19205
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - O que consumimos em casa?

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Refletir sobre consumo doméstico e trabalhar educação financeira a partir da vivência simulada de compra, venda e/ou troca de produtos de consumo cotidiano.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samuel Andrade

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos) . Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano de aula propõe uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a solucionar uma situação-problema cotidiana: “Quanto gasta uma família de quatro pessoas para consumir alguns itens básicos durante uma semana?” Para isso, os estudantes trarão de suas moradias embalagens vazias de produtos diversos e simularão o contexto de um supermercado, mercearia ou venda. Em grupos, vão trabalhar aspectos de adição, subtração, soma e divisão, dentre outras competências matemáticas, de acordo com o que é proposto para a série em que estiverem, para construir uma resposta à questão disparadora.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05 de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e especificidades da sequência.

Ação prévia: solicite aos estudantes que levem para a primeira aula embalagens descartáveis de produtos domésticos já utilizadas e em bom estado, para que construam o ambiente simulado de um supermercado, mercearia ou quitanda. Além de levar tais objetos, espera-se que os estudantes confiram com os familiares os valores médios desses produtos, que conversem sobre a importância deles para a família e a quantidade média de consumo (por exemplo: por que o arroz é importante em nossa casa e quantos pacotes consumimos por mês? Qual o valor de um pacote?). Peça que os estudantes registrem essas informações nos cadernos ou agendas, pois serão úteis para a atividade. Dessa forma, poderão refletir com mais conhecimento e de forma mais embasada na realidade em que vivem sobre a importância e o preço desses produtos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm um forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha o desenvolvimento da criatividade, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: embalagens descartáveis trazidas pelos estudantes e fita adesiva para precificar os produtos.

Material complementar: lista de compras, disponível no material complementar.


Para você saber mais:

Conhecer um pouco mais sobre educação financeira e gastos familiares auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, há indicações de leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:

- Educação financeira desde cedo. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7911/educacao-financeira-desde-cedo. Acesso em: 11 fev. 2020.

- Você sabe ensinar seus alunos a gerir dinheiro? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/14005/voce-sabe-ensinar-seus-alunos-a-gerir-dinheiro. Acesso em: 11 fev. 2020.

- POF 2017-2018: Famílias com até R$ 1,9 mil destinam 61,2% de seus gastos à alimentação e habitação. Fonte: Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao. Acesso em: 11 fev. 2020.

- Famílias brasileiras gastam mais com habitação, transporte e alimentação. Fonte: Veja. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/familias-brasileiras-gastam-mais-com-habitacao-transporte-e-alimentacao/. Acesso em: 11 fev. 2020.

- Transporte ultrapassa alimentação nos maiores gastos das famílias brasileiras. Fonte: Economia – iG. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2019-10-05/transporte-ultrapassa-alimentacao-nos-maiores-gastos-das-familias-brasileiras.html. Acesso em: 11 fev. 2020.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: a pergunta geradora tem função mobilizadora, para já iniciar a aula com um momento de fala da turma, criando um ambiente de abertura, escuta e acolhimento.

Deixe que alguns estudantes mostrem rapidamente as embalagens que trouxeram de casa. Em seguida, realize a apresentação do percurso de aprendizagem proposto pelo plano de aula e, nos casos em que os 3 planos forem realizados, dê toda a sequência. Explique quais são os objetivos, as expectativas de aprendizagem e a trajetória que a turma vivenciará nessa e nas próximas aulas. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: o objetivo desse momento é contar com a colaboração da turma para contextualizar as embalagens que trouxeram. Como ação prévia, foi solicitado que, além de trazerem as embalagens, conversassem com os familiares sobre o valor daqueles produtos, a importância deles para o consumo familiar e a quantidade de uso. Para exemplificar, peça que alguns estudantes falem sobre o produto que trouxeram, apresentando as informações coletadas com os parentes. Como não haverá tempo para que todos se apresentem, sugira que as falas contemplem produtos de diferentes categorias – alimentação, limpeza e outras utilidades domésticas –, criando, assim, um sentido de relevância para todas elas.

Como adequar à sua realidade: pode acontecer de alguns estudantes não levarem embalagens, ou até mesmo de a maioria dos produtos pertencer a uma única categoria. Uma opção para lidar com essa situação é preparar previamente uma apresentação de slides, ou uma página impressa, com figuras de produtos diversos e algumas informações básicas sobre eles. Nesse caso, busque contemplar produtos que sejam de fato consumidos na região onde vivem e que estejam alinhados com a condição socioeconômica média das famílias da turma. Dessa forma, os estudantes poderão se familiarizar mais facilmente com esses exemplos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: proponha a questão do slide para a turma e verifique se alguém sabe indicar um valor aproximado e por quê. Não é esperado que os estudantes tenham uma resposta definitiva, apenas que sejam provocados a refletir sobre ela. Além disso, tenha em vista que, ao questionar sobre os itens considerados importantes, levará em conta as informações apresentadas pelos familiares dos estudantes sobre quais produtos são mais relevantes.

A partir das respostas, busque costurar um comentário sobre como os gastos domésticos, especialmente com alimentação, consomem uma fatia considerável das rendas familiares. Explique que é importante que os estudantes, ao longo da trajetória escolar, desenvolvam conhecimentos para consumir de forma equilibrada e consciente, apoiando as famílias a fazerem o mesmo. Importante destacar que há alguns itens que podem ser considerados essenciais pelas famílias, mas que não são industrializados e, muitas vezes, não têm embalagem, como frutas, legumes e verduras.

Para você saber mais:

Conhecer um pouco mais sobre educação financeira e gastos familiares auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, são indicadas algumas leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região onde a escola está localizada:

- Educação financeira desde cedo. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7911/educacao-financeira-desde-cedo.

- Você sabe ensinar seus alunos a gerir dinheiro? Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/14005/voce-sabe-ensinar-seus-alunos-a-gerir-dinheiro.

- POF 2017-2018: Famílias com até R$ 1,9 mil destinam 61,2% de seus gastos à alimentação e habitação. Fonte: Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao.

- Famílias brasileiras gastam mais com habitação, transporte e alimentação. Fonte: Veja. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/familias-brasileiras-gastam-mais-com-habitacao-transporte-e-alimentacao/.

- Transporte ultrapassa alimentação nos maiores gastos das famílias brasileiras.

Fonte: Economia – iG. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2019-10-05/transporte-ultrapassa-alimentacao-nos-maiores-gastos-das-familias-brasileiras.html.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: a turma, dividida em grupos, vai vivenciar uma simulação de compras no supermercado com o objetivo de construir uma resposta para a situação-problema colocada na etapa anterior: “Quanto gasta uma família de quatro pessoas para consumir alguns itens básicos durante uma semana?” Para isso, são indicados alguns passos:

  • A turma deve organizar as embalagens trazidas em um espaço da sala. A disposição pode ser feita de acordo com as categorias discutidas anteriormente (alimentação, limpeza e outras utilidades domésticas).
  • Os estudantes devem precificar os produtos conforme as informações que coletaram com os familiares. Para isso, podem colar um pedaço de fita adesiva sobre cada embalagem e anotar sobre ela o valor aproximado.
  • A turma deve dividir-se em grupos de 5 estudantes. A organização pode ser livre – por afinidade – ou seguir algum critério sugerido por você, de acordo com o que conhece da turma (caso nas etapas anteriores do plano de aula alguns estudantes tenham demonstrado maior conhecimento sobre as dinâmicas de consumo familiar, é interessante que eles se liguem a diferentes agrupamentos).
  • Cada grupo deve indicar os produtos que considera necessários para uma família de quatro pessoas consumir em uma semana. Além disso, deve indicar a quantidade de cada produto e, ao final das “compras”, calcular o gasto total. Para isso, podem consultar o arquivo “Lista de compras”, documento de registro da atividade indicado na primeira tela (“Sobre este plano”) . Nesse processo, estarão exercitando competências matemáticas relacionadas à soma, subtração, multiplicação e divisão.

A colaboração entre os estudantes é elemento central da Educação Empreendedora. Por isso, nos momentos de trabalho em grupo, destaque para a turma a relevância de que todos se empenhem na atividade, apoiem os colegas de grupo na construção das aprendizagens, se corresponsabilizem pelas ações e deem o melhor de si para que, juntos, desenvolvam um bom trabalho.

Como adequar à sua realidade: nas orientações, foi proposta a simulação de compras em um supermercado. Considere que em algumas comunidades, distritos e cidades, o consumo de produtos domésticos é feito, sobretudo, em vendas e mercearias. Em alguns casos, em vez de compras, são realizadas também trocas e escambos.

Nenhuma dessas situações altera a estruturação da atividade. Fique atento para as palavras que serão usadas na orientação da turma. No caso das trocas e dos escambos, em vez de indicar os custos em reais, oriente os estudantes a mencionarem os produtos ou serviços que são utilizados nessas transações.

Material complementar: lista de compras disponível nos materiais complementares.

Sobre a lista de compras: o consumo de uma família de quatro pessoas varia bastante conforme região, classe social e outros critérios. Não se espera, portanto, que os grupos saibam exatamente o que e quanto consome uma família de quatro pessoas, mas que, a partir da conversa com os familiares e das vivências cotidianas, estimem esses valores e quantidades.

Ajude a turma a construir parâmetros para as listas de compras. Um bom modo de fazer isso é partir dos itens previstos em uma cesta básica, calculada tendo em vista o consumo de uma família de quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) para um mês. A seguir, estão listados os produtos de uma cesta básica com quantidades estimadas de consumo semanal. Além disso, a lista conta com alguns produtos de limpeza adicionais. Para fazer a mediação, confira previamente os preços desses produtos em um supermercado/venda da sua cidade.

- Carne 2 kg

- Leite 4 l

- Feijão 1 kg

- Arroz 1 kg

- Farinha 0,5 kg

- Batata 2 kg

- Legumes (tomate) 2 kg

- Pão 1,5 kg

- Café em pó 0,2 kg

- Frutas (banana) 20 unid

- Açúcar 1 kg

- Óleo/banha 0,5 kg

- Manteiga 0,2 kg

- Papel higiênico 4 unid

- Detergente 1 unid

- Desinfetante 1 unid

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: peça para alguns grupos apresentarem para o restante da turma parte dos produtos que compraram e o valor total das listas deles. Durante as falas, intervenha de forma a problematizar as escolhas:

- Por que escolheram esses produtos? E essa quantidade?

- A conversa com suas famílias ajudou vocês a refletirem sobre quais produtos levar?

Averigue se os grupos fizeram escolhas intencionais e quais critérios tinham em vista nos momentos de decisão. Observe se levaram em conta a situação-problema, suas orientações e o contexto de consumo em que vivem. Caso as apresentações dos grupos não contemplem esses aspectos, apresente algumas perguntas para estimular que reflitam sobre eles, como:

  • O que pensaram ao escolher esses produtos?
  • Por que consideram que eles são suficientes para uma família de quatro pessoas?
  • Por que consideram que eles são importantes para o consumo de uma família?

A partir das apresentações, dialogue com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as listas. Se considerar que alguma delas está muito desalinhada às reais necessidades e possibilidades de uma família de quatro pessoas que viva uma realidade próxima à dos estudantes, converse com a turma e explique o porquê disso. A lista, baseada em uma cesta básica, apresentada anteriormente, pode servir como parâmetro para sua avaliação. Pergunte: “Qual a importância de comprar uma quantidade de produtos adequada ao contexto e ao consumo da família?” Construa com a turma a ideia de que comprar produtos a mais, a não ser que a família tenha se planejado para isso, pode acarretar no desperdício de dinheiro ou de produtos, e que é sempre importante fazer as contas das compras, sejam elas semanais, sejam mensais, para que a família faça uso mais consciente do dinheiro.

Por fim, explique à turma de estudantes que a melhor forma de conferirem se a proposição de compras que fizeram está de acordo com a situação-problema apresentada é conversando com as famílias. Sugira que levem a lista de compras para casa e dialoguem com os parentes sobre as atividades vivenciadas nessas duas aulas. Indique que podem fazer algumas perguntas aos familiares, como:

- Os produtos que escolhemos são necessários?

- Os preços estão corretos ou próximos da realidade?

- Está faltando algum item essencial na nossa lista?

Continuidade da sequência: caso você decida realizar o segundo plano de aula dessa sequência, realize algumas ações e combinados prévios com a turma. Ele propõe que os estudantes investiguem o ciclo de um produto, ou seja, o caminho de produção da matéria-prima até o descarte. Para isso, peça para os alunos escolherem um produto e participem de uma investigação guiada. Portanto, é necessário que a turma escolha, desde já, qual será o produto a ser investigado, de modo que os professores responsáveis possam selecionar um conjunto de materiais de referência (vídeos, textos, reportagens) para apoiar os estudantes em suas investigações.

Para a escolha do produto, apresente à turma alguns questionamentos, como:

- Qual desses produtos que entraram nas listas é mais essencial para o nosso dia a dia?

- Qual deles vocês gostariam de saber mais sobre como é produzido, consumido e sua embalagem é descartada?

A partir das respostas da turma, conversem para chegar a um consenso sobre qual será o produto investigado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos) . Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano de aula propõe uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a solucionar uma situação-problema cotidiana: “Quanto gasta uma família de quatro pessoas para consumir alguns itens básicos durante uma semana?” Para isso, os estudantes trarão de suas moradias embalagens vazias de produtos diversos e simularão o contexto de um supermercado, mercearia ou venda. Em grupos, vão trabalhar aspectos de adição, subtração, soma e divisão, dentre outras competências matemáticas, de acordo com o que é proposto para a série em que estiverem, para construir uma resposta à questão disparadora.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05 de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e especificidades da sequência.

Ação prévia: solicite aos estudantes que levem para a primeira aula embalagens descartáveis de produtos domésticos já utilizadas e em bom estado, para que construam o ambiente simulado de um supermercado, mercearia ou quitanda. Além de levar tais objetos, espera-se que os estudantes confiram com os familiares os valores médios desses produtos, que conversem sobre a importância deles para a família e a quantidade média de consumo (por exemplo: por que o arroz é importante em nossa casa e quantos pacotes consumimos por mês? Qual o valor de um pacote?). Peça que os estudantes registrem essas informações nos cadernos ou agendas, pois serão úteis para a atividade. Dessa forma, poderão refletir com mais conhecimento e de forma mais embasada na realidade em que vivem sobre a importância e o preço desses produtos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm um forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha o desenvolvimento da criatividade, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: embalagens descartáveis trazidas pelos estudantes e fita adesiva para precificar os produtos.

Material complementar: lista de compras, disponível no material complementar.


Para você saber mais:

Conhecer um pouco mais sobre educação financeira e gastos familiares auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, há indicações de leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:

- Educação financeira desde cedo. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7911/educacao-financeira-desde-cedo. Acesso em: 11 fev. 2020.

- Você sabe ensinar seus alunos a gerir dinheiro? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/14005/voce-sabe-ensinar-seus-alunos-a-gerir-dinheiro. Acesso em: 11 fev. 2020.

- POF 2017-2018: Famílias com até R$ 1,9 mil destinam 61,2% de seus gastos à alimentação e habitação. Fonte: Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao. Acesso em: 11 fev. 2020.

- Famílias brasileiras gastam mais com habitação, transporte e alimentação. Fonte: Veja. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/familias-brasileiras-gastam-mais-com-habitacao-transporte-e-alimentacao/. Acesso em: 11 fev. 2020.

- Transporte ultrapassa alimentação nos maiores gastos das famílias brasileiras. Fonte: Economia – iG. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2019-10-05/transporte-ultrapassa-alimentacao-nos-maiores-gastos-das-familias-brasileiras.html. Acesso em: 11 fev. 2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: a pergunta geradora tem função mobilizadora, para já iniciar a aula com um momento de fala da turma, criando um ambiente de abertura, escuta e acolhimento.

Deixe que alguns estudantes mostrem rapidamente as embalagens que trouxeram de casa. Em seguida, realize a apresentação do percurso de aprendizagem proposto pelo plano de aula e, nos casos em que os 3 planos forem realizados, dê toda a sequência. Explique quais são os objetivos, as expectativas de aprendizagem e a trajetória que a turma vivenciará nessa e nas próximas aulas. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: o objetivo desse momento é contar com a colaboração da turma para contextualizar as embalagens que trouxeram. Como ação prévia, foi solicitado que, além de trazerem as embalagens, conversassem com os familiares sobre o valor daqueles produtos, a importância deles para o consumo familiar e a quantidade de uso. Para exemplificar, peça que alguns estudantes falem sobre o produto que trouxeram, apresentando as informações coletadas com os parentes. Como não haverá tempo para que todos se apresentem, sugira que as falas contemplem produtos de diferentes categorias – alimentação, limpeza e outras utilidades domésticas –, criando, assim, um sentido de relevância para todas elas.

Como adequar à sua realidade: pode acontecer de alguns estudantes não levarem embalagens, ou até mesmo de a maioria dos produtos pertencer a uma única categoria. Uma opção para lidar com essa situação é preparar previamente uma apresentação de slides, ou uma página impressa, com figuras de produtos diversos e algumas informações básicas sobre eles. Nesse caso, busque contemplar produtos que sejam de fato consumidos na região onde vivem e que estejam alinhados com a condição socioeconômica média das famílias da turma. Dessa forma, os estudantes poderão se familiarizar mais facilmente com esses exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: proponha a questão do slide para a turma e verifique se alguém sabe indicar um valor aproximado e por quê. Não é esperado que os estudantes tenham uma resposta definitiva, apenas que sejam provocados a refletir sobre ela. Além disso, tenha em vista que, ao questionar sobre os itens considerados importantes, levará em conta as informações apresentadas pelos familiares dos estudantes sobre quais produtos são mais relevantes.

A partir das respostas, busque costurar um comentário sobre como os gastos domésticos, especialmente com alimentação, consomem uma fatia considerável das rendas familiares. Explique que é importante que os estudantes, ao longo da trajetória escolar, desenvolvam conhecimentos para consumir de forma equilibrada e consciente, apoiando as famílias a fazerem o mesmo. Importante destacar que há alguns itens que podem ser considerados essenciais pelas famílias, mas que não são industrializados e, muitas vezes, não têm embalagem, como frutas, legumes e verduras.

Para você saber mais:

Conhecer um pouco mais sobre educação financeira e gastos familiares auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, são indicadas algumas leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região onde a escola está localizada:

- Educação financeira desde cedo. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7911/educacao-financeira-desde-cedo.

- Você sabe ensinar seus alunos a gerir dinheiro? Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/14005/voce-sabe-ensinar-seus-alunos-a-gerir-dinheiro.

- POF 2017-2018: Famílias com até R$ 1,9 mil destinam 61,2% de seus gastos à alimentação e habitação. Fonte: Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao.

- Famílias brasileiras gastam mais com habitação, transporte e alimentação. Fonte: Veja. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/familias-brasileiras-gastam-mais-com-habitacao-transporte-e-alimentacao/.

- Transporte ultrapassa alimentação nos maiores gastos das famílias brasileiras.

Fonte: Economia – iG. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2019-10-05/transporte-ultrapassa-alimentacao-nos-maiores-gastos-das-familias-brasileiras.html.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: a turma, dividida em grupos, vai vivenciar uma simulação de compras no supermercado com o objetivo de construir uma resposta para a situação-problema colocada na etapa anterior: “Quanto gasta uma família de quatro pessoas para consumir alguns itens básicos durante uma semana?” Para isso, são indicados alguns passos:

  • A turma deve organizar as embalagens trazidas em um espaço da sala. A disposição pode ser feita de acordo com as categorias discutidas anteriormente (alimentação, limpeza e outras utilidades domésticas).
  • Os estudantes devem precificar os produtos conforme as informações que coletaram com os familiares. Para isso, podem colar um pedaço de fita adesiva sobre cada embalagem e anotar sobre ela o valor aproximado.
  • A turma deve dividir-se em grupos de 5 estudantes. A organização pode ser livre – por afinidade – ou seguir algum critério sugerido por você, de acordo com o que conhece da turma (caso nas etapas anteriores do plano de aula alguns estudantes tenham demonstrado maior conhecimento sobre as dinâmicas de consumo familiar, é interessante que eles se liguem a diferentes agrupamentos).
  • Cada grupo deve indicar os produtos que considera necessários para uma família de quatro pessoas consumir em uma semana. Além disso, deve indicar a quantidade de cada produto e, ao final das “compras”, calcular o gasto total. Para isso, podem consultar o arquivo “Lista de compras”, documento de registro da atividade indicado na primeira tela (“Sobre este plano”) . Nesse processo, estarão exercitando competências matemáticas relacionadas à soma, subtração, multiplicação e divisão.

A colaboração entre os estudantes é elemento central da Educação Empreendedora. Por isso, nos momentos de trabalho em grupo, destaque para a turma a relevância de que todos se empenhem na atividade, apoiem os colegas de grupo na construção das aprendizagens, se corresponsabilizem pelas ações e deem o melhor de si para que, juntos, desenvolvam um bom trabalho.

Como adequar à sua realidade: nas orientações, foi proposta a simulação de compras em um supermercado. Considere que em algumas comunidades, distritos e cidades, o consumo de produtos domésticos é feito, sobretudo, em vendas e mercearias. Em alguns casos, em vez de compras, são realizadas também trocas e escambos.

Nenhuma dessas situações altera a estruturação da atividade. Fique atento para as palavras que serão usadas na orientação da turma. No caso das trocas e dos escambos, em vez de indicar os custos em reais, oriente os estudantes a mencionarem os produtos ou serviços que são utilizados nessas transações.

Material complementar: lista de compras disponível nos materiais complementares.

Sobre a lista de compras: o consumo de uma família de quatro pessoas varia bastante conforme região, classe social e outros critérios. Não se espera, portanto, que os grupos saibam exatamente o que e quanto consome uma família de quatro pessoas, mas que, a partir da conversa com os familiares e das vivências cotidianas, estimem esses valores e quantidades.

Ajude a turma a construir parâmetros para as listas de compras. Um bom modo de fazer isso é partir dos itens previstos em uma cesta básica, calculada tendo em vista o consumo de uma família de quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) para um mês. A seguir, estão listados os produtos de uma cesta básica com quantidades estimadas de consumo semanal. Além disso, a lista conta com alguns produtos de limpeza adicionais. Para fazer a mediação, confira previamente os preços desses produtos em um supermercado/venda da sua cidade.

- Carne 2 kg

- Leite 4 l

- Feijão 1 kg

- Arroz 1 kg

- Farinha 0,5 kg

- Batata 2 kg

- Legumes (tomate) 2 kg

- Pão 1,5 kg

- Café em pó 0,2 kg

- Frutas (banana) 20 unid

- Açúcar 1 kg

- Óleo/banha 0,5 kg

- Manteiga 0,2 kg

- Papel higiênico 4 unid

- Detergente 1 unid

- Desinfetante 1 unid

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: peça para alguns grupos apresentarem para o restante da turma parte dos produtos que compraram e o valor total das listas deles. Durante as falas, intervenha de forma a problematizar as escolhas:

- Por que escolheram esses produtos? E essa quantidade?

- A conversa com suas famílias ajudou vocês a refletirem sobre quais produtos levar?

Averigue se os grupos fizeram escolhas intencionais e quais critérios tinham em vista nos momentos de decisão. Observe se levaram em conta a situação-problema, suas orientações e o contexto de consumo em que vivem. Caso as apresentações dos grupos não contemplem esses aspectos, apresente algumas perguntas para estimular que reflitam sobre eles, como:

  • O que pensaram ao escolher esses produtos?
  • Por que consideram que eles são suficientes para uma família de quatro pessoas?
  • Por que consideram que eles são importantes para o consumo de uma família?

A partir das apresentações, dialogue com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as listas. Se considerar que alguma delas está muito desalinhada às reais necessidades e possibilidades de uma família de quatro pessoas que viva uma realidade próxima à dos estudantes, converse com a turma e explique o porquê disso. A lista, baseada em uma cesta básica, apresentada anteriormente, pode servir como parâmetro para sua avaliação. Pergunte: “Qual a importância de comprar uma quantidade de produtos adequada ao contexto e ao consumo da família?” Construa com a turma a ideia de que comprar produtos a mais, a não ser que a família tenha se planejado para isso, pode acarretar no desperdício de dinheiro ou de produtos, e que é sempre importante fazer as contas das compras, sejam elas semanais, sejam mensais, para que a família faça uso mais consciente do dinheiro.

Por fim, explique à turma de estudantes que a melhor forma de conferirem se a proposição de compras que fizeram está de acordo com a situação-problema apresentada é conversando com as famílias. Sugira que levem a lista de compras para casa e dialoguem com os parentes sobre as atividades vivenciadas nessas duas aulas. Indique que podem fazer algumas perguntas aos familiares, como:

- Os produtos que escolhemos são necessários?

- Os preços estão corretos ou próximos da realidade?

- Está faltando algum item essencial na nossa lista?

Continuidade da sequência: caso você decida realizar o segundo plano de aula dessa sequência, realize algumas ações e combinados prévios com a turma. Ele propõe que os estudantes investiguem o ciclo de um produto, ou seja, o caminho de produção da matéria-prima até o descarte. Para isso, peça para os alunos escolherem um produto e participem de uma investigação guiada. Portanto, é necessário que a turma escolha, desde já, qual será o produto a ser investigado, de modo que os professores responsáveis possam selecionar um conjunto de materiais de referência (vídeos, textos, reportagens) para apoiar os estudantes em suas investigações.

Para a escolha do produto, apresente à turma alguns questionamentos, como:

- Qual desses produtos que entraram nas listas é mais essencial para o nosso dia a dia?

- Qual deles vocês gostariam de saber mais sobre como é produzido, consumido e sua embalagem é descartada?

A partir das respostas da turma, conversem para chegar a um consenso sobre qual será o produto investigado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano