10434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Jogando com números reais

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Compreender a formação do conjunto dos números reais.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

 

Habilidade da BNC

EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Compreender a formação do conjunto dos números reais.

Conceito-chave

Os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais como subconjuntos do conjunto dos números reais.

Recursos necessários

Impressão das cartas e tabuleiro.

Pré-conhecimento da turma

  • Números naturais
  • Números inteiros
  • Números racionais
  • Números irracionais

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Breve revisão de conteúdo já visto: números naturais, inteiros, racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida em distinguir números naturais e inteiros.
  • Pergunte se ainda há alguma dúvida em distinguir números racionais e irracionais.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: : Formar grupos de 5 alunos, orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles e também com você, professor, seja favorecida.

As cores são meramente ilustrativas.

Propósito: Dividir os alunos em grupos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: : O tabuleiro é simples, as flechas mostram o sentido que se deve seguir em direção ao ponto de chegada.

As cores são meramente ilustrativas.

Propósito: Conhecer o tabuleiro do jogo.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Utilize a atividade da aula para acessar as cartas do jogo.

Propósito: Os alunos conhecerem as regras do jogo.

Discuta com a turma:

  • Converse sobre as regras do jogo. Garantir que todos entenderam as regras.
  • Peça para anotarem as dúvidas sobre as atividades para serem discutidas com a sala toda.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

  • Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.
  • Nas regras do jogo foi pedido aos alunos que anotassem dúvidas, esse é o momento de discutir com os alunos, sanando as dúvidas.
  • Se tiver dúvida em relação ao diagrama do slide, veja as orientações no próximo slide.

Propósito: Socializar o aprendizado através do Jogo dos números reais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte quem são os números que formam o conjunto dos números reais.
  • Para encerrar a discussão, pergunte se ficou dúvidas em relação aos números reais.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Para encerrar, explique aos alunos que o diagrama mostra como se formou o conjunto dos números reais.

  • Os números inteiros sendo a expansão dos números naturais.
  • Os números racionais sendo a expansão dos números inteiros.
  • Depois dos racionais, houve a necessidade de outros números, os decimais não racionais, surgindo assim os irracionais.
  • Concluindo que os racionais e irracionais formam o conjunto dos números reais.
  • Este diagrama não significa que um conjunto está contido em outro, mas a sequência em que eles foram surgindo e que um é a expansão do outro.

Propósito: Concluir que o conjunto dos números reais foi formado a partir da necessidade de expandir os conjuntos.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se quando falamos que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos racionais e irracionais, estamos excluindo os naturais e inteiros.
  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre quem forma o conjunto dos números reais.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se ainda houver tempo hábil para mais atividades, utilize as atividades complementares.

Propósito: Avaliar a compreensão da formação do conjunto dos números reais.

Discuta com a turma:

  • Quais conjuntos formam o conjunto dos números reais?
  • Quais números fazem parte do conjunto dos números reais?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

 

Habilidade da BNC

EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Compreender a formação do conjunto dos números reais.

Conceito-chave

Os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais como subconjuntos do conjunto dos números reais.

Recursos necessários

Impressão das cartas e tabuleiro.

Pré-conhecimento da turma

  • Números naturais
  • Números inteiros
  • Números racionais
  • Números irracionais
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Breve revisão de conteúdo já visto: números naturais, inteiros, racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida em distinguir números naturais e inteiros.
  • Pergunte se ainda há alguma dúvida em distinguir números racionais e irracionais.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: : Formar grupos de 5 alunos, orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles e também com você, professor, seja favorecida.

As cores são meramente ilustrativas.

Propósito: Dividir os alunos em grupos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: : O tabuleiro é simples, as flechas mostram o sentido que se deve seguir em direção ao ponto de chegada.

As cores são meramente ilustrativas.

Propósito: Conhecer o tabuleiro do jogo.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Utilize a atividade da aula para acessar as cartas do jogo.

Propósito: Os alunos conhecerem as regras do jogo.

Discuta com a turma:

  • Converse sobre as regras do jogo. Garantir que todos entenderam as regras.
  • Peça para anotarem as dúvidas sobre as atividades para serem discutidas com a sala toda.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

  • Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.
  • Nas regras do jogo foi pedido aos alunos que anotassem dúvidas, esse é o momento de discutir com os alunos, sanando as dúvidas.
  • Se tiver dúvida em relação ao diagrama do slide, veja as orientações no próximo slide.

Propósito: Socializar o aprendizado através do Jogo dos números reais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte quem são os números que formam o conjunto dos números reais.
  • Para encerrar a discussão, pergunte se ficou dúvidas em relação aos números reais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Para encerrar, explique aos alunos que o diagrama mostra como se formou o conjunto dos números reais.

  • Os números inteiros sendo a expansão dos números naturais.
  • Os números racionais sendo a expansão dos números inteiros.
  • Depois dos racionais, houve a necessidade de outros números, os decimais não racionais, surgindo assim os irracionais.
  • Concluindo que os racionais e irracionais formam o conjunto dos números reais.
  • Este diagrama não significa que um conjunto está contido em outro, mas a sequência em que eles foram surgindo e que um é a expansão do outro.

Propósito: Concluir que o conjunto dos números reais foi formado a partir da necessidade de expandir os conjuntos.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se quando falamos que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos racionais e irracionais, estamos excluindo os naturais e inteiros.
  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre quem forma o conjunto dos números reais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se ainda houver tempo hábil para mais atividades, utilize as atividades complementares.

Propósito: Avaliar a compreensão da formação do conjunto dos números reais.

Discuta com a turma:

  • Quais conjuntos formam o conjunto dos números reais?
  • Quais números fazem parte do conjunto dos números reais?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano