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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Consumo Consciente

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre avaliar o consumo e uso de canudos plásticos e reconhecer os impactos ambientais de seu descarte inadequado.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens de canudos de plásticos;
  • Notícias sobre a lei de proibição do uso de canudos plásticos em diferentes regiões do nosso país;
  • Projetor multimídia, computador, quadro;
  • Cartolinas, hidrocor, lápis de cor, etc. (Para confecção do cartaz);
  • Nome: Natália Oliveira Pereira dos Santos. Cidade: Blumenau. Tema: Meio ambiente. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/06/29/proibicao-do-uso-de-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.

Materiais complementares:

Atividade - Quebra-cabeça - canudos de plástico. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zp3vN5tUyEHvx87t4ddckTbXpXPjAzc2rR3e4KrD7K3xWmJUGyHR4NaPNqWN/ge04-08unid05-sistematizacao-quebra-cabeca-canudos-de-plastico.pdf

Para você saber mais:

BARBOSA, Vanessa. Revista Exame. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.

OLIVEIRA, Renato. 25/09/2018. Correio do Povo. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Cidades/2018/9/662281/Lei-proibe-o-uso-de-canudos-de-plastico-em-Santa-Maria Acesso em 06/02/2019.

BUZZO, Bruna. Consumo Consciente. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

Consumo consciente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/legislacao/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

TIAGO, Cláudio Gonçalves. 23-02-2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/analise-impacto-dos-canudos-plasticos-descartaveis-nos-oceanos-22425345#ixzz5EpNnp3G9

LEGNAIOLI, Stella. Canudos de plásticos: impactos e alternativas para o consumo. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico Acesso em 10/03/2019.

Link para os vídeos:

Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.

Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Reciclagem: é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Consumo: de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno.

Consumo consciente: é a contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Consumo Consciente: “Sem canudinho, por favor!”. Comente com os estudantes se eles conhecem algo sobre essa temática. Numa breve roda de conversa, pergunte o que eles entendem por consumo e o que vem a ser o consumo consciente. Pergunte o que quer dizer a expressão: “Sem canudinho, por favor!”. Espera-se os estudantes demonstrem seus conhecimentos prévios sobre essa temática: consumo consciente. Caso eles não tenham ideia sobre a expressão: “Sem canudinho, por favor!”, introduza o próximo slide para que a contextualização da aula ocorra.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete o slide, e comente com os estudantes que quando vamos a algum restaurante ou lanchonete e pedimos um suco ou refrigerante é comum utilizarmos um canudo de plástico. Esse simples “canudinho” está contribuindo para causar grande impacto ambiental.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas de pessoas utilizando canudos de plásticos. Notícias ou reportagens sobre a proibição do uso de canudos de plástico em diferentes regiões do nosso país.

Fonte das imagens:

Unsplash. Zino de Groot. Disponível em: https://unsplash.com/photos/4xOrnJeN4l0 Acesso em 13/03/2019.

Unsplash. Tom Pumford. Disponível em: https://unsplash.com/photos/dgiJ0EdpPFM Acesso em 13/03/2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e leia a manchete da Revista Exame: “Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a proibir canudos plásticos”. Instigue os estudantes a refletirem sobre essa manchete e pergunte aos mesmos se eles já ouviram alguma notícia semelhante, se onde eles moram há algum projeto de lei ou lei que também proíbe o uso de canudos plásticos. Caso você tenha acesso à internet durante a aula, clique o link abaixo e leia a notícia com os estudantes.

Comente com os estudantes que em várias localidades estão sendo feitos projetos de leis para que os canudos de plásticos sejam proibidos e possam ser substituídos por canudos feitos com outros materiais que não agridam o meio ambiente. Os impactos ambientais comprometem toda a humanidade, contaminando os mares, rios, oceanos, sobrecarregando os lixões em seu volume. Se os canudos não forem feitos de materiais biodegradáveis, demorarão muito tempo para se decompor no ambiente, além de utilizarem o petróleo (fonte não renovável de energia), como matéria-prima para sua confecção.

Acesse a reportagem completa no link: BARBOSA, Vanessa. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 18/02/2019. Ou acesse antecipadamente e imprima para ler aos estudantes, caso não disponha de internet no momento da aula.

Caso seja possível, exiba o vídeo abaixo (cerca de 2 minutos) que traz um projeto de lei feito para Londrina (Paraná).

Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.

E/ou exiba o vídeo (1 minuto): Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.

Você estará repertoriando os estudantes com a leitura de uma notícia simples e exibindo um ou dois vídeos curtos. Dessa forma, os estudantes dispostos dessas informações, poderão ter uma contexto para a realização tanto da problematização, quanto da ação propositiva.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer impressa a reportagem acima citada ou outra reportagem também indicada neste material ou ainda o PL - Projeto de Lei 10355/2018 que trata sobre esse assunto. Caso o seu município já tenha se manifestado em relação a essa proibição, traga também notícias locais que contribuirão ainda mais com a contextualização da aula.

Faça o download do vídeo acima para utilizar em aula. Caso não seja possível utilizar o vídeo, você poderá utilizar outras fontes ou comentar as diferentes notícias que estão circulando em nosso país sobre essa temática.

Para você saber mais:

TIAGO, Cláudio Gonçalves. 23-02-2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/analise-impacto-dos-canudos-plasticos-descartaveis-nos-oceanos-22425345#ixzz5EpNnp3G9 Acesso em 18/02/2019.

PROJETO DE LEI. PL 10355/2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2177931 Acesso em 18/02/2019.

Fonte da imagem: Unsplash. Olivier Guillard. Disponível em: https://unsplash.com/photos/AjG1BkDH4Zs Acesso em 06/02/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a seguinte problematização: “Como um simples canudinho pode causar um grande impacto ambiental?”.

Numa roda de conversa, instigue os estudantes a refletirem sobre as notícias e vídeos que viram sobre o assunto. Pergunte se eles tinham noção da dimensão desse produto no meio ambiente. Levante as hipóteses trazidas pelos estudantes e sistematize-as no quadro ou, se preferir e se sua escola dispuser, no flip chart.

Importante destacar alguns impactos, que, caso não sejam trazidos pelos estudantes, relembre-os e discuta-os. Se preferir acesse o site abaixo para maiores informações.

Impactos causados no ambiente:

  • O aumento de lixo plástico nos oceanos causa alteração na cadeia alimentar.
  • Muitos animais acabam comendo esses “lixos de plástico” e adoecem ou morrem em virtude dessa situação.
  • O canudinho de plástico representa 4% de todo lixo plástico do mundo e, se ele não for confeccionado com material biodegradável, pode levar até mil anos para de decompor no meio ambiente.
  • A produção de canudinhos contribui para o consumo de petróleo (uma fonte de energia não renovável).
  • Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.
  • Entre outros.

Acesse esse site como material complementar:

Caso prefira, você pode selecionar algum trecho do Projeto de Lei que traz essa problemática à tona.

Instigue os estudantes a compreender os impactos que um simples pedaço de plástico pode causar no meio ambiente.

Para você saber mais:

PROJETO DE LEI. PL 10355/2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2177931 Acesso em 18/02/2019.

Fonte da imagem: Unsplash. Olivier Guillard. Disponível em: https://unsplash.com/photos/AjG1BkDH4Zs Acesso em 06/02/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Neste momento da aula, após discussão com os estudantes e reflexão sobre os vídeos e as notícias da proibição do uso de canudos plásticos em diferentes localidades do nosso país (conforme sugeridos e descritos nos slides da contextualização, cujo os links estão dispostos abaixo), peça para que, em grupo de 4 estudantes, elaborem um cartaz (que será afixado na escola) para divulgar os impactos que os canudos plásticos trazem ao meio ambiente, iniciando uma campanha para que todos digam “Não” ao uso do canudinho quando forem à lanchonetes, bares ou restaurantes.

Para repertoriar os estudantes na realização da ação propositiva, utilize os materiais aqui indicados ou traga outros de seu conhecimento. Acesse a reportagem completa no link: BARBOSA, Vanessa. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 18/02/2019. Caso prefira, imprima a reportagem para os grupos tenham acesso nesse momento.

Relembre os estudantes sobre o vídeo que traz um projeto de lei feito para Londrina (Paraná).

Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.

E o vídeo - Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.

Neste momento da aula, retome o que fora discutido durante a etapa da problematização. Faça o resgate dos possíveis impactos ambientais causados pelo uso do canudinho de plástico e ressalte que esses aspectos precisam ser destacados no cartaz.

Novamente estão postos alguns dos possíveis impactos ambientais:

  • O aumento de lixo plástico nos oceanos causa alteração na cadeia alimentar.
  • Muitos animais acabam comendo esses “lixos de plástico” e adoecem ou morrem em virtude dessa situação.
  • O canudinho de plástico representa 4% de todo lixo plástico do mundo e, se ele não for confeccionado com material biodegradável, pode levar até mil anos para de decompor no meio ambiente.
  • A produção de canudinhos contribui para o consumo de petróleo (matéria prima para o plástico).
  • Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.
  • Entre outros.

Como adequar a sua realidade:

Caso seja possível e a escola conte com uma sala de informática, numa outra aula, elabore um cartaz coletivo da turma, lançando uma campanha contra o uso dos canudinhos plásticos no dia-a-dia. Caso a escola tenha cantina e o canudinho ainda seja utilizado, entre em contato com o dono para que ele também possa aderir essa campanha, demonstrando que, com pequenas ações, será possível contribuir com um planeta melhor.

Para você saber mais:

Consumo consciente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/legislacao/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

Fonte da imagem: Unsplash. Danielle Maclnnes. Disponível em: https://unsplash.com/photos/LSJI4KPqwBk Acesso em 06/02/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Imprima antecipadamente os quebra-cabeças para os grupos (no máximo de 4 estudantes). Por exemplo, se você tiver 32 estudantes, imprima 8 cópias. Imprima em papel canson ou cartolina para que ele seja mais durável.

Para sistematizar a aula. Entregue para cada grupo o quebra-cabeça (já recortado e colocado num saquinho ou envelope).

Relembre com os estudantes que as questões ambientais e o impacto que um simples canudinho pode causar na natureza. Solicite que montem o quebra-cabeça e termine a aula lendo a frase apresentada no quebra-cabeça, discutindo-a com os estudantes.

Caso não seja possível a impressão. Solicite que os estudantes sintetizem a aula numa frase ou desenho. Coloquem no papel canson ou a cartolina (em tamanho A4) e peça para eles recortarem a folha em diferentes partes, formando um quebra-cabeça.

Materiais complementares:

Link para a impressão da atividade do Quebra-cabeça:

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zp3vN5tUyEHvx87t4ddckTbXpXPjAzc2rR3e4KrD7K3xWmJUGyHR4NaPNqWN/ge04-08unid05-sistematizacao-quebra-cabeca-canudos-de-plastico.pdf

Fonte da imagem: Banco de Imagens - Revista Nova Escola.

Resumo da aula

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Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens de canudos de plásticos;
  • Notícias sobre a lei de proibição do uso de canudos plásticos em diferentes regiões do nosso país;
  • Projetor multimídia, computador, quadro;
  • Cartolinas, hidrocor, lápis de cor, etc. (Para confecção do cartaz);
  • Nome: Natália Oliveira Pereira dos Santos. Cidade: Blumenau. Tema: Meio ambiente. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/06/29/proibicao-do-uso-de-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.

Materiais complementares:

Atividade - Quebra-cabeça - canudos de plástico. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zp3vN5tUyEHvx87t4ddckTbXpXPjAzc2rR3e4KrD7K3xWmJUGyHR4NaPNqWN/ge04-08unid05-sistematizacao-quebra-cabeca-canudos-de-plastico.pdf

Para você saber mais:

BARBOSA, Vanessa. Revista Exame. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.

OLIVEIRA, Renato. 25/09/2018. Correio do Povo. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Cidades/2018/9/662281/Lei-proibe-o-uso-de-canudos-de-plastico-em-Santa-Maria Acesso em 06/02/2019.

BUZZO, Bruna. Consumo Consciente. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

Consumo consciente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/legislacao/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

TIAGO, Cláudio Gonçalves. 23-02-2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/analise-impacto-dos-canudos-plasticos-descartaveis-nos-oceanos-22425345#ixzz5EpNnp3G9

LEGNAIOLI, Stella. Canudos de plásticos: impactos e alternativas para o consumo. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico Acesso em 10/03/2019.

Link para os vídeos:

Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.

Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Reciclagem: é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Consumo: de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno.

Consumo consciente: é a contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Consumo Consciente: “Sem canudinho, por favor!”. Comente com os estudantes se eles conhecem algo sobre essa temática. Numa breve roda de conversa, pergunte o que eles entendem por consumo e o que vem a ser o consumo consciente. Pergunte o que quer dizer a expressão: “Sem canudinho, por favor!”. Espera-se os estudantes demonstrem seus conhecimentos prévios sobre essa temática: consumo consciente. Caso eles não tenham ideia sobre a expressão: “Sem canudinho, por favor!”, introduza o próximo slide para que a contextualização da aula ocorra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete o slide, e comente com os estudantes que quando vamos a algum restaurante ou lanchonete e pedimos um suco ou refrigerante é comum utilizarmos um canudo de plástico. Esse simples “canudinho” está contribuindo para causar grande impacto ambiental.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas de pessoas utilizando canudos de plásticos. Notícias ou reportagens sobre a proibição do uso de canudos de plástico em diferentes regiões do nosso país.

Fonte das imagens:

Unsplash. Zino de Groot. Disponível em: https://unsplash.com/photos/4xOrnJeN4l0 Acesso em 13/03/2019.

Unsplash. Tom Pumford. Disponível em: https://unsplash.com/photos/dgiJ0EdpPFM Acesso em 13/03/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e leia a manchete da Revista Exame: “Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a proibir canudos plásticos”. Instigue os estudantes a refletirem sobre essa manchete e pergunte aos mesmos se eles já ouviram alguma notícia semelhante, se onde eles moram há algum projeto de lei ou lei que também proíbe o uso de canudos plásticos. Caso você tenha acesso à internet durante a aula, clique o link abaixo e leia a notícia com os estudantes.

Comente com os estudantes que em várias localidades estão sendo feitos projetos de leis para que os canudos de plásticos sejam proibidos e possam ser substituídos por canudos feitos com outros materiais que não agridam o meio ambiente. Os impactos ambientais comprometem toda a humanidade, contaminando os mares, rios, oceanos, sobrecarregando os lixões em seu volume. Se os canudos não forem feitos de materiais biodegradáveis, demorarão muito tempo para se decompor no ambiente, além de utilizarem o petróleo (fonte não renovável de energia), como matéria-prima para sua confecção.

Acesse a reportagem completa no link: BARBOSA, Vanessa. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 18/02/2019. Ou acesse antecipadamente e imprima para ler aos estudantes, caso não disponha de internet no momento da aula.

Caso seja possível, exiba o vídeo abaixo (cerca de 2 minutos) que traz um projeto de lei feito para Londrina (Paraná).

Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.

E/ou exiba o vídeo (1 minuto): Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.

Você estará repertoriando os estudantes com a leitura de uma notícia simples e exibindo um ou dois vídeos curtos. Dessa forma, os estudantes dispostos dessas informações, poderão ter uma contexto para a realização tanto da problematização, quanto da ação propositiva.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer impressa a reportagem acima citada ou outra reportagem também indicada neste material ou ainda o PL - Projeto de Lei 10355/2018 que trata sobre esse assunto. Caso o seu município já tenha se manifestado em relação a essa proibição, traga também notícias locais que contribuirão ainda mais com a contextualização da aula.

Faça o download do vídeo acima para utilizar em aula. Caso não seja possível utilizar o vídeo, você poderá utilizar outras fontes ou comentar as diferentes notícias que estão circulando em nosso país sobre essa temática.

Para você saber mais:

TIAGO, Cláudio Gonçalves. 23-02-2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/analise-impacto-dos-canudos-plasticos-descartaveis-nos-oceanos-22425345#ixzz5EpNnp3G9 Acesso em 18/02/2019.

PROJETO DE LEI. PL 10355/2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2177931 Acesso em 18/02/2019.

Fonte da imagem: Unsplash. Olivier Guillard. Disponível em: https://unsplash.com/photos/AjG1BkDH4Zs Acesso em 06/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a seguinte problematização: “Como um simples canudinho pode causar um grande impacto ambiental?”.

Numa roda de conversa, instigue os estudantes a refletirem sobre as notícias e vídeos que viram sobre o assunto. Pergunte se eles tinham noção da dimensão desse produto no meio ambiente. Levante as hipóteses trazidas pelos estudantes e sistematize-as no quadro ou, se preferir e se sua escola dispuser, no flip chart.

Importante destacar alguns impactos, que, caso não sejam trazidos pelos estudantes, relembre-os e discuta-os. Se preferir acesse o site abaixo para maiores informações.

Impactos causados no ambiente:

  • O aumento de lixo plástico nos oceanos causa alteração na cadeia alimentar.
  • Muitos animais acabam comendo esses “lixos de plástico” e adoecem ou morrem em virtude dessa situação.
  • O canudinho de plástico representa 4% de todo lixo plástico do mundo e, se ele não for confeccionado com material biodegradável, pode levar até mil anos para de decompor no meio ambiente.
  • A produção de canudinhos contribui para o consumo de petróleo (uma fonte de energia não renovável).
  • Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.
  • Entre outros.

Acesse esse site como material complementar:

Caso prefira, você pode selecionar algum trecho do Projeto de Lei que traz essa problemática à tona.

Instigue os estudantes a compreender os impactos que um simples pedaço de plástico pode causar no meio ambiente.

Para você saber mais:

PROJETO DE LEI. PL 10355/2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2177931 Acesso em 18/02/2019.

Fonte da imagem: Unsplash. Olivier Guillard. Disponível em: https://unsplash.com/photos/AjG1BkDH4Zs Acesso em 06/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Neste momento da aula, após discussão com os estudantes e reflexão sobre os vídeos e as notícias da proibição do uso de canudos plásticos em diferentes localidades do nosso país (conforme sugeridos e descritos nos slides da contextualização, cujo os links estão dispostos abaixo), peça para que, em grupo de 4 estudantes, elaborem um cartaz (que será afixado na escola) para divulgar os impactos que os canudos plásticos trazem ao meio ambiente, iniciando uma campanha para que todos digam “Não” ao uso do canudinho quando forem à lanchonetes, bares ou restaurantes.

Para repertoriar os estudantes na realização da ação propositiva, utilize os materiais aqui indicados ou traga outros de seu conhecimento. Acesse a reportagem completa no link: BARBOSA, Vanessa. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 18/02/2019. Caso prefira, imprima a reportagem para os grupos tenham acesso nesse momento.

Relembre os estudantes sobre o vídeo que traz um projeto de lei feito para Londrina (Paraná).

Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.

E o vídeo - Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.

Neste momento da aula, retome o que fora discutido durante a etapa da problematização. Faça o resgate dos possíveis impactos ambientais causados pelo uso do canudinho de plástico e ressalte que esses aspectos precisam ser destacados no cartaz.

Novamente estão postos alguns dos possíveis impactos ambientais:

  • O aumento de lixo plástico nos oceanos causa alteração na cadeia alimentar.
  • Muitos animais acabam comendo esses “lixos de plástico” e adoecem ou morrem em virtude dessa situação.
  • O canudinho de plástico representa 4% de todo lixo plástico do mundo e, se ele não for confeccionado com material biodegradável, pode levar até mil anos para de decompor no meio ambiente.
  • A produção de canudinhos contribui para o consumo de petróleo (matéria prima para o plástico).
  • Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.
  • Entre outros.

Como adequar a sua realidade:

Caso seja possível e a escola conte com uma sala de informática, numa outra aula, elabore um cartaz coletivo da turma, lançando uma campanha contra o uso dos canudinhos plásticos no dia-a-dia. Caso a escola tenha cantina e o canudinho ainda seja utilizado, entre em contato com o dono para que ele também possa aderir essa campanha, demonstrando que, com pequenas ações, será possível contribuir com um planeta melhor.

Para você saber mais:

Consumo consciente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/legislacao/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

Fonte da imagem: Unsplash. Danielle Maclnnes. Disponível em: https://unsplash.com/photos/LSJI4KPqwBk Acesso em 06/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Imprima antecipadamente os quebra-cabeças para os grupos (no máximo de 4 estudantes). Por exemplo, se você tiver 32 estudantes, imprima 8 cópias. Imprima em papel canson ou cartolina para que ele seja mais durável.

Para sistematizar a aula. Entregue para cada grupo o quebra-cabeça (já recortado e colocado num saquinho ou envelope).

Relembre com os estudantes que as questões ambientais e o impacto que um simples canudinho pode causar na natureza. Solicite que montem o quebra-cabeça e termine a aula lendo a frase apresentada no quebra-cabeça, discutindo-a com os estudantes.

Caso não seja possível a impressão. Solicite que os estudantes sintetizem a aula numa frase ou desenho. Coloquem no papel canson ou a cartolina (em tamanho A4) e peça para eles recortarem a folha em diferentes partes, formando um quebra-cabeça.

Materiais complementares:

Link para a impressão da atividade do Quebra-cabeça:

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zp3vN5tUyEHvx87t4ddckTbXpXPjAzc2rR3e4KrD7K3xWmJUGyHR4NaPNqWN/ge04-08unid05-sistematizacao-quebra-cabeca-canudos-de-plastico.pdf

Fonte da imagem: Banco de Imagens - Revista Nova Escola.

Slide Plano Aula

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