Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha impressa com cartas, projetor (cartolina, papel pardo, ou papel 40g)
Materiais complementares:
Imagens para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf
Jogo para imprimir e regras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EpK5mzGW845RPczE79pPnmG4mRZhaXT4mejQRndrDCprXjanTPQ4HuZaPV29/jogo-impacto.pdf
Contextos prévios:
Impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html Acesso em: 09/03/2019
Bibliografia:
RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986 Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html Acesso em: 09/03/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre os impactos das atividades econômicas nas paisagens urbana e rural. Para iniciar, divida-os em trios na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça digam o que estão vendo. Explique que em uma fábrica há muita mão de obra humana, mas que com a chegada da tecnologia, os robôs e as máquinas estão reduzindo a mão de obra humana. Questione por qual motivo as máquinas estão substituindo a mão de obra humana. Oriente que no espaço rural, a chegada da tecnologia também reduziu a mão de obra humana. Leia o texto para os alunos explicando que a chegada da tecnologia na zona rural, reduziu as atividades do pequeno produtor e o que isso acarretou no campo e na cidade.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:
Referência:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens e pergunte aos alunos qual das duas formas eles acham que é a mais rápida para se fazer uma colheita: manualmente ou com o auxílio do trator? Mas ela sendo a forma mais rápida, que efeitos ela provocaria ao meio ambiente e ao meio social? Deixe que debatam a respeito e questione o porquê. Partindo desse debate, oriente que uma máquina pode ocupar o lugar de várias pessoas, diminuindo assim a necessidade de mão de obra rural. Com a redução da oferta de trabalho, há uma migração para a zona urbana, impactando diretamente no aumento do trabalho informal.
Como adequar à sua realidade: se não for possível projetar as imagens, elas poderão ser impressas no documento anexo no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ9n9vB7aZpJNFbch7vaEmqk8WT4gKr757hzrBkZmmVUpeBdcWr4fJ3D95Xu/geo3-11und05-imagens-para-imprimir.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Jogo do impacto. Imprima as cartas, de preferência em um papel com uma gramatura mais espessa. Embaralhe e distribua quatro cartas para cada participante.
O participante que estiver com a carta da “PECUÁRIA” dá início ao jogo. Em seguida, o aluno que tiver com a carta correspondente ao impacto da pecuária deverá jogar a carta na mesa. Dando sequência, o participante que tem a carta “MINERAÇÃO” coloca a carta na mesa, e o colega que tem a carta correspondente ao impacto causado pela atividade, a coloca na mesa. A Sequência das cartas está no arquivo com as regras. Ganhará o jogo o aluno que baixar todas as suas cartas primeiro. O jogo deverá continuar até que todos tenham dado sequência e tenham baixado todas as cartas. Os demais participantes deverão conversar se a carta baixada pelo colega realmente têm relação com o impacto daquela atividade correspondente. O professor poderá ser solicitado para auxiliar em caso de impasse. Deixe que os alunos cheguem à conclusão que as cartas com a borda branca são as ações e as com a borda preta são os impactos, dê dicas a respeito se for necessário, perguntando se notaram alguma coincidência entre as cores das bordas das cartas.
Materiais complementares
As cartas e as regras poderão ser impressos no documento:
https://drive.google.com/file/d/1zAMhAzTmOhNcusN2s3U-NTjjXoyHGC6G/view?usp=sharing
Imagens retiradas do site gratuito https://unsplash.com/ Acesso em: 10/03/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Após o jogo, faça com os alunos uma solução do jogo no quadro, seguindo a “ordem” das cartas, montando um esquema coletivo. Sugira que os alunos listem outros impactos das atividades econômicas citadas, como no esquema acima, onde o aumento da temperatura é uma consequência do desmatamento. Retome os questionamentos da Problematização, orientando a conclusão dos alunos de que as atividades econômicas geram impactos bons e ruins para o campo e para a cidade.
Como adequar à sua realidade: Essa atividade pode ser feita em um Blocão, ou em uma cartolina, papel pardo ou 40 quilos, conforme material disponível na unidade escolar e poderá ser afixado posteriormente como material de apoio visual na sala de aula.