17271
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - A sociedade medieval

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A sociedade medieval

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Dicionário.

Material complementar:

Contexto - Sociedade e trabalho na Idade Média

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23kyXzyVZ89KehWtPDky2yNGGsJtzbx9C49F43r6FMpEnYZgg2G9s5rm6Ymh/his6-16und01-sociedade-e-trabalho-na-idade-media.pdf

Contexto - Atividade Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDmuxrjZcAkmeGUBrtxQT65xRwc9Bg4xYZWMkvqndDr8vVWhBf7GADnAVZsu/his6-16und01-atividade-contextualizacao.pdf

Problematização - Resolução Sociedade tripartida

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5rdcbNjRbhHkzmpfBznJFkA748a7e6zSkzVkeVMusn8wMeFj5ZcWqGAWrzmt/his6-16und01-resolucao-sociedade-tripartida.pdf

Sistematização - Resolução História

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jqt3R8FuUVb5EM78ABjSc85CeaveYWP3yDM9CwE5FVbgsqYEDx8GY5TRTBqa/his6-16und01-resolucao-historia.pdf

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da diversidade de papéis desempenhados pelos membros da sociedade ao longo de todo o medievo recomendamos a leitura do capítulo 5 da obra de Hilário Franco Júnior.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-sociedade-feudal.htm

Pequeno artigo que resume as funções das três ordens da sociedade medieval (clero, nobres e servos).

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3883019/mod_resource/content/1/LE%20GOFF%20jacques-o-apogeu-da-cidade-medieval.pdf

PDF do livro O apogeu da cidade medieval, de Jacques Le Goff. Para aprofundamento das questões referentes a sociedade urbana, recomenda-se a leitura do capítulo “A nova sociedade urbana”.

https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4

O vídeo em questão aborda a temática da sociedade tripartida, enfatizando as principais características do feudalismo e de cada uma das ordens sociais que compunham este sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático sobre a sociedade tripartida. Caso disponha de tempo, projete o vídeo para os alunos. O material aborda de forma clara e objetiva a estrutura da sociedade feudal mostrando o papel de cada camada na sociedade.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Acerca da estrutura da sociedade medieval (tradicionalmente a historiografia considera que a Idade Média estendeu-se do século V ao século XV) é importante deixar claro para os alunos que durante o feudalismo (sistema econômico predominante da Idade Média Central, mas que já vinha se configurando desde os primórdios do medievo - baseado no trabalho rural e servidão) a sociedade estava dividida em três ordens (Clero, Nobres e Servos) e a possibilidade de ascensão social era praticamente inexistente. Por exemplo: quem nascia servo morreria servo, sendo esta atividade (servidão) desempenhada pelos demais membros da família ao longo das gerações.

Com relação à nobreza, seus membros poderiam entrar para o sacerdócio integrando, assim, a primeira e mais importante ordem social do medievo ou poderiam ainda dedicar-se à administração dos bens da família e atividades ligadas à guerra. Por sua vez, o clero também estava hierarquizado em ordem de importância por meio da figura do papa, arcebispos, bispos, padres etc.

Sobre as atividades desenvolvidas no ambiente urbano, destaque para os alunos a diversidade de profissões existentes, tais como: artesãos, padeiros, ferreiros, alfaiates, oleiros, feirantes, médicos, dentistas, professores etc.

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da diversidade de papéis desempenhados pelos membros da sociedade ao longo de todo o medievo recomenda-se a leitura do capítulo 5 da obra de Hilário Franco Júnior.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-sociedade-feudal.htm

Pequeno artigo que resume as funções das três ordens da sociedade medieval (clero, nobres e servos).

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3883019/mod_resource/content/1/LE%20GOFF%20jacques-o-apogeu-da-cidade-medieval.pdf

PDF do livro O apogeu da cidade medieval, de Jacques Le Goff. Para aprofundamento das questões referentes a sociedade urbana, recomenda-se a leitura do capítulo “A nova sociedade urbana”.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

-Divida a sala em trios ou quartetos.

-Em seguida, projete ou imprima o slide a seguir (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23kyXzyVZ89KehWtPDky2yNGGsJtzbx9C49F43r6FMpEnYZgg2G9s5rm6Ymh/his6-16und01-sociedade-e-trabalho-na-idade-media.pdf). Caso faça a impressão do slide recomenda-se que ele fique visível para todos os alunos, para tanto seria interessante distribuir uma cópia do arquivo para cada grupo;

-Distribua também uma cópia do formulário para cada grupo orientando que os alunos têm 8 minutos para respondê-lo com base na análise das imagens apresentadas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDmuxrjZcAkmeGUBrtxQT65xRwc9Bg4xYZWMkvqndDr8vVWhBf7GADnAVZsu/his6-16und01-atividade-contextualizacao.pdf).

-Durante o preenchimento do formulário circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade.

-Frise com os alunos que as imagens trazem grupos sociais mais desfavorecidos e que estavam concentrados, em sua maioria, no ambiente urbano
(os demais grupos como o clero e a nobreza serão abordados na Problematização). Reforce com os alunos o fato de que a sociedade medieval é diversa bem como os papéis desempenhados por cada pessoa. As profissões retratadas na imagem não eram as únicas existentes, como já foi citado no objetivo
da aula.

-Reserve os 4 minutos finais da Contextualização para o compartilhamento de respostas dos grupos.

-Conduza o compartilhamento das respostas de modo que todos os grupos participem deste momento, para tanto peça que alguns leiam suas respostas para a primeira questão, outros para a questão 2 e assim sucessivamente.

Neste momento inicial da aula é importante que os alunos verifiquem que a sociedade medieval é bem diversificada onde cada membro executa atividades que são essenciais. É importante frisar que as imagens trazem grupos sociais mais desfavorecidos que desempenham funções simples, mas também comerciantes que tinham maior possibilidade de enriquecimento por meio da negociação de seus produtos.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

O questionário poderá ser impresso em preto e branco ou colorido ou ainda copiado previamente pelo professor caso a escola
não disponha de recursos para tal.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Sc%C3%A8ne_de_foire_-_ca_1400_-_BNF_Fr12559_f167.jpg.
Acesso em: 7 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Medieval_pig_slaughter.jpg. Acesso em: 7 mar 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_bakerFXD.jpg. Acesso em: 7 mar 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Medieval_dentistry.jpg .Acesso em: 9 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos vão se concentrar na estrutura social típica do feudalismo, sistema econômico que perdurou durante grande parte da Idade Média, mas cujo apogeu se deu na Idade Média Central (séculos XI a XIII). Se anteriormente os serviços mostrados na Contextualização estavam mais ligados ao ambiente urbano, a análise do documento da Problematização vai estar centrada no estudo de uma sociedade mais rural.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade deixe clara as recomendações do slide para os estudantes:

-Permaneçam em seus grupos.

-Vocês receberão agora outra folha com um documento medieval para ser analisado (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5rdcbNjRbhHkzmpfBznJFkA748a7e6zSkzVkeVMusn8wMeFj5ZcWqGAWrzmt/his6-16und01-resolucao-sociedade-tripartida.pdf) ;

-Com base na análise das informações, realizem as atividades propostas.

-Esta etapa tem apenas 20 minutos.

-Distribua um dicionário para cada grupo (ou peça para os alunos levarem no dia da aula) para colaborar no entendimento do documento caso o Glossário não atenda todos os questionamentos de vocabulário dos alunos.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

-Deixe claro para os alunos que a sociedade tripartida composta de clero, nobres e servos foi típica do feudalismo que tinha como uma de suas atividades fundamentais a agricultura por meio do trabalho dos servos. É importante situar os alunos, haja vista que na Contextualização eles entraram em contato com profissões e classes sociais que se desenvolveram mais no ambiente urbano.

-Os grupos que forem finalizando a atividade deverão compartilhar suas respostas com o restante da sala. Peça que cada grupo compartilhe ao menos uma resolução, mesmo que ainda não tenham finalizado todos os exercícios.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso, contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na
hora da atividade.

Para você saber mais:

Sobre o documento A sociedade tripartida: trata-se de um poema escrito pelo bispo francês Adalberon de Laon que procurou retratar as três principais classes sociais presentes na sociedade feudal. Em sua obra, o autor deixa claro qual o papel do clero, dos nobres e dos servos na sociedade, ressaltando as diferenças de cada um deles, principalmente na questão do poder e do trabalho. O documento se inicia e se encerra com com o bispo afirmando que a casa de Deus parece ser una, mas é tripla, ou seja, a tripartição da sociedade fica muito evidente. Aos olhos de Deus todos seriam iguais, mas na Terra isso não acontece e as diferenças sociais são ressaltadas. Cada um tem seu lugar determinado.

https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4

O vídeo em questão aborda a temática da sociedade tripartida, enfatizando as principais características do feudalismo e de cada uma das ordens sociais que compunham este sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático sobre a sociedade tripartida. Caso disponha de tempo, projete o vídeo para os alunos. O material aborda de forma clara e objetiva a estrutura da sociedade feudal mostrando o papel de cada camada na sociedade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos produzirão mini histórias sobre a sociedade medieval com base nas imagens fornecidas para cada grupo. Espera-se que eles criem diálogos criativos exercitando os conhecimentos aprendidos sobre este tema.

-Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos.

-Distribua apenas uma imagem para cada grupo (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jqt3R8FuUVb5EM78ABjSc85CeaveYWP3yDM9CwE5FVbgsqYEDx8GY5TRTBqa/his6-16und01-resolucao-historia.pdf). Os alunos produzirão uma história/diálogo com base na cena preenchendo os balões de fala.

-Caso o número de grupos for maior que o número de imagens disponível no arquivo, imprima cópias a mais, repetindo as imagens até que todos os grupos tenham uma para fazer o exercício.

-Peça para que os alunos utilizem a folha de exercícios da Problematização para se inspirar e disponibilize também as imagens trabalhadas na Contextualização. Desta forma eles terão mais elementos para fazerem suas criações.

-Incentive-os a fazer a leitura das legendas de cada imagem. Algumas delas explicam o conteúdo da cena.

-Reserve os 4 minutos finais desta etapa para que os grupos mostrem suas histórias uns para os outros.

-Esta atividade poderá ser exposta em forma de mural na sala. Crie juntamente com os alunos um título para o mural e exponha as histórias.

Como adequar à sua realidade: O material para a Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Dicionário.

Material complementar:

Contexto - Sociedade e trabalho na Idade Média

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23kyXzyVZ89KehWtPDky2yNGGsJtzbx9C49F43r6FMpEnYZgg2G9s5rm6Ymh/his6-16und01-sociedade-e-trabalho-na-idade-media.pdf

Contexto - Atividade Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDmuxrjZcAkmeGUBrtxQT65xRwc9Bg4xYZWMkvqndDr8vVWhBf7GADnAVZsu/his6-16und01-atividade-contextualizacao.pdf

Problematização - Resolução Sociedade tripartida

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5rdcbNjRbhHkzmpfBznJFkA748a7e6zSkzVkeVMusn8wMeFj5ZcWqGAWrzmt/his6-16und01-resolucao-sociedade-tripartida.pdf

Sistematização - Resolução História

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jqt3R8FuUVb5EM78ABjSc85CeaveYWP3yDM9CwE5FVbgsqYEDx8GY5TRTBqa/his6-16und01-resolucao-historia.pdf

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da diversidade de papéis desempenhados pelos membros da sociedade ao longo de todo o medievo recomendamos a leitura do capítulo 5 da obra de Hilário Franco Júnior.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-sociedade-feudal.htm

Pequeno artigo que resume as funções das três ordens da sociedade medieval (clero, nobres e servos).

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3883019/mod_resource/content/1/LE%20GOFF%20jacques-o-apogeu-da-cidade-medieval.pdf

PDF do livro O apogeu da cidade medieval, de Jacques Le Goff. Para aprofundamento das questões referentes a sociedade urbana, recomenda-se a leitura do capítulo “A nova sociedade urbana”.

https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4

O vídeo em questão aborda a temática da sociedade tripartida, enfatizando as principais características do feudalismo e de cada uma das ordens sociais que compunham este sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático sobre a sociedade tripartida. Caso disponha de tempo, projete o vídeo para os alunos. O material aborda de forma clara e objetiva a estrutura da sociedade feudal mostrando o papel de cada camada na sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Acerca da estrutura da sociedade medieval (tradicionalmente a historiografia considera que a Idade Média estendeu-se do século V ao século XV) é importante deixar claro para os alunos que durante o feudalismo (sistema econômico predominante da Idade Média Central, mas que já vinha se configurando desde os primórdios do medievo - baseado no trabalho rural e servidão) a sociedade estava dividida em três ordens (Clero, Nobres e Servos) e a possibilidade de ascensão social era praticamente inexistente. Por exemplo: quem nascia servo morreria servo, sendo esta atividade (servidão) desempenhada pelos demais membros da família ao longo das gerações.

Com relação à nobreza, seus membros poderiam entrar para o sacerdócio integrando, assim, a primeira e mais importante ordem social do medievo ou poderiam ainda dedicar-se à administração dos bens da família e atividades ligadas à guerra. Por sua vez, o clero também estava hierarquizado em ordem de importância por meio da figura do papa, arcebispos, bispos, padres etc.

Sobre as atividades desenvolvidas no ambiente urbano, destaque para os alunos a diversidade de profissões existentes, tais como: artesãos, padeiros, ferreiros, alfaiates, oleiros, feirantes, médicos, dentistas, professores etc.

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da diversidade de papéis desempenhados pelos membros da sociedade ao longo de todo o medievo recomenda-se a leitura do capítulo 5 da obra de Hilário Franco Júnior.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-sociedade-feudal.htm

Pequeno artigo que resume as funções das três ordens da sociedade medieval (clero, nobres e servos).

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3883019/mod_resource/content/1/LE%20GOFF%20jacques-o-apogeu-da-cidade-medieval.pdf

PDF do livro O apogeu da cidade medieval, de Jacques Le Goff. Para aprofundamento das questões referentes a sociedade urbana, recomenda-se a leitura do capítulo “A nova sociedade urbana”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

-Divida a sala em trios ou quartetos.

-Em seguida, projete ou imprima o slide a seguir (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23kyXzyVZ89KehWtPDky2yNGGsJtzbx9C49F43r6FMpEnYZgg2G9s5rm6Ymh/his6-16und01-sociedade-e-trabalho-na-idade-media.pdf). Caso faça a impressão do slide recomenda-se que ele fique visível para todos os alunos, para tanto seria interessante distribuir uma cópia do arquivo para cada grupo;

-Distribua também uma cópia do formulário para cada grupo orientando que os alunos têm 8 minutos para respondê-lo com base na análise das imagens apresentadas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDmuxrjZcAkmeGUBrtxQT65xRwc9Bg4xYZWMkvqndDr8vVWhBf7GADnAVZsu/his6-16und01-atividade-contextualizacao.pdf).

-Durante o preenchimento do formulário circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade.

-Frise com os alunos que as imagens trazem grupos sociais mais desfavorecidos e que estavam concentrados, em sua maioria, no ambiente urbano
(os demais grupos como o clero e a nobreza serão abordados na Problematização). Reforce com os alunos o fato de que a sociedade medieval é diversa bem como os papéis desempenhados por cada pessoa. As profissões retratadas na imagem não eram as únicas existentes, como já foi citado no objetivo
da aula.

-Reserve os 4 minutos finais da Contextualização para o compartilhamento de respostas dos grupos.

-Conduza o compartilhamento das respostas de modo que todos os grupos participem deste momento, para tanto peça que alguns leiam suas respostas para a primeira questão, outros para a questão 2 e assim sucessivamente.

Neste momento inicial da aula é importante que os alunos verifiquem que a sociedade medieval é bem diversificada onde cada membro executa atividades que são essenciais. É importante frisar que as imagens trazem grupos sociais mais desfavorecidos que desempenham funções simples, mas também comerciantes que tinham maior possibilidade de enriquecimento por meio da negociação de seus produtos.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

O questionário poderá ser impresso em preto e branco ou colorido ou ainda copiado previamente pelo professor caso a escola
não disponha de recursos para tal.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Sc%C3%A8ne_de_foire_-_ca_1400_-_BNF_Fr12559_f167.jpg.
Acesso em: 7 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Medieval_pig_slaughter.jpg. Acesso em: 7 mar 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_bakerFXD.jpg. Acesso em: 7 mar 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Medieval_dentistry.jpg .Acesso em: 9 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos vão se concentrar na estrutura social típica do feudalismo, sistema econômico que perdurou durante grande parte da Idade Média, mas cujo apogeu se deu na Idade Média Central (séculos XI a XIII). Se anteriormente os serviços mostrados na Contextualização estavam mais ligados ao ambiente urbano, a análise do documento da Problematização vai estar centrada no estudo de uma sociedade mais rural.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade deixe clara as recomendações do slide para os estudantes:

-Permaneçam em seus grupos.

-Vocês receberão agora outra folha com um documento medieval para ser analisado (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5rdcbNjRbhHkzmpfBznJFkA748a7e6zSkzVkeVMusn8wMeFj5ZcWqGAWrzmt/his6-16und01-resolucao-sociedade-tripartida.pdf) ;

-Com base na análise das informações, realizem as atividades propostas.

-Esta etapa tem apenas 20 minutos.

-Distribua um dicionário para cada grupo (ou peça para os alunos levarem no dia da aula) para colaborar no entendimento do documento caso o Glossário não atenda todos os questionamentos de vocabulário dos alunos.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

-Deixe claro para os alunos que a sociedade tripartida composta de clero, nobres e servos foi típica do feudalismo que tinha como uma de suas atividades fundamentais a agricultura por meio do trabalho dos servos. É importante situar os alunos, haja vista que na Contextualização eles entraram em contato com profissões e classes sociais que se desenvolveram mais no ambiente urbano.

-Os grupos que forem finalizando a atividade deverão compartilhar suas respostas com o restante da sala. Peça que cada grupo compartilhe ao menos uma resolução, mesmo que ainda não tenham finalizado todos os exercícios.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso, contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na
hora da atividade.

Para você saber mais:

Sobre o documento A sociedade tripartida: trata-se de um poema escrito pelo bispo francês Adalberon de Laon que procurou retratar as três principais classes sociais presentes na sociedade feudal. Em sua obra, o autor deixa claro qual o papel do clero, dos nobres e dos servos na sociedade, ressaltando as diferenças de cada um deles, principalmente na questão do poder e do trabalho. O documento se inicia e se encerra com com o bispo afirmando que a casa de Deus parece ser una, mas é tripla, ou seja, a tripartição da sociedade fica muito evidente. Aos olhos de Deus todos seriam iguais, mas na Terra isso não acontece e as diferenças sociais são ressaltadas. Cada um tem seu lugar determinado.

https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4

O vídeo em questão aborda a temática da sociedade tripartida, enfatizando as principais características do feudalismo e de cada uma das ordens sociais que compunham este sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático sobre a sociedade tripartida. Caso disponha de tempo, projete o vídeo para os alunos. O material aborda de forma clara e objetiva a estrutura da sociedade feudal mostrando o papel de cada camada na sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos produzirão mini histórias sobre a sociedade medieval com base nas imagens fornecidas para cada grupo. Espera-se que eles criem diálogos criativos exercitando os conhecimentos aprendidos sobre este tema.

-Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos.

-Distribua apenas uma imagem para cada grupo (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jqt3R8FuUVb5EM78ABjSc85CeaveYWP3yDM9CwE5FVbgsqYEDx8GY5TRTBqa/his6-16und01-resolucao-historia.pdf). Os alunos produzirão uma história/diálogo com base na cena preenchendo os balões de fala.

-Caso o número de grupos for maior que o número de imagens disponível no arquivo, imprima cópias a mais, repetindo as imagens até que todos os grupos tenham uma para fazer o exercício.

-Peça para que os alunos utilizem a folha de exercícios da Problematização para se inspirar e disponibilize também as imagens trabalhadas na Contextualização. Desta forma eles terão mais elementos para fazerem suas criações.

-Incentive-os a fazer a leitura das legendas de cada imagem. Algumas delas explicam o conteúdo da cena.

-Reserve os 4 minutos finais desta etapa para que os grupos mostrem suas histórias uns para os outros.

-Esta atividade poderá ser exposta em forma de mural na sala. Crie juntamente com os alunos um título para o mural e exponha as histórias.

Como adequar à sua realidade: O material para a Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano