Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, impressões, fita adesiva.
Material complementar:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z6ZW3hFrc3eRJc9aVapnWWzG4p4Qrvn7NNqQB7ncS6STEHCcSjUfJrBH3eyT/geo5-02und06-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Em938hVQf4F8m6ggzzVMTYnYHMRagAmQBVUcZDwts4QD5SQDE2b7ZeaV2Gxe/geo5-02und06-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Aspectos culturais da Região Centro-Oeste
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-centrooeste.htm
Aspectos culturais da Região Centro-Oeste
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturacentrooeste.php
Contextos prévios: Cultura, elementos culturais, cultura brasileira, regiões brasileiras, Região Centro-Oeste.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e em seguida faça questionamentos como: Vocês sabem o que são manifestações culturais? Você sabe algo sobre as manifestações culturais na Região Centro-Oeste do Brasil?
Para você saber mais:
Cultura do Centro-Oeste - Formação e manifestações culturais
https://www.gestaoeducacional.com.br/cultura-do-centro-oeste-formacao-e-manifestacoes-culturais/
Cultura Brasileira: Região Centro-Oeste
http://www.postalbrasil.com.br/ct/cultura/conheca-a-cultura-da-regiao-centrooeste-do-brasil
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça para que os alunos leiam o trecho do texto disposto no slide e identifique junto a eles elementos textuais como título, fonte, autoria e tema do texto. Em seguida, faça os seguintes questionamentos: Sobre o que esse texto fala? Que aspectos esse texto aborda? Em que região do Brasil estes aspectos estão presentes?
Para você saber mais:
Comidas do Centro-Oeste
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-centro-oeste.html
Diversidade cultural brasileira - Região Centro-Oeste
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Estimule os alunos a pensarem sobre as manifestações culturais na região Centro-Oeste. Pergunte aos alunos: Quais as principais manifestações culturais que marcam a Região Centro-Oeste do país?
Para você saber mais:
Confira o patrimônio cultural da região Centro-Oeste
Cultura da região Centro-Oeste do Brasil
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para esta etapa, divida a turma em cinco equipes, onde cada uma deverá abordar um tema disponível sobre as manifestações culturais na Região Centro-Oeste: Festas; Dança e música; Culinária; Artesanato; e Mitos e lendas folclóricas. Estes temas estão divididos nos textos no Material Complementar.
Em seguida, peça aos alunos que realizem a leitura e selecionem elementos das manifestações culturais na região Centro-Oeste de acordo com o tema do seu grupo. Os alunos deverão fazer a seleção desses elementos culturais presentes nos textos e transcrevê-los para pequenas tarjetas de papel.
Material complementar:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z6ZW3hFrc3eRJc9aVapnWWzG4p4Qrvn7NNqQB7ncS6STEHCcSjUfJrBH3eyT/geo5-02und06-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Cultura do Centro-Oeste
https://www.todamateria.com.br/cultura-do-centro-oeste/
Cultura da Região Centro-Oeste
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-centrooeste.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Imprima o mapa da região Centro-Oeste disponível no Material complementar ou reproduza-o através do projetor. Peça aos grupos que identifiquem no mapa o estado ou estados onde ocorrem as manifestações culturais observadas por eles nos textos. Após identificarem, eles deverão colar a tarjeta com fita adesiva no local indicado no mapa da região Centro-Oeste.
Não há necessidade de identificação dos municípios, basta apenas que os alunos identifiquem os estados onde ocorrem as manifestações culturais. Nos casos em que o texto não identifica locais específicos, os alunos deverão colocar tarjetas em todos os estados do mapa da região.
É importante que, nesse momento, haja também uma diálogo sobre a importância da cultura para a região, assim como a importância da valorização da cultura para as pessoas desse lugar e sobre a importância das pessoas de outros lugares valorizarem a cultura presente na região abordada.
Material complementar:
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Em938hVQf4F8m6ggzzVMTYnYHMRagAmQBVUcZDwts4QD5SQDE2b7ZeaV2Gxe/geo5-02und06-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Danças típicas - Região Centro-Oeste
http://dancas-tipicas.info/regiao-centro-oeste.html
Região Centro-Oeste
https://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm