Imagens de rodas
Plano de Aula
Plano de aula: A roda como forma de organização e brincadeira
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre (Re)inventando a roda!
Por: Aline Soares Silva
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.
Resumo da sequência: Esta sequência é composta por 3 planos. Nela, as crianças serão convidadas a pensar nas atividades em roda para além do brincar. Pretende-se que percebam, por meio das atividades e reflexões propostas, que as vivências, brincadeiras e demais situações em roda são formas de aprendizagem e interação. Pretende-se abordar a ideia da colaboração e coletividade, além da importância da tomada de decisão em grupos. Para isso, a turma vivenciará e refletirá sobre variadas atividades em roda e, posteriormente, realizará, de forma mais autônoma e intencional, uma proposição de atividade em roda.
Sobre este plano: este plano contempla uma aula de 50 minutos. É indicado que dê sequência a ele com o plano 3. Nesta aula, serão propostas uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia de cooperação e coletividade, por meio do lúdico e do brincar. Em grupos, os alunos irão conhecer brincadeiras e situações de roda pelo mundo, tanto aquelas coletadas por meio de pesquisas prévias, como outras que serão apresentadas ao longo do plano. Explore a roda também como forma de organização e convívio, para resolução de conflitos, tomadas de de decisão, além de possibilitar a troca de experiências. Os estudantes deverão identificar as funções da roda em diferentes contextos, vivenciá-las e refletir sobre a funcionalidade dela nos grupos.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF15AR03), (EF12EF01) e (EF01GE02) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento e 3. Repertório cultural.
Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros com outro. Caso seja possível, sugere-se a aplicação do plano 3 na sequência deste.
Ação prévia: É importante que nesta aula sejam resgatadas as pesquisas solicitadas às crianças na aula anterior, além das conversas que tiveram com os pais sobre as rodas de sua infância. Caso não tenha realizado o plano 1, solicite às crianças que pesquisem sobre as brincadeiras e situações de roda pelo mundo e conversem com seus familiares sobre como brincavam de roda na infância.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: A sequência coloca em pauta a importância da organização do trabalho colaborativo, busca desenvolver a interação entre os pares e autonomia, com intuito de favorecer o exercício de escolhas pelos estudantes. Espera-se que eles compreendam a funcionalidade das rodas como momentos não apenas de lazer, mas de situações que promovem a socialização e integração do grupo e ajudam a lidar com aspectos da coletividade.
Materiais necessários: Imagens de rodas pelo mundo. Projeção ou impressas.
O arquivo das imagens pode ser impresso nos materiais complementares.
Para você saber mais:
É importante reconhecer as diversas formas de manifestações em rodas, percebendo-as como momentos de integração e socialização de grupos. As aulas e vídeos sugeridos trazem maior embasamento e repertório para discutir a função da roda com os grupos.
- Brincadeiras de roda em várias parte do mundo
Disponível em: https://g1.globo.com/como-sera/noticia/2019/08/03/aprenda-brincadeiras-de-diferentes-partes-do-mundo.ghtml
Acesso em: 05/03/2020
- Escola educação - 10 brincadeiras de roda
Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-de-roda/
Acesso: 19/03/2020
- Q Divertido - Site com cantigas de roda
Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=44
Acesso: 15/02/2020
- A importância do lúdico através de brincadeiras cantadas na educação infantil no contexto da gestão escolar - Fonte: Monografia de especialização
Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2612/Lima_Maria_Valrineide_da_Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Acesso em: 02/02/2020
Introdução
Tempo sugerido: 15 min. (total)
Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em roda. Os alunos ficarão mais bem acomodados se assentados no chão. Sente-se junto a eles e, de preferência, adote uma postura parecida, para que assim se sintam mais acolhidos.
Abra a conversa perguntando sobre como foi a tarefa (para casa) realizada na aula anterior. Lembre-se de que, caso não tenha realizado o plano 1, é importante que as crianças tenham sido orientadas a conversarem com os pais sobre as rodas da infância, além de pesquisarem sobre brincadeiras e situações de roda pelo mundo.
Projete, leia ou escreva no quadro a frase apresentada no slide.
Questione a respeito da conversa que tiveram com a família sobre rodas da infância. Faça perguntas como:
- Como foi a conversa com sua família?
- A roda é uma coisa nova ou antiga?
- Você já conhecia alguma brincadeira que seus pais faziam?
- As reuniões em roda eram diferentes daquelas que fazemos hoje?
Valorize e explore as informações trazidas pelos alunos sobre as vivências dos pais e familiares. É interessante que as crianças vejam como elas e os pais possuem coisas em comum em relação às atividades da infância. Diga a elas como é importante conhecermos e valorizarmos nosso passado e o passado de quem amamos. É importante que percebam que as brincadeiras e situações de roda fazem parte da cultura do nosso povo e que servem e sempre serviram como forma de interação, trabalho em grupo e tomadas de decisão.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA