19241
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Combinados e acordos: 1 caminho para o protagonismo

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Discutir e elaborar combinados e acordos para guiar a participação dos estudantes nas atividades escolares.

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: combinados da turma é uma atividade que revê a cultura do autoritarismo e obediência, visa ao bem da coletividade, promove a participação dos adolescentes no processo de construção dos combinados e acordos de modo colaborativo e fortalece a autonomia, o protagonismo, a responsabilidade, o senso crítico, a gestão coletiva e a autogestão. Por meio de discussões em grupo e com uma breve plenária, os alunos refletem e relembram vivências pautadas na convivência e participação dentro da escola. A partir de algumas perguntas disparadoras, a turma fará um levantamento de situações que necessitam de combinados e acordos, decide, por meio de uma votação, a aprovação ou não do combinado e estabelece os mais importantes. Essa sequência é composta de dois planos de aula com a duração de 50 minutos cada. Os planos são interdependentes.

Sobre este plano: para construir os combinados e acordos da turma, os alunos resgatarão algumas situações vivenciadas que mostram como relações respeitosas, empáticas, pautadas pela corresponsabilidade e participativa acontecem dentro da escola. A partir de perguntas disparadoras, eles constroem combinados e acordos que promovem o bem comum.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia, com o plano de aula 2. Entretanto, foram organizadas separadamente respeitando a impossibilidade de o professor possuir aulas seguidas no mesmo dia. Combinados da turma é uma atividade que precisa ser realizada no início do ano.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: combinados da turma é uma atividade que estimula a mudança de comportamento, promove o bem estar da coletividade e convoca os estudantes a adotarem uma postura protagonista em relação às próprias ações. Pautada em valores e competências como responsabilidade e ética, a construção dos combinados estabelece a melhora das condições de vida da comunidade escolar e produz novos conhecimentos sobre cooperação, cidadania e espírito comunitário regidos pelo diálogo, gestão democrática e autogestão.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura dos links abaixo ampliam a concepção de gestão democrática criando espaço para o protagonismo.

Gestão democrática da escola: como inserir esta ideia entre os alunos. Disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2084/gestao-democratica-da-escola-como-inserir-esta-ideia-entre-os-alunos. Acesso em: 4 de março de 2020

Planos de aula sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/identidade-e-alteridade-senso-de-coletividade/899. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 6ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4031/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 7ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4275/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 8ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4244/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 9ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4025/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles construirão um conjunto de combinados para guiar a participação deles dentro da escola (sala de aula, atividades acadêmicas nos diferentes espaços e nas relações com os colegas e profissionais da instituição). Acrescente que o trabalho acontecerá em grupos de 4 ou 5 alunos e com discussões abertas com toda turma. Explique que terão duas aulas de 50 minutos cada para desenvolver esses combinados de forma colaborativa.

Solicite que se organizem em um semicírculo para que todos consigam interagir sem obstáculos e, para iniciar a conversa sobre o assunto, pergunte à turma:

1. O que é necessário para ter uma boa convivência dentro da escola?

2. Como combinados e acordos podem guiar a participação de vocês na escola?

3. Vocês já construíram combinados e acordos na escola? Como aconteceu?

Deixe-os discutir sobre o assunto em um ambiente de liberdade para que os alunos possam refletir e rememorar as vivências. Espera-se que contemplem: aspectos da sala de aula, das atividades acadêmicas e de outros espaços; atividades relacionadas às interações com colegas e profissionais da instituição e ao ambiente escolar; aspectos que consideram importantes e que ressaltem o respeito pelo outro, pelos espaços compartilhados; as experiências relacionadas à construção dos combinados, se foram experiências participativas ou autoritárias; se os combinados foram respeitados ou não e o porquê; e as atuações nas atividades e decisões dentro da escola.

Caso os alunos não se remetam a essas questões, problematize-as para incentivar essas pautas com pequenas perguntas, como:

- O que é respeito?

- Perceberam ações desrespeitosas, por quê?

- Como vocês sabem das decisões da escola? Participam dessas decisões?

- Todos são ouvidos?

- Todos têm acesso aos materiais e espaços?

- A escola é um lugar agradável? Se não, como melhorá-la?

- Os combinados foram decididos por vocês ou somente pelo professor?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: na educação empreendedora, o trabalho colaborativo constrói valores como autonomia e cooperação. Por isso, solicite que os alunos se reúnam em grupos e estimule-os, por meio de algumas perguntas, a pensarem em como construir combinados e acordos que promovam relações respeitosas dentro da comunidade escolar. Explique que cada grupo discutirá apenas uma pergunta e compartilhará as ideias com a turma. Distribua aleatoriamente as questões de 1 a 4 grupos. Provavelmente, dois ou mais grupos discutirão a mesma pergunta. Anote no quadro as ideias principais de cada grupo e encerre essa etapa com a pergunta “E o que mais?”, para que os alunos, se acharem necessário, complementem a discussão.

1. Como está a relação de convivência entre os colegas da turma, das outras turmas, de diferentes turnos, com os professores, com os outros funcionários da escola?

2. Como está a organização das trocas de aula, dos intervalo, do horário de entrada e de saída dos períodos, da utilização dos diferentes espaços da escola como a quadra, a sala de informática?

3. Como está a participação dos alunos nas atividades da escola?

4. Como está o cuidado com os diferentes espaços escolares, com a limpeza, com os trabalhos expostos, como os materiais e equipamentos individuais e de uso coletivo?

5. E o que mais?

O objetivo desse momento é estimular os alunos a pensarem sobre as situações vivenciadas que podem resultar em um combinado ou acordo. Explique que, muitas vezes, um cenário que acontece frequentemente se torna invisível aos olhos de alguns alunos como, por exemplo, deixar o ventilador da sala ligado no fim do período. Isso acarreta um gasto de energia e dinheiro que poderia ser investido em algo que a escola necessite. Tenha em mente que esse não é o momento de aprofundar a discussão, mas de iniciar uma reflexão.

A pergunta “E o que mais?” é uma maneira de os alunos compreenderem que as perguntas não podem limitar o processo de construção e criatividade que a Educação Empreendedora promove.

Outras possibilidades de perguntas podem surgir a partir do diálogo com os alunos. Em um ambiente de criatividade, questionar é uma ação que abre novos caminhos. Deixe os alunos livres para elaborarem outras perguntas e abordarem outras questões.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: a construção dos combinados depende do olhar crítico dos alunos. Um espaço de comunicação, de cooperação, de apresentação e defesa de ideias é uma maneira de desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. A partir da discussão realizada, peça para cada grupo criar, pelo menos, dois combinados para a questão discutida. Elencamos alguns exemplos aqui, caso haja necessidade de apresentar à turma:

  • Como está a relação de convivência entre os colegas da turma, das outras turmas e de diferentes turnos com os professores e os outros funcionários da escola? - faça questões sobre bullying, homofobia, xenofobia, racismo, momentos que necessitam de concentração e silêncio mas não são respeitados por alguns alunos, inclusão etc. Será que está sendo garantida a possibilidade de todos participarem e aprenderem na escola?
  • Como está a organização das trocas de aula, dos intervalos, do horário de entrada e de saída dos períodos, da utilização dos diferentes espaços da escola como a quadra, a sala de informática? Fale sobre tumultos durante a troca de aulas, conflitos nos horários de entrada e saída com alunos mais novos, material desperdiçado.
  • Como está a participação dos alunos nas atividades da escola? Aborde se as decisões são tomadas somente pela equipe gestora e professores, dificuldade de participar de um projeto ou elaborar uma atividade como um campeonato ou feira de livros.
  • Como está o cuidado com os diferentes espaços escolares, com a limpeza, com os trabalhos expostos, como os materiais e equipamentos individuais e de uso coletivo? Trate de trabalhos expostos que são rasgados, sala de aula suja, carteiras rabiscadas, ventiladores quebrados.

Ressalte aos alunos que as perguntas auxiliam na construção dos combinados, mas eles não devem se limitar a elas. Outras possibilidades podem surgir a partir das experiências vividas por cada um e do diálogo com o outro. É nesse ambiente de cooperação e liberdade que os alunos desenvolvem a responsabilidade, autoria, protagonismo, criatividade, autogestão e gestão coletiva.

Peça para os alunos anotarem os combinados que serão compartilhados na próxima aula com a turma. Enfatize que é responsabilidade deles trazerem os combinados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: para encerrar a aula, solicite que os alunos avaliem se o trabalho realizado contribuirá para melhorar a participação dos estudantes nas atividades escolares. De forma breve, peça para os estudantes responderem sim ou não e justificarem a resposta não. Solicite ideias para aprimorar o trabalho que será realizado e faça as adequações necessárias a partir dos apontamentos do alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: combinados da turma é uma atividade que revê a cultura do autoritarismo e obediência, visa ao bem da coletividade, promove a participação dos adolescentes no processo de construção dos combinados e acordos de modo colaborativo e fortalece a autonomia, o protagonismo, a responsabilidade, o senso crítico, a gestão coletiva e a autogestão. Por meio de discussões em grupo e com uma breve plenária, os alunos refletem e relembram vivências pautadas na convivência e participação dentro da escola. A partir de algumas perguntas disparadoras, a turma fará um levantamento de situações que necessitam de combinados e acordos, decide, por meio de uma votação, a aprovação ou não do combinado e estabelece os mais importantes. Essa sequência é composta de dois planos de aula com a duração de 50 minutos cada. Os planos são interdependentes.

Sobre este plano: para construir os combinados e acordos da turma, os alunos resgatarão algumas situações vivenciadas que mostram como relações respeitosas, empáticas, pautadas pela corresponsabilidade e participativa acontecem dentro da escola. A partir de perguntas disparadoras, eles constroem combinados e acordos que promovem o bem comum.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia, com o plano de aula 2. Entretanto, foram organizadas separadamente respeitando a impossibilidade de o professor possuir aulas seguidas no mesmo dia. Combinados da turma é uma atividade que precisa ser realizada no início do ano.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: combinados da turma é uma atividade que estimula a mudança de comportamento, promove o bem estar da coletividade e convoca os estudantes a adotarem uma postura protagonista em relação às próprias ações. Pautada em valores e competências como responsabilidade e ética, a construção dos combinados estabelece a melhora das condições de vida da comunidade escolar e produz novos conhecimentos sobre cooperação, cidadania e espírito comunitário regidos pelo diálogo, gestão democrática e autogestão.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura dos links abaixo ampliam a concepção de gestão democrática criando espaço para o protagonismo.

Gestão democrática da escola: como inserir esta ideia entre os alunos. Disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2084/gestao-democratica-da-escola-como-inserir-esta-ideia-entre-os-alunos. Acesso em: 4 de março de 2020

Planos de aula sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/identidade-e-alteridade-senso-de-coletividade/899. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 6ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4031/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 7ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4275/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 8ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4244/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 9ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4025/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles construirão um conjunto de combinados para guiar a participação deles dentro da escola (sala de aula, atividades acadêmicas nos diferentes espaços e nas relações com os colegas e profissionais da instituição). Acrescente que o trabalho acontecerá em grupos de 4 ou 5 alunos e com discussões abertas com toda turma. Explique que terão duas aulas de 50 minutos cada para desenvolver esses combinados de forma colaborativa.

Solicite que se organizem em um semicírculo para que todos consigam interagir sem obstáculos e, para iniciar a conversa sobre o assunto, pergunte à turma:

1. O que é necessário para ter uma boa convivência dentro da escola?

2. Como combinados e acordos podem guiar a participação de vocês na escola?

3. Vocês já construíram combinados e acordos na escola? Como aconteceu?

Deixe-os discutir sobre o assunto em um ambiente de liberdade para que os alunos possam refletir e rememorar as vivências. Espera-se que contemplem: aspectos da sala de aula, das atividades acadêmicas e de outros espaços; atividades relacionadas às interações com colegas e profissionais da instituição e ao ambiente escolar; aspectos que consideram importantes e que ressaltem o respeito pelo outro, pelos espaços compartilhados; as experiências relacionadas à construção dos combinados, se foram experiências participativas ou autoritárias; se os combinados foram respeitados ou não e o porquê; e as atuações nas atividades e decisões dentro da escola.

Caso os alunos não se remetam a essas questões, problematize-as para incentivar essas pautas com pequenas perguntas, como:

- O que é respeito?

- Perceberam ações desrespeitosas, por quê?

- Como vocês sabem das decisões da escola? Participam dessas decisões?

- Todos são ouvidos?

- Todos têm acesso aos materiais e espaços?

- A escola é um lugar agradável? Se não, como melhorá-la?

- Os combinados foram decididos por vocês ou somente pelo professor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: na educação empreendedora, o trabalho colaborativo constrói valores como autonomia e cooperação. Por isso, solicite que os alunos se reúnam em grupos e estimule-os, por meio de algumas perguntas, a pensarem em como construir combinados e acordos que promovam relações respeitosas dentro da comunidade escolar. Explique que cada grupo discutirá apenas uma pergunta e compartilhará as ideias com a turma. Distribua aleatoriamente as questões de 1 a 4 grupos. Provavelmente, dois ou mais grupos discutirão a mesma pergunta. Anote no quadro as ideias principais de cada grupo e encerre essa etapa com a pergunta “E o que mais?”, para que os alunos, se acharem necessário, complementem a discussão.

1. Como está a relação de convivência entre os colegas da turma, das outras turmas, de diferentes turnos, com os professores, com os outros funcionários da escola?

2. Como está a organização das trocas de aula, dos intervalo, do horário de entrada e de saída dos períodos, da utilização dos diferentes espaços da escola como a quadra, a sala de informática?

3. Como está a participação dos alunos nas atividades da escola?

4. Como está o cuidado com os diferentes espaços escolares, com a limpeza, com os trabalhos expostos, como os materiais e equipamentos individuais e de uso coletivo?

5. E o que mais?

O objetivo desse momento é estimular os alunos a pensarem sobre as situações vivenciadas que podem resultar em um combinado ou acordo. Explique que, muitas vezes, um cenário que acontece frequentemente se torna invisível aos olhos de alguns alunos como, por exemplo, deixar o ventilador da sala ligado no fim do período. Isso acarreta um gasto de energia e dinheiro que poderia ser investido em algo que a escola necessite. Tenha em mente que esse não é o momento de aprofundar a discussão, mas de iniciar uma reflexão.

A pergunta “E o que mais?” é uma maneira de os alunos compreenderem que as perguntas não podem limitar o processo de construção e criatividade que a Educação Empreendedora promove.

Outras possibilidades de perguntas podem surgir a partir do diálogo com os alunos. Em um ambiente de criatividade, questionar é uma ação que abre novos caminhos. Deixe os alunos livres para elaborarem outras perguntas e abordarem outras questões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: a construção dos combinados depende do olhar crítico dos alunos. Um espaço de comunicação, de cooperação, de apresentação e defesa de ideias é uma maneira de desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. A partir da discussão realizada, peça para cada grupo criar, pelo menos, dois combinados para a questão discutida. Elencamos alguns exemplos aqui, caso haja necessidade de apresentar à turma:

  • Como está a relação de convivência entre os colegas da turma, das outras turmas e de diferentes turnos com os professores e os outros funcionários da escola? - faça questões sobre bullying, homofobia, xenofobia, racismo, momentos que necessitam de concentração e silêncio mas não são respeitados por alguns alunos, inclusão etc. Será que está sendo garantida a possibilidade de todos participarem e aprenderem na escola?
  • Como está a organização das trocas de aula, dos intervalos, do horário de entrada e de saída dos períodos, da utilização dos diferentes espaços da escola como a quadra, a sala de informática? Fale sobre tumultos durante a troca de aulas, conflitos nos horários de entrada e saída com alunos mais novos, material desperdiçado.
  • Como está a participação dos alunos nas atividades da escola? Aborde se as decisões são tomadas somente pela equipe gestora e professores, dificuldade de participar de um projeto ou elaborar uma atividade como um campeonato ou feira de livros.
  • Como está o cuidado com os diferentes espaços escolares, com a limpeza, com os trabalhos expostos, como os materiais e equipamentos individuais e de uso coletivo? Trate de trabalhos expostos que são rasgados, sala de aula suja, carteiras rabiscadas, ventiladores quebrados.

Ressalte aos alunos que as perguntas auxiliam na construção dos combinados, mas eles não devem se limitar a elas. Outras possibilidades podem surgir a partir das experiências vividas por cada um e do diálogo com o outro. É nesse ambiente de cooperação e liberdade que os alunos desenvolvem a responsabilidade, autoria, protagonismo, criatividade, autogestão e gestão coletiva.

Peça para os alunos anotarem os combinados que serão compartilhados na próxima aula com a turma. Enfatize que é responsabilidade deles trazerem os combinados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: para encerrar a aula, solicite que os alunos avaliem se o trabalho realizado contribuirá para melhorar a participação dos estudantes nas atividades escolares. De forma breve, peça para os estudantes responderem sim ou não e justificarem a resposta não. Solicite ideias para aprimorar o trabalho que será realizado e faça as adequações necessárias a partir dos apontamentos do alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano