17818
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A indústria e os demais setores da economia no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre entender como a indústria auxiliou na transformação/modernização dos demais setores econômicos.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano visa promover uma reflexão das transformações realizadas pela indústria nos demais setores econômicos. No campo, a mecanização e a modernização dos implementos agrícolas aumentou a produtividade ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor. Já a indústria, por sua vez, também apresentou uma redução na demanda mão de obra, dada a crescente utilização de robôs na linha de produção. Por fim, verifica-se um um forte crescimento do setor terciário, que absorveu toda a mão de obra excedente, seja na forma do trabalho formal quanto no informal.

Materiais necessários: Cartolina, lápis, lápis de cor, borracha, caneta e hidrocor.

Materiais complementares:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cnKsdhEb2DZXkumT6yNEjzqT8YCGAWxuAKFumnd436wD38xYEDyaWzUQV5HY/ge07-08un06-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uSbyZtEbf4MmVdKVZQhfzAf7CqWYUjrqWcADZnzYAzatkr3nw4c2QDKEkPCA/ge07-08un06-problematizacao-imagens.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4ACGVBDj2cUrvmuUrnQSgygf7Ergfuujhv7TtrATAqnEBtAKvxA6CcdJDZ7/geo7-08un06-acao-propositiva-atividade.pdf

Exemplo de mapa conceitual da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wF7RM6xSHDv7MgngpGhJ7jPcGf8xTpRXDTjnU8yGCVhKQndvsvyYGF6ekR4a/geo7-08un06-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

O crescimento da atividade industrial promoveu fortes transformações no setor primário, ao exigir maior eficiência e qualidade de seus produtos. Das indústrias saíram os principais implementos agrícolas (adubos, fertilizantes, agrotóxicos, maquinário, ferramentas, etc.) que propiciaram um grande aumento de produtividade no campo brasileiro ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor, que se viu obrigada a migrar para as cidades. As grandes indústrias também modernizaram os seus processos produtivos, mecanizando sua produção, aumentando a produtividade e também reduzindo a necessidade de mão de obra em suas fábricas. Toda esta mão de obra excedente foi absorvida pelo setor terciário (comércio e prestação de serviços) formal e informal, e que, atualmente, responde pela maior parte do PIB do país.

Para mais informações sobre estas transformações acesse os links abaixo:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos com até 4 alunos, esta formatação deverá ser mantida até o final da aula. Apresente o tema para os alunos e informe que deverão refletir sobre como a indústria afeta, direta e indiretamente, os outros setores da economia.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Desenhe uma tabela no quadro contendo três colunas, uma para cada setor da economia. Informe que todas as atividades econômicas existentes são agrupadas em um destes setores. Após, solicite que dois alunos de cada grupo informem a profissão de seu responsável (pai, mãe, etc.). Coloque o nome de cada profissão (médico, advogado, agricultor, etc.) dentro de sua respectiva coluna. Estando as profissões listadas na tabela, pergunte aos alunos o que faz cada um destes setores. Utilize este momento para construir coletiva e colaborativamente o significado de cada setor econômico.

Obs: dependendo das características socioeconômicas do local onde a escola está inserida, haverá a predominância de um ou outro setor.

Materiais complementares

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cnKsdhEb2DZXkumT6yNEjzqT8YCGAWxuAKFumnd436wD38xYEDyaWzUQV5HY/ge07-08un06-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos reais, que fazem parte da realidade dos alunos e de seus familiares, para construir coletivamente o significado de cada um destes setores.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos identifiquem a quais setores pertencem cada uma das imagens contidas no slide. Após, promova uma rápida reflexão sobre a importância de cada um deles.

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos reais, que fazem parte da realidade dos alunos e de seus familiares, para construir coletivamente o significado de cada um destes setores.

Fontes das imagens:

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Utilize este momento para aprofundar o entendimento a respeito do funcionamento e interdependência entre estes setores econômicos. Faça a pergunta contida no slide “como os setores da economia estão interligados?”. Se a turma ainda estiver confusa pergunte o que o setor primário manda para o secundário e vice-versa, assim como o que o secundário manda para o terciário e vice-versa. Estes questionamentos auxiliarão os alunos no entendimento das múltiplas relações entre estes setores.

Como adequar à sua realidade: Utilize como exemplo atividades econômicas presentes na cidade onde a escola está localizada.

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Confusion#/media/File:Confused_man.jpg

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide para os alunos e deixe que respondam. Solicite que os grupos analisem as imagens e que informem quais diferenças são observadas entre elas.

Espera-se que os alunos compreendam que quanto maior a tecnologia empregada no campo e na indústria menor será a necessidade de mão de obra nestas atividades, visto que as máquinas substituíram o trabalho humano, tornando mais rápida e eficiente a produção, além de aumentar a produtividade destas atividades.

Materiais complementares

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uSbyZtEbf4MmVdKVZQhfzAf7CqWYUjrqWcADZnzYAzatkr3nw4c2QDKEkPCA/ge07-08un06-problematizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Utilize atividades existentes no bairro ou cidade onde a escola está inserida para exemplificar os impactos causados pela mecanização da produção na produtividade e oferta de empregos.

Fonte das imagens:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Promova uma reflexão com a turma através da comparação entre os dados presentes no gráfico deste slide com a tabela feita no quadro onde constam as profissões dos responsáveis dos alunos da turma. Solicite que informem possíveis semelhanças e diferenças entre eles. Após, informe que, ao longo dos últimos anos, observou-se no Brasil uma redução progressiva da mão de obra empregada no campo e na indústria, resultante da modernização tecnológica destes setores, que migrou para o setor terciário.

Observação: o grau de semelhanças ou diferenças observadas entre o gráfico e a tabela irá variar de acordo com o contexto socioespacial onde a escola está inserida: em um área urbana ou rural, comercial ou industrial, etc.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 19 minutos

Orientações: Distribua a cada grupo uma folha de cartolina e a folha de atividade contendo os textos desta etapa. Solicite aos alunos que leiam o texto. Após, informe que deverão elaborar, na cartolina, um mapa conceitual que explique como a indústria vem transformando o setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo) e o setor terciário (comércio e prestação de serviços) no Brasil. Para isto, escreva no quadro as seguintes palavras-chave que o mapa conceitual poderá utilizar: industrialização, desenvolvimento tecnológico, produtividade, mão de obra, setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo), setor terciário ( comércio, prestação de serviços). Os alunos poderão acrescentar outras palavras-chave se assim desejarem.

Os textos utilizados nesta etapa estão disponíveis no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4ACGVBDj2cUrvmuUrnQSgygf7Ergfuujhv7TtrATAqnEBtAKvxA6CcdJDZ7/geo7-08un06-acao-propositiva-atividade.pdf

No link abaixo está disponibilizado um exemplo de como ficaria o mapa conceitual elaborado pelos alunos. Vale ressaltar, que mais importante do que a forma tomada pelo mapa conceitual é a clareza, amplitude e profundidade de questões que ele aborda. A utilização de verbos e preposições colocadas sobre as setas é fundamental se conferir um sentido semântico às ideias representadas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wF7RM6xSHDv7MgngpGhJ7jPcGf8xTpRXDTjnU8yGCVhKQndvsvyYGF6ekR4a/geo7-08un06-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

Um mapa conceitual bem feito deve utilizar, sobre as setas, termos de ligação apropriados (verbos e preposições) de modo a dar sentido semântico a ele, originando uma proposição. Para maiores informações sobre o que são e como elaborar mapas conceituais acesse o link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=vLFVLmUhSQo

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minuto

Orientações: Solicite aos grupos que apresentem seus mapas conceituais para a turma. Espera-se, neste momento, que os alunos levantem questões referentes ao aumento de produtividade no campo, redução da demanda de emprego nos setores primário e secundário, decorrentes da mecanização e robotização destas atividade, e o consequente aumento da mão de obra ocupada no setor terciário, que absorveu os trabalhadores excedentes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano visa promover uma reflexão das transformações realizadas pela indústria nos demais setores econômicos. No campo, a mecanização e a modernização dos implementos agrícolas aumentou a produtividade ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor. Já a indústria, por sua vez, também apresentou uma redução na demanda mão de obra, dada a crescente utilização de robôs na linha de produção. Por fim, verifica-se um um forte crescimento do setor terciário, que absorveu toda a mão de obra excedente, seja na forma do trabalho formal quanto no informal.

Materiais necessários: Cartolina, lápis, lápis de cor, borracha, caneta e hidrocor.

Materiais complementares:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cnKsdhEb2DZXkumT6yNEjzqT8YCGAWxuAKFumnd436wD38xYEDyaWzUQV5HY/ge07-08un06-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uSbyZtEbf4MmVdKVZQhfzAf7CqWYUjrqWcADZnzYAzatkr3nw4c2QDKEkPCA/ge07-08un06-problematizacao-imagens.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4ACGVBDj2cUrvmuUrnQSgygf7Ergfuujhv7TtrATAqnEBtAKvxA6CcdJDZ7/geo7-08un06-acao-propositiva-atividade.pdf

Exemplo de mapa conceitual da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wF7RM6xSHDv7MgngpGhJ7jPcGf8xTpRXDTjnU8yGCVhKQndvsvyYGF6ekR4a/geo7-08un06-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

O crescimento da atividade industrial promoveu fortes transformações no setor primário, ao exigir maior eficiência e qualidade de seus produtos. Das indústrias saíram os principais implementos agrícolas (adubos, fertilizantes, agrotóxicos, maquinário, ferramentas, etc.) que propiciaram um grande aumento de produtividade no campo brasileiro ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor, que se viu obrigada a migrar para as cidades. As grandes indústrias também modernizaram os seus processos produtivos, mecanizando sua produção, aumentando a produtividade e também reduzindo a necessidade de mão de obra em suas fábricas. Toda esta mão de obra excedente foi absorvida pelo setor terciário (comércio e prestação de serviços) formal e informal, e que, atualmente, responde pela maior parte do PIB do país.

Para mais informações sobre estas transformações acesse os links abaixo:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos com até 4 alunos, esta formatação deverá ser mantida até o final da aula. Apresente o tema para os alunos e informe que deverão refletir sobre como a indústria afeta, direta e indiretamente, os outros setores da economia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Desenhe uma tabela no quadro contendo três colunas, uma para cada setor da economia. Informe que todas as atividades econômicas existentes são agrupadas em um destes setores. Após, solicite que dois alunos de cada grupo informem a profissão de seu responsável (pai, mãe, etc.). Coloque o nome de cada profissão (médico, advogado, agricultor, etc.) dentro de sua respectiva coluna. Estando as profissões listadas na tabela, pergunte aos alunos o que faz cada um destes setores. Utilize este momento para construir coletiva e colaborativamente o significado de cada setor econômico.

Obs: dependendo das características socioeconômicas do local onde a escola está inserida, haverá a predominância de um ou outro setor.

Materiais complementares

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cnKsdhEb2DZXkumT6yNEjzqT8YCGAWxuAKFumnd436wD38xYEDyaWzUQV5HY/ge07-08un06-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos reais, que fazem parte da realidade dos alunos e de seus familiares, para construir coletivamente o significado de cada um destes setores.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos identifiquem a quais setores pertencem cada uma das imagens contidas no slide. Após, promova uma rápida reflexão sobre a importância de cada um deles.

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos reais, que fazem parte da realidade dos alunos e de seus familiares, para construir coletivamente o significado de cada um destes setores.

Fontes das imagens:

Slide Plano Aula

Orientações: Utilize este momento para aprofundar o entendimento a respeito do funcionamento e interdependência entre estes setores econômicos. Faça a pergunta contida no slide “como os setores da economia estão interligados?”. Se a turma ainda estiver confusa pergunte o que o setor primário manda para o secundário e vice-versa, assim como o que o secundário manda para o terciário e vice-versa. Estes questionamentos auxiliarão os alunos no entendimento das múltiplas relações entre estes setores.

Como adequar à sua realidade: Utilize como exemplo atividades econômicas presentes na cidade onde a escola está localizada.

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Confusion#/media/File:Confused_man.jpg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide para os alunos e deixe que respondam. Solicite que os grupos analisem as imagens e que informem quais diferenças são observadas entre elas.

Espera-se que os alunos compreendam que quanto maior a tecnologia empregada no campo e na indústria menor será a necessidade de mão de obra nestas atividades, visto que as máquinas substituíram o trabalho humano, tornando mais rápida e eficiente a produção, além de aumentar a produtividade destas atividades.

Materiais complementares

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uSbyZtEbf4MmVdKVZQhfzAf7CqWYUjrqWcADZnzYAzatkr3nw4c2QDKEkPCA/ge07-08un06-problematizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Utilize atividades existentes no bairro ou cidade onde a escola está inserida para exemplificar os impactos causados pela mecanização da produção na produtividade e oferta de empregos.

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Orientações: Promova uma reflexão com a turma através da comparação entre os dados presentes no gráfico deste slide com a tabela feita no quadro onde constam as profissões dos responsáveis dos alunos da turma. Solicite que informem possíveis semelhanças e diferenças entre eles. Após, informe que, ao longo dos últimos anos, observou-se no Brasil uma redução progressiva da mão de obra empregada no campo e na indústria, resultante da modernização tecnológica destes setores, que migrou para o setor terciário.

Observação: o grau de semelhanças ou diferenças observadas entre o gráfico e a tabela irá variar de acordo com o contexto socioespacial onde a escola está inserida: em um área urbana ou rural, comercial ou industrial, etc.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 19 minutos

Orientações: Distribua a cada grupo uma folha de cartolina e a folha de atividade contendo os textos desta etapa. Solicite aos alunos que leiam o texto. Após, informe que deverão elaborar, na cartolina, um mapa conceitual que explique como a indústria vem transformando o setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo) e o setor terciário (comércio e prestação de serviços) no Brasil. Para isto, escreva no quadro as seguintes palavras-chave que o mapa conceitual poderá utilizar: industrialização, desenvolvimento tecnológico, produtividade, mão de obra, setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo), setor terciário ( comércio, prestação de serviços). Os alunos poderão acrescentar outras palavras-chave se assim desejarem.

Os textos utilizados nesta etapa estão disponíveis no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4ACGVBDj2cUrvmuUrnQSgygf7Ergfuujhv7TtrATAqnEBtAKvxA6CcdJDZ7/geo7-08un06-acao-propositiva-atividade.pdf

No link abaixo está disponibilizado um exemplo de como ficaria o mapa conceitual elaborado pelos alunos. Vale ressaltar, que mais importante do que a forma tomada pelo mapa conceitual é a clareza, amplitude e profundidade de questões que ele aborda. A utilização de verbos e preposições colocadas sobre as setas é fundamental se conferir um sentido semântico às ideias representadas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wF7RM6xSHDv7MgngpGhJ7jPcGf8xTpRXDTjnU8yGCVhKQndvsvyYGF6ekR4a/geo7-08un06-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

Um mapa conceitual bem feito deve utilizar, sobre as setas, termos de ligação apropriados (verbos e preposições) de modo a dar sentido semântico a ele, originando uma proposição. Para maiores informações sobre o que são e como elaborar mapas conceituais acesse o link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=vLFVLmUhSQo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minuto

Orientações: Solicite aos grupos que apresentem seus mapas conceituais para a turma. Espera-se, neste momento, que os alunos levantem questões referentes ao aumento de produtividade no campo, redução da demanda de emprego nos setores primário e secundário, decorrentes da mecanização e robotização destas atividade, e o consequente aumento da mão de obra ocupada no setor terciário, que absorveu os trabalhadores excedentes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano