Plano de Aula

Plano de aula: Combinados e acordos: 1 caminho para o protagonismo

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Combinados da turma

mais ações

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: combinados da turma é uma atividade que revê a cultura do autoritarismo e obediência, visa ao bem da coletividade, promove a participação dos adolescentes no processo de construção dos combinados e acordos de modo colaborativo e fortalece a autonomia, o protagonismo, a responsabilidade, o senso crítico, a gestão coletiva e a autogestão. Por meio de discussões em grupo e com uma breve plenária, os alunos refletem e relembram vivências pautadas na convivência e participação dentro da escola. A partir de algumas perguntas disparadoras, a turma fará um levantamento de situações que necessitam de combinados e acordos, decide, por meio de uma votação, a aprovação ou não do combinado e estabelece os mais importantes. Essa sequência é composta de dois planos de aula com a duração de 50 minutos cada. Os planos são interdependentes.

Sobre este plano: para construir os combinados e acordos da turma, os alunos resgatarão algumas situações vivenciadas que mostram como relações respeitosas, empáticas, pautadas pela corresponsabilidade e participativa acontecem dentro da escola. A partir de perguntas disparadoras, eles constroem combinados e acordos que promovem o bem comum.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia, com o plano de aula 2. Entretanto, foram organizadas separadamente respeitando a impossibilidade de o professor possuir aulas seguidas no mesmo dia. Combinados da turma é uma atividade que precisa ser realizada no início do ano.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: combinados da turma é uma atividade que estimula a mudança de comportamento, promove o bem estar da coletividade e convoca os estudantes a adotarem uma postura protagonista em relação às próprias ações. Pautada em valores e competências como responsabilidade e ética, a construção dos combinados estabelece a melhora das condições de vida da comunidade escolar e produz novos conhecimentos sobre cooperação, cidadania e espírito comunitário regidos pelo diálogo, gestão democrática e autogestão.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura dos links abaixo ampliam a concepção de gestão democrática criando espaço para o protagonismo.

Gestão democrática da escola: como inserir esta ideia entre os alunos. Disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2084/gestao-democratica-da-escola-como-inserir-esta-ideia-entre-os-alunos. Acesso em: 4 de março de 2020

Planos de aula sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/identidade-e-alteridade-senso-de-coletividade/899. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 6ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4031/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 7ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4275/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 8ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4244/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 9ºano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4025/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles construirão um conjunto de combinados para guiar a participação deles dentro da escola (sala de aula, atividades acadêmicas nos diferentes espaços e nas relações com os colegas e profissionais da instituição). Acrescente que o trabalho acontecerá em grupos de 4 ou 5 alunos e com discussões abertas com toda turma. Explique que terão duas aulas de 50 minutos cada para desenvolver esses combinados de forma colaborativa.

Solicite que se organizem em um semicírculo para que todos consigam interagir sem obstáculos e, para iniciar a conversa sobre o assunto, pergunte à turma:

1. O que é necessário para ter uma boa convivência dentro da escola?

2. Como combinados e acordos podem guiar a participação de vocês na escola?

3. Vocês já construíram combinados e acordos na escola? Como aconteceu?

Deixe-os discutir sobre o assunto em um ambiente de liberdade para que os alunos possam refletir e rememorar as vivências. Espera-se que contemplem: aspectos da sala de aula, das atividades acadêmicas e de outros espaços; atividades relacionadas às interações com colegas e profissionais da instituição e ao ambiente escolar; aspectos que consideram importantes e que ressaltem o respeito pelo outro, pelos espaços compartilhados; as experiências relacionadas à construção dos combinados, se foram experiências participativas ou autoritárias; se os combinados foram respeitados ou não e o porquê; e as atuações nas atividades e decisões dentro da escola.

Caso os alunos não se remetam a essas questões, problematize-as para incentivar essas pautas com pequenas perguntas, como:

- O que é respeito?

- Perceberam ações desrespeitosas, por quê?

- Como vocês sabem das decisões da escola? Participam dessas decisões?

- Todos são ouvidos?

- Todos têm acesso aos materiais e espaços?

- A escola é um lugar agradável? Se não, como melhorá-la?

- Os combinados foram decididos por vocês ou somente pelo professor?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados