17197
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Escola para todos!

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Escola para todos!

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão dos documentos da atividade para a Problematização e das imagens de espaços escolares, folhas sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as escolas no Brasil e a importância deste estudo em História para se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

  • Imagens da Revista Nova Escola:

Biblioteca:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mE85guZE5R5rKTxnJuRe8ZrMUPQmT7H9J8F2ZXp8qXab57JnY6EcMaQcdFcv/blog-diretora-128-biblioteca.jpeg . Acesso em: 11 de março de 2019.

https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Merenda Escolar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d2rPNHEkHHS2UFUkTPda9WNkfa3AgBdGvsR6dTmVrZy5UpJn4f6KAWkjS6pD/ne-ge-especial-gestao-escolar-14-gestao-aprendizagem-5.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.

Escola Indígena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7pmndvV2ZjtP7gyePRAQP2YxPUpfbA3CTWNzG5j5gf2gTex6j82fskrWWcX/escola-indigena.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.

Sala de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eYsfMvns8bhcWprxzEGXSuGHXpKSzzF4rm4MQBmtB7JrsVbcjeQ2Drdudjgw/ne-especial-ler-todas-disciplinas-3-0.jpg%3Fitok%3DnkWgyXvs. Acesso em: 11 de março de 2019.

Quadra de esporte : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGAEMrpksJuYtK38WfRf2s8SCXHRpx64A8NkHKQxqYkCFYgnASXbrzty4BgK/235-quadra1.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete e leia o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS3_08UND01 - Slide da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZRm4xkFZEzUCVDA8NJcCTgEvYK9A2jFBwFkXX4gYJ3yRcxtxDmGtvfFDVTk/his3-08und01-slide-da-contextualizacao.pdf

  • Ao apresentar o slide às crianças, inicie uma conversa informando que estes nomes são dados a escolas por todo o Brasil e questionando se eles sabem alguma informação sobre elas.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre a pergunta do slide:
  • Vocês acham que toda escola é igual?
  • O que diferencia uma escola de outra escola?
  • No aspecto físico podemos dizer que as escolas são organizadas da mesma forma: salas de aula (com mesas, cadeiras, quadro negro), bibliotecas, banheiros (com saneamento básico), quadras de esporte, refeitório (e alimentação adequada)?
  • Na forma em que os alunos se encontram em suas salas podemos dizer que as escolas são iguais : cada turma com alunos da mesma faixa etária ou uma turma com alunos de várias faixas etárias (turma multisseriada)?

Para saber mais:

Fonte da imagem:

  • Imagem produzida pela Professora-autora Maria Teresa Tôrres Pimenta. Acesso em: 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Circule entre as carteiras e faça as intervenções que se fizerem necessárias.
  • Deixe que as duplas, que quiserem, apresentem a tarefa feita.

Para saber mais:

  • “Em sua edição de 2006, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) apresentou um levantamento sobre o assunto. O estudo constatou que apenas 3,5% das crianças do Ensino Fundamental público não possuíam alimentação gratuita na escola. Um ótimo índice em relação a nações vizinhas, mas, uma enormidade em números absolutos: 955 mil crianças sem comida, 500 mil só no Nordeste - região que já sofre com a desnutrição na infância” (Fonte: Melhorar e ampliar a infraestrutura das escolas. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2968/melhorar-e-ampliar-a-infraestrutura-das-escolas. Acesso em: 11 de março de 2019.)
  • “Transformar a leitura em um hábito regular requer bem mais do que infraestrutura. Além da falta de espaços adequados, as políticas de incentivo esbarram em um problema grave: nem sempre as obras que chegam às escolas são utilizadas. A conclusão é do Tribunal de Contas da União (TCU), que auditou o PNBE em 2002. Três anos mais tarde, o MEC - por orientação do TCU - também realizou sua avaliação, obtendo resultados semelhantes. N

Nas duas oportunidades, foram encontradas pilhas de livros empacotados sem catalogação, salas fechadas e espaços inacessíveis. Além disso, não havia profissionais com formação específica para trabalhar nas bibliotecas e salas de leitura. Dessa forma, as publicações não chegavam às mãos dos alunos. (Fonte: Bibliotecas escolares: livros tão tão distantes das mãos dos alunos . Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2778/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-das-maos-dos-alunos. Acesso em: 11 de março de 2019.)

Fonte das imagens:

  • Revista Nova Escola:

Saneamento básico. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WmYCJ6FSUj6m2x9ndBHy9F535pwTUe8ydwEuMVYSeM38eDmwtHS2XSxcBnhQ/um-direito-invisivel-1.jpg%3Fitok%3DiQc_RZh4. Acesso em: 11 de março de 2019.

Infraestrutura. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2968/melhorar-e-ampliar-a-infraestrutura-das-escolas . Acesso em: 11 de março de 2019.

Bibliotecas. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2778/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-das-maos-dos-alunos . Acesso em: 11 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o seu conteúdo para os alunos.
  • Distribua uma folha sulfite para cada aluno e peça que escrevam um pequena produção de texto (poderá ser feito um desenho, uma tira de quadrinhos, uma poesia, uma reportagem para um jornal, uma letra para uma música, dentre outras formas de registro) sobre como eles acham que deveria ser a escola ideal para todos, sem distinção de povos.
  • Diga aos alunos para formarem suas ideias para esta produção em tudo que foi conversado e mostrado nesta aula: escolas com boas estruturas físicas (bibliotecas, refeitório, banheiros adequados, salas para todas os tipos de aprendizados, dentre outras) ou sem infraestrutura; o fornecimento ou não, às escolas, de serviços públicos (água, luz, esgoto). Diga que podem escolher um destes pontos ou fazer a produção de uma forma geral.
  • Peça que eles pensem em uma escola que garanta a todos o direito à educação de excelência em todos os aspectos.
  • Afixe no mural da sala esta atividade, juntamente com a atividade de observação das imagens.

No momento de encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos foram capazes de se apropriar das noções trabalhadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão dos documentos da atividade para a Problematização e das imagens de espaços escolares, folhas sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as escolas no Brasil e a importância deste estudo em História para se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

  • Imagens da Revista Nova Escola:

Biblioteca:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mE85guZE5R5rKTxnJuRe8ZrMUPQmT7H9J8F2ZXp8qXab57JnY6EcMaQcdFcv/blog-diretora-128-biblioteca.jpeg . Acesso em: 11 de março de 2019.

https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Merenda Escolar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d2rPNHEkHHS2UFUkTPda9WNkfa3AgBdGvsR6dTmVrZy5UpJn4f6KAWkjS6pD/ne-ge-especial-gestao-escolar-14-gestao-aprendizagem-5.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.

Escola Indígena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7pmndvV2ZjtP7gyePRAQP2YxPUpfbA3CTWNzG5j5gf2gTex6j82fskrWWcX/escola-indigena.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.

Sala de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eYsfMvns8bhcWprxzEGXSuGHXpKSzzF4rm4MQBmtB7JrsVbcjeQ2Drdudjgw/ne-especial-ler-todas-disciplinas-3-0.jpg%3Fitok%3DnkWgyXvs. Acesso em: 11 de março de 2019.

Quadra de esporte : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGAEMrpksJuYtK38WfRf2s8SCXHRpx64A8NkHKQxqYkCFYgnASXbrzty4BgK/235-quadra1.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete e leia o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS3_08UND01 - Slide da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZRm4xkFZEzUCVDA8NJcCTgEvYK9A2jFBwFkXX4gYJ3yRcxtxDmGtvfFDVTk/his3-08und01-slide-da-contextualizacao.pdf

  • Ao apresentar o slide às crianças, inicie uma conversa informando que estes nomes são dados a escolas por todo o Brasil e questionando se eles sabem alguma informação sobre elas.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre a pergunta do slide:
  • Vocês acham que toda escola é igual?
  • O que diferencia uma escola de outra escola?
  • No aspecto físico podemos dizer que as escolas são organizadas da mesma forma: salas de aula (com mesas, cadeiras, quadro negro), bibliotecas, banheiros (com saneamento básico), quadras de esporte, refeitório (e alimentação adequada)?
  • Na forma em que os alunos se encontram em suas salas podemos dizer que as escolas são iguais : cada turma com alunos da mesma faixa etária ou uma turma com alunos de várias faixas etárias (turma multisseriada)?

Para saber mais:

Fonte da imagem:

  • Imagem produzida pela Professora-autora Maria Teresa Tôrres Pimenta. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Circule entre as carteiras e faça as intervenções que se fizerem necessárias.
  • Deixe que as duplas, que quiserem, apresentem a tarefa feita.

Para saber mais:

  • “Em sua edição de 2006, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) apresentou um levantamento sobre o assunto. O estudo constatou que apenas 3,5% das crianças do Ensino Fundamental público não possuíam alimentação gratuita na escola. Um ótimo índice em relação a nações vizinhas, mas, uma enormidade em números absolutos: 955 mil crianças sem comida, 500 mil só no Nordeste - região que já sofre com a desnutrição na infância” (Fonte: Melhorar e ampliar a infraestrutura das escolas. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2968/melhorar-e-ampliar-a-infraestrutura-das-escolas. Acesso em: 11 de março de 2019.)
  • “Transformar a leitura em um hábito regular requer bem mais do que infraestrutura. Além da falta de espaços adequados, as políticas de incentivo esbarram em um problema grave: nem sempre as obras que chegam às escolas são utilizadas. A conclusão é do Tribunal de Contas da União (TCU), que auditou o PNBE em 2002. Três anos mais tarde, o MEC - por orientação do TCU - também realizou sua avaliação, obtendo resultados semelhantes. N

Nas duas oportunidades, foram encontradas pilhas de livros empacotados sem catalogação, salas fechadas e espaços inacessíveis. Além disso, não havia profissionais com formação específica para trabalhar nas bibliotecas e salas de leitura. Dessa forma, as publicações não chegavam às mãos dos alunos. (Fonte: Bibliotecas escolares: livros tão tão distantes das mãos dos alunos . Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2778/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-das-maos-dos-alunos. Acesso em: 11 de março de 2019.)

Fonte das imagens:

  • Revista Nova Escola:

Saneamento básico. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WmYCJ6FSUj6m2x9ndBHy9F535pwTUe8ydwEuMVYSeM38eDmwtHS2XSxcBnhQ/um-direito-invisivel-1.jpg%3Fitok%3DiQc_RZh4. Acesso em: 11 de março de 2019.

Infraestrutura. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2968/melhorar-e-ampliar-a-infraestrutura-das-escolas . Acesso em: 11 de março de 2019.

Bibliotecas. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2778/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-das-maos-dos-alunos . Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o seu conteúdo para os alunos.
  • Distribua uma folha sulfite para cada aluno e peça que escrevam um pequena produção de texto (poderá ser feito um desenho, uma tira de quadrinhos, uma poesia, uma reportagem para um jornal, uma letra para uma música, dentre outras formas de registro) sobre como eles acham que deveria ser a escola ideal para todos, sem distinção de povos.
  • Diga aos alunos para formarem suas ideias para esta produção em tudo que foi conversado e mostrado nesta aula: escolas com boas estruturas físicas (bibliotecas, refeitório, banheiros adequados, salas para todas os tipos de aprendizados, dentre outras) ou sem infraestrutura; o fornecimento ou não, às escolas, de serviços públicos (água, luz, esgoto). Diga que podem escolher um destes pontos ou fazer a produção de uma forma geral.
  • Peça que eles pensem em uma escola que garanta a todos o direito à educação de excelência em todos os aspectos.
  • Afixe no mural da sala esta atividade, juntamente com a atividade de observação das imagens.

No momento de encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos foram capazes de se apropriar das noções trabalhadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano