Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, o principal objetivo é discutir a importância da sustentabilidade para o planeta a partir do exemplo da escola de vocês.
Materiais necessários: Uma cartolina para cada grupo formado, canetinha, lápis de cor, fita crepe.
Material complementar:
Imagem Contextualização
Tabela Ação Propositiva
Para você saber mais:
MAGALHÃES, Lana. Sustentabilidade. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/sustentabilidade/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Sustentabilidade: da teoria à prática. WWF Brazil. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/participe/porque_participar/sustentabilidade/>. Acesso: 16 abr 2019.
Contextos prévios: Recomenda-se que os alunos já tenham visto conceitos que podem aparecer na aula como: poluição e desmatamento.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Esclareça aos alunos a diferença entre o conceito de sustentabilidade e o de desenvolvimento sustentável. Diga que o desenvolvimento sustentável está visa integrar o crescimento econômico com a conservação da natureza. Já a sustentabilidade, que é o tema central da aula, objetiva garantir que os recursos naturais do planeta sobrevivam, buscando soluções ecológicas e mais eficientes para uma melhor vivência. Sendo assim, o Desenvolvimento Sustentável é parte da Sustentabilidade, e pode ser desenvolvido em escala global, regional e local, um interagindo com o outro, construindo um sistema de soluções ambientais.
Para você saber mais:
O que é sustentabilidade? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/sustentabilidade/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para algum aluno explicá-la para a turma. Neste momento, oriente-os com as seguintes perguntas:
- Por que a sustentabilidade é importante?
- Como ser sustentável?
Com base na imagem, os alunos devem concluir que para existir sustentabilidade é necessário unir a sociedade, a natureza e a economia. É preciso que a sociedade colabore com pequenos gestos diários que incluem a natureza e a forma como o ser humano age na sociedade; os países, estados e cidades devem agir em prol da natureza, buscando novas estratégias e maneiras de crescer e se desenvolver sem destruí-la, repensando a forma como a natureza é utilizada pelo ser humano.
Os alunos devem compreender que a sustentabilidade vai além de “salvar a natureza” e engloba toda a sociedade, em diversos aspectos que garantem uma melhor sobrevivência dos seres humanos e da sua relação com a natureza.
Destaque neste momento a relevância das atividades econômicas no processo de destruição da natureza: a atividade industrial e agrícola são agentes que atuam diretamente na destruição do planeta, retirando os recursos naturais e devolvendo-os muitas vezes, por exemplo, em forma de poluição e lixo.
Imagem Contextualização
Como adequar à sua realidade: Procure saber se em sua cidade há ações sustentáveis e aproveite o momento para dividir com a turma.
Para você saber mais:
MAGALHÃES, Lana. Sustentabilidade. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/sustentabilidade/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a pergunta para os alunos. Peça para eles se reunirem em grupos de 4 a 5 pessoas. A ideia é que os grupos discutam se a escola que estudam é sustentável. Oriente para que eles escrevam no caderno o que acham que é sustentável na escola e o que acham que não é, a partir da seguinte pergunta:
- O que pode melhorar na escola para que ela se torna mais sustentável?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Mantenha os grupos, nesta etapa eles deverão andar pela escola e localizar problemas que não tornam a escola sustentável. Para isso, cada grupo deve receber e preencher a ficha que está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/axMaSsCpA6THh3GRwduvGcUg697HSTNVxamWT5y23eqcf5DQtsFKrkrxb74e/geo6-11und04-tabela-acao-propositiva.pdf
Para este momento, cada grupo deverá preencher apenas até a coluna “hora do registro”.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Nesta etapa, os alunos devem voltar para a sala de aula, se reunir em grupos e através do que anotaram na tabela, deverão preencher a última coluna da tabela “solução proposta”, em que os alunos devem pensar numa solução que realmente diminua o problema que encontraram.