Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Conceito-chave
Ordenar números de três algarismos.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartolinas ou papel pardo;
- Fita adesiva ou cola;
- Lápis e borracha;
- Dados;
- Marcadores.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos ( slides de 3 a 5 ).
Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
- Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )
Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
- Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )
Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
- Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês organizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes resultados das tabelas.
Orientação: Separe um local na sala de aula onde os alunos possam ir fixando suas tabelas conforme cada grupo vá apresentando seus diferentes resultados.
Discuta com a turma:
- Qual seria o maior número possível a ser formado?
- Alguém formou esse número?
- Alguém chegou bem perto?
- Qual número sempre seria o menor? Por quê?
- Qual a dica para a carta que representa a centena? E para a unidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Validar com os alunos a formação de números de três ordens ( centena, dezena e unidade).
Orientação: Projete ou escreva no quadro e leia com os alunos o conceito trabalhado e peça para que registrem em seus cadernos.
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Resolução das atividades complementares