10443
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Futebol Cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVOS DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes  Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Construir figuras poligonais como pontos do plano cartesiano e associar o vértice de um polígono à seu respectivo par ordenado localizado no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Régua; Material Concreto: tabuleiro, botões de futebol; Datashow (opcional)

Vídeo sugerido

Táticas do Futebol. Disponível em: <http://bit.ly/2EXTOSp>




Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito: Apresentar os objetivos da aula e esclarecer alguns termos a serem estudados.

Orientação: Apresente os objetivos da aula para seus alunos.

MATEMÁTICA NO FUTEBOL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução do Aquecimento

MATEMÁTICA NO FUTEBOL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

MATEMÁTICA NO FUTEBOL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso, a figura formada pelo aluno, quando possível, será construída ligando três ou mais pontos do plano sobre o campo de futebol. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • O que são figuras poligonais?
  • O que é vértice? Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Discussão sobre formas obtidas e possíveis dificuldades.

Orientação: Peça que alguns alunos apresentem as soluções encontradas e discuta a relação entre o esquema tático com o polígono a ser formado.

Discuta com a turma:

  • O que acontece quando temos três pontos alinhados?
  • O que acontece quando temos apenas dois pontos designados para formar um ente geométrico?
  • O que acontece quando temos apenas um ponto designado para formar um ente geométrico?

FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas a partir de pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Orientação: É importante perceber que a figura escolhida pelo aluno pode ser construída ligando quaisquer três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais. Não necessariamente de acordo com os esquemas estudados. Nessa atividade o importante é perceber que o aluno consegue identificar tais figuras geométricas e associar seus vértices aos pares ordenados.

O esquema 4-2-3-1é um formação tática de posicionamento dos jogadores de futebol de um determinado time, onde eles são distribuídos no campo conforme a numeração citada: 4 jogadores de fundo, 2 meias defensivos e 2 adiantados fazendo linha com o segundo atacante formando 3 jogadores. Por fim um primeiro atacante a frente.

Discuta com a turma:

As diversas possibilidades de formação de figuras geométricas planas independentes da tática ou esquema estrutural.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito: Apresentar os objetivos da aula e esclarecer alguns termos a serem estudados.

Orientação: Apresente os objetivos da aula para seus alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes  Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Construir figuras poligonais como pontos do plano cartesiano e associar o vértice de um polígono à seu respectivo par ordenado localizado no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Régua; Material Concreto: tabuleiro, botões de futebol; Datashow (opcional)

Vídeo sugerido

Táticas do Futebol. Disponível em: <http://bit.ly/2EXTOSp>



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso, a figura formada pelo aluno, quando possível, será construída ligando três ou mais pontos do plano sobre o campo de futebol. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • O que são figuras poligonais?
  • O que é vértice? Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Discussão sobre formas obtidas e possíveis dificuldades.

Orientação: Peça que alguns alunos apresentem as soluções encontradas e discuta a relação entre o esquema tático com o polígono a ser formado.

Discuta com a turma:

  • O que acontece quando temos três pontos alinhados?
  • O que acontece quando temos apenas dois pontos designados para formar um ente geométrico?
  • O que acontece quando temos apenas um ponto designado para formar um ente geométrico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas a partir de pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Orientação: É importante perceber que a figura escolhida pelo aluno pode ser construída ligando quaisquer três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais. Não necessariamente de acordo com os esquemas estudados. Nessa atividade o importante é perceber que o aluno consegue identificar tais figuras geométricas e associar seus vértices aos pares ordenados.

O esquema 4-2-3-1é um formação tática de posicionamento dos jogadores de futebol de um determinado time, onde eles são distribuídos no campo conforme a numeração citada: 4 jogadores de fundo, 2 meias defensivos e 2 adiantados fazendo linha com o segundo atacante formando 3 jogadores. Por fim um primeiro atacante a frente.

Discuta com a turma:

As diversas possibilidades de formação de figuras geométricas planas independentes da tática ou esquema estrutural.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano