17856
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Índice de Gini: desigualdade social

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a desigualdade social a partir da análise do Índice de Gini e letras de músicas de rap.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Desigualdade social

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a desigualdade social a partir da análise do Índice de Gini e de letras de música. O plano de aula aborda as desigualdades socioeconômicas a partir de letras de músicas de rap (“Tempos difíceis”, do Racionais MC's, e "Rap da desigualdade social”). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos as letras de música disponíveis aqui. Separe-os em duplas e solicite que escutem as músicas acompanhando a letra. A ideia é que contextualizem a desigualdade social a partir dos exemplos e casos abordados nas canções. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui. Grave um áudio e pergunte a eles: "Como as letras das músicas abordam a questão da desigualdade social? Essas desigualdades também podem ser visualizadas no Índice de Gini. Vamos compreender o que ele significa?". Incentive-os a participar via WhatsApp. Se achar necessário, defina o conceito de desigualdade social, chamada também de desigualdade socioeconômica, um problema social presente em todos os países do mundo, decorrente da má distribuição de renda e da falta de investimentos na área social, como em educação e saúde. Em seguida, questione-os se conhecem o Índice de Gini, indicador socioeconômico que mede a desigualdade social. Analise o mapa enviado sobre a desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini, de acordo com dados do Banco Mundial (2014). Compare alguns países da América Latina em relação ao Brasil e ao mundo.Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique que após as discussões anteriores, acerca da desigualdade social no mundo e a compreensão e análise do Índice de Gini nos países da América Latina, os alunos devem, em duplas, criar um verso curto de rap ou poesia acerca de algum exemplo de desigualdade social. Solicite que se inspirem nas músicas apresentadas ou em casos de desigualdade dentro da sua comunidade ou da realidade da sua cidade. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Neste momento, os alunos devem gravar áudios declamando seus poemas ou cantando seus versos com base no tema da aula. Espera-se que, ao final da aula, tenham compreendido o conceito de desigualdade social e a importância do Índice de Gini para mensurar as desigualdades e comparar os países, além de conhecer um pouco mais da cultura do rap e das músicas de protesto. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre música e desigualdades sociais. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_17UND05

(EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas