17520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - América Latina: problemas ambientais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre atentar para os problemas ambientais existentes na América Latina.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; lápis de cor ou giz de cera.

Material complementar:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/StfRRXMm3J3gxjAxQXCrpn5Ns9u2Ku5UweZxCXEHs9JpVxY5jC2VJ3QXQshy/geo8-23und04-mapa-mundi.pdf

América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TerCNpk3jMm3zPhgCmtzAUHCAHWSWqYbUwZ5jXWxA3XRwNMxEYJaxJpyd9Gq/geo8-23und04-imagens-america-latina.pdf

Para você saber mais:

GOLFIERI, Daniela. Com 480 toneladas de lixo despejadas diariamente, trecho do Rio Tietê no interior tem espuma e mau cheiro. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/07/31/com-480-toneladas-de-lixo-despejadas-diariamente-trecho-do-rio-tiete-no-interior-tem-espuma-e-mau-cheiro.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.

PONTES, Nádia. América Latina gera 10% das emissões globais. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.

TORRES, Gabriela. Qual é a surpreendente cidade mais poluída da América Latina? BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional/2016/05/160514_cidade_poluicao_latam_gt_cc>. Acesso em: 20 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos problemas ambientais que são observados de forma recorrente, sobretudo nos países da América Latina. Em seguida, comente que, apesar do processo de globalização facilitar, frequentemente, a disseminação da informação, a sociedade latinoamericana, de forma geral, ainda não inseriu suficientemente métodos de preservação ambiental em seu cotidiano. Posteriormente, ressalte que, ainda que se perceba um aumento no número de pessoas que buscam se conscientizar quanto aos impactos negativos inerentes à degradação do meio ambiente, muito ainda deve ser feito.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina. Neste momento, comente com os alunos que o continente é palco de inúmeros impactos ambientais diariamente, seja no campo ou na cidade. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • Vocês já observaram algum rio, córrego ou riacho que estivesse poluído devido à destinação inadequada de rejeitos em seus cursos d’água?
  • Já observaram pessoas ateando fogo em vegetação? O que acha da prática das queimadas?
  • Vocês sabiam que o despejo irregular de resíduos a céu aberto ocasiona não só a contaminação do solo, mas também traz a proliferação de doenças, dentre outras coisas?
  • O que você acha da prática do desmatamento, cada vez mais acentuada no Brasil?

Comente com a turma que alguns exemplos serão levantados para que seja possível discutir acerca dos problemas associados ao meio ambiente na região.

Mapa Mundi:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/StfRRXMm3J3gxjAxQXCrpn5Ns9u2Ku5UweZxCXEHs9JpVxY5jC2VJ3QXQshy/geo8-23und04-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas.

A primeira foto foi tirada em Tegucigalpa, capital de Honduras, no ano de 1999. Esta imagem mostra que o despejo de esgoto doméstico se encontra presente mesmo na realidade da capital do país. Assim como em outros países da América Latina, parte da população vive às margens de um rio (população ribeirinha) e conta com uma ínfima infraestrutura.

A segunda foto mostra um incêndio que ocorreu em Santiago do Chile. Explique aos alunos que os incêndios podem ocorrer por ação antrópica ou pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar de uma região. Neste caso, a causa do incêndio não foi conhecida, entretanto, mesmo as elevadas temperaturas de uma área podem ser consequência da forma como a sociedade ocupa e transforma, principalmente, áreas vizinhas ao local em questão, modificando a dinâmica do tempo e, a longo prazo, do clima de determinada região.

A terceira foto foi tirada na cidade de Porto Príncipe, no Haiti, no ano de 2010. Comente com os alunos que, assim como ocorre em outros países da América Latina, a população descarta o lixo em locais impróprios e, não obstante, ateia fogo no mesmo. Esta é uma prática comum em diversas regiões do continente e poderia ser evitada mediante a prática de educação e conscientização ambiental da população. Comente com a turma que o descarte irregular de lixo ocasiona a infiltração de chorume no solo e, consequentemente, gera a poluição de lençóis freáticos e rios existentes em áreas próximas.

A quarta foto foi tirada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) no ano de 2013, durante a realização da “Operação Onda Verde”. Comente com os alunos que o objetivo era conter o desmatamento ilegal que ocorre na região do Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia. Por fim, comente com os alunos que tanto esses como outros problemas ambientais são comumente observados nos países que compõem a América Latina.

América Latina:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TerCNpk3jMm3zPhgCmtzAUHCAHWSWqYbUwZ5jXWxA3XRwNMxEYJaxJpyd9Gq/geo8-23und04-imagens-america-latina.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, comente com os alunos que a conscientização ambiental da sociedade é ínfima diante de tamanha vulnerabilidade do planeta. Como exemplos, faça questionamentos como:

  • Em seu bairro, sua casa, vocês costumam separar o lixo produzido de acordo com o material componente?
  • Já passaram por rios poluídos com rejeitos residenciais, químicos ou de outra natureza?
  • Já observaram fumaças de indústrias ou de queimadas que são despejadas diariamente no ar?

Peça os alunos para justificar as respostas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em trios e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente.

A atividade proposta deve ser realizada em estações de rotação, ou seja, cada trio realizará as quatro etapas da atividade. Entretanto, as etapas 1 e 2 deverão ser realizadas em 9 minutos (cada), a etapa 3 terá duração de 7 minutos, e a etapa 4 deverá ser realizada em 10 minutos.

Na etapa 1, cada trio realizará o levantamento de, pelo menos, quatro problemas ambientais encontrados na América Latina, conforme explicitado no slide.

Na etapa 2, esses levantamentos serão trocados com os outros trios que, por sua vez, apresentarão possíveis soluções para fins de atenuar os impactos ambientais.

Na etapa 3, solicite que os grupos leiam os problemas ambientais sinalizados, bem como as possíveis soluções apresentadas, para a turma.

Na etapa 4, os trios confeccionarão panfletos visando estimular a preservação do meio ambiente.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente. Quando todos os grupos terminarem as quatro etapas, o ciclo estará concluído. Como sugestão, os panfletos produzidos poderão ser espalhados pela escola, no intuito de chamar a atenção para um assunto tão importante, mas pouco discutido no dia-a-dia.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, oriente os alunos a pensar sobre a relação sociedade-natureza na contemporaneidade. Faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Em seguida, sugira que reflitam sobre novos hábitos que podem adotar em seu dia-a-dia, no intuito de reduzir os impactos negativos absorvidos tanto pela geodiversidade quanto pela biodiversidade existentes ao redor do mundo, enfatizando que uma ação local pode influenciar outras regiões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; lápis de cor ou giz de cera.

Material complementar:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/StfRRXMm3J3gxjAxQXCrpn5Ns9u2Ku5UweZxCXEHs9JpVxY5jC2VJ3QXQshy/geo8-23und04-mapa-mundi.pdf

América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TerCNpk3jMm3zPhgCmtzAUHCAHWSWqYbUwZ5jXWxA3XRwNMxEYJaxJpyd9Gq/geo8-23und04-imagens-america-latina.pdf

Para você saber mais:

GOLFIERI, Daniela. Com 480 toneladas de lixo despejadas diariamente, trecho do Rio Tietê no interior tem espuma e mau cheiro. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/07/31/com-480-toneladas-de-lixo-despejadas-diariamente-trecho-do-rio-tiete-no-interior-tem-espuma-e-mau-cheiro.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.

PONTES, Nádia. América Latina gera 10% das emissões globais. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.

TORRES, Gabriela. Qual é a surpreendente cidade mais poluída da América Latina? BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional/2016/05/160514_cidade_poluicao_latam_gt_cc>. Acesso em: 20 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos problemas ambientais que são observados de forma recorrente, sobretudo nos países da América Latina. Em seguida, comente que, apesar do processo de globalização facilitar, frequentemente, a disseminação da informação, a sociedade latinoamericana, de forma geral, ainda não inseriu suficientemente métodos de preservação ambiental em seu cotidiano. Posteriormente, ressalte que, ainda que se perceba um aumento no número de pessoas que buscam se conscientizar quanto aos impactos negativos inerentes à degradação do meio ambiente, muito ainda deve ser feito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina. Neste momento, comente com os alunos que o continente é palco de inúmeros impactos ambientais diariamente, seja no campo ou na cidade. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • Vocês já observaram algum rio, córrego ou riacho que estivesse poluído devido à destinação inadequada de rejeitos em seus cursos d’água?
  • Já observaram pessoas ateando fogo em vegetação? O que acha da prática das queimadas?
  • Vocês sabiam que o despejo irregular de resíduos a céu aberto ocasiona não só a contaminação do solo, mas também traz a proliferação de doenças, dentre outras coisas?
  • O que você acha da prática do desmatamento, cada vez mais acentuada no Brasil?

Comente com a turma que alguns exemplos serão levantados para que seja possível discutir acerca dos problemas associados ao meio ambiente na região.

Mapa Mundi:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/StfRRXMm3J3gxjAxQXCrpn5Ns9u2Ku5UweZxCXEHs9JpVxY5jC2VJ3QXQshy/geo8-23und04-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas.

A primeira foto foi tirada em Tegucigalpa, capital de Honduras, no ano de 1999. Esta imagem mostra que o despejo de esgoto doméstico se encontra presente mesmo na realidade da capital do país. Assim como em outros países da América Latina, parte da população vive às margens de um rio (população ribeirinha) e conta com uma ínfima infraestrutura.

A segunda foto mostra um incêndio que ocorreu em Santiago do Chile. Explique aos alunos que os incêndios podem ocorrer por ação antrópica ou pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar de uma região. Neste caso, a causa do incêndio não foi conhecida, entretanto, mesmo as elevadas temperaturas de uma área podem ser consequência da forma como a sociedade ocupa e transforma, principalmente, áreas vizinhas ao local em questão, modificando a dinâmica do tempo e, a longo prazo, do clima de determinada região.

A terceira foto foi tirada na cidade de Porto Príncipe, no Haiti, no ano de 2010. Comente com os alunos que, assim como ocorre em outros países da América Latina, a população descarta o lixo em locais impróprios e, não obstante, ateia fogo no mesmo. Esta é uma prática comum em diversas regiões do continente e poderia ser evitada mediante a prática de educação e conscientização ambiental da população. Comente com a turma que o descarte irregular de lixo ocasiona a infiltração de chorume no solo e, consequentemente, gera a poluição de lençóis freáticos e rios existentes em áreas próximas.

A quarta foto foi tirada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) no ano de 2013, durante a realização da “Operação Onda Verde”. Comente com os alunos que o objetivo era conter o desmatamento ilegal que ocorre na região do Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia. Por fim, comente com os alunos que tanto esses como outros problemas ambientais são comumente observados nos países que compõem a América Latina.

América Latina:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TerCNpk3jMm3zPhgCmtzAUHCAHWSWqYbUwZ5jXWxA3XRwNMxEYJaxJpyd9Gq/geo8-23und04-imagens-america-latina.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, comente com os alunos que a conscientização ambiental da sociedade é ínfima diante de tamanha vulnerabilidade do planeta. Como exemplos, faça questionamentos como:

  • Em seu bairro, sua casa, vocês costumam separar o lixo produzido de acordo com o material componente?
  • Já passaram por rios poluídos com rejeitos residenciais, químicos ou de outra natureza?
  • Já observaram fumaças de indústrias ou de queimadas que são despejadas diariamente no ar?

Peça os alunos para justificar as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em trios e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente.

A atividade proposta deve ser realizada em estações de rotação, ou seja, cada trio realizará as quatro etapas da atividade. Entretanto, as etapas 1 e 2 deverão ser realizadas em 9 minutos (cada), a etapa 3 terá duração de 7 minutos, e a etapa 4 deverá ser realizada em 10 minutos.

Na etapa 1, cada trio realizará o levantamento de, pelo menos, quatro problemas ambientais encontrados na América Latina, conforme explicitado no slide.

Na etapa 2, esses levantamentos serão trocados com os outros trios que, por sua vez, apresentarão possíveis soluções para fins de atenuar os impactos ambientais.

Na etapa 3, solicite que os grupos leiam os problemas ambientais sinalizados, bem como as possíveis soluções apresentadas, para a turma.

Na etapa 4, os trios confeccionarão panfletos visando estimular a preservação do meio ambiente.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente. Quando todos os grupos terminarem as quatro etapas, o ciclo estará concluído. Como sugestão, os panfletos produzidos poderão ser espalhados pela escola, no intuito de chamar a atenção para um assunto tão importante, mas pouco discutido no dia-a-dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, oriente os alunos a pensar sobre a relação sociedade-natureza na contemporaneidade. Faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Em seguida, sugira que reflitam sobre novos hábitos que podem adotar em seu dia-a-dia, no intuito de reduzir os impactos negativos absorvidos tanto pela geodiversidade quanto pela biodiversidade existentes ao redor do mundo, enfatizando que uma ação local pode influenciar outras regiões.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano