretas?
  • Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.

A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.

Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.

Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.

Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.

Discuta com a turma:

  • Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
  • Como você pode me provar que está correto?
  • As duas respostas estão corretas?
  • Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Realize a leitura do questionamento final e peça a alguns alunos para que digam o que aprenderam na aula de hoje.

Retome o objetivo com os alunos e pergunte se ele foi atingido.

Propósito: Sintetizar os conceitos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as possibilidades de resultados apresentados pelo grupo?
  • É mais provável sair valores menores do que 4 ou maiores do que 4 no lançamento do dado?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize a sala em duplas. Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.

Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.

Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente

Propósito: Averiguar se os alunos atingiram os objetivos da aula.

Discuta com a turma:

  • Existem quantas possibilidades de formar 7?
  • É mais provável somar 2 ou 6 no lançamento de 2 dados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para as crianças

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Analisar o espaço amostral comparando eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Conceito-chave

Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Recursos necessários

  • Retroprojetor ou projetor multimídia;
  • Dados;
  • Cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade raio x;
  • Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
  • Folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em trios. Neste momento, é importante ressaltar que os alunos trabalharão em conjunto, portanto, atente-se à organização prévia destes agrupamentos para que os alunos possam compartilhar estratégias e aprendizagens.

Pegue um dado de 6 faces e mostre-o aos seus alunos para verificar se todos conhecem o objeto que será analisado durante a aula de hoje (dado), questione-os sobre as características existentes no dado.

Após analisar estas características com o grupo, faça o questionamento do slide aos alunos e peça para que algumas crianças respondam oralmente explicando como chegaram àquela determinada resposta.

Propósito: Relembrar o espaço amostral das faces de um dado e o conceito de evento mais provável ou menos provável.

Discuta com a turma:

  • Todos sabem que objeto é esse?
  • Em que situações utilizamos um dado? Para o que serve?
  • Quantas faces tem este dado?
  • Que quantidades aparecem em cada face do dado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.

Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.

Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.

Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.

Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.

Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.

Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.

É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?

Propósito: Analisar o espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Conte o problema utilizando suas palavras!
  • Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
  • Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
  • O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
  • Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Sugestões de leitura para o professor:

Estratégias de leitura

Exploração de sólidos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.

Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.

Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.

Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.

Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.

Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.

Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.

É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?

Propósito: Analisar o espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Conte o problema utilizando suas palavras!
  • Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
  • Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
  • O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
  • Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça a um aluno para que realize a leitura em voz alta do enunciado para o grupo. Atenção, você deverá escolher uma criança que possua fluência leitora pois facilitará a compreensão de todos acerca do enunciado.

Peça a dois alunos para que expliquem como interpretaram o problema.

Você deverá pedir a um aluno para que a ajude lançando o dado enquanto você lista os resultados obtidos nos lançamentos, de maneira que nenhuma quantidade se repita.

Leia para a turma o questionamento e pergunte se os mesmos compreenderam, alguns alunos podem ter dúvidas em relação ao significado da palavra dispostos. Então dê exemplos para que compreendam a consigna do problema.

Distribua a cópia da atividade a todos os alunos e escreva a pergunta no quadro. Realize novamente a leitura da pergunta aos alunos e peça para que resolvam individualmente a situação.

Diga que neste momento é importante registrarem suas possibilidades de respostas sem intervenção do colega e que posteriormente irão compartilhar as soluções com os colegas.

Neste momento, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos alunos e faça questionamentos com um grupo de alunos. Não se esqueça de mapear a sala e dividi-la em grupos de intervenção para que garanta num determinado tempo de espaço que todos tenham tido intervenções pontuais feitas por você.

É importante que, ao transitar pela sala, observe algum ou alguns alunos que ainda não conseguiram resolver o problema e questione-os: Por que você acha que não está conseguindo? Como você chegou até aqui?

Propósito: Analisar o espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Conte o problema utilizando suas palavras!
  • Quais quantidades estão faltando sair nos dados que José lançou?
  • Quem pode me explicar o significado da palavra disposto?
  • O que você consegue me explicar sobre a sua resolução do problema?
  • Explique, para mim, a relação do que você está fazendo com o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.

A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.

Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.

Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.

Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.

Discuta com a turma:

  • Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
  • Como você pode me provar que está correto?
  • As duas respostas estão corretas?
  • Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para que se atentem à socialização dos colegas. Solicite que algumas crianças registrem no quadro a solução que encontraram, explicando para os colegas do grupo como chegaram àquela solução.

A seguir, peça a aquele aluno que ainda não chegou ao resultado para que explique aos colegas como está pensando e pergunte porque ele acha que não conseguiu encontrar uma resposta, onde ele ficou “estacionado” ou com dúvida.

Oriente os demais colegas para que auxiliem o colega que ainda não conseguiu resolver. É importante que você encoraje o aluno que cometeu erros valorizando este erro como um caminho para a aprendizagem.

Projete a tabela ou traga a tabela em uma cartolina que deverá ser afixada no quadro e discuta com os alunos se a solução está correta.

Propósito: Socializar as estratégias utilizadas pelas crianças.

Discuta com a turma:

  • Olhem como foi interessante a maneira que o colega pensou! Você pode explicar para os amigos como você pensou até aqui?
  • Como você pode me provar que está correto?
  • As duas respostas estão corretas?
  • Quem pode me provar que a resposta correta é a primeira? E quem pode provar que é a segunda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Realize a leitura do questionamento final e peça a alguns alunos para que digam o que aprenderam na aula de hoje.

Retome o objetivo com os alunos e pergunte se ele foi atingido.

Propósito: Sintetizar os conceitos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as possibilidades de resultados apresentados pelo grupo?
  • É mais provável sair valores menores do que 4 ou maiores do que 4 no lançamento do dado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize a sala em duplas. Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.

Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.

Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente

Propósito: Averiguar se os alunos atingiram os objetivos da aula.

Discuta com a turma:

  • Existem quantas possibilidades de formar 7?
  • É mais provável somar 2 ou 6 no lançamento de 2 dados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano