Trabalho no feudalismo e atualidade
Plano de Aula
Plano de aula: Feudalismo: senhores e servos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Senhores e servos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.
Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.
Dicionário.
Dados (um por grupo).
Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc.).
Material complementar:
Contexto - Trabalho no feudalismo e atualidade
Problematização - Resolução feudalismo
Sistematização - Resolução tabuleiro feudalismo
Sistematização - Resolução fichas senhores e servos
Para você saber mais:
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf
Para melhor compreensão acerca do sistema feudal recomenda-se a leitura do tópico “O crescimento dos séculos XI-XIII” presente no segundo capítulo da obra de Hilário Franco Júnior.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-feudalismo/
Nesta reportagem o site Guia do Estudante apresenta uma explicação resumida, atrelada a imagens, sobre o que foi o sistema feudal.
https://www.youtube.com/watch?v=gt7vj3fl4wg
Este vídeo aborda de uma forma didática e resumida as principais características do feudalismo no tocante à economia e à sociedade do período.
Caso disponha de tempo, o vídeo pode ser projetado para os alunos como um material introdutório ao tema.
http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/
Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado
https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/
Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre a dinâmica de trabalho estabelecida entre senhores e servos no feudalismo é necessário, primeiramente, esclarecer resumidamente aos alunos o que foi este sistema econômico. Para tanto, informe que este originou-se logo após o “final” do Império Romano no século V, quando os camponeses começam a procurar os senhores oferecendo-lhes seu trabalho em troca de proteção em uma época de incertezas, oriundas do término do Império e pelos novos governos que estavam se formando (reinos germânicos). Neste período este sistema fora denominado de colonato. O auge do feudalismo, contudo, ocorre entre os séculos XI e XIII, quando as relações entre senhores e servos tornam-se mais intensas, com enfoque na atividade agrícola e na exploração do trabalho dos servos, tema que será abordado nesta aula.
Para você saber mais:
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf
Para melhor compreensão acerca do sistema feudal recomenda-se a leitura do tópico “O crescimento dos séculos XI-XIII” presente no segundo capítulo da obra de Hilário Franco Júnior.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-feudalismo/
Nesta reportagem o site Guia do Estudante apresenta uma explicação resumida, atrelada a imagens, sobre o que foi o sistema feudal.
https://www.youtube.com/watch?v=gt7vj3fl4wg
Este vídeo aborda de uma forma didática e resumida as principais características do feudalismo no tocante a economia e sociedade do período.
Caso disponha de tempo, o vídeo pode ser projetado para os alunos como um material introdutório ao tema.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xej7te4Hch2EWhTbzz5GQK4mxpcnZaMU54p7QMAhpDm6g793CUNsuWx9C6cr/his6-16und02-trabalho-no-feudalismo-e-atualidade.pdf)
Para que os alunos possam entender o trabalho desempenhado pelos servos durante o feudalismo, será importante a análise do quadro comparativo exposto no slide de forma a aproximá-los de uma realidade mais atual. Assim, eles poderão compreender que, de certa forma, o trabalho servil ainda perdura com pessoas que realizam a atividade agrícola em propriedades em troca de baixos salários bem como os instrumentos de trabalho que eram utilizados no medievo e ainda persistem. Primeiramente, diga aos alunos para observar todas as imagens, depois inicie o debate com os seguintes questionamentos:
- Após a observação das imagens, quais são as conclusões a que podemos chegar ao comparar os servos da Idade Média com os trabalhadores atuais? Existem semelhanças e diferenças entre estes trabalhadores de diferentes épocas?.
Os alunos deverão apontar a permanência do trabalho agrícola e o uso dos mesmos instrumentos nas imagens 1 e 2. Na terceira foto (colheita de
cana-de- açúcar) os trabalhadores recebem o auxílio de um trator, enquanto na Idade Média a força de tração utilizada era a animal. É provável que
os alunos apontem ainda para o fato de as vestimentas ser diferentes.
Ressalte que as cenas representadas nas iluminuras ficaram restritas ao âmbito europeu, enquanto as demais representam trabalhadores da África (primeira e segunda imagens) e Índia (terceira imagem).
- Na opinião de vocês, como parece ser a situação econômica dos trabalhadores das fotografias? A situação dos servos medievais seria parecida com a deles?.
É esperado que os alunos respondam que tanto os trabalhadores atuais quanto os servos parecem gozar de uma situação social desfavorecida, onde desempenham um trabalho árduo, mas recebem pouco por isso. Caso os alunos não cheguem a esta resposta, incite-os a observar mais atentamente a imagem dos servos: os servos aparecem descalços (primeira imagem) e vestem roupas simples com lenços na cabeça, camisas, calças e saias, assim como os trabalhadores atuais que portam vestes simples.
- Exceto o trabalho agrícola, qual elemento as imagens medievais apresentam em comum?
É esperado que os alunos apontem a existência de uma grande construção próxima aos campos (castelos). Caso não cheguem a esta resposta, diga para observarem atentamente todos os elementos que fazem parte da paisagem, principalmente aqueles que estão no segundo plano, ou seja, que não despertam a atenção logo no primeiro instante.
- Quem seria o dono destas propriedades (castelos)?. Será que os servos trabalhavam para eles?
É esperado que os alunos apontem que os castelos pertenciam a alguém com posses e que os servos trabalhavam para eles. Esclareça que estes proprietários eram chamados de senhores feudais (este conceito é muito importante e deve ser ressaltado junto aos alunos durante este debate inicial).
- Observando as imagens, quais seriam as principais atividades que um camponês executa?
Os alunos devem apontar o trato do solo com o arado e o ato de carpir, a semeadura e a colheita. É provável que eles não respondam na ordem correta (tratamento do solo, semeadura e colheita), mas incite-os a observar todas estas etapas do trabalho.
- Com relação aos servos medievais: vocês acreditam que os senhores feudais mandavam que eles executassem outros serviços além da agricultura?.
Os alunos provavelmente irão discordar neste ponto. Alguns apontarão que a atividade agrícola era a única que os servos desempenhavam, outros dirão que o senhor mandava os servos realizar outros serviços, mas talvez não saibam apontar quais seriam. É importante frisar que a agricultura era a principal atividade dos servos, mas eles não ficavam restritos a isso. Esclareça para os alunos que os servos eram construtores (trabalhavam construindo outras partes da propriedade como pontes e o próprio castelo do senhor), trabalhavam na limpeza e alimentação no castelo do senhor, realizavam a pecuária, tosquiavam ovelhas para obter lã para tecidos, etc.
Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.
Imagens:
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Les_Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_juin.jpg.
Acesso em: 14 mar, 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Les_Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_octobre.jpg.
Acesso em: 14 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/72/Les_Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_septembre.jpg. Acesso em: 14 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/An_Old_man_working_in_the_fields.jpg. Acesso em: 14 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Ethiopian_farmer_and_his_son_working_on_the_land_with_an_ox.jpg. Acesso em: 14 mar 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Time_of_cutting_sugar_cane.jpg. Acesso em: 14 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula os alunos vão explorar a estrutura de um feudo. Este pode ser entendido como um benefício, uma renda, um cargo ou ainda como uma propriedade. Para esta aula, o enfoque será a compreensão do feudo como uma propriedade onde se desenrolava toda a dinâmica do feudalismo entre senhores e servos. Serão abordados a estrutura da propriedade e os impostos pagos pelos servos em seus serviços.
Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:
- Formem duplas ou trios.
- Vocês receberão uma folha com algumas atividades para ser feitas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gHZfEd6YXbGC9scP3g6d4jB334zSVD5Mm6TwQYXzRVmBTBWK25S5TjaE6E4p/his6-16und02-resolucao-feudalismo.pdf);
- Com base na análise das informações, realizem os exercícios.
- Esta etapa tem apenas 20 minutos.
- Distribua um dicionário para cada grupo (ou peça para os alunos levarem no dia da aula) para colaborar no entendimento do texto caso o Glossário não atenda todos os questionamentos de vocabulário dos alunos.
- Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.
- Deixe claro para os alunos a ideia de impostos presentes no texto e na atividade. É importante que eles entendam este conceito.
- Acompanhe a produção das perguntas dos retângulos esclarecendo que elas farão parte de um jogo na próxima etapa da aula.
Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo, se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula os alunos jogarão um jogo cujo objetivo é reforçar os conhecimentos acerca do sistema feudal e mostrar a eles, na prática, as desvantagens vividas pelos servos neste sistema. O fato de os servos sempre ser prejudicados no jogo fará com que os alunos entendam a
real situação deles no feudalismo.
Para a realização da atividade, siga os passos abaixo:
1) Distribua dois montes de fichas para cada grupo - um com perguntas referentes aos servos e outro monte com perguntas referentes aos senhores. As fichas estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rHf8466zmPGuEA2WSanuwwRgkAqH5FA8s7AxACvebWVYdhwYmxhnNJmGThHS/his6-16und02-resolucao-fichas.pdf. Imprima-as e recorte-as na quantidade de grupos que a sala pretende formar e leve-as separadas no dia da aula.
2) Recolha as fichas produzidas pelos grupos e dê para outro, de modo que nenhum grupo fique com as próprias fichas. Atenção: cada grupo produziu quatro fichas (duas com perguntas sobre os servos e duas com perguntas para os senhores). Durante a distribuição, separe-as também nos montes correspondentes.
3) Peça aos alunos para que guardem as folhas da etapa da Problematização (eles não poderão consultá-la).
4) Leia as orientações do slide com a turma (projetar as orientações ou imprimi-las, deixando as regras do jogo expostas durante toda a atividade caso os alunos tenham dúvidas).
Recomenda-se pegar uma uma cópia do tabuleiro e uma ficha para ilustrar (encenar) aos alunos como o jogo irá ocorrer.
Diga que os alunos devem escolher se querem ser senhores ou servos no jogo. Se os alunos estiverem em duplas um será o senhor e o outro será o servo. Se estiverem em trios um dos papéis será duplicado. Exemplo: João é o senhor e Maria e José são os servos (jogam separadamente e não como uma dupla).
Quando o jogador cair em uma casa com uma pergunta um dos colegas do grupo deverá sortear uma das fichas e fazê-la.
Atenção: se o jogador for um senhor, o colega deverá pegar uma ficha do monte de perguntas correspondente aos senhores. Se o jogador for um servo,
o colega deverá fazer a pergunta de uma ficha do monte correspondente aos servos. Os jogadores só respondem perguntas relacionadas aos seus personagens.
5) Distribua um tabuleiro (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzNGkjdnemWe25dF4GMPBb6n3gFBhYTAwFvN8eXHEmrhugDV2KQ55gveKfvC/his6-16und02-resolucao-tabuleiro-feudalismo.pdf) e um dado para cada grupo. Distribua também um pino, botão ou grão para cada jogador marcar seu lugar no tabuleiro.
- Durante a realização do jogo, circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade.
- Ao longo do jogo os alunos irão perceber que os servos estão em constante desvantagem. O número de casas para avançar é sempre menor e o número de casas que devem voltar caso errem é sempre maior quando comparado ao dos senhores. Esta é a intenção do jogo: os alunos devem perceber que os servos medievais estavam em desvantagem no feudalismo. Apesar de terem comida, casa e proteção, eram explorados pelos senhores.
- Se os alunos mostrarem desinteresse após a descoberta da desvantagem dos servos, incentive-os a terminar a partida e permita que eles
invertam os papéis no jogo numa segunda rodada.
Reserve cerca de 4 minutos para questionar os alunos sobre as impressões que tiveram ao longo do jogo. Para tanto, dirija à sala as seguintes questões:
- Durante a partida, quem pareceu ter mais vantagem? Senhores ou servos?.
- Podemos comparar o jogo com o modo de vida que os servos levavam? Ou seja, será que os servos estavam em desvantagem com relação aos senhores feudais?
- Quais informações vocês aprenderam na aula que comprovam que os servos tinham uma vida mais dura com relação aos senhores?.
Como adequar à sua realidade: O material da Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.
Para você saber mais:
http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/
Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado.
https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/
Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Kahoot.
Contexto
O objetivo desta aula é analisar a dinâmica de trabalho entre senhores e servos no feudalismo.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens do slide 1. Proponha que observem e reflitam:
- Quais semelhanças e diferenças entre os trabalhadores medievais e atuais?
- Quem seria o dono destas propriedades medievais, como os castelos?
- Será que os servos trabalhavam para eles?
- Quais seriam as principais atividades que um camponês executa?
Problematização
Para seguir as correlações entre as vidas dos trabalhadores medievais e atuais, esta etapa aprofundará sobre a questão da propriedade e dos impostos pagos. É interessante que você os oriente a terem uma noção da quantidade de impostos pagos na atualidade em seus respectivos Estados. Para isso, eles podem acessar o site Impostômetro (disponível aqui).
Eles devem refletir:
- Quem recebe os impostos cobrados atualmente?
- Eles são retribuídos de que forma para a população brasileira?
Explique que os alunos podem conversar com os familiares a respeito disso. Disponibilize o documento com um trecho do livro “O Feudalismo” e questões para análise. Eles devem observar quanto às divisões da propriedade senhorial, os impostos pagos pelos servos e, finalmente, as comparações com os impostos atuais. Os registros podem ser feitos na ficha de análise, caderno ou em mídias que utilizam, como o Google sala de aula.
Sistematização
Uma possível adaptação da proposta do jogo para o ensino remoto é organizar um jogo de Fake ou Fato, utilizando sentenças elaboradas pelos alunos e aquelas que estão nas fichas do jogo, no documento disponível aqui. Para isso, utilize algumas frases com as respostas corretas (como estão na resolução) e troque as respostas de algumas delas, formando sentenças incorretas. Para promover a interação da turma nesta atividade, faça uso de ferramentas gratuitas, como o Kahoot, que te apontará quem acessou a atividade e as proporções de acertos e erros (veja como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Será interessante que a família participe de uma rodada de jogo sobre a estrutura da sociedade medieval. Juntos, poderão construir o tabuleiro, dado e pinos, com materiais que têm em casa, como papelão, caixinhas de medicamentos e sementes. Disponibilize a eles o texto de estudo para que elaborem as próprias perguntas, o arquivo do Tabuleiro e as regras do slide. Peça que filmem uma rodada dos jogos para mostrar o resultado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Fiorot
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: Senhores e servos no mundo antigo e medieval. Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa Medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI16 Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
Palavras-chave: Feudalismo, senhores, servos, trabalho.