10406
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Elaboração de problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver operações de divisão equitativa de um número natural por outro com resto diferente de 0.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;

Resolver e elaborar problemas envolvendo as ideias de divisão, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivo específico:  

Resolver operações de divisão equitativa  de um número natural por outro com resto diferente de 0.

Conceito-chave:    

Divisão equitativa com resto diferente de O.

Recursos necessários:

_ Equipamento de projeção de imagem;

_ Cartazes;

_ Atividade xerocada;

_ Papel;

_ Lápis e

_ Materiais manipulativos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Validar a importância de compreender os dados do problema matemático para resolvê-lo.

Orientações: Projete o slide para seus alunos. Peça que leiam silenciosamente. Caso a sua turma não seja alfabetizada ainda, leia para eles. Discuta e estimule-os a pensar nos dados que são necessários para que seja possível compreender o problema. Instigue-os a pensar que esse problema poderia ser resolvido se valores fossem sugeridos . Para responder efetivamente, alguns dados precisam estar colocados.

Discuta com a turma:

  • Quais dados o problema apresenta?
  • Com esses dados, é possível resolvê-lo?
  • Qual informação não poderia ter faltado?
  • Para saber a quantidade de flores em cada jarra, é necessário saber quantas flores Mariana comprou?
  • Seria possível simular valores e descobrir a resposta correta?
  • Qual conclusão a que podemos chegar?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: Oportunizar aos alunos a compreensão da estrutura de um problema matemático, bem como o desenvolvimento da construção da ideia de divisão.

Orientações: A atividade amplia a construção mental dos alunos. Elaborar problemas traz um grau de complexidade maior. Os alunos que conseguirem fazer essa atividade tranquilamente, demonstrarão que já consolidaram a ideia de divisão equitativa com resto diferente de 0. Estimule os alunos antes de propor a atividade e esclareça bem. Coloque-os em duplas estrategicamente pensadas. Um aluno que já avançou na construção dos conceitos com outro que ainda está em construção. Oriente todos os alunos sobre a dinâmica da atividade. Explique que farão um problema com alguns dados que você vai fornecer. E que deverão pensar que alguém terá de resolvê-lo e que portanto precisa estar claro e completo. Determine com qual dupla o problema deverá ser trocado para a resolução. Entregue a cada dupla a comanda e sinalize o momento de começar e o momento de trocar: 8 minutos para elaborar e 8 minutos para resolver. Nos quatro minutos restantes da atividade, a dupla fará uma análise do problema criado por ela.

Movimente-se pela sala enquanto estiverem trabalhando. Faça perguntas e intervenções junto àqueles que precisarem. Valorize as tentativas, erros e acertos.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados do problema que deverá ser criado?
  • Qual é a ideia do problema?
  • Que operação de divisão é possível fazer com esses dados?
  • Existe uma divisão de um valor em partes iguais? A operação apresenta resto?
  • Vocês compreenderam o problema da outra dupla?
  • O problema da sua dupla foi compreendido pelos colegas?
  • Fariam alguma reformulação? O que faltou?

Material de apoio:

Para conhecer um pouco mais sobre divisão equitativa, clique aqui

O link a seguir apresenta três atividades sobre problemas, sendo a 3ª atividade com dicas específicas para a elaboração de problemas. Acesse aqui

Para conhecer um pouco mais sobre o agrupamento da turma em duplas, clique aqui

Materiais complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Resolução da atividade principal

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: Oportunizar aos alunos a compreensão da estrutura de um problema matemático, bem como o desenvolvimento da construção da ideia de divisão.

Orientações: A atividade amplia a construção mental dos alunos. Elaborar problemas traz um grau de complexidade maior. Os alunos que conseguirem fazer essa atividade tranquilamente, demonstrarão que já consolidaram a ideia de divisão equitativa com resto diferente de 0. Estimule os alunos antes de propor a atividade e esclareça bem. Coloque-os em duplas estrategicamente pensadas. Um aluno que já avançou na construção dos conceitos com outro que ainda está em construção. Oriente todos os alunos sobre a dinâmica da atividade. Explique que farão um problema com alguns dados que você vai fornecer. E que deverão pensar que alguém terá de resolvê-lo e que portanto precisa estar claro e completo. Determine com qual dupla o problema deverá ser trocado para a resolução. Entregue a cada dupla a comanda e sinalize o momento de começar e o momento de trocar: 8 minutos para elaborar e 8 minutos para resolver. Nos quatro minutos restantes da atividade, a dupla fará uma análise do problema criado por ela.

Movimente-se pela sala enquanto estiverem trabalhando. Faça perguntas e intervenções junto àqueles que precisarem. Valorize as tentativas, erros e acertos.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados do problema que deverá ser criado?
  • Qual é a ideia do problema?
  • Que operação de divisão é possível fazer com esses dados?
  • Existe uma divisão de um valor em partes iguais? A operação apresenta resto?
  • Vocês compreenderam o problema da outra dupla?
  • O problema da sua dupla foi compreendido pelos colegas?
  • Fariam alguma reformulação? O que faltou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um possível erro que o aluno possa cometer, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um possível erro que o aluno possa apresentar, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas.A resolução no slide 9 é um exemplo de possível erro do aluno, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos de possibilidades. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos por seus alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um exemplo de possível erro que o aluno possa apresentar, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Esse momento da aula tem por objetivo elaborar coletivamente uma conclusão sobre a aula do dia.

Orientações: Diga aos alunos que é o momento de pensar sobre a aprendizagem do dia. Pergunte a eles se precisaram reformular o problema que criaram e por quê? E se houve compreensão da ideia de divisão em partes iguais com resto diferente de 0 para elaborar o problema.

Discuta com a turma:

  • A qual conclusão podemos chegar?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slide 11 e 12)

Propósito: O objetivo do Raio X é avaliar a compreensão dos alunos quanto ao assunto abordado na aula.

Orientações:Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Em um outro momento, poderá socializar as construções dos alunos.

Discuta com a turma: Promova a verbalização das ideias de seus alunos.

  • Quais ideias a ilustração comunica a você?
  • Quais informações você pode fornecer ao leitor, do problema criado por você?
  • Lembre-se de fornecer dados completos que garantam a compreensão do problema.
  • Se você sugeriu um problema com ideia de divisão, a resposta apresenta uma divisão exata?
  • Você pode resolver o problema que criou?

Material complementar:

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slide 11 e 12)

Propósito: O objetivo do Raio X é avaliar a compreensão dos alunos quanto ao assunto abordado na aula.

Orientações:Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Em um outro momento, poderá socializar as construções dos alunos.

Discuta com a turma: Promova a verbalização das ideias de seus alunos.

  • Quais ideias a ilustração comunica a você?
  • Quais informações você pode fornecer ao leitor do problema criado por você?
  • Lembre-se de fornecer dados completos que garantam a compreensão do problema.
  • Se você sugeriu um problema com ideia de divisão, a resposta apresenta uma divisão exata?
  • Você pode resolver o problema que criou?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;

Resolver e elaborar problemas envolvendo as ideias de divisão, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivo específico:  

Resolver operações de divisão equitativa  de um número natural por outro com resto diferente de 0.

Conceito-chave:    

Divisão equitativa com resto diferente de O.

Recursos necessários:

_ Equipamento de projeção de imagem;

_ Cartazes;

_ Atividade xerocada;

_ Papel;

_ Lápis e

_ Materiais manipulativos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Validar a importância de compreender os dados do problema matemático para resolvê-lo.

Orientações: Projete o slide para seus alunos. Peça que leiam silenciosamente. Caso a sua turma não seja alfabetizada ainda, leia para eles. Discuta e estimule-os a pensar nos dados que são necessários para que seja possível compreender o problema. Instigue-os a pensar que esse problema poderia ser resolvido se valores fossem sugeridos . Para responder efetivamente, alguns dados precisam estar colocados.

Discuta com a turma:

  • Quais dados o problema apresenta?
  • Com esses dados, é possível resolvê-lo?
  • Qual informação não poderia ter faltado?
  • Para saber a quantidade de flores em cada jarra, é necessário saber quantas flores Mariana comprou?
  • Seria possível simular valores e descobrir a resposta correta?
  • Qual conclusão a que podemos chegar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: Oportunizar aos alunos a compreensão da estrutura de um problema matemático, bem como o desenvolvimento da construção da ideia de divisão.

Orientações: A atividade amplia a construção mental dos alunos. Elaborar problemas traz um grau de complexidade maior. Os alunos que conseguirem fazer essa atividade tranquilamente, demonstrarão que já consolidaram a ideia de divisão equitativa com resto diferente de 0. Estimule os alunos antes de propor a atividade e esclareça bem. Coloque-os em duplas estrategicamente pensadas. Um aluno que já avançou na construção dos conceitos com outro que ainda está em construção. Oriente todos os alunos sobre a dinâmica da atividade. Explique que farão um problema com alguns dados que você vai fornecer. E que deverão pensar que alguém terá de resolvê-lo e que portanto precisa estar claro e completo. Determine com qual dupla o problema deverá ser trocado para a resolução. Entregue a cada dupla a comanda e sinalize o momento de começar e o momento de trocar: 8 minutos para elaborar e 8 minutos para resolver. Nos quatro minutos restantes da atividade, a dupla fará uma análise do problema criado por ela.

Movimente-se pela sala enquanto estiverem trabalhando. Faça perguntas e intervenções junto àqueles que precisarem. Valorize as tentativas, erros e acertos.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados do problema que deverá ser criado?
  • Qual é a ideia do problema?
  • Que operação de divisão é possível fazer com esses dados?
  • Existe uma divisão de um valor em partes iguais? A operação apresenta resto?
  • Vocês compreenderam o problema da outra dupla?
  • O problema da sua dupla foi compreendido pelos colegas?
  • Fariam alguma reformulação? O que faltou?

Material de apoio:

Para conhecer um pouco mais sobre divisão equitativa, clique aqui

O link a seguir apresenta três atividades sobre problemas, sendo a 3ª atividade com dicas específicas para a elaboração de problemas. Acesse aqui

Para conhecer um pouco mais sobre o agrupamento da turma em duplas, clique aqui

Materiais complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: Oportunizar aos alunos a compreensão da estrutura de um problema matemático, bem como o desenvolvimento da construção da ideia de divisão.

Orientações: A atividade amplia a construção mental dos alunos. Elaborar problemas traz um grau de complexidade maior. Os alunos que conseguirem fazer essa atividade tranquilamente, demonstrarão que já consolidaram a ideia de divisão equitativa com resto diferente de 0. Estimule os alunos antes de propor a atividade e esclareça bem. Coloque-os em duplas estrategicamente pensadas. Um aluno que já avançou na construção dos conceitos com outro que ainda está em construção. Oriente todos os alunos sobre a dinâmica da atividade. Explique que farão um problema com alguns dados que você vai fornecer. E que deverão pensar que alguém terá de resolvê-lo e que portanto precisa estar claro e completo. Determine com qual dupla o problema deverá ser trocado para a resolução. Entregue a cada dupla a comanda e sinalize o momento de começar e o momento de trocar: 8 minutos para elaborar e 8 minutos para resolver. Nos quatro minutos restantes da atividade, a dupla fará uma análise do problema criado por ela.

Movimente-se pela sala enquanto estiverem trabalhando. Faça perguntas e intervenções junto àqueles que precisarem. Valorize as tentativas, erros e acertos.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados do problema que deverá ser criado?
  • Qual é a ideia do problema?
  • Que operação de divisão é possível fazer com esses dados?
  • Existe uma divisão de um valor em partes iguais? A operação apresenta resto?
  • Vocês compreenderam o problema da outra dupla?
  • O problema da sua dupla foi compreendido pelos colegas?
  • Fariam alguma reformulação? O que faltou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um possível erro que o aluno possa cometer, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um possível erro que o aluno possa apresentar, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas.A resolução no slide 9 é um exemplo de possível erro do aluno, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)

Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.

Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos de possibilidades. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos por seus alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um exemplo de possível erro que o aluno possa apresentar, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
  • Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
  • Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
  • Por que o resto é sempre menor que o divisor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Esse momento da aula tem por objetivo elaborar coletivamente uma conclusão sobre a aula do dia.

Orientações: Diga aos alunos que é o momento de pensar sobre a aprendizagem do dia. Pergunte a eles se precisaram reformular o problema que criaram e por quê? E se houve compreensão da ideia de divisão em partes iguais com resto diferente de 0 para elaborar o problema.

Discuta com a turma:

  • A qual conclusão podemos chegar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slide 11 e 12)

Propósito: O objetivo do Raio X é avaliar a compreensão dos alunos quanto ao assunto abordado na aula.

Orientações:Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Em um outro momento, poderá socializar as construções dos alunos.

Discuta com a turma: Promova a verbalização das ideias de seus alunos.

  • Quais ideias a ilustração comunica a você?
  • Quais informações você pode fornecer ao leitor, do problema criado por você?
  • Lembre-se de fornecer dados completos que garantam a compreensão do problema.
  • Se você sugeriu um problema com ideia de divisão, a resposta apresenta uma divisão exata?
  • Você pode resolver o problema que criou?

Material complementar:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slide 11 e 12)

Propósito: O objetivo do Raio X é avaliar a compreensão dos alunos quanto ao assunto abordado na aula.

Orientações:Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Em um outro momento, poderá socializar as construções dos alunos.

Discuta com a turma: Promova a verbalização das ideias de seus alunos.

  • Quais ideias a ilustração comunica a você?
  • Quais informações você pode fornecer ao leitor do problema criado por você?
  • Lembre-se de fornecer dados completos que garantam a compreensão do problema.
  • Se você sugeriu um problema com ideia de divisão, a resposta apresenta uma divisão exata?
  • Você pode resolver o problema que criou?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano