17194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Os bairros têm história

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Os bairros têm história

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos. Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os bairros da sua cidade e das origens de seus nomes. ( Nesta pesquisa deve conter: os nomes dos bairros da cidade, um destaque para o bairro onde o aluno reside, ressaltando as razões de ter nome e suas ruas ou avenidas mais importantes)

Material complementar: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Estudar o bairro pode mudar o planeta, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1108/estudar-o-bairro-pode-mudar-o-planeta, acesso em: 05 mar 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome dos bairros. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de bairro e pertencimento trazido pelas crianças.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em roda para o compartilhamento das informações. Peça aos alunos que retomem a pesquisa realizada sobre os bairros da cidade (a pesquisa deve ser solicitada com antecedência para o uso nesta aula) e compartilhem as descobertas com os colegas. Faça uma lista com os nomes dos bairros pesquisados por eles e peça que desenhem o bairro onde moram.
  • Você poderá imprimir a atividade e pedir que registrem os nomes https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5dRdpEBeF4Ub8UWp7T9upEGQs37eyz52UmYtf2vvqPr9FzyBCYets74BgAKM/os-bairros-da-minha-cidade.pdf
  • Converse com os alunos sobre a lista e peça para que eles destaquem com lápis de cor o bairro onde moram. Pergunte como ele é, e o que tem nele (casas, supermercados, fábricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas) e se todos são iguais.
  • Explique que os bairros têm um nome. Muitas vezes esses nomes são ligados às pessoas que construíram ou desenvolviam alguma atividade importante naquele local. Busque identificar as características do bairro em que a escola está inserida. Durante a conversa, enfoque a história deste espaço urbano e o processo de formação do local.
  • Se for possível, mostre o mapa da cidade com os bairros que a compõe, utilizando ferramentas digitais .

Você pode imprimir a atividade e pedir que cada aluno escreva a sua lista e compare com os colegas da classe.

Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia dos bairros terem um nome que remete a sua história. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre esse vídeo. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade.

Utilizaremos o vídeo - Brás - História do bairro de São Paulo / SP para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ErZ7LDxcjgI , acesso 28 fev. 2019 ( Projete o vídeo até o tempo 10’ para a realização desta atividade, se houver interesse da turma, você poderá projetá-lo na íntegra)

Se preferir use um vídeo de um bairro importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo.

  • O que um esse bairro representa para as pessoas que vivem nele?
  • É possível saber a época que foi filmado esse vídeo?
  • Quais as principais características e curiosidades desse bairro?
  • Por que o narrador apresenta fotografias antigas no decorrer do filme?
  • O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
  • Este vídeo pode ser considerado como uma preservação de memória?
  • Qual a origem do nome da cidade?
  • Seu bairro se parece em algum aspecto com o retratado?
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha.
  • Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QzenG4YvEegmP89vcM5vTDyjT36HeM9EXyzemK3Qmzg97YjPAwwR4ZzAzMAQ/his3-06und05-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
  • Neste caso, o nome do bairro Brás faz referência a Benemérito José Brás que era um português dono de terras. Ele teria feito melhorias na região e construído uma capela, que viria a ser a matriz do bairro. Ao redor dela, um povoado tomou corpo. Há uma praça em homenagem ao português que fica na saída da estação Brás do metrô. A capelinha foi demolida em 1904 e substituída pela igreja do Brás que se mantém até hoje.
  • Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização. A escolha desses nomes não são aleatórios e se relacionam com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições são analisadas pelos vereadores.

Como adequar à sua realidade:. Você poderá convidar pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre a cidade e suas mudanças no decorrer do tempo.

Para você saber mais:Monografias de História dos Bairros de São Paulo, disponível em:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/arquivo_historico/publicacoes/index.php?p=8313 , acesso em 04 mar. 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita em grupo. Informe aos alunos que eles irão produzir um vídeo do bairro, mostrando alguns locais e discutir as razões pelos quais receberam esse nome. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização.

Para a atividade os alunos utilizarão o recurso do celular. As filmagens serão caseiras e os alunos desenvolverão suas próprias representações em forma de narrativa no estilo documentário, estimulando a autonomia e protagonismo. Explique que a atividade de filmagem será feita em um momento extraclasse e durante a aula farão o planejamento do roteiro do filme. Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/78rqH5CRus5cwpecstBGUy8unsAX42ZEdW8Cv8rQjpnyuwJFVSFTmw785pTx/his3-06und05-planejamento-para-a-filmagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Sugira o uso de fotografias em contraposição ao vídeo, ou enriqueça a aula com a presença de um profissional da área de filmagem, para fornecer dicas sobre o uso da tecnologia.

Para você saber mais:Sobre o processo de uma boa filmagem , acesse : https://vidmonsters.com/blog/filmagem-profissional/ , acesso em 03 mar 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos. Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os bairros da sua cidade e das origens de seus nomes. ( Nesta pesquisa deve conter: os nomes dos bairros da cidade, um destaque para o bairro onde o aluno reside, ressaltando as razões de ter nome e suas ruas ou avenidas mais importantes)

Material complementar: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Estudar o bairro pode mudar o planeta, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1108/estudar-o-bairro-pode-mudar-o-planeta, acesso em: 05 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome dos bairros. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de bairro e pertencimento trazido pelas crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em roda para o compartilhamento das informações. Peça aos alunos que retomem a pesquisa realizada sobre os bairros da cidade (a pesquisa deve ser solicitada com antecedência para o uso nesta aula) e compartilhem as descobertas com os colegas. Faça uma lista com os nomes dos bairros pesquisados por eles e peça que desenhem o bairro onde moram.
  • Você poderá imprimir a atividade e pedir que registrem os nomes https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5dRdpEBeF4Ub8UWp7T9upEGQs37eyz52UmYtf2vvqPr9FzyBCYets74BgAKM/os-bairros-da-minha-cidade.pdf
  • Converse com os alunos sobre a lista e peça para que eles destaquem com lápis de cor o bairro onde moram. Pergunte como ele é, e o que tem nele (casas, supermercados, fábricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas) e se todos são iguais.
  • Explique que os bairros têm um nome. Muitas vezes esses nomes são ligados às pessoas que construíram ou desenvolviam alguma atividade importante naquele local. Busque identificar as características do bairro em que a escola está inserida. Durante a conversa, enfoque a história deste espaço urbano e o processo de formação do local.
  • Se for possível, mostre o mapa da cidade com os bairros que a compõe, utilizando ferramentas digitais .

Você pode imprimir a atividade e pedir que cada aluno escreva a sua lista e compare com os colegas da classe.

Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia dos bairros terem um nome que remete a sua história. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre esse vídeo. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade.

Utilizaremos o vídeo - Brás - História do bairro de São Paulo / SP para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ErZ7LDxcjgI , acesso 28 fev. 2019 ( Projete o vídeo até o tempo 10’ para a realização desta atividade, se houver interesse da turma, você poderá projetá-lo na íntegra)

Se preferir use um vídeo de um bairro importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo.

  • O que um esse bairro representa para as pessoas que vivem nele?
  • É possível saber a época que foi filmado esse vídeo?
  • Quais as principais características e curiosidades desse bairro?
  • Por que o narrador apresenta fotografias antigas no decorrer do filme?
  • O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
  • Este vídeo pode ser considerado como uma preservação de memória?
  • Qual a origem do nome da cidade?
  • Seu bairro se parece em algum aspecto com o retratado?
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha.
  • Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QzenG4YvEegmP89vcM5vTDyjT36HeM9EXyzemK3Qmzg97YjPAwwR4ZzAzMAQ/his3-06und05-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
  • Neste caso, o nome do bairro Brás faz referência a Benemérito José Brás que era um português dono de terras. Ele teria feito melhorias na região e construído uma capela, que viria a ser a matriz do bairro. Ao redor dela, um povoado tomou corpo. Há uma praça em homenagem ao português que fica na saída da estação Brás do metrô. A capelinha foi demolida em 1904 e substituída pela igreja do Brás que se mantém até hoje.
  • Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização. A escolha desses nomes não são aleatórios e se relacionam com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições são analisadas pelos vereadores.

Como adequar à sua realidade:. Você poderá convidar pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre a cidade e suas mudanças no decorrer do tempo.

Para você saber mais:Monografias de História dos Bairros de São Paulo, disponível em:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/arquivo_historico/publicacoes/index.php?p=8313 , acesso em 04 mar. 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita em grupo. Informe aos alunos que eles irão produzir um vídeo do bairro, mostrando alguns locais e discutir as razões pelos quais receberam esse nome. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização.

Para a atividade os alunos utilizarão o recurso do celular. As filmagens serão caseiras e os alunos desenvolverão suas próprias representações em forma de narrativa no estilo documentário, estimulando a autonomia e protagonismo. Explique que a atividade de filmagem será feita em um momento extraclasse e durante a aula farão o planejamento do roteiro do filme. Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/78rqH5CRus5cwpecstBGUy8unsAX42ZEdW8Cv8rQjpnyuwJFVSFTmw785pTx/his3-06und05-planejamento-para-a-filmagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Sugira o uso de fotografias em contraposição ao vídeo, ou enriqueça a aula com a presença de um profissional da área de filmagem, para fornecer dicas sobre o uso da tecnologia.

Para você saber mais:Sobre o processo de uma boa filmagem , acesse : https://vidmonsters.com/blog/filmagem-profissional/ , acesso em 03 mar 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano