17311
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Impactos das atividades econômicas nas paisagens urbanas e rurais

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Reconhecer os impactos da atividade econômica na zona urbana e na zona rural.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha impressa com cartas, projetor (cartolina, papel pardo, ou papel 40g)

Materiais complementares:

Imagens para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf

Jogo para imprimir e regras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EpK5mzGW845RPczE79pPnmG4mRZhaXT4mejQRndrDCprXjanTPQ4HuZaPV29/jogo-impacto.pdf

Contextos prévios:

Impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html Acesso em: 09/03/2019

Bibliografia:

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986 Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html Acesso em: 09/03/2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre os impactos das atividades econômicas nas paisagens urbana e rural. Para iniciar, divida-os em trios na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça digam o que estão vendo. Explique que em uma fábrica há muita mão de obra humana, mas que com a chegada da tecnologia, os robôs e as máquinas estão reduzindo a mão de obra humana. Questione por qual motivo as máquinas estão substituindo a mão de obra humana. Oriente que no espaço rural, a chegada da tecnologia também reduziu a mão de obra humana. Leia o texto para os alunos explicando que a chegada da tecnologia na zona rural, reduziu as atividades do pequeno produtor e o que isso acarretou no campo e na cidade.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf

Referência:

https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2018/12/05/ibge-trabalhadores-informalidade-brasil-2017.htm

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens e pergunte aos alunos qual das duas formas eles acham que é a mais rápida para se fazer uma colheita: manualmente ou com o auxílio do trator? Mas ela sendo a forma mais rápida, que efeitos ela provocaria ao meio ambiente e ao meio social? Deixe que debatam a respeito e questione o porquê. Partindo desse debate, oriente que uma máquina pode ocupar o lugar de várias pessoas, diminuindo assim a necessidade de mão de obra rural. Com a redução da oferta de trabalho, há uma migração para a zona urbana, impactando diretamente no aumento do trabalho informal.

Como adequar à sua realidade: se não for possível projetar as imagens, elas poderão ser impressas no documento anexo no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Jogo do impacto. Imprima as cartas, de preferência em um papel com uma gramatura mais espessa. Embaralhe e distribua quatro cartas para cada participante.

O participante que estiver com a carta da “PECUÁRIA” dá início ao jogo. Em seguida, o aluno que tiver com a carta correspondente ao impacto da pecuária deverá jogar a carta na mesa. Dando sequência, o participante que tem a carta “MINERAÇÃO” coloca a carta na mesa, e o colega que tem a carta correspondente ao impacto causado pela atividade, a coloca na mesa. A Sequência das cartas está no arquivo com as regras. Ganhará o jogo o aluno que baixar todas as suas cartas primeiro. O jogo deverá continuar até que todos tenham dado sequência e tenham baixado todas as cartas. Os demais participantes deverão conversar se a carta baixada pelo colega realmente têm relação com o impacto daquela atividade correspondente. O professor poderá ser solicitado para auxiliar em caso de impasse. Deixe que os alunos cheguem à conclusão que as cartas com a borda branca são as ações e as com a borda preta são os impactos, dê dicas a respeito se for necessário, perguntando se notaram alguma coincidência entre as cores das bordas das cartas.

Materiais complementares

As cartas e as regras poderão ser impressos no documento:

https://drive.google.com/file/d/1zAMhAzTmOhNcusN2s3U-NTjjXoyHGC6G/view?usp=sharing

Imagens retiradas do site gratuito https://unsplash.com/ Acesso em: 10/03/2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após o jogo, faça com os alunos uma solução do jogo no quadro, seguindo a “ordem” das cartas, montando um esquema coletivo. Sugira que os alunos listem outros impactos das atividades econômicas citadas, como no esquema acima, onde o aumento da temperatura é uma consequência do desmatamento. Retome os questionamentos da Problematização, orientando a conclusão dos alunos de que as atividades econômicas geram impactos bons e ruins para o campo e para a cidade.

Como adequar à sua realidade: Essa atividade pode ser feita em um Blocão, ou em uma cartolina, papel pardo ou 40 quilos, conforme material disponível na unidade escolar e poderá ser afixado posteriormente como material de apoio visual na sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha impressa com cartas, projetor (cartolina, papel pardo, ou papel 40g)

Materiais complementares:

Imagens para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf

Jogo para imprimir e regras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EpK5mzGW845RPczE79pPnmG4mRZhaXT4mejQRndrDCprXjanTPQ4HuZaPV29/jogo-impacto.pdf

Contextos prévios:

Impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html Acesso em: 09/03/2019

Bibliografia:

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986 Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html Acesso em: 09/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre os impactos das atividades econômicas nas paisagens urbana e rural. Para iniciar, divida-os em trios na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça digam o que estão vendo. Explique que em uma fábrica há muita mão de obra humana, mas que com a chegada da tecnologia, os robôs e as máquinas estão reduzindo a mão de obra humana. Questione por qual motivo as máquinas estão substituindo a mão de obra humana. Oriente que no espaço rural, a chegada da tecnologia também reduziu a mão de obra humana. Leia o texto para os alunos explicando que a chegada da tecnologia na zona rural, reduziu as atividades do pequeno produtor e o que isso acarretou no campo e na cidade.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf

Referência:

https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2018/12/05/ibge-trabalhadores-informalidade-brasil-2017.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens e pergunte aos alunos qual das duas formas eles acham que é a mais rápida para se fazer uma colheita: manualmente ou com o auxílio do trator? Mas ela sendo a forma mais rápida, que efeitos ela provocaria ao meio ambiente e ao meio social? Deixe que debatam a respeito e questione o porquê. Partindo desse debate, oriente que uma máquina pode ocupar o lugar de várias pessoas, diminuindo assim a necessidade de mão de obra rural. Com a redução da oferta de trabalho, há uma migração para a zona urbana, impactando diretamente no aumento do trabalho informal.

Como adequar à sua realidade: se não for possível projetar as imagens, elas poderão ser impressas no documento anexo no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Jogo do impacto. Imprima as cartas, de preferência em um papel com uma gramatura mais espessa. Embaralhe e distribua quatro cartas para cada participante.

O participante que estiver com a carta da “PECUÁRIA” dá início ao jogo. Em seguida, o aluno que tiver com a carta correspondente ao impacto da pecuária deverá jogar a carta na mesa. Dando sequência, o participante que tem a carta “MINERAÇÃO” coloca a carta na mesa, e o colega que tem a carta correspondente ao impacto causado pela atividade, a coloca na mesa. A Sequência das cartas está no arquivo com as regras. Ganhará o jogo o aluno que baixar todas as suas cartas primeiro. O jogo deverá continuar até que todos tenham dado sequência e tenham baixado todas as cartas. Os demais participantes deverão conversar se a carta baixada pelo colega realmente têm relação com o impacto daquela atividade correspondente. O professor poderá ser solicitado para auxiliar em caso de impasse. Deixe que os alunos cheguem à conclusão que as cartas com a borda branca são as ações e as com a borda preta são os impactos, dê dicas a respeito se for necessário, perguntando se notaram alguma coincidência entre as cores das bordas das cartas.

Materiais complementares

As cartas e as regras poderão ser impressos no documento:

https://drive.google.com/file/d/1zAMhAzTmOhNcusN2s3U-NTjjXoyHGC6G/view?usp=sharing

Imagens retiradas do site gratuito https://unsplash.com/ Acesso em: 10/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após o jogo, faça com os alunos uma solução do jogo no quadro, seguindo a “ordem” das cartas, montando um esquema coletivo. Sugira que os alunos listem outros impactos das atividades econômicas citadas, como no esquema acima, onde o aumento da temperatura é uma consequência do desmatamento. Retome os questionamentos da Problematização, orientando a conclusão dos alunos de que as atividades econômicas geram impactos bons e ruins para o campo e para a cidade.

Como adequar à sua realidade: Essa atividade pode ser feita em um Blocão, ou em uma cartolina, papel pardo ou 40 quilos, conforme material disponível na unidade escolar e poderá ser afixado posteriormente como material de apoio visual na sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano