Ficha de identificação
Plano de Aula
Plano de aula: A casa e a escola: histórias, memórias e empoderamento entre as crianças
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços de sociabilidade
Por: Deise Silva Sousa
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel e lápis (grafite e colorido). Com antecedência, combine com os alunos e seus responsáveis para que levem para essa aula fotografias de família. Não precisam ser antigas, mas precisam ser fotografias dos membros da família e elas podem incluir o próprio aluno.
Modelo de ficha para a Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQArDYfJKXXrD9TAaugzTQmjn4VZAN3eWan5GneaNGKNShegYzkwPDmpYtfM/his2-01und05-ficha-de-identificacao.pdf
Para você saber mais:
Sobre diversidade e ensino:
- REIMERS, Fernando M.; CHOPRA, Vidur; CHUNG, Connie K.; HIGDON, Julia E. B. O’DONNEL, E.B. Segundo ano: nós e os outros. In: ____. Empoderar Crianças e Jovens para a Cidadania Global - Fundamentos e Programa com Atividades e Referências, da Educação Infantil ao Ensino Médio. [E-book]. Fundação Santillana (Moderna), 2017, p. 129-149. Disponível em: http://www.profdoni.pro.br/home/images/sampledata/2015/livros/emponderar.pdf
- BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11283-educa-infantis-conceituais&Itemid=30192
- BRUNO, Marilda Moraes Garcia e SUTTANA, Renato, (Orgs). Educação, diversidade e fronteiras da in/exclusão. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2012. Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/EDITORA/catalogo/educacao-diversidade-e-fronteiras-da-in-exclusao-marilda-garcia-bruno-e-renato-suttana-orgs.pdf
- RYOO, Jean & MCLAREN, Peter. Verbete: Multiculturalismo. In: Dicionário - Verbetes. DIsponível em: http://www.gestrado.net.br/index.php?pg=dicionario-verbetes&id=141
Sobre igualdade, diferença, desigualdade e diversidade:
- Retrato das desigualdades de gênero e raça. O projeto nasceu em 2004 como resultado de uma parceria entre Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) e da extinta SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania). Disponível em: http://www.ipea.gov.br/retrato/
- Relatórios Dinâmicos. Empoderamento das mulheres: trabalho e valorização. Disponível em: http://relatoriosdinamicos.com.br/mulheres/
- Década Internacional de Afrodescendentes. Organização das Nações Unidas. Disponível em: http://decada-afro-onu.org/index.shtml
- Textos explicativos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/textos-explicativos/
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA