Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer nossos documentos de identificação e perceber as nossas individualidades. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Peça que os estudantes consigam com os pais as respectivas certidões de nascimento. Em seguida, compartilhe com os alunos, via áudio, as seguintes questões:
- O que são documentos de uso e identificação pessoal?
- Para que servem?
- Quais são os documentos de identificação pessoal que vocês conhecem?
- Você tem documentos de uso pessoal?
Peça que as crianças respondam em áudios de, no máximo, 1 minuto. Apresente seu RG ou um documento que você possa compartilhar com os estudantes.
Questione:
- O que existe em comum nos dois documentos? E de diferente?
- Deixe que as crianças exponham as respostas. Peça que gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, respondendo as questões.
Problematização
Solicite para os estudantes pesquisarem o significado do termo “identidade”. Peça que compartilhem o resultado das pesquisas. Envie para eles o arquivo de problematização. Indique que os alunos precisarão de ajuda para realizar o registro escrito da atividade.
Sistematização
Peça para os estudantes compartilharem a resposta da etapa anterior. Cada criança deve escolher a resposta de um dos colegas. Após essa escolha, peça que desenhem o colega a partir das características que ele colocou no arquivo de contextualização. Depois de produzido o estudante deve fazer um vídeo descrevendo o colega a partir das informações coletadas. Se dispuserem de momento assíncrono, peça que compartilhem o vídeo com o grupo da turma. Caso seja momento síncrono, promova o debate interativo. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Crianças também tem RG” e “Unicef - certidão de nascimento”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira
Código: HIS2_05UND05
(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes