17453
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Democracias

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Democracias

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Computador e equipamento de projeção

Folhas brancas, cartolinas

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egPVxKc763pXVCYsHUBPmt2AweTNxzZ4dMutsc3ScxAqEaDDrsjMCwS5wJRv/his5-02und02-democracia-na-antiguidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mRxjv6cAeHyZv296TCX2kqBrsY5QXFC2H2wPKFRJ7GnxmMShJuu2M6UrxMzj/his5-02und02-democracia-moderna-e-contemporanea.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ksf9Muycx2ETHYdrcaKpqDCdyd6YNZf5mrqUTQJDgHFWNQxry8UPDwRPCEAT/his5-02und02-cedula-representante-de-turma.pdf

Para você saber mais:

1- Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

2- Pergunte à turma: - O que você entende por Democracia?

3- Registre as respostas em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.

4- Apresente o conceito de Democracia e o seu surgimento na Grécia, além de seu desenvolvimento ao longo do tempo.

5- Faça uma abordagem sobre a Democracia Moderna e a Democracia Contemporânea.

6 - A partir da leitura do Preâmbulo da Constituição Brasileira, divida-o por expressões ou palavras chaves, discutindo uma a uma, como forma de detalhar que entendimento os alunos têm das garantias básicas presentes em nossa Constituição e o papel do Estado Brasileiro.

7- Registre o entendimento dos alunos em áudio, vídeo ou anotando em uma folha

8 - Revise os conceitos de Democracia Direta e Democracia Indireta.

9 - Proponha aos alunos a aprovação de um Contrato (Regras para alunos e para o professor) para turma durante as atividades na sala de aula. Conduza o processo elencando as sugestões, liste-as no quadro e posteriormente coloque em votação cada item. (limite o número de ítens de 3 a 5)

10 - Proponha aos alunos uma eleição de representante de turma. Liste os candidatos enumerando-os, dê 30 segundos para que cada um se apresente.

11- Distribua as cédulas, onde cada aluno deverá escrever o número de seu candidato.

12 - Recolha as cédulas e inicie a contagem dos votos de forma transparente.

13- Anuncie o vencedor.

14 - Solicite aos alunos que responda:

  • Qual dinâmica de escolha é uma exemplo de “Democracia direta” e qual é um exemplo da “Democracia indireta”?

15- Registre por amostragem as respostas.

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

2- Pergunte à turma: - O que você entende por Democracia?

3- Registre as respostas em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.

4- Apresente o conceito de Democracia e o seu surgimento na Grécia, além de seu desenvolvimento ao longo do tempo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egPVxKc763pXVCYsHUBPmt2AweTNxzZ4dMutsc3ScxAqEaDDrsjMCwS5wJRv/his5-02und02-democracia-na-antiguidade.pdf

Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Faça uma abordagem sobre a Democracia Moderna e a Democracia Contemporânea, utilizando datashow.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mRxjv6cAeHyZv296TCX2kqBrsY5QXFC2H2wPKFRJ7GnxmMShJuu2M6UrxMzj/his5-02und02-democracia-moderna-e-contemporanea.pdf

Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Apresente em slides o Preâmbulo da Constituição Brasileira, divida-o por expressões ou palavras chaves, discutindo uma a uma, como forma de detalhar que entendimento que os alunos têm das garantias básicas presentes em nossa Constituição e o papel do Estado Brasileiro.

2- Registre o entendimento dos alunos em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.

Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Revise os conceitos de Democracia Direta e Democracia Indireta.

2 - Proponha aos alunos a aprovação de um Contrato (Regras para alunos e para o professor) para turma durante as atividades na sala de aula. Conduza o processo elencando as sugestões, liste-as no quadro e posteriormente coloque em votação cada item. (limite o número de ítens de 3 a 5)

3 - Proponha aos alunos uma eleição de representante de turma.

Liste os candidatos enumerando-os, dê 30 segundos para que cada um se apresente.

4- Distribua as cédulas, onde cada aluno deverá escrever o número de seu candidato.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ksf9Muycx2ETHYdrcaKpqDCdyd6YNZf5mrqUTQJDgHFWNQxry8UPDwRPCEAT/his5-02und02-cedula-representante-de-turma.pdf

5 - Recolha as cédulas e inicie a contagem dos votos de forma transparente.

6- Anuncie o vencedor.

7 - Solicite aos alunos que responda:

  • Qual dinâmica de escolha é uma exemplo de “Democracia direta” e qual é um exemplo da “Democracia indireta”?

8- Registre por amostragem as respostas.

Se a turma for muito grande, limite o número de candidatos, criando critério como ordem de chegada, entre outros.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Computador e equipamento de projeção

Folhas brancas, cartolinas

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egPVxKc763pXVCYsHUBPmt2AweTNxzZ4dMutsc3ScxAqEaDDrsjMCwS5wJRv/his5-02und02-democracia-na-antiguidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mRxjv6cAeHyZv296TCX2kqBrsY5QXFC2H2wPKFRJ7GnxmMShJuu2M6UrxMzj/his5-02und02-democracia-moderna-e-contemporanea.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ksf9Muycx2ETHYdrcaKpqDCdyd6YNZf5mrqUTQJDgHFWNQxry8UPDwRPCEAT/his5-02und02-cedula-representante-de-turma.pdf

Para você saber mais:

1- Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

2- Pergunte à turma: - O que você entende por Democracia?

3- Registre as respostas em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.

4- Apresente o conceito de Democracia e o seu surgimento na Grécia, além de seu desenvolvimento ao longo do tempo.

5- Faça uma abordagem sobre a Democracia Moderna e a Democracia Contemporânea.

6 - A partir da leitura do Preâmbulo da Constituição Brasileira, divida-o por expressões ou palavras chaves, discutindo uma a uma, como forma de detalhar que entendimento os alunos têm das garantias básicas presentes em nossa Constituição e o papel do Estado Brasileiro.

7- Registre o entendimento dos alunos em áudio, vídeo ou anotando em uma folha

8 - Revise os conceitos de Democracia Direta e Democracia Indireta.

9 - Proponha aos alunos a aprovação de um Contrato (Regras para alunos e para o professor) para turma durante as atividades na sala de aula. Conduza o processo elencando as sugestões, liste-as no quadro e posteriormente coloque em votação cada item. (limite o número de ítens de 3 a 5)

10 - Proponha aos alunos uma eleição de representante de turma. Liste os candidatos enumerando-os, dê 30 segundos para que cada um se apresente.

11- Distribua as cédulas, onde cada aluno deverá escrever o número de seu candidato.

12 - Recolha as cédulas e inicie a contagem dos votos de forma transparente.

13- Anuncie o vencedor.

14 - Solicite aos alunos que responda:

  • Qual dinâmica de escolha é uma exemplo de “Democracia direta” e qual é um exemplo da “Democracia indireta”?

15- Registre por amostragem as respostas.

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

2- Pergunte à turma: - O que você entende por Democracia?

3- Registre as respostas em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.

4- Apresente o conceito de Democracia e o seu surgimento na Grécia, além de seu desenvolvimento ao longo do tempo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egPVxKc763pXVCYsHUBPmt2AweTNxzZ4dMutsc3ScxAqEaDDrsjMCwS5wJRv/his5-02und02-democracia-na-antiguidade.pdf

Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Faça uma abordagem sobre a Democracia Moderna e a Democracia Contemporânea, utilizando datashow.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mRxjv6cAeHyZv296TCX2kqBrsY5QXFC2H2wPKFRJ7GnxmMShJuu2M6UrxMzj/his5-02und02-democracia-moderna-e-contemporanea.pdf

Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Apresente em slides o Preâmbulo da Constituição Brasileira, divida-o por expressões ou palavras chaves, discutindo uma a uma, como forma de detalhar que entendimento que os alunos têm das garantias básicas presentes em nossa Constituição e o papel do Estado Brasileiro.

2- Registre o entendimento dos alunos em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.

Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Revise os conceitos de Democracia Direta e Democracia Indireta.

2 - Proponha aos alunos a aprovação de um Contrato (Regras para alunos e para o professor) para turma durante as atividades na sala de aula. Conduza o processo elencando as sugestões, liste-as no quadro e posteriormente coloque em votação cada item. (limite o número de ítens de 3 a 5)

3 - Proponha aos alunos uma eleição de representante de turma.

Liste os candidatos enumerando-os, dê 30 segundos para que cada um se apresente.

4- Distribua as cédulas, onde cada aluno deverá escrever o número de seu candidato.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ksf9Muycx2ETHYdrcaKpqDCdyd6YNZf5mrqUTQJDgHFWNQxry8UPDwRPCEAT/his5-02und02-cedula-representante-de-turma.pdf

5 - Recolha as cédulas e inicie a contagem dos votos de forma transparente.

6- Anuncie o vencedor.

7 - Solicite aos alunos que responda:

  • Qual dinâmica de escolha é uma exemplo de “Democracia direta” e qual é um exemplo da “Democracia indireta”?

8- Registre por amostragem as respostas.

Se a turma for muito grande, limite o número de candidatos, criando critério como ordem de chegada, entre outros.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/

(Acessado em 25/03/2019)

https://www.todapolitica.com/democracia/

(Acessado em 25/03/2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano