17108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Características da indústria nos países da América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre posicionar a indústria latino-americana no mundo, especialmente no que diz respeito ao uso da tecnologia.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Para esta aula você deverá imprimir os seguintes materiais:

  • Conjunto de Textos para o Aluno 1 da Dupla:

https://drive.google.com/open?id=1be9arm71nK9nweHfLAhGtOnMF457wKyC

  • Conjunto de Textos para o Aluno 2 da Dupla:

https://drive.google.com/open?id=1FPFhAn1hKr5YGOd2wwAXiafddwnEKfns

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula e diga a eles que irão compreender um pouco mais sobre a Indústria. Para provocar a curiosidade, diga que a pessoa que irá ensiná-los hoje não será você, mas sim alguém que eles não esperam.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o mapa da divisão Norte-Sul (Países desenvolvidos e subdesenvolvidos) e pergunte o que este mapa diz para eles.

Peça para um ou dois alunos tentarem localizar a América Latina (em qual das cores se encontra).

Peça também que alguém da turma tente relacionar o mapa mostrado com o tema da aula, no caso a indústria na América Latina.

Use este momento apenas como introdução à aula, uma vez que o tema possivelmente já será do conhecimento de todos. A ideia aqui é que eles relembrem o conteúdo para associá-lo com o tema da aula.

Lembre-se que este mapa foi produzido há muito tempo e que, hoje em dia, grande parte dos que estão ao sul (vermelho) tiveram grandes avanços econômicos e sociais. Embora em termos gerais a divisão continue bastante parecida.

Caso não seja possível projetar o slide, você tem as seguintes alternativas:

Se os estudantes tiverem um livro didático é bem possível que haja uma figura como esta. Use o livro para ilustrar e associar ao conteúdo contido no capítulo.

Você pode também tirar cópia ou imprimir uma figura similar.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Temos aqui 2 slides para representar a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

As cores e posições (“Países Desenvolvidos” e “Países Subdesenvolvidos”) irão provocar uma assimilação com o mapa mostrado no slide anterior e as setas são para dar a ideia de fluxo das mercadorias.

Explicite rapidamente essa configuração do comércio mundial presente na atualidade e peça novamente para eles relacionarem essa informação e o mapa visto anteriormente com o tema da aula (Indústria na América Latina).

A partir daqui os estudantes provavelmente já irão começar a entrar de maneira mais efetiva no tema da aula. Tente perceber isso nos comentários e então, parta para a Ação Propositiva no próximo slide.

Como adequar à sua realidade: Peça para que os estudantes identifiquem entre os produtos que eles usam no seu dia-a-dia, quais são fabricados no Brasil e no exterior.

Além disso, peça também que eles identifiquem se dentre os produtos fabricados no Brasil e em outros países em desenvolvimento, se existem empresas que possuem sede em países mais desenvolvidos.

Se você não puder projetar este slide, use uma figura que represente a DIT ou mesmo faça um esboço no quadro enquanto demonstra a relação de troca existente entre os dois grupos de países.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Temos aqui 2 slides para representar a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

As cores e posições (“Países Desenvolvidos” e “Países Subdesenvolvidos”) irão provocar uma assimilação com o mapa mostrado no slide anterior e as setas são para dar a ideia de fluxo das mercadorias.

Explicite rapidamente essa configuração do comércio mundial presente na atualidade e peça novamente para eles relacionarem essa informação e o mapa visto anteriormente com o tema da aula (Indústria na América Latina).

A partir daqui os estudantes provavelmente já irão começar a entrar de maneira mais efetiva no tema da aula. Tente perceber isso nos comentários e então, parta para a Ação Propositiva no próximo slide.

Como adequar à sua realidade: Peça para que os estudantes identifiquem entre os produtos que eles usam no seu dia-a-dia, quais são fabricados no Brasil e no exterior.

Além disso, peça também que eles identifiquem se dentre os produtos fabricados no Brasil e em outros países em desenvolvimento, se existem empresas que possuem sede em países mais desenvolvidos.

Se você não puder projetar este slide, use uma figura que represente a DIT ou mesmo faça um esboço no quadro enquanto demonstra a relação de troca existente entre os dois grupos de países.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nesta aula os alunos trabalharão em duplas, numa adaptação da metodologia chamada Peer to Peer (ou Peer Instruction), que quer dizer “aprendizagem por pares”.

A ideia neste exercício é que os dois alunos da dupla tenham informações diferentes e complementares para, a partir do compartilhamento e discussão dessas informações cheguem a um resultado.

Por isso, para iniciar o trabalho separe os estudantes em duplas. Tente reunir as duplas de acordo com o seu conhecimento da turma, juntando alunos que têm mais desenvoltura para se comunicar com outros mais tímidos. Alunos com mais conhecimentos prévios com outros que não tem muita afinidade com o tema.

Neste caso, além dos conhecimentos que os estudantes já trazem, você fornecerá um material diferente para que cada aluno possa ler na sala de aula. O link para os materiais está disponível no material complementar.

A ideia é que cada aluno leia apenas o seu material, sem mostrar ou trocar de folha com o colega. Ele pode (e deve) falar sobre as informações que obteve para atingir o objetivo.

Oriente que eles devem chegar às conclusões a serem a anotadas em dupla, ou seja, a partir de um consenso.

Estabeleça um número mínimo de 5 conclusões por dupla para que eles usem todo o tempo disponível e para que as discussões sejam enriquecedoras para ambos.

Material complementar

Conjunto de Textos para o Aluno 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pFCgJzrzr5q8t5xXK8xSjFrGSqcAQjw5tGQeW3Aaer5BAgg5F8NzgYEtZ7Nd/geo-24und03-acao-propositiva-aluno-1.pdf

Conjunto de Textos para o Aluno 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pcrscVRTerD4FYrn9fmMAM3tUSjDr89Eu7QmzBApHjxuEmnMXwuqstyqZcde/geo-24und03-acao-propositiva-aluno-2.pdf

Para você saber mais:

Peer Instruction – Uma Metodologia Ativa para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Disponível em: https://cristianopalharini.wordpress.com/2018/07/25/peer-instruction-uma-metodologia-ativa-para-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem/

Acesso em: 13 Fev. 2019

Peer to peer: 5 passos para aprendizagem por pares

Disponível em: http://info.geekie.com.br/peer-to-peer/

Acesso em: 13 Fev. 2019

Dez passos para um novo ensino

Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/peer-instruction-dez-passos-para-um-novo-ensino/

Acesso em: 13 Fev. 2019

PEER INSTRUCTION E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Disponível em: https://www.hoper.com.br/single-post/2015/06/29/PEER-INSTRUCTION-E-A-APRENDIZAGEM-COLABORATIVA

Acesso em: 13 Fev. 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Após as duplas anotarem suas conclusões, peça para que cada uma apresente uma e vá escolhendo as duplas alternadamente para que todos falem.

Uma explicação breve pode ser pedida além das anotações.

A medida que você for rodando pelas duplas, será uma tendência que as as conclusões comecem a se repetir. Quando isso ocorrer, pergunte se alguma dupla chegou a conclusões diferentes.

Após esgotadas as conclusões geradas por eles, explore o tema (conforme a necessidade) para fechar as possíveis lacunas de entendimento e conecte as afirmações geradas por cada dupla.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Para esta aula você deverá imprimir os seguintes materiais:

  • Conjunto de Textos para o Aluno 1 da Dupla:

https://drive.google.com/open?id=1be9arm71nK9nweHfLAhGtOnMF457wKyC

  • Conjunto de Textos para o Aluno 2 da Dupla:

https://drive.google.com/open?id=1FPFhAn1hKr5YGOd2wwAXiafddwnEKfns

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula e diga a eles que irão compreender um pouco mais sobre a Indústria. Para provocar a curiosidade, diga que a pessoa que irá ensiná-los hoje não será você, mas sim alguém que eles não esperam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o mapa da divisão Norte-Sul (Países desenvolvidos e subdesenvolvidos) e pergunte o que este mapa diz para eles.

Peça para um ou dois alunos tentarem localizar a América Latina (em qual das cores se encontra).

Peça também que alguém da turma tente relacionar o mapa mostrado com o tema da aula, no caso a indústria na América Latina.

Use este momento apenas como introdução à aula, uma vez que o tema possivelmente já será do conhecimento de todos. A ideia aqui é que eles relembrem o conteúdo para associá-lo com o tema da aula.

Lembre-se que este mapa foi produzido há muito tempo e que, hoje em dia, grande parte dos que estão ao sul (vermelho) tiveram grandes avanços econômicos e sociais. Embora em termos gerais a divisão continue bastante parecida.

Caso não seja possível projetar o slide, você tem as seguintes alternativas:

Se os estudantes tiverem um livro didático é bem possível que haja uma figura como esta. Use o livro para ilustrar e associar ao conteúdo contido no capítulo.

Você pode também tirar cópia ou imprimir uma figura similar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Temos aqui 2 slides para representar a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

As cores e posições (“Países Desenvolvidos” e “Países Subdesenvolvidos”) irão provocar uma assimilação com o mapa mostrado no slide anterior e as setas são para dar a ideia de fluxo das mercadorias.

Explicite rapidamente essa configuração do comércio mundial presente na atualidade e peça novamente para eles relacionarem essa informação e o mapa visto anteriormente com o tema da aula (Indústria na América Latina).

A partir daqui os estudantes provavelmente já irão começar a entrar de maneira mais efetiva no tema da aula. Tente perceber isso nos comentários e então, parta para a Ação Propositiva no próximo slide.

Como adequar à sua realidade: Peça para que os estudantes identifiquem entre os produtos que eles usam no seu dia-a-dia, quais são fabricados no Brasil e no exterior.

Além disso, peça também que eles identifiquem se dentre os produtos fabricados no Brasil e em outros países em desenvolvimento, se existem empresas que possuem sede em países mais desenvolvidos.

Se você não puder projetar este slide, use uma figura que represente a DIT ou mesmo faça um esboço no quadro enquanto demonstra a relação de troca existente entre os dois grupos de países.

Slide Plano Aula

Orientações: Temos aqui 2 slides para representar a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

As cores e posições (“Países Desenvolvidos” e “Países Subdesenvolvidos”) irão provocar uma assimilação com o mapa mostrado no slide anterior e as setas são para dar a ideia de fluxo das mercadorias.

Explicite rapidamente essa configuração do comércio mundial presente na atualidade e peça novamente para eles relacionarem essa informação e o mapa visto anteriormente com o tema da aula (Indústria na América Latina).

A partir daqui os estudantes provavelmente já irão começar a entrar de maneira mais efetiva no tema da aula. Tente perceber isso nos comentários e então, parta para a Ação Propositiva no próximo slide.

Como adequar à sua realidade: Peça para que os estudantes identifiquem entre os produtos que eles usam no seu dia-a-dia, quais são fabricados no Brasil e no exterior.

Além disso, peça também que eles identifiquem se dentre os produtos fabricados no Brasil e em outros países em desenvolvimento, se existem empresas que possuem sede em países mais desenvolvidos.

Se você não puder projetar este slide, use uma figura que represente a DIT ou mesmo faça um esboço no quadro enquanto demonstra a relação de troca existente entre os dois grupos de países.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nesta aula os alunos trabalharão em duplas, numa adaptação da metodologia chamada Peer to Peer (ou Peer Instruction), que quer dizer “aprendizagem por pares”.

A ideia neste exercício é que os dois alunos da dupla tenham informações diferentes e complementares para, a partir do compartilhamento e discussão dessas informações cheguem a um resultado.

Por isso, para iniciar o trabalho separe os estudantes em duplas. Tente reunir as duplas de acordo com o seu conhecimento da turma, juntando alunos que têm mais desenvoltura para se comunicar com outros mais tímidos. Alunos com mais conhecimentos prévios com outros que não tem muita afinidade com o tema.

Neste caso, além dos conhecimentos que os estudantes já trazem, você fornecerá um material diferente para que cada aluno possa ler na sala de aula. O link para os materiais está disponível no material complementar.

A ideia é que cada aluno leia apenas o seu material, sem mostrar ou trocar de folha com o colega. Ele pode (e deve) falar sobre as informações que obteve para atingir o objetivo.

Oriente que eles devem chegar às conclusões a serem a anotadas em dupla, ou seja, a partir de um consenso.

Estabeleça um número mínimo de 5 conclusões por dupla para que eles usem todo o tempo disponível e para que as discussões sejam enriquecedoras para ambos.

Material complementar

Conjunto de Textos para o Aluno 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pFCgJzrzr5q8t5xXK8xSjFrGSqcAQjw5tGQeW3Aaer5BAgg5F8NzgYEtZ7Nd/geo-24und03-acao-propositiva-aluno-1.pdf

Conjunto de Textos para o Aluno 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pcrscVRTerD4FYrn9fmMAM3tUSjDr89Eu7QmzBApHjxuEmnMXwuqstyqZcde/geo-24und03-acao-propositiva-aluno-2.pdf

Para você saber mais:

Peer Instruction – Uma Metodologia Ativa para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Disponível em: https://cristianopalharini.wordpress.com/2018/07/25/peer-instruction-uma-metodologia-ativa-para-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem/

Acesso em: 13 Fev. 2019

Peer to peer: 5 passos para aprendizagem por pares

Disponível em: http://info.geekie.com.br/peer-to-peer/

Acesso em: 13 Fev. 2019

Dez passos para um novo ensino

Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/peer-instruction-dez-passos-para-um-novo-ensino/

Acesso em: 13 Fev. 2019

PEER INSTRUCTION E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Disponível em: https://www.hoper.com.br/single-post/2015/06/29/PEER-INSTRUCTION-E-A-APRENDIZAGEM-COLABORATIVA

Acesso em: 13 Fev. 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Após as duplas anotarem suas conclusões, peça para que cada uma apresente uma e vá escolhendo as duplas alternadamente para que todos falem.

Uma explicação breve pode ser pedida além das anotações.

A medida que você for rodando pelas duplas, será uma tendência que as as conclusões comecem a se repetir. Quando isso ocorrer, pergunte se alguma dupla chegou a conclusões diferentes.

Após esgotadas as conclusões geradas por eles, explore o tema (conforme a necessidade) para fechar as possíveis lacunas de entendimento e conecte as afirmações geradas por cada dupla.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano