Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem os usos dos recursos naturais e reconheçam sua importância. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre os recursos naturais — em especial a água, o solo, a vegetação e o ar — existentes no nosso planeta. A aula será voltada para refletir sobre os diversos usos que fazemos desses recursos e sobre como é importante preservá-los e conservá-los para garantir que nós e as gerações futuras possam ter acesso a eles.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. No vídeo, inicie a aula questionando os alunos se eles sabem o que são recursos naturais. Peça que as respostas sejam enviadas no canal escolhido para manter a comunicação com a turma. Explique o que significa esse conceito e que a ausência ou degradação desses recursos são prejudiciais a nós, pois dependemos deles para viver.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e envie a imagem do plano original com a tabela disposta. Nela, os alunos deverão apontar quais são os usos dados aos recursos naturais no nosso cotidiano. Peça que eles a registrem no caderno.
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Nesta etapa, divida a turma em seis grupos e envie uma carta para cada um deles. Conforme eles conseguirem alcançar as respostas, oriente que façam um desenho, representando-a. Você pode orientá-los a usar uma folha de papel sulfite A4 ou os programas Google Desenhos ou Paint.
As cartas para imprimir estão disponíveis aqui. O tutorial para uso do Google Desenhos pode ser acessado aqui. Peça que enviem fotos de suas produções, no grupo de comunicação da turma.
Sistematização (30 minutos – sincronamente)
Exponha o vídeo intitulado “Man”, de autoria de Steve Cutts, disponível aqui. A partir dele, grave uma videoaula e fale sobre as consequências dos atos de degradação dos recursos naturais no planeta. Finalize com a seguinte questão para reflexão: preservar e conservar os recursos naturais é importante para a nossa sobrevivência?
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos dois vídeos que seguem como sugestão de complemento do plano adaptado:
- “Recursos naturais renováveis e não-renováveis”, disponível aqui
- “Recursos naturais: o que são?”, disponível aqui