17178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - A servidão medieval e a escravidão moderna

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A servidão medieval e a escravidão moderna

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot.

Contexto
O objetivo desta aula é analisar os aspectos cotidianos de trabalho da servidão medieval e da escravidão moderna que permitem diferenciá-las.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a definição para os alunos: “Estado ou condição de quem está sob o controle de algo, dependência, submissão, sujeição”. Proponha a pergunta, para reflexão:
- Qual nome vocês dão para alguém que vivencia algo semelhante a isso?

Tal pergunta pode ser disponibilizada previamente, no formato de uma enquete ou, se estiver em um momento síncrono, podem construir colaborativamente uma nuvem de palavras (ambas opções podem ser feitas por meio do Mentimeter, veja como usá-lo: enquete e nuvem de palavras).

Disponibilize o conceito de servidão (disponível aqui) e proponha que reflitam:
- Vocês haviam pensado no conceito de servidão para aquela definição? Qual a diferença entre servidão e escravidão?

Problematização
Convide-os a investigarem o que seria a condição de servidão. Disponibilize a imagem da Fonte 1 e o texto da “Descrição da Fonte”, localizado nas orientações do slide. Os estudantes devem analisar:
- De quando é a imagem?
- Como as pessoas estão representadas (como são, o que fazem, que instrumentos utilizam)?
- Segundo Castro, como as pessoas se tornavam servas?
- Quais eram as principais características da servidão medieval?

Depois, convide-os a investigarem o que seria a condição de escravidão moderna. Disponibilize a imagem da Fonte 2 e o texto da “Descrição da Fonte”, localizado nas orientações do slide. Eles devem analisar:
- De quando é a imagem?
- Como as pessoas estão representadas (como são, o que fazem, que instrumentos utilizam)?
- Em que a imagem se diferencia e se parece com a primeira?
- Segundo o texto, como a escravidão moderna se diferenciava da servidão medieval?

Promova um momento de interação entre os alunos, para que compartilhem as conclusões quanto a diferenciação dos conceitos, seja por meio de mensagens, enquete, quiz (podem ser feitos com o Mentimeter, veja como aqui) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Organize um jogo de “Fake ou Fato” para promover a interação da turma e o conhecimento acerca dos conceitos apreendidos. Para isso, você pode pedir que os alunos enviem algumas sentenças para desafiar os colegas e/ou você mesmo pode disponibilizar as sentenças para que eles avaliem (utilize o material disponibilizado como gabarito no documento glossário para construí-las). Se tiver possibilidade de utilizar o ambiente virtual, é interessante organizar o jogo no Kahoot (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Jogos são uma ótima maneira de interagir e aprender. Sugira que participem, junto aos alunos, de uma rodada de “Fake ou Fato”, a respeito dos conceitos de servidão e escravidão moderna. Para consulta, podem utilizar também o artigo:
- ABRANTES, Beatriz. Escravidão e servidão: qual a diferença? Stoodi, 27 mai. 2020. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_15UND02

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas