Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula será observado o curso do Rio Paraná e os motivos de sua vertente endorreica.
Para a ação propositiva a sala deverá ser organizada em grupos de 4 pessoas.
Materiais necessários: Mapa hidrográfico brasileiro, argila ou massa de modelar, papel canson A3, canetas hidrocor.
Link para os mapas:
Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.
Brasil Físico. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.
Para você saber mais:
Para conhecer um pouco mais dessa grandiosa obra, acesse o site https://www.itaipu.gov.br, acesso em 12 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para que os alunos compreendam aspectos relacionados a vertente hidrográfica é necessário que já tenham tido contato com o desenho de uma bacia hidrográfica e seus elementos, tais como, nascente, foz, afluentes e subafluentes. Trabalharemos a visão vertical da Bacia do Rio Paraná, caso os alunos nunca tenham trabalhado com essa perspectiva poderão apresentar dificuldade na leitura da imagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente que nessa aula eles irão pensar sobre os motivos que determinam o caminho de um rio.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite que os alunos observem o slide e pergunte se eles sabem o que é uma usina hidrelétrica. Permita que alguns falem e complemente dizendo que usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de energia utilizando para isso a força das águas de rios. Leia para a classe as seguintes curiosidades a respeito dessa usina:
• O volume total de concreto utilizado na construção da usina seria suficiente para construir 210 estádios de futebol como o do Maracanã, no Rio de Janeiro.
• O ferro e aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.
• A altura da barragem principal (196 metros) equivale à altura de um prédio de 65 andares.
Para concluir, questione-os se sabem onde fica localizada essa gigantesca usina hidrelétrica, permita que eles palpitem livremente e comente que Itaipu está localizada no Rio Paraná e é uma usina binacional que pertence ao Brasil e ao Paraguai.
Para você saber mais:
Para mais informações sobre a Usina de Itaipu acesse o site: <https://www.itaipu.gov.br>. Acesso em: 12 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Relembre os alunos que as águas dos rios sempre correm dos lugares mais altos para os lugares mais baixos, e, portanto, quase sempre o destino de um rio é o mar, a exceção seria desaguar em um lago, por exemplo. Solicite que os alunos observem o desenho que representa o percurso do Rio Paraná, por onde passa a maior usina hidrelétrica do mundo, Itaipu.
Induza a observação questionando onde o rio nasce, como ele é chamado antes de receber as águas do rio Parnaíba, por quais estados passa e em mais quais países ele está presente. Para concluir a observação, questione-o sobre qual é o destino final desse importante rio. Com a observação concluída, solicite que os alunos leiam o questionamento do slide e reforce a curiosidade dos mesmos perguntando:
- Como se determina o curso que um rio deve fazer?
Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 12 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Com a sala dividida em grupos de 4 pessoas, distribua um papel Canson A3, argila ou massa de modelar e canetas hidrocolor. Projete o mapa do slide e oriente os alunos que eles deverão, observando o território brasileiro, representar com os materiais recebidos uma forma de responder ao questionamento da problematização: Se o Rio Paraná nasce no território brasileiro, por que ele não deságua no nosso litoral?
Solicite que os alunos complementem suas produções representando com caneta hidrocor um rio que caminhe para o oceano Atlântico no litoral brasileiro.
Brasil Físico. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organizar os trabalhos realizados na frente da classe e solicitar que, grupo por grupo, exponham o que pensaram e o que procuraram demonstrar com os materiais recebidos. Questione a classe sobre quais foram as hipóteses levantadas para o destino do Rio Paraná. Permita que os alunos se manifestem a fim de chegar na conclusão da função do relevo no caminho dos rios. Caso os alunos não cheguem sozinhos a essa conclusão, conclua a aula afirmando que o relevo é o fator determinante para o estabelecimento do caminho dos rios.