Foto - Assembleia
Plano de Aula
Plano de aula: Fazendo roda para tomar decisões
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre (Re)inventando a roda!
Por: Aline Soares Silva
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
As orientações desse plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos. Nela, as crianças serão convidadas a pensar nas atividades em roda para além do brincar. Pretende-se que percebam, por meio das atividades e reflexões propostas, que as vivências, brincadeiras e demais situações em roda são formas de aprendizagem e interação. Pretende-se abordar a ideia da colaboração e da coletividade, além da importância da tomada de decisão em grupos. Para isso, a turma vivenciará e refletirá sobre variadas atividades em roda e, posteriormente, realizará, de forma mais autônoma e intencional, uma proposição de atividade em roda.
Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 50 minutos e finaliza a sequência de (re)inventando a roda. Nessa aula serão propostas reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia de cooperação, coletividade e tomada de decisão por meio de vivências em roda. Os alunos farão uma reflexão sobre o uso da roda em sala de aula, para propor soluções a algumas questões do grupo. A roda será vivenciada por meio de assembleia.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 3 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF15AR03, EF12EF01 e EF01GE02, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento e 3. Repertório cultural.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros com outro.
Ação prévia: caso não tenha realizado o plano 2 dessa sequência, apresente para seu grupo, antes dessa aula, algumas imagens que mostram situações de roda pelo mundo e através dos tempos. É importante mostrar rodas para o trabalho, para o estudo, comemorações, e não apenas no campo do brincar. Faça o levantamento de questões e situações de conflito que precisam ser revisadas com a turma. Caso não haja conflitos, pense um uma situação em que o grupo precisa se reunir, em assembleia, para resolver.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta a importância da organização do trabalho colaborativo, busca desenvolver a interação entre os pares e a autonomia, com o intuito de favorecer o exercício de escolhas pelos estudantes. Espera-se que eles compreendam a funcionalidade das rodas como momentos não apenas de lazer, mas de situações que promovem a socialização e a integração do grupo e ajudam a lidar com aspectos da coletividade.
Materiais necessários:
Slide 2 - Texto professora Ana - (Materiais complementares)
Imagem slide 3 - (Materiais complementares)
Regras slide 5 - (Materiais complementares)
Para você saber mais:
É importante reconhecer as diversas formas de manifestações em rodas, percebendo-as como momentos de integração e socialização de grupos. As aulas e vídeos sugeridos trazem maior embasamento e repertório para discutir a função da roda com os grupos.
- Hora de montar uma assembleia escolar - Nova Escola
Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/924/hora-de-montar-uma-assembleia-escolar-o-que-fazer
Acesso: 29/2/2020
- Experiências de assembleias de classe nas séries iniciais do Ensino Fundamental - Fonte: MEC
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/19_pataro.pdf
Acesso: 29/2/2020
- A importância do lúdico através de brincadeiras cantadas na Educação Infantil no contexto da gestão escolar - Fonte: Monografia de especialização
Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2612/Lima_Maria_Valrineide_da_Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Acesso em: 2/2/2020
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos (tempo total)
Orientações: acolha o grupo com as carteiras organizadas enfileiradas. Fique à frente da turma e abra a conversa dizendo aos estudantes que terão de resolver um problema. Projete o slide com o problema da professora Ana.
Caso não conte com projetor, você pode imprimir o texto do material complementar.
Peça aos alunos para lerem o problema juntos e em voz alta. Aproveite a leitura e questione o grupo se situações como essas acontecem com a turma. Ouça os alunos e diga que precisam buscar uma solução juntos para o problema e, em seguida, faça alguns questionamentos:
- Se um problema como esse ocorresse em nossa sala, o que faríamos?
- Qual a melhor forma de resolver situações de conflito?
- Como você ajudaria a professora?
Espera-se que o grupo fale sobre fazerem algum tipo de reunião, conversa ou combinados. Auxilie nas discussões perguntando se a forma que estão organizados melhora a conversa para resolução de problemas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA