Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Maria Bernadete Estradioto
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNC
EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).
Objetivos específicos
Compreender a formação do conjunto dos números reais.
Conceito-chave
Os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais como subconjuntos do conjunto dos números reais.
Recursos necessários
Impressão das cartas e tabuleiro.
Pré-conhecimento da turma
- Números naturais
- Números inteiros
- Números racionais
- Números irracionais
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.
Propósito: O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Breve revisão de conteúdo já visto: números naturais, inteiros, racionais e irracionais.
Discuta com a turma:
- Pergunte se ainda há alguma dúvida em distinguir números naturais e inteiros.
- Pergunte se ainda há alguma dúvida em distinguir números racionais e irracionais.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: : Formar grupos de 5 alunos, orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles e também com você, professor, seja favorecida.
As cores são meramente ilustrativas.
Propósito: Dividir os alunos em grupos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: : O tabuleiro é simples, as flechas mostram o sentido que se deve seguir em direção ao ponto de chegada.
As cores são meramente ilustrativas.
Propósito: Conhecer o tabuleiro do jogo.
Atividade Principal
Tempo previsto: 25 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Utilize a atividade da aula para acessar as cartas do jogo.
Propósito: Os alunos conhecerem as regras do jogo.
Discuta com a turma:
- Converse sobre as regras do jogo. Garantir que todos entenderam as regras.
- Peça para anotarem as dúvidas sobre as atividades para serem discutidas com a sala toda.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação:
- Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.
- Nas regras do jogo foi pedido aos alunos que anotassem dúvidas, esse é o momento de discutir com os alunos, sanando as dúvidas.
- Se tiver dúvida em relação ao diagrama do slide, veja as orientações no próximo slide.
Propósito: Socializar o aprendizado através do Jogo dos números reais.
Discuta com a turma:
- Pergunte quem são os números que formam o conjunto dos números reais.
- Para encerrar a discussão, pergunte se ficou dúvidas em relação aos números reais.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Para encerrar, explique aos alunos que o diagrama mostra como se formou o conjunto dos números reais.
- Os números inteiros sendo a expansão dos números naturais.
- Os números racionais sendo a expansão dos números inteiros.
- Depois dos racionais, houve a necessidade de outros números, os decimais não racionais, surgindo assim os irracionais.
- Concluindo que os racionais e irracionais formam o conjunto dos números reais.
- Este diagrama não significa que um conjunto está contido em outro, mas a sequência em que eles foram surgindo e que um é a expansão do outro.
Propósito: Concluir que o conjunto dos números reais foi formado a partir da necessidade de expandir os conjuntos.
Discuta com a turma:
- Pergunte se quando falamos que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos racionais e irracionais, estamos excluindo os naturais e inteiros.
- Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre quem forma o conjunto dos números reais.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Se ainda houver tempo hábil para mais atividades, utilize as atividades complementares.
Propósito: Avaliar a compreensão da formação do conjunto dos números reais.
Discuta com a turma:
- Quais conjuntos formam o conjunto dos números reais?
- Quais números fazem parte do conjunto dos números reais?
Materiais complementares para impressão: