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Plano de aula - Futebol Cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

 

OBJETIVOS DA AULA select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes  Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Construir figuras poligonais como pontos do plano cartesiano e associar o vértice de um polígono à seu respectivo par ordenado localizado no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Régua; Material Concreto: tabuleiro, botões de futebol; Datashow (opcional)

Vídeo sugerido

Táticas do Futebol. Disponível em: <http://bit.ly/2EXTOSp>




Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito: Apresentar os objetivos da aula e esclarecer alguns termos a serem estudados.

Orientação: Apresente os objetivos da aula para seus alunos.

MATEMÁTICA NO FUTEBOL select-down

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução do Aquecimento

MATEMÁTICA NO FUTEBOL select-down

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

MATEMÁTICA NO FUTEBOL select-down

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso, a figura formada pelo aluno, quando possível, será construída ligando três ou mais pontos do plano sobre o campo de futebol. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • O que são figuras poligonais?
  • O que é vértice? Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

FUTEBOL CARTESIANO select-down

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Discussão sobre formas obtidas e possíveis dificuldades.

Orientação: Peça que alguns alunos apresentem as soluções encontradas e discuta a relação entre o esquema tático com o polígono a ser formado.

Discuta com a turma:

  • O que acontece quando temos três pontos alinhados?
  • O que acontece quando temos apenas dois pontos designados para formar um ente geométrico?
  • O que acontece quando temos apenas um ponto designado para formar um ente geométrico?

FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira select-down

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira select-down

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira select-down

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas a partir de pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

RAIO X select-down

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Orientação: É importante perceber que a figura escolhida pelo aluno pode ser construída ligando quaisquer três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais. Não necessariamente de acordo com os esquemas estudados. Nessa atividade o importante é perceber que o aluno consegue identificar tais figuras geométricas e associar seus vértices aos pares ordenados.

O esquema 4-2-3-1é um formação tática de posicionamento dos jogadores de futebol de um determinado time, onde eles são distribuídos no campo conforme a numeração citada: 4 jogadores de fundo, 2 meias defensivos e 2 adiantados fazendo linha com o segundo atacante formando 3 jogadores. Por fim um primeiro atacante a frente.

Discuta com a turma:

As diversas possibilidades de formação de figuras geométricas planas independentes da tática ou esquema estrutural.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito: Apresentar os objetivos da aula e esclarecer alguns termos a serem estudados.

Orientação: Apresente os objetivos da aula para seus alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes  Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Construir figuras poligonais como pontos do plano cartesiano e associar o vértice de um polígono à seu respectivo par ordenado localizado no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Régua; Material Concreto: tabuleiro, botões de futebol; Datashow (opcional)

Vídeo sugerido

Táticas do Futebol. Disponível em: <http://bit.ly/2EXTOSp>



Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.

Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
  • Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
  • Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso, a figura formada pelo aluno, quando possível, será construída ligando três ou mais pontos do plano sobre o campo de futebol. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • O que são figuras poligonais?
  • O que é vértice? Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Tempo sugerido: 20 MINUTOS

Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.

Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
  • Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Discussão sobre formas obtidas e possíveis dificuldades.

Orientação: Peça que alguns alunos apresentem as soluções encontradas e discuta a relação entre o esquema tático com o polígono a ser formado.

Discuta com a turma:

  • O que acontece quando temos três pontos alinhados?
  • O que acontece quando temos apenas dois pontos designados para formar um ente geométrico?
  • O que acontece quando temos apenas um ponto designado para formar um ente geométrico?

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas a partir de pares ordenados

Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Orientação: É importante perceber que a figura escolhida pelo aluno pode ser construída ligando quaisquer três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais. Não necessariamente de acordo com os esquemas estudados. Nessa atividade o importante é perceber que o aluno consegue identificar tais figuras geométricas e associar seus vértices aos pares ordenados.

O esquema 4-2-3-1é um formação tática de posicionamento dos jogadores de futebol de um determinado time, onde eles são distribuídos no campo conforme a numeração citada: 4 jogadores de fundo, 2 meias defensivos e 2 adiantados fazendo linha com o segundo atacante formando 3 jogadores. Por fim um primeiro atacante a frente.

Discuta com a turma:

As diversas possibilidades de formação de figuras geométricas planas independentes da tática ou esquema estrutural.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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