17619
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Paisagens urbanas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre verificar que a ação humana cria as paisagens urbanas.

Plano 08 de 8 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetos de slides ou imagens impressas. Texto para sistematização impresso (um por aluno).

Material complementar:

Texto para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Se8AW4CASkz5x4XVmWTM4e9e39kuuMUuCTvjbtkgetd3c2YjVVAEE2AGbzd/geo4-11und08-sistematizacao-paisagem-urbana.pdf

Para você saber mais:

Paisagens urbanas

Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente do ar. É um complexo formado de paisagens naturais e sociais, já que ainda apresenta elementos naturais;

Acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. É importante que já tenham noções de elementos naturais e humanizados em uma paisagem.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga faremos uma leitura de imagens de áreas urbanas para identificar os elementos humanizados que caracterizam as paisagens urbanas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos slides 3, 4 e 5. Faça uma breve leitura sobre cada uma delas. Na imagem do slide 3, comente sobre os elementos da natureza (árvores) estar presente junto com os prédios, rede de iluminação, ruas. Na imagem do slide 4, comente sobre a organização da cidade com rotatórias, avenidas, monumentos e a construção de uma área verde. Na imagem do slide 5, comente sobre as avenidas e túneis que facilitam o trânsito, sobre os edifícios e a presença de algumas árvores. Procure enfatizar que são áreas urbanas porque os elementos humanizados ou sociais são predominantes. Procure focar nas ações humanas presentes nessas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima os slides ou busque fotos em livros e revistas, recorte e cole num papel a ser afixado no quadro. Pode também solicitar que os alunos tragam fotografias da sua cidade ou de alguma cidade que visitam frequentemente. Se não costumam frequentar as cidades, seria interessante pedir para descrever como a imaginam uma cidade.

Fonte das imagens:

Imagem slide 3: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 4: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 5: CC BY 2.0

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos slides 3, 4 e 5. Faça uma breve leitura sobre cada uma delas. Na imagem do slide 3, comente sobre os elementos da natureza (árvores) estar presente junto com os prédios, rede de iluminação, ruas. Na imagem do slide 4, comente sobre a organização da cidade com rotatórias, avenidas, monumentos e a construção de uma área verde. Na imagem do slide 5, comente sobre as avenidas e túneis que facilitam o trânsito, sobre os edifícios e a presença de algumas árvores. Procure enfatizar que são áreas urbanas porque os elementos humanizados ou sociais são predominantes. Procure focar nas ações humanas presentes nessas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima os slides ou busque fotos em livros e revistas, recorte e cole num papel a ser afixado no quadro. Pode também solicitar que os alunos tragam fotografias da sua cidade ou de alguma cidade que visitam frequentemente. Se não costumam frequentar as cidades, seria interessante pedir para descrever como a imaginam uma cidade.

Fonte das imagens:

Imagem slide 3: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 4: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 5: CC BY 2.0

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos slides 3, 4 e 5. Faça uma breve leitura sobre cada uma delas. Na imagem do slide 3, comente sobre os elementos da natureza (árvores) estar presente junto com os prédios, rede de iluminação, ruas. Na imagem do slide 4, comente sobre a organização da cidade com rotatórias, avenidas, monumentos e a construção de uma área verde. Na imagem do slide 5, comente sobre as avenidas e túneis que facilitam o trânsito, sobre os edifícios e a presença de algumas árvores. Procure enfatizar que são áreas urbanas porque os elementos humanizados ou sociais são predominantes. Procure focar nas ações humanas presentes nessas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima os slides ou busque fotos em livros e revistas, recorte e cole num papel a ser afixado no quadro. Pode também solicitar que os alunos tragam fotografias da sua cidade ou de alguma cidade que visitam frequentemente. Se não costumam frequentar as cidades, seria interessante pedir para descrever como a imaginam uma cidade.

Fonte das imagens:

Imagem slide 3: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 4: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 5: CC BY 2.0

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre as ações do homem que fazem com que uma paisagem seja considerada como urbana. Comente sobre as construções que existem nas áreas urbanas: edifícios, avenidas, ruas, casas. Comente também elementos naturais que o homem insere na paisagem: gramas, árvores, flores.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro Peça para que cada agrupamento escreva quais ações humanas produzem as paisagens urbanas. Retome as imagens da contextualização. Circule pela turma e garanta que estejam trocando informações sobre as imagens e que estejam escrevendo sobre elas. Em seguida peça para que leiam e proporcione um momento para compartilharem o que escreveram. Garanta que socializem ações como: construção de avenidas e ruas para facilitar a circulação de pessoas; construção de prédios, edifícios e casas para moradia de muitas pessoas, já que nas áreas urbanas há maior crescimento populacional; instalação de iluminação pública; circulação de muitos carros, ônibus e caminhões para transporte de pessoas e mercadorias; plantio de árvores e canteiros de gramas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Distribua uma folha impressa com o texto para cada agrupamento. Diga que precisam usar as palavras do quadro para completar o texto. Peça que algum agrupamento leia a texto completo. Faça comentários sobre as descobertas do texto como: ação do homem na infraestrutura das áreas urbanas, ação do homem ao produzir elementos na paisagem para melhorar a vida dos habitantes. Nesse momento espera-se que a turma identifique a ação do homem como produtora da paisagem urbana.

Material complementar: Texto para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Se8AW4CASkz5x4XVmWTM4e9e39kuuMUuCTvjbtkgetd3c2YjVVAEE2AGbzd/geo4-11und08-sistematizacao-paisagem-urbana.pdf

Para adequar a sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o texto, faça num papel pardo e realize a atividade no quadro com a turma no coletivo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetos de slides ou imagens impressas. Texto para sistematização impresso (um por aluno).

Material complementar:

Texto para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Se8AW4CASkz5x4XVmWTM4e9e39kuuMUuCTvjbtkgetd3c2YjVVAEE2AGbzd/geo4-11und08-sistematizacao-paisagem-urbana.pdf

Para você saber mais:

Paisagens urbanas

Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente do ar. É um complexo formado de paisagens naturais e sociais, já que ainda apresenta elementos naturais;

Acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. É importante que já tenham noções de elementos naturais e humanizados em uma paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga faremos uma leitura de imagens de áreas urbanas para identificar os elementos humanizados que caracterizam as paisagens urbanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos slides 3, 4 e 5. Faça uma breve leitura sobre cada uma delas. Na imagem do slide 3, comente sobre os elementos da natureza (árvores) estar presente junto com os prédios, rede de iluminação, ruas. Na imagem do slide 4, comente sobre a organização da cidade com rotatórias, avenidas, monumentos e a construção de uma área verde. Na imagem do slide 5, comente sobre as avenidas e túneis que facilitam o trânsito, sobre os edifícios e a presença de algumas árvores. Procure enfatizar que são áreas urbanas porque os elementos humanizados ou sociais são predominantes. Procure focar nas ações humanas presentes nessas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima os slides ou busque fotos em livros e revistas, recorte e cole num papel a ser afixado no quadro. Pode também solicitar que os alunos tragam fotografias da sua cidade ou de alguma cidade que visitam frequentemente. Se não costumam frequentar as cidades, seria interessante pedir para descrever como a imaginam uma cidade.

Fonte das imagens:

Imagem slide 3: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 4: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 5: CC BY 2.0

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos slides 3, 4 e 5. Faça uma breve leitura sobre cada uma delas. Na imagem do slide 3, comente sobre os elementos da natureza (árvores) estar presente junto com os prédios, rede de iluminação, ruas. Na imagem do slide 4, comente sobre a organização da cidade com rotatórias, avenidas, monumentos e a construção de uma área verde. Na imagem do slide 5, comente sobre as avenidas e túneis que facilitam o trânsito, sobre os edifícios e a presença de algumas árvores. Procure enfatizar que são áreas urbanas porque os elementos humanizados ou sociais são predominantes. Procure focar nas ações humanas presentes nessas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima os slides ou busque fotos em livros e revistas, recorte e cole num papel a ser afixado no quadro. Pode também solicitar que os alunos tragam fotografias da sua cidade ou de alguma cidade que visitam frequentemente. Se não costumam frequentar as cidades, seria interessante pedir para descrever como a imaginam uma cidade.

Fonte das imagens:

Imagem slide 3: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 4: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 5: CC BY 2.0

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos slides 3, 4 e 5. Faça uma breve leitura sobre cada uma delas. Na imagem do slide 3, comente sobre os elementos da natureza (árvores) estar presente junto com os prédios, rede de iluminação, ruas. Na imagem do slide 4, comente sobre a organização da cidade com rotatórias, avenidas, monumentos e a construção de uma área verde. Na imagem do slide 5, comente sobre as avenidas e túneis que facilitam o trânsito, sobre os edifícios e a presença de algumas árvores. Procure enfatizar que são áreas urbanas porque os elementos humanizados ou sociais são predominantes. Procure focar nas ações humanas presentes nessas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima os slides ou busque fotos em livros e revistas, recorte e cole num papel a ser afixado no quadro. Pode também solicitar que os alunos tragam fotografias da sua cidade ou de alguma cidade que visitam frequentemente. Se não costumam frequentar as cidades, seria interessante pedir para descrever como a imaginam uma cidade.

Fonte das imagens:

Imagem slide 3: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 4: CC BY-SA 4.0

Imagem slide 5: CC BY 2.0

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre as ações do homem que fazem com que uma paisagem seja considerada como urbana. Comente sobre as construções que existem nas áreas urbanas: edifícios, avenidas, ruas, casas. Comente também elementos naturais que o homem insere na paisagem: gramas, árvores, flores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro Peça para que cada agrupamento escreva quais ações humanas produzem as paisagens urbanas. Retome as imagens da contextualização. Circule pela turma e garanta que estejam trocando informações sobre as imagens e que estejam escrevendo sobre elas. Em seguida peça para que leiam e proporcione um momento para compartilharem o que escreveram. Garanta que socializem ações como: construção de avenidas e ruas para facilitar a circulação de pessoas; construção de prédios, edifícios e casas para moradia de muitas pessoas, já que nas áreas urbanas há maior crescimento populacional; instalação de iluminação pública; circulação de muitos carros, ônibus e caminhões para transporte de pessoas e mercadorias; plantio de árvores e canteiros de gramas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Distribua uma folha impressa com o texto para cada agrupamento. Diga que precisam usar as palavras do quadro para completar o texto. Peça que algum agrupamento leia a texto completo. Faça comentários sobre as descobertas do texto como: ação do homem na infraestrutura das áreas urbanas, ação do homem ao produzir elementos na paisagem para melhorar a vida dos habitantes. Nesse momento espera-se que a turma identifique a ação do homem como produtora da paisagem urbana.

Material complementar: Texto para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Se8AW4CASkz5x4XVmWTM4e9e39kuuMUuCTvjbtkgetd3c2YjVVAEE2AGbzd/geo4-11und08-sistematizacao-paisagem-urbana.pdf

Para adequar a sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o texto, faça num papel pardo e realize a atividade no quadro com a turma no coletivo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano