Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar:
Para esta aula você deverá imprimir os seguintes materiais:
- Conjunto de Textos para o Aluno 1 da Dupla:
https://drive.google.com/open?id=1be9arm71nK9nweHfLAhGtOnMF457wKyC
- Conjunto de Textos para o Aluno 2 da Dupla:
https://drive.google.com/open?id=1FPFhAn1hKr5YGOd2wwAXiafddwnEKfns
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula e diga a eles que irão compreender um pouco mais sobre a Indústria. Para provocar a curiosidade, diga que a pessoa que irá ensiná-los hoje não será você, mas sim alguém que eles não esperam.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre o mapa da divisão Norte-Sul (Países desenvolvidos e subdesenvolvidos) e pergunte o que este mapa diz para eles.
Peça para um ou dois alunos tentarem localizar a América Latina (em qual das cores se encontra).
Peça também que alguém da turma tente relacionar o mapa mostrado com o tema da aula, no caso a indústria na América Latina.
Use este momento apenas como introdução à aula, uma vez que o tema possivelmente já será do conhecimento de todos. A ideia aqui é que eles relembrem o conteúdo para associá-lo com o tema da aula.
Lembre-se que este mapa foi produzido há muito tempo e que, hoje em dia, grande parte dos que estão ao sul (vermelho) tiveram grandes avanços econômicos e sociais. Embora em termos gerais a divisão continue bastante parecida.
Caso não seja possível projetar o slide, você tem as seguintes alternativas:
Se os estudantes tiverem um livro didático é bem possível que haja uma figura como esta. Use o livro para ilustrar e associar ao conteúdo contido no capítulo.
Você pode também tirar cópia ou imprimir uma figura similar.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Temos aqui 2 slides para representar a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
As cores e posições (“Países Desenvolvidos” e “Países Subdesenvolvidos”) irão provocar uma assimilação com o mapa mostrado no slide anterior e as setas são para dar a ideia de fluxo das mercadorias.
Explicite rapidamente essa configuração do comércio mundial presente na atualidade e peça novamente para eles relacionarem essa informação e o mapa visto anteriormente com o tema da aula (Indústria na América Latina).
A partir daqui os estudantes provavelmente já irão começar a entrar de maneira mais efetiva no tema da aula. Tente perceber isso nos comentários e então, parta para a Ação Propositiva no próximo slide.
Como adequar à sua realidade: Peça para que os estudantes identifiquem entre os produtos que eles usam no seu dia-a-dia, quais são fabricados no Brasil e no exterior.
Além disso, peça também que eles identifiquem se dentre os produtos fabricados no Brasil e em outros países em desenvolvimento, se existem empresas que possuem sede em países mais desenvolvidos.
Se você não puder projetar este slide, use uma figura que represente a DIT ou mesmo faça um esboço no quadro enquanto demonstra a relação de troca existente entre os dois grupos de países.
Problematização
Orientações: Temos aqui 2 slides para representar a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
As cores e posições (“Países Desenvolvidos” e “Países Subdesenvolvidos”) irão provocar uma assimilação com o mapa mostrado no slide anterior e as setas são para dar a ideia de fluxo das mercadorias.
Explicite rapidamente essa configuração do comércio mundial presente na atualidade e peça novamente para eles relacionarem essa informação e o mapa visto anteriormente com o tema da aula (Indústria na América Latina).
A partir daqui os estudantes provavelmente já irão começar a entrar de maneira mais efetiva no tema da aula. Tente perceber isso nos comentários e então, parta para a Ação Propositiva no próximo slide.
Como adequar à sua realidade: Peça para que os estudantes identifiquem entre os produtos que eles usam no seu dia-a-dia, quais são fabricados no Brasil e no exterior.
Além disso, peça também que eles identifiquem se dentre os produtos fabricados no Brasil e em outros países em desenvolvimento, se existem empresas que possuem sede em países mais desenvolvidos.
Se você não puder projetar este slide, use uma figura que represente a DIT ou mesmo faça um esboço no quadro enquanto demonstra a relação de troca existente entre os dois grupos de países.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Nesta aula os alunos trabalharão em duplas, numa adaptação da metodologia chamada Peer to Peer (ou Peer Instruction), que quer dizer “aprendizagem por pares”.
A ideia neste exercício é que os dois alunos da dupla tenham informações diferentes e complementares para, a partir do compartilhamento e discussão dessas informações cheguem a um resultado.
Por isso, para iniciar o trabalho separe os estudantes em duplas. Tente reunir as duplas de acordo com o seu conhecimento da turma, juntando alunos que têm mais desenvoltura para se comunicar com outros mais tímidos. Alunos com mais conhecimentos prévios com outros que não tem muita afinidade com o tema.
Neste caso, além dos conhecimentos que os estudantes já trazem, você fornecerá um material diferente para que cada aluno possa ler na sala de aula. O link para os materiais está disponível no material complementar.
A ideia é que cada aluno leia apenas o seu material, sem mostrar ou trocar de folha com o colega. Ele pode (e deve) falar sobre as informações que obteve para atingir o objetivo.
Oriente que eles devem chegar às conclusões a serem a anotadas em dupla, ou seja, a partir de um consenso.
Estabeleça um número mínimo de 5 conclusões por dupla para que eles usem todo o tempo disponível e para que as discussões sejam enriquecedoras para ambos.
Material complementar
Conjunto de Textos para o Aluno 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pFCgJzrzr5q8t5xXK8xSjFrGSqcAQjw5tGQeW3Aaer5BAgg5F8NzgYEtZ7Nd/geo-24und03-acao-propositiva-aluno-1.pdf
Conjunto de Textos para o Aluno 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pcrscVRTerD4FYrn9fmMAM3tUSjDr89Eu7QmzBApHjxuEmnMXwuqstyqZcde/geo-24und03-acao-propositiva-aluno-2.pdf
Para você saber mais:
Peer Instruction – Uma Metodologia Ativa para o Processo de Ensino e Aprendizagem
Disponível em: https://cristianopalharini.wordpress.com/2018/07/25/peer-instruction-uma-metodologia-ativa-para-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem/
Acesso em: 13 Fev. 2019
Peer to peer: 5 passos para aprendizagem por pares
Disponível em: http://info.geekie.com.br/peer-to-peer/
Acesso em: 13 Fev. 2019
Dez passos para um novo ensino
Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/peer-instruction-dez-passos-para-um-novo-ensino/
Acesso em: 13 Fev. 2019
PEER INSTRUCTION E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Disponível em: https://www.hoper.com.br/single-post/2015/06/29/PEER-INSTRUCTION-E-A-APRENDIZAGEM-COLABORATIVA
Acesso em: 13 Fev. 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Após as duplas anotarem suas conclusões, peça para que cada uma apresente uma e vá escolhendo as duplas alternadamente para que todos falem.
Uma explicação breve pode ser pedida além das anotações.
A medida que você for rodando pelas duplas, será uma tendência que as as conclusões comecem a se repetir. Quando isso ocorrer, pergunte se alguma dupla chegou a conclusões diferentes.
Após esgotadas as conclusões geradas por eles, explore o tema (conforme a necessidade) para fechar as possíveis lacunas de entendimento e conecte as afirmações geradas por cada dupla.