Plano de Aula

Plano de aula: Feudalismo: senhores e servos

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Senhores e servos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Dicionário.

Dados (um por grupo).

Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc.).

Material complementar:

Contexto - Trabalho no feudalismo e atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xej7te4Hch2EWhTbzz5GQK4mxpcnZaMU54p7QMAhpDm6g793CUNsuWx9C6cr/his6-16und02-trabalho-no-feudalismo-e-atualidade.pdf

Problematização - Resolução feudalismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gHZfEd6YXbGC9scP3g6d4jB334zSVD5Mm6TwQYXzRVmBTBWK25S5TjaE6E4p/his6-16und02-resolucao-feudalismo.pdf

Sistematização - Resolução tabuleiro feudalismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzNGkjdnemWe25dF4GMPBb6n3gFBhYTAwFvN8eXHEmrhugDV2KQ55gveKfvC/his6-16und02-resolucao-tabuleiro-feudalismo.pdf

Sistematização - Resolução fichas senhores e servos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rHf8466zmPGuEA2WSanuwwRgkAqH5FA8s7AxACvebWVYdhwYmxhnNJmGThHS/his6-16und02-resolucao-fichas.pdf

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para melhor compreensão acerca do sistema feudal recomenda-se a leitura do tópico “O crescimento dos séculos XI-XIII” presente no segundo capítulo da obra de Hilário Franco Júnior.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-feudalismo/

Nesta reportagem o site Guia do Estudante apresenta uma explicação resumida, atrelada a imagens, sobre o que foi o sistema feudal.

https://www.youtube.com/watch?v=gt7vj3fl4wg

Este vídeo aborda de uma forma didática e resumida as principais características do feudalismo no tocante à economia e à sociedade do período.
Caso disponha de tempo, o vídeo pode ser projetado para os alunos como um material introdutório ao tema.

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre a dinâmica de trabalho estabelecida entre senhores e servos no feudalismo é necessário, primeiramente, esclarecer resumidamente aos alunos o que foi este sistema econômico. Para tanto, informe que este originou-se logo após o “final” do Império Romano no século V, quando os camponeses começam a procurar os senhores oferecendo-lhes seu trabalho em troca de proteção em uma época de incertezas, oriundas do término do Império e pelos novos governos que estavam se formando (reinos germânicos). Neste período este sistema fora denominado de colonato. O auge do feudalismo, contudo, ocorre entre os séculos XI e XIII, quando as relações entre senhores e servos tornam-se mais intensas, com enfoque na atividade agrícola e na exploração do trabalho dos servos, tema que será abordado nesta aula.

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para melhor compreensão acerca do sistema feudal recomenda-se a leitura do tópico “O crescimento dos séculos XI-XIII” presente no segundo capítulo da obra de Hilário Franco Júnior.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-feudalismo/

Nesta reportagem o site Guia do Estudante apresenta uma explicação resumida, atrelada a imagens, sobre o que foi o sistema feudal.

https://www.youtube.com/watch?v=gt7vj3fl4wg

Este vídeo aborda de uma forma didática e resumida as principais características do feudalismo no tocante a economia e sociedade do período.
Caso disponha de tempo, o vídeo pode ser projetado para os alunos como um material introdutório ao tema.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO