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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Batalha das centenas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Conceito-chave

Ordenar números de três algarismos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Cartolinas ou papel pardo;
  • Fita adesiva ou cola;
  • Lápis e borracha;
  • Dados;
  • Marcadores.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos ( slides de 3 a 5 ).

Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
  • Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução da atividade retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )

Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
  • Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )

Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
  • Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês organizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes resultados das tabelas.

Orientação: Separe um local na sala de aula onde os alunos possam ir fixando suas tabelas conforme cada grupo vá apresentando seus diferentes resultados.

Discuta com a turma:

  • Qual seria o maior número possível a ser formado?
  • Alguém formou esse número?
  • Alguém chegou bem perto?
  • Qual número sempre seria o menor? Por quê?
  • Qual a dica para a carta que representa a centena? E para a unidade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Validar com os alunos a formação de números de três ordens ( centena, dezena e unidade).

Orientação: Projete ou escreva no quadro e leia com os alunos o conceito trabalhado e peça para que registrem em seus cadernos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Conceito-chave

Ordenar números de três algarismos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Cartolinas ou papel pardo;
  • Fita adesiva ou cola;
  • Lápis e borracha;
  • Dados;
  • Marcadores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos ( slides de 3 a 5 ).

Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
  • Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução da atividade retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )

Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
  • Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )

Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
  • Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês organizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )

Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.

Orientação:

  • Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
  • Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
  • Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
  • Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
  • Como jogar :

*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”

* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).

* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada

* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.

Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
  • Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
  • Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
  • Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
  • Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes resultados das tabelas.

Orientação: Separe um local na sala de aula onde os alunos possam ir fixando suas tabelas conforme cada grupo vá apresentando seus diferentes resultados.

Discuta com a turma:

  • Qual seria o maior número possível a ser formado?
  • Alguém formou esse número?
  • Alguém chegou bem perto?
  • Qual número sempre seria o menor? Por quê?
  • Qual a dica para a carta que representa a centena? E para a unidade?

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Validar com os alunos a formação de números de três ordens ( centena, dezena e unidade).

Orientação: Projete ou escreva no quadro e leia com os alunos o conceito trabalhado e peça para que registrem em seus cadernos.

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Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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