17638
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Dinâmicas urbanas na África

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre elaborar um mapa sobre as dinâmicas internas no continente africano.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O principal objetivo deste plano é elaborar um mapa sobre as dinâmicas internas no continente africano.

Materiais necessários: impressão dos materiais solicitados, lápis, borracha, lápis de cor, atlas escolar (ou mapa-múndi) e fita crepe.

Material complementar:

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sCpkUaE6uPs27862MWQyar8KTMVrCWk44smNETSQckq7VxVeUMfMK42UcaBe/geo8-18und02-contextualizacao-manchetes.pdf)

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4B2AwnGXfCWZMZXsjyVvrZsJ8He2JRFtZvhfZuhgeD9AxKGNznwgSq7MTQHX/geo8-18und02-problematizacao-imagens.pdf)

África. Ação Propositiva 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJBrHS8BZ2V7mzg2YxtCVqDQkH2xSWWy46XCmM6BJvgFwqZ4shks5qMAsSfC/acao-propositiva-1-1.pdf)

Tabela. Ação Propositiva 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHHNPNPthaSj66kVGkG7c6XSD4EsyjuYPUu8GxAJsmMn2Rqm36n9CwsS5GXx/geo8-18und02-acao-propositiva-tabela-de-migracao-interna.pdf)

Modelo. Ação Propositiva 3 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N3zjDXUfw2VStFFxDhQQ8Ah9nxEQQ9ZbMzPP3CcRgw2FRr5zGsMn4Sp3DEs4/geo8-18und02-acao-propositiva-mapa-modelo-de-regioes.pdf)

Para você saber mais:

- A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/11/internacional/1515674435_555866.html. Acesso em: 26 de março de 2019.

- Migração entre países africanos pode aumentar rendimento per capita.

Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/05/1625411. Acesso em: 26 de março de 2019.

- África

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica#Regi%C3%B5es. Acesso em: 28 de março de 2019.

Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou fale para a turma. Comente que nessa aula eles vão conhecer sobre a dinâmica interna na África e entender por que a migração interna no continente é grande, além disso, vão elaborar um mapa para mostrar de qual país as pessoas saem e para onde elas vão.

Como adequar à sua realidade: É possível estudar a dinâmica interna do seu estado ou do Brasil, para isto seria necessário pesquisar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos poderiam fazer um mapa sobre essa dinâmica interna.

Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a reportagem aos alunos ou faça cópias para a turma. Pergunte para a turma se eles sabiam que a migração interna na África era importante? Alguns alunos devem comentar que sabiam que os africanos migravam para outros países, principalmente, os países europeus. Explique para eles que o "Relatório para o Desenvolvimento Econômico de África: Migração para uma Transformação Estrutural" mostrou que a migração entre países africanos pode acelerar o crescimento e transformar a economia do continente. Este Relatório mostrou que a migração regulada pode fazer o rendimento per capita crescer 3,5% por ano, passando dos US$ 2.008 de 2016 para US$ 3.249 em 2030 (projeção). Comente que 75% dos indivíduos que mudaram de região na África Subsaariana permaneceram dentro do continente. Para os alunos entenderem melhor a migração interna, comente que a África pode ser regionalizada de formas diferentes, nessa aula será utilizada a seguinte regionalização: Norte da África, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional, para exemplificar, se julgar necessário, projete o mapa da Ação Propositiva 3.

Material complementar

Modelo. Ação Propositiva 3 (https://drive.google.com/open?id=1UGYQ5QcPB2U6OvYm1fQgxwnW2-BxQ4wIIm3EIJri6Tw)

Como adequar à sua realidade: É possível estudar a dinâmica interna do seu estado ou do Brasil, para isto seria necessário pesquisar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos poderiam fazer um mapa sobre essa dinâmica interna.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a foto aos alunos ou faça cópias para a turma. Na imagem, vemos um barraca improvisada numa área desértica. Comente que a vida de muitos africanos das regiões mais carentes está baseada na tentativa de migrar para uma área com mais recursos (comida, água, emprego, solo fértil). Explique que muitas famílias ao tentarem migrar de uma região para outra acabam se perdendo no deserto ou em outra áreas. Converse com os alunos que muitas pessoas se perdem no deserto e acabam morrendo por falta de água e comida. Estas migrações ocorrem pois muitas famílias não conseguem o mínimo necessário para sobreviver. Há também migrações por guerras internas, desastres naturais e outros fatores. Projete ou leia a problematização para os alunos: "Como estes movimentos podem contribuir tanto para os países de origem como para os países de destino?". Deixe que eles exponham suas opiniões.

Material complementar

Problematização (https://drive.google.com/open?id=1iVklY7Y_08Ana8dc-DK_dx3PtlyasfwRD3aoeus7Jc8)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a foto aos alunos ou faça cópias para a turma. Na imagem, vemos um barraca improvisada numa área desértica. Comente que a vida de muitos africanos das regiões mais carentes está baseada na tentativa de migrar para uma área com mais recursos (comida, água, emprego, solo fértil). Explique que muitas famílias ao tentarem migrar de uma região para outra acabam se perdendo no deserto ou em outra áreas. Converse com os alunos que muitas pessoas se perdem no deserto e acabam morrendo por falta de água e comida. Estas migrações ocorrem pois muitas famílias não conseguem o mínimo necessário para sobreviver. Há também migrações por guerras internas, desastres naturais e outros fatores. Projete ou leia a problematização para os alunos: "Como estes movimentos podem contribuir tanto para os países de origem como para os países de destino?". Deixe que eles exponham suas opiniões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos vão criar um mapa sobre a migração interna na África. Forme grupos com 4 alunos (se for necessário faça um ou dois trios). Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério. Faça uma cópia para cada grupo do mapa mudo da África (Ação Propositiva 1), uma cópia da tabela de migração interna da África (Ação Propositiva 2) e cada grupo vai precisar de um atlas escolar (ou fixe um mapa-múndi na classe). Explique para a turma que o primeiro passo será dar um título para o mapa mudo da África, a seguir os alunos devem usar o lápis de cor para pintar as regiões da África (Norte da África - rosa; África Ocidental - amarelo; África Central - salmão; África Oriental - cinza; e África Meridional - vermelho), a seguir faça uma legenda.

O segundo passo será criar outra legenda e as setas no mapa para indicar a dinâmica interna do continente. Com a tabela em mãos, explique para os alunos que eles devem fazer três espessura de setas; uma mais grossa para representar > 1000; uma intermediária para representar entre 500 - 1000; e uma seta mais fina para representar entre 250 - 500.

Por fim, os alunos devem colocar a orientação no mapa e uma escala (estes itens não serão estudados agora, auxilie os alunos).

Há um mapa modelo para você consultar como deve ficar a divisão regional da África e abaixo deste mapa tem uma tabela dos países que formam as regiões da África (Ação Propositiva 3). Você também pode consultar o mapa feito pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), na página 23, para ter ideia de como pode ficar o mapa usando as setas. Disponível em: http://www.fao.org/3/i7951en/I7951EN.pdf Acesso em: 27 de março de 2019.

Materiais complementares

África. Ação Propositiva 1 (https://drive.google.com/open?id=0B760tdH_h43TZzh2NTJMQ3V2Tkwya01YcWJGUEVGS09NTUJZ)

Tabela. Ação Propositiva 2 (https://drive.google.com/open?id=1Tv9OvScwLuB4vdkrOqrLfOQwm6fuwoVju6H4mOsg-mw)

Modelo. Ação Propositiva 3 (https://drive.google.com/open?id=1UGYQ5QcPB2U6OvYm1fQgxwnW2-BxQ4wIIm3EIJri6Tw)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide ou apenas diga aos alunos que este é o momento de socialização dos mapas produzidos pelos grupos. A sugestão é que cada grupo vá até a frente da sala e explique aos alunos as relações que foram estabelecidas e de que forma organizaram o seu mapa. Espera-se que os alunos consigam compreender e refletir sobre a criação do mapa, principalmente sobre as legendas, item fundamental em qualquer mapa. Por fim, comente que a prática de criar o mapa vai ajudá-los na leitura e entendimento de mapas no futuro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O principal objetivo deste plano é elaborar um mapa sobre as dinâmicas internas no continente africano.

Materiais necessários: impressão dos materiais solicitados, lápis, borracha, lápis de cor, atlas escolar (ou mapa-múndi) e fita crepe.

Material complementar:

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sCpkUaE6uPs27862MWQyar8KTMVrCWk44smNETSQckq7VxVeUMfMK42UcaBe/geo8-18und02-contextualizacao-manchetes.pdf)

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4B2AwnGXfCWZMZXsjyVvrZsJ8He2JRFtZvhfZuhgeD9AxKGNznwgSq7MTQHX/geo8-18und02-problematizacao-imagens.pdf)

África. Ação Propositiva 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJBrHS8BZ2V7mzg2YxtCVqDQkH2xSWWy46XCmM6BJvgFwqZ4shks5qMAsSfC/acao-propositiva-1-1.pdf)

Tabela. Ação Propositiva 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHHNPNPthaSj66kVGkG7c6XSD4EsyjuYPUu8GxAJsmMn2Rqm36n9CwsS5GXx/geo8-18und02-acao-propositiva-tabela-de-migracao-interna.pdf)

Modelo. Ação Propositiva 3 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N3zjDXUfw2VStFFxDhQQ8Ah9nxEQQ9ZbMzPP3CcRgw2FRr5zGsMn4Sp3DEs4/geo8-18und02-acao-propositiva-mapa-modelo-de-regioes.pdf)

Para você saber mais:

- A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/11/internacional/1515674435_555866.html. Acesso em: 26 de março de 2019.

- Migração entre países africanos pode aumentar rendimento per capita.

Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/05/1625411. Acesso em: 26 de março de 2019.

- África

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica#Regi%C3%B5es. Acesso em: 28 de março de 2019.

Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou fale para a turma. Comente que nessa aula eles vão conhecer sobre a dinâmica interna na África e entender por que a migração interna no continente é grande, além disso, vão elaborar um mapa para mostrar de qual país as pessoas saem e para onde elas vão.

Como adequar à sua realidade: É possível estudar a dinâmica interna do seu estado ou do Brasil, para isto seria necessário pesquisar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos poderiam fazer um mapa sobre essa dinâmica interna.

Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a reportagem aos alunos ou faça cópias para a turma. Pergunte para a turma se eles sabiam que a migração interna na África era importante? Alguns alunos devem comentar que sabiam que os africanos migravam para outros países, principalmente, os países europeus. Explique para eles que o "Relatório para o Desenvolvimento Econômico de África: Migração para uma Transformação Estrutural" mostrou que a migração entre países africanos pode acelerar o crescimento e transformar a economia do continente. Este Relatório mostrou que a migração regulada pode fazer o rendimento per capita crescer 3,5% por ano, passando dos US$ 2.008 de 2016 para US$ 3.249 em 2030 (projeção). Comente que 75% dos indivíduos que mudaram de região na África Subsaariana permaneceram dentro do continente. Para os alunos entenderem melhor a migração interna, comente que a África pode ser regionalizada de formas diferentes, nessa aula será utilizada a seguinte regionalização: Norte da África, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional, para exemplificar, se julgar necessário, projete o mapa da Ação Propositiva 3.

Material complementar

Modelo. Ação Propositiva 3 (https://drive.google.com/open?id=1UGYQ5QcPB2U6OvYm1fQgxwnW2-BxQ4wIIm3EIJri6Tw)

Como adequar à sua realidade: É possível estudar a dinâmica interna do seu estado ou do Brasil, para isto seria necessário pesquisar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos poderiam fazer um mapa sobre essa dinâmica interna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a foto aos alunos ou faça cópias para a turma. Na imagem, vemos um barraca improvisada numa área desértica. Comente que a vida de muitos africanos das regiões mais carentes está baseada na tentativa de migrar para uma área com mais recursos (comida, água, emprego, solo fértil). Explique que muitas famílias ao tentarem migrar de uma região para outra acabam se perdendo no deserto ou em outra áreas. Converse com os alunos que muitas pessoas se perdem no deserto e acabam morrendo por falta de água e comida. Estas migrações ocorrem pois muitas famílias não conseguem o mínimo necessário para sobreviver. Há também migrações por guerras internas, desastres naturais e outros fatores. Projete ou leia a problematização para os alunos: "Como estes movimentos podem contribuir tanto para os países de origem como para os países de destino?". Deixe que eles exponham suas opiniões.

Material complementar

Problematização (https://drive.google.com/open?id=1iVklY7Y_08Ana8dc-DK_dx3PtlyasfwRD3aoeus7Jc8)

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a foto aos alunos ou faça cópias para a turma. Na imagem, vemos um barraca improvisada numa área desértica. Comente que a vida de muitos africanos das regiões mais carentes está baseada na tentativa de migrar para uma área com mais recursos (comida, água, emprego, solo fértil). Explique que muitas famílias ao tentarem migrar de uma região para outra acabam se perdendo no deserto ou em outra áreas. Converse com os alunos que muitas pessoas se perdem no deserto e acabam morrendo por falta de água e comida. Estas migrações ocorrem pois muitas famílias não conseguem o mínimo necessário para sobreviver. Há também migrações por guerras internas, desastres naturais e outros fatores. Projete ou leia a problematização para os alunos: "Como estes movimentos podem contribuir tanto para os países de origem como para os países de destino?". Deixe que eles exponham suas opiniões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos vão criar um mapa sobre a migração interna na África. Forme grupos com 4 alunos (se for necessário faça um ou dois trios). Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério. Faça uma cópia para cada grupo do mapa mudo da África (Ação Propositiva 1), uma cópia da tabela de migração interna da África (Ação Propositiva 2) e cada grupo vai precisar de um atlas escolar (ou fixe um mapa-múndi na classe). Explique para a turma que o primeiro passo será dar um título para o mapa mudo da África, a seguir os alunos devem usar o lápis de cor para pintar as regiões da África (Norte da África - rosa; África Ocidental - amarelo; África Central - salmão; África Oriental - cinza; e África Meridional - vermelho), a seguir faça uma legenda.

O segundo passo será criar outra legenda e as setas no mapa para indicar a dinâmica interna do continente. Com a tabela em mãos, explique para os alunos que eles devem fazer três espessura de setas; uma mais grossa para representar > 1000; uma intermediária para representar entre 500 - 1000; e uma seta mais fina para representar entre 250 - 500.

Por fim, os alunos devem colocar a orientação no mapa e uma escala (estes itens não serão estudados agora, auxilie os alunos).

Há um mapa modelo para você consultar como deve ficar a divisão regional da África e abaixo deste mapa tem uma tabela dos países que formam as regiões da África (Ação Propositiva 3). Você também pode consultar o mapa feito pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), na página 23, para ter ideia de como pode ficar o mapa usando as setas. Disponível em: http://www.fao.org/3/i7951en/I7951EN.pdf Acesso em: 27 de março de 2019.

Materiais complementares

África. Ação Propositiva 1 (https://drive.google.com/open?id=0B760tdH_h43TZzh2NTJMQ3V2Tkwya01YcWJGUEVGS09NTUJZ)

Tabela. Ação Propositiva 2 (https://drive.google.com/open?id=1Tv9OvScwLuB4vdkrOqrLfOQwm6fuwoVju6H4mOsg-mw)

Modelo. Ação Propositiva 3 (https://drive.google.com/open?id=1UGYQ5QcPB2U6OvYm1fQgxwnW2-BxQ4wIIm3EIJri6Tw)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide ou apenas diga aos alunos que este é o momento de socialização dos mapas produzidos pelos grupos. A sugestão é que cada grupo vá até a frente da sala e explique aos alunos as relações que foram estabelecidas e de que forma organizaram o seu mapa. Espera-se que os alunos consigam compreender e refletir sobre a criação do mapa, principalmente sobre as legendas, item fundamental em qualquer mapa. Por fim, comente que a prática de criar o mapa vai ajudá-los na leitura e entendimento de mapas no futuro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 8º ano :

8º ano / Geografia / Formas de representação e pensamento espacial

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano