17059
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Meios de Comunicação: propaganda e influência

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Meios de Comunicação: propaganda e influência

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • pequenos retângulos de papel para o sorteio, em uma quantidade igual ao número de alunos na classe.
  • 3 a 5 objetos embrulhados de maneira diferente, conforme as orientações do slide 3.
  • saquinhos para o sorteio do slide 3
  • 1 computador online ou offline
  • 1 cópia do material complementar da estação 1
  • 2 canetas
  • Cópias do material complementar da estação 2 - 1 cópia das páginas 1 à 3 e 3 cópias da página 4.
  • 1 mesa com cadeiras para que o aluno possa se reunir em volta na estação 2, caso não seja possível, use prancheta.

Material complementar:

Estação 1 -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mx9PyYtcyUyD7FCnPhNsdHfNJkaBDdAu69dhmSuBkAwPbNKFsWCMcm3zh6Vy/his4-08und07-estacao-1-o-que-e-um-comercial.pdf

Estação 2 -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJ2KD3gnvPxeuKQvd3BExC7PUkCpT8rDvQM62dA7tBnGjVRyUzVeXsDTkjXu/his4-08und07-problematizacao-estacao-2.pdf

Estação 3 -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/knpWcBrfvpXDYHcyYWM7MTAmWhJWDmJswgGRZkXmXqWhKs8twT97XDcJfQHm/his4-08und07-problematizacao-estacao-3.pdf

Para você saber mais:

Por que a propaganda não é uma arte. Por Marco Aurelio Moreno Silva Japiassú. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/definicao-propaganda-arte.htm Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

História da propaganda no Brasil. Disponível em: https://acontecendoaqui.com.br/historia-da-propaganda Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Villas, Alberto, A alma do negócio: como eram as propagandas dos anos 50, 60 e 70, Editora Globo,2014.

O que é propaganda? Disponível em: https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-propaganda/ Acesso em: 05 de março de 2019.

Artigo científico de psicologia sobre as influências da propaganda na hora da compra, principalmente no adolescente. Por Marcílio Ângelo e Silva, Antonio Roazzi, Bruno Campello de Souza. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472011000100003 Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem estar em pé e dispostos em meio círculo. Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Depois pergunte:

  • O que é propaganda?
  • Vocês lembram de alguma propaganda? Peça exemplos.
  • Na sua opinião, qual a função da propaganda?
  • A propaganda é importante para a venda do produto? Conseguiríamos vender algo sem propaganda?

Essas perguntas não precisam ser aprofundadas, elas retornarão no decorrer da aula. Servem para situar o aluno no conteúdo e instigar sua curiosidade sobre a aula.

Para você saber mais:

Villas, Alberto, A alma do negócio: como eram as propagandas dos anos 50, 60 e 70, Editora Globo,2014.

O que é propaganda? Disponível em: https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-propaganda/ Acesso em: 05 de março de 2019.

Artigo científico de psicologia sobre as influências da propaganda na hora da compra, principalmente no adolescente. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472011000100003 Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Coloque em mesas ou no chão, um pouco afastados, 3 a 5 objetos embrulhados de maneira diferente. Alguns devem ser mais vistosos, com papéis brilhantes e o que você julga ser o “melhor prêmio” deve ser em papel amarrotado ou velho. Os prêmios podem ser por exemplo uma bolinha de papel amassada dentro de uma caixa com um enorme laço de fita e um pacote de biscoito ou uma barra de chocolate embrulhada em folha de jornal velho. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos escolham um presente somente pela aparência, sem ver o produto. Por isso, quanto menor a importância do objeto, melhor deve ser sua apresentação.

Leia o slide em voz alta, enquanto explica a atividade para a turma. Os alunos devem escrever seu nome em um pequeno retângulo de papel e dobrá-lo.

Em seguida, cada aluno terá 1 minuto para escolher um dentre os embrulhos e formarem grupos em torno dele. Ao lado de cada presente terá um saquinho onde o aluno depositará seu nome para o sorteio daquele objeto. Quando todos escolherem, você deve sortear somente um ganhador para cada presente, enquanto os demais alunos do grupo podem voltar ao seu lugar. Repita o sorteio até o último grupo e peça para que os alunos abram seus presentes. Aguarde as reações deles e dos colegas.

Peça para que se sentem em círculo e oriente o debate:

  • Quem ficou satisfeito com o presente?
  • Como fizeram suas escolhas? O que foi levado em conta? Provavelmente falarão do tamanho, da cor, do brilho.
  • Em alguma situação do cotidiano isso acontece, de comprar algo pela aparência e depois não ser o que esperava?

Como adequar à sua realidade: Os presentes devem ser escolhido de acordo com a realidade da sua turma e normas da escola. O melhor presente também pode ser uma fruta suculenta, um estojo de lápis coloridos. O número de embrulhos também devem variar de acordo com a quantidade de alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que se sentem em círculo e oriente o debate utilizando as perguntas do slide.

Explique aos alunos que existem pesquisas de mercado que podem ser por questionários ou com grupos de pessoas que utilizam o produto gratuitamente para dar suas impressões ou, ainda, que assistem ao comercial antes de serem exibidos.

Várias crianças participam de pesquisas para que uma campanha publicitária seja lançada.

Para você saber mais:

Importância da pesquisa de mercado e três exemplos muito bons de campanhas publicitárias que tomaram grandes proporções. Por Carolina Uchôa Abel.Disponível em: https://mindminers.com/pesquisas/mind222-exemplos-de-campanhas-publicitarias Acesso em: 08 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: A turma iniciará uma atividade chamada Rotação de Estações, onde os alunos são divididos em 3 grupos e participarão do rodízio nas estações, todos os grupos passarão por todas as atividades. Esta aula conta com o recurso de metodologia ativa, usado para criar uma sala com maior autonomia dos alunos em relação a descoberta dos conteúdos. Além de ser uma aula de recursos híbridos: digital, imagética e textual. Para mais informações, acesse o texto localizado no “Para você saber mais”.

Leia o slide em voz alta para que todos os alunos entendam a proposta da atividade a seguir.

Antes de dividir a turma, apresente os três slides referentes às estações, lendo-os em voz alta para que os alunos comecem a entender atividades a serem realizadas e aguçar seu interesse. Não é necessário nenhuma explicação. Todas as atividades são auto-explicativas.

Em seguida, divida a turma em três grupos. Cada grupo pode iniciar em qualquer das estações, pois as atividades são independentes.

Durante as atividades, você deverá circular entre os grupos para acompanhar o seu desenvolvimento.

Marque dez minutos e avise que todos os grupos devem mudar de estação e assim por diante até que todos tenham participado das três atividades. É interessante avisar aos grupos quando faltar 2 minutos para acabar o tempo daquela estação para que eles possam começar a finalizar a atividade.

Caso a turma possua alunos com necessidades especiais de deslocamento, fique atento para que ele possa locomover-se com facilidade entre as estações, caso o contrário, os grupos deverão posicionar-se o mais distante possível para que os debates não sejam atrapalhados pelo som do outro grupo.

Para você saber mais:

Orientações sobre a metodologia de rotação de estações. Por Claudio Sassaki. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em 05 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: O primeiro grupo deve utilizar um computador com acesso a internet e acessar os links abaixo, caso a aula seja offline você deverá fazer download dos vídeos previamente. Quando os alunos acomodarem-se de modo que todos possam visualizar a tela, entregue o material referente a esta estação.

Oriente o grupo a ler as instruções que estão no material e segui-las corretamente para realizar a atividade.

Essa atividade requer a autonomia dos alunos e, por tanto, a mínima interferência do professor. No entanto, não deixe de interagir de vez em quando com o grupo, para motivá-los, assegurar-se que estão seguindo corretamente as instruções e esclarecer eventuais dúvidas.

O objetivo dessa estação é compreender a função de um comercial e refletir sobre sua característica manipuladora.

Links dos vídeos: O que é propaganda? - Uma propaganda comercial publicidade e propaganda”. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NfuA9ARsm4g Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Truques usados em propagandas para enganar você. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gAYgsF--Fmc reproduzir até 4 minutos. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Link do material para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mx9PyYtcyUyD7FCnPhNsdHfNJkaBDdAu69dhmSuBkAwPbNKFsWCMcm3zh6Vy/his4-08und07-estacao-1-o-que-e-um-comercial.pdf

Caso esta atividade esteja sendo realizada em uma sala de informática se os alunos tiverem a sua disposição computadores individuais, podem usar o fone de ouvido para ouvir melhor ao vídeo. Porém as imagens de ambos são auto-explicativas na maior parte das vezes.

Para você saber mais:

Ferreguett, Cristhiane. Criança e Propaganda: Os Artifícios Linguísticos e Imagéticos Utilizados Pela Publicidade.São Paulo:Editora Barauna, 2009.

O segredo da publicidade de alimentos. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=9zEfA1BALkI Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Texto muito interessante sobre o consumismo infantil com vários alertas para os pais e educadores. Por Julia Elvira Souza. Disponível em: http://pequenopolegar.com.br/os-perigos-do-consumismo-infantil/ Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa estação os alunos devem sentar-se em torno de uma mesa para que possam produzir o texto. O material necessário para o grupo deve estar previamente arrumado na mesa. Oriente os alunos a observarem as imagens, explicando que são propagandas reais, e a lerem o texto de apoio em conjunto. Para finalizar a atividade o grupo deverá ler as perguntas e produzir um texto coletivo com suas respostas. Cada grupo receberá uma nova página 4.

Essa atividade prevê pouca interferência do professor, porém visite o grupo para esclarecer alguma dúvida ou para motivá-los durante o período de tempo estipulado.

O objetivo dessa estação é conhecer a história da propaganda no Brasil, perceber suas transformações aliadas ao contexto histórico, refletir a função da publicidade, sua força de manipulação e a exclusão social gerada por ela. Com o máximo de autonomia do aluno. Eles devem concluir o texto com sua posição diante da apelação pelo consumismo.

Fonte:

Propagandas históricas. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2014/02/lancamento-do-sabao-omo-1957.html Acesso em 09 de março de 2019.

Abras. Disponível em: http://www.abras.com.br/supermercadosustentavel/noticias/omo-lanca-campanha-umenxaguebasta-sobre-uso-consciente-de-agua/ Acesso em 09 de março de 2019.

Material necessário para a atividade:

Caso seja interessante para você, inclua outros comerciais ou anúncios locais para que a criança identifique-se melhor com o assunto.

Para você saber mais:

História da propaganda no Brasil. Disponível em: https://acontecendoaqui.com.br/historia-da-propaganda Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Quais são os tipos de mídia utilizados no setor publicitário? Disponível em: https://blog.iclips.com.br/tipos-de-m%C3%ADdia Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

O texto trata o consumismo como um ambiente de inclusão social, assim, quem não consome é um excluído social. Aquele que não possui os mesmos produtos ou utiliza determinados serviços. Consumismo e a exclusão social.Disponível em: https://blogdapsicologia.wordpress.com/2012/06/13/consumismo-e-exclusao-social/ acesso em10 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente aos alunos a sentarem em círculo, pode ser em volta de uma mesa ou em carteiras. Ao menos um dos alunos deve sentar-se em uma cadeira com apoio para escrever. Em seguida entregue o material da atividade. Lembrando que a segunda página sempre deverá estar em branco.

Esse é a atividade que exige uma maior interferência do professor para que eles não respondam as perguntas sem reflexão. Motive o grupo perguntando sobre o texto da campanha. O que eles entenderam? Por que será que o texto foi modificado quase 20 anos depois?

Ao responder a tabela os alunos podem ter algumas dúvidas:

  • A idade do público alvo: pode ser de 6-8 ou de 10-18 anos, mas o provável é o segunda faixa etária porque já podem entender a mensagem e uma borracha branca, sem desenhos, geralmente é comprada por estudantes mais velhos.
  • Gênero: ambos
  • Grupo : estudantes

O objetivo dessa atividade é a análise da construção da propaganda através de suas características e pesquisas de mercado, através de uma curta experiência.

Link do material para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/knpWcBrfvpXDYHcyYWM7MTAmWhJWDmJswgGRZkXmXqWhKs8twT97XDcJfQHm/his4-08und07-problematizacao-estacao-3.pdf

Fontes:

Criatives.com. Disponível em: http://www.criatives.com.br/2012/04/40-anuncios-criativos-de-empresas-de-carro/ Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

Afinal o que faz um publicitário? Por Yara Baylão

Disponível em: http://www.maristo.com.br/afinal-o-que-faz-um-publicitario/ acesso em 10 de fevereiro de 2019.

O texto trata de como resistir aos apelos da propaganda. Disponível em:http://www.turminha.mpf.mp.br/sei-comprar/propaganda/copy_of_voce-sabe-como-resistir-aos-apelos-da-propaganda Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o slide ou copie-o no quadro. Leia junto com os alunos.

Oriente-os a retornar aos seus grupos, sentados em círculos em cadeiras ou no chão, como sentirem-se mais à vontade, e escolherem um objeto da sala de aula para desenvolverem um comercial. Cada grupo terá 4 minutos para a elaboração e 1 minuto para apresentação.

Lembre-os de lerem as características que estão no slide. A propaganda pode ser desenvolvida em qualquer um dos meios de reprodução visto em aula.

Para finalizar, eles devem apresentar seus trabalhos e os demais alunos podem avaliar o anúncio se preenche as características de uma boa propaganda ou não e dizerem se comprariam o produto.

Fonte: Características do Anúncio Publicitário por Daniela Diana. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/ Acesso em: 08 de fevereiro de 2019. As explicações entre parênteses foram inseridas pela autora do plano de aula)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • pequenos retângulos de papel para o sorteio, em uma quantidade igual ao número de alunos na classe.
  • 3 a 5 objetos embrulhados de maneira diferente, conforme as orientações do slide 3.
  • saquinhos para o sorteio do slide 3
  • 1 computador online ou offline
  • 1 cópia do material complementar da estação 1
  • 2 canetas
  • Cópias do material complementar da estação 2 - 1 cópia das páginas 1 à 3 e 3 cópias da página 4.
  • 1 mesa com cadeiras para que o aluno possa se reunir em volta na estação 2, caso não seja possível, use prancheta.

Material complementar:

Estação 1 -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mx9PyYtcyUyD7FCnPhNsdHfNJkaBDdAu69dhmSuBkAwPbNKFsWCMcm3zh6Vy/his4-08und07-estacao-1-o-que-e-um-comercial.pdf

Estação 2 -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJ2KD3gnvPxeuKQvd3BExC7PUkCpT8rDvQM62dA7tBnGjVRyUzVeXsDTkjXu/his4-08und07-problematizacao-estacao-2.pdf

Estação 3 -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/knpWcBrfvpXDYHcyYWM7MTAmWhJWDmJswgGRZkXmXqWhKs8twT97XDcJfQHm/his4-08und07-problematizacao-estacao-3.pdf

Para você saber mais:

Por que a propaganda não é uma arte. Por Marco Aurelio Moreno Silva Japiassú. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/definicao-propaganda-arte.htm Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

História da propaganda no Brasil. Disponível em: https://acontecendoaqui.com.br/historia-da-propaganda Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Villas, Alberto, A alma do negócio: como eram as propagandas dos anos 50, 60 e 70, Editora Globo,2014.

O que é propaganda? Disponível em: https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-propaganda/ Acesso em: 05 de março de 2019.

Artigo científico de psicologia sobre as influências da propaganda na hora da compra, principalmente no adolescente. Por Marcílio Ângelo e Silva, Antonio Roazzi, Bruno Campello de Souza. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472011000100003 Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem estar em pé e dispostos em meio círculo. Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Depois pergunte:

  • O que é propaganda?
  • Vocês lembram de alguma propaganda? Peça exemplos.
  • Na sua opinião, qual a função da propaganda?
  • A propaganda é importante para a venda do produto? Conseguiríamos vender algo sem propaganda?

Essas perguntas não precisam ser aprofundadas, elas retornarão no decorrer da aula. Servem para situar o aluno no conteúdo e instigar sua curiosidade sobre a aula.

Para você saber mais:

Villas, Alberto, A alma do negócio: como eram as propagandas dos anos 50, 60 e 70, Editora Globo,2014.

O que é propaganda? Disponível em: https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-propaganda/ Acesso em: 05 de março de 2019.

Artigo científico de psicologia sobre as influências da propaganda na hora da compra, principalmente no adolescente. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472011000100003 Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Coloque em mesas ou no chão, um pouco afastados, 3 a 5 objetos embrulhados de maneira diferente. Alguns devem ser mais vistosos, com papéis brilhantes e o que você julga ser o “melhor prêmio” deve ser em papel amarrotado ou velho. Os prêmios podem ser por exemplo uma bolinha de papel amassada dentro de uma caixa com um enorme laço de fita e um pacote de biscoito ou uma barra de chocolate embrulhada em folha de jornal velho. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos escolham um presente somente pela aparência, sem ver o produto. Por isso, quanto menor a importância do objeto, melhor deve ser sua apresentação.

Leia o slide em voz alta, enquanto explica a atividade para a turma. Os alunos devem escrever seu nome em um pequeno retângulo de papel e dobrá-lo.

Em seguida, cada aluno terá 1 minuto para escolher um dentre os embrulhos e formarem grupos em torno dele. Ao lado de cada presente terá um saquinho onde o aluno depositará seu nome para o sorteio daquele objeto. Quando todos escolherem, você deve sortear somente um ganhador para cada presente, enquanto os demais alunos do grupo podem voltar ao seu lugar. Repita o sorteio até o último grupo e peça para que os alunos abram seus presentes. Aguarde as reações deles e dos colegas.

Peça para que se sentem em círculo e oriente o debate:

  • Quem ficou satisfeito com o presente?
  • Como fizeram suas escolhas? O que foi levado em conta? Provavelmente falarão do tamanho, da cor, do brilho.
  • Em alguma situação do cotidiano isso acontece, de comprar algo pela aparência e depois não ser o que esperava?

Como adequar à sua realidade: Os presentes devem ser escolhido de acordo com a realidade da sua turma e normas da escola. O melhor presente também pode ser uma fruta suculenta, um estojo de lápis coloridos. O número de embrulhos também devem variar de acordo com a quantidade de alunos.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que se sentem em círculo e oriente o debate utilizando as perguntas do slide.

Explique aos alunos que existem pesquisas de mercado que podem ser por questionários ou com grupos de pessoas que utilizam o produto gratuitamente para dar suas impressões ou, ainda, que assistem ao comercial antes de serem exibidos.

Várias crianças participam de pesquisas para que uma campanha publicitária seja lançada.

Para você saber mais:

Importância da pesquisa de mercado e três exemplos muito bons de campanhas publicitárias que tomaram grandes proporções. Por Carolina Uchôa Abel.Disponível em: https://mindminers.com/pesquisas/mind222-exemplos-de-campanhas-publicitarias Acesso em: 08 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: A turma iniciará uma atividade chamada Rotação de Estações, onde os alunos são divididos em 3 grupos e participarão do rodízio nas estações, todos os grupos passarão por todas as atividades. Esta aula conta com o recurso de metodologia ativa, usado para criar uma sala com maior autonomia dos alunos em relação a descoberta dos conteúdos. Além de ser uma aula de recursos híbridos: digital, imagética e textual. Para mais informações, acesse o texto localizado no “Para você saber mais”.

Leia o slide em voz alta para que todos os alunos entendam a proposta da atividade a seguir.

Antes de dividir a turma, apresente os três slides referentes às estações, lendo-os em voz alta para que os alunos comecem a entender atividades a serem realizadas e aguçar seu interesse. Não é necessário nenhuma explicação. Todas as atividades são auto-explicativas.

Em seguida, divida a turma em três grupos. Cada grupo pode iniciar em qualquer das estações, pois as atividades são independentes.

Durante as atividades, você deverá circular entre os grupos para acompanhar o seu desenvolvimento.

Marque dez minutos e avise que todos os grupos devem mudar de estação e assim por diante até que todos tenham participado das três atividades. É interessante avisar aos grupos quando faltar 2 minutos para acabar o tempo daquela estação para que eles possam começar a finalizar a atividade.

Caso a turma possua alunos com necessidades especiais de deslocamento, fique atento para que ele possa locomover-se com facilidade entre as estações, caso o contrário, os grupos deverão posicionar-se o mais distante possível para que os debates não sejam atrapalhados pelo som do outro grupo.

Para você saber mais:

Orientações sobre a metodologia de rotação de estações. Por Claudio Sassaki. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em 05 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: O primeiro grupo deve utilizar um computador com acesso a internet e acessar os links abaixo, caso a aula seja offline você deverá fazer download dos vídeos previamente. Quando os alunos acomodarem-se de modo que todos possam visualizar a tela, entregue o material referente a esta estação.

Oriente o grupo a ler as instruções que estão no material e segui-las corretamente para realizar a atividade.

Essa atividade requer a autonomia dos alunos e, por tanto, a mínima interferência do professor. No entanto, não deixe de interagir de vez em quando com o grupo, para motivá-los, assegurar-se que estão seguindo corretamente as instruções e esclarecer eventuais dúvidas.

O objetivo dessa estação é compreender a função de um comercial e refletir sobre sua característica manipuladora.

Links dos vídeos: O que é propaganda? - Uma propaganda comercial publicidade e propaganda”. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NfuA9ARsm4g Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Truques usados em propagandas para enganar você. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gAYgsF--Fmc reproduzir até 4 minutos. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Link do material para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mx9PyYtcyUyD7FCnPhNsdHfNJkaBDdAu69dhmSuBkAwPbNKFsWCMcm3zh6Vy/his4-08und07-estacao-1-o-que-e-um-comercial.pdf

Caso esta atividade esteja sendo realizada em uma sala de informática se os alunos tiverem a sua disposição computadores individuais, podem usar o fone de ouvido para ouvir melhor ao vídeo. Porém as imagens de ambos são auto-explicativas na maior parte das vezes.

Para você saber mais:

Ferreguett, Cristhiane. Criança e Propaganda: Os Artifícios Linguísticos e Imagéticos Utilizados Pela Publicidade.São Paulo:Editora Barauna, 2009.

O segredo da publicidade de alimentos. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=9zEfA1BALkI Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Texto muito interessante sobre o consumismo infantil com vários alertas para os pais e educadores. Por Julia Elvira Souza. Disponível em: http://pequenopolegar.com.br/os-perigos-do-consumismo-infantil/ Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa estação os alunos devem sentar-se em torno de uma mesa para que possam produzir o texto. O material necessário para o grupo deve estar previamente arrumado na mesa. Oriente os alunos a observarem as imagens, explicando que são propagandas reais, e a lerem o texto de apoio em conjunto. Para finalizar a atividade o grupo deverá ler as perguntas e produzir um texto coletivo com suas respostas. Cada grupo receberá uma nova página 4.

Essa atividade prevê pouca interferência do professor, porém visite o grupo para esclarecer alguma dúvida ou para motivá-los durante o período de tempo estipulado.

O objetivo dessa estação é conhecer a história da propaganda no Brasil, perceber suas transformações aliadas ao contexto histórico, refletir a função da publicidade, sua força de manipulação e a exclusão social gerada por ela. Com o máximo de autonomia do aluno. Eles devem concluir o texto com sua posição diante da apelação pelo consumismo.

Fonte:

Propagandas históricas. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2014/02/lancamento-do-sabao-omo-1957.html Acesso em 09 de março de 2019.

Abras. Disponível em: http://www.abras.com.br/supermercadosustentavel/noticias/omo-lanca-campanha-umenxaguebasta-sobre-uso-consciente-de-agua/ Acesso em 09 de março de 2019.

Material necessário para a atividade:

Caso seja interessante para você, inclua outros comerciais ou anúncios locais para que a criança identifique-se melhor com o assunto.

Para você saber mais:

História da propaganda no Brasil. Disponível em: https://acontecendoaqui.com.br/historia-da-propaganda Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Quais são os tipos de mídia utilizados no setor publicitário? Disponível em: https://blog.iclips.com.br/tipos-de-m%C3%ADdia Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

O texto trata o consumismo como um ambiente de inclusão social, assim, quem não consome é um excluído social. Aquele que não possui os mesmos produtos ou utiliza determinados serviços. Consumismo e a exclusão social.Disponível em: https://blogdapsicologia.wordpress.com/2012/06/13/consumismo-e-exclusao-social/ acesso em10 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente aos alunos a sentarem em círculo, pode ser em volta de uma mesa ou em carteiras. Ao menos um dos alunos deve sentar-se em uma cadeira com apoio para escrever. Em seguida entregue o material da atividade. Lembrando que a segunda página sempre deverá estar em branco.

Esse é a atividade que exige uma maior interferência do professor para que eles não respondam as perguntas sem reflexão. Motive o grupo perguntando sobre o texto da campanha. O que eles entenderam? Por que será que o texto foi modificado quase 20 anos depois?

Ao responder a tabela os alunos podem ter algumas dúvidas:

  • A idade do público alvo: pode ser de 6-8 ou de 10-18 anos, mas o provável é o segunda faixa etária porque já podem entender a mensagem e uma borracha branca, sem desenhos, geralmente é comprada por estudantes mais velhos.
  • Gênero: ambos
  • Grupo : estudantes

O objetivo dessa atividade é a análise da construção da propaganda através de suas características e pesquisas de mercado, através de uma curta experiência.

Link do material para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/knpWcBrfvpXDYHcyYWM7MTAmWhJWDmJswgGRZkXmXqWhKs8twT97XDcJfQHm/his4-08und07-problematizacao-estacao-3.pdf

Fontes:

Criatives.com. Disponível em: http://www.criatives.com.br/2012/04/40-anuncios-criativos-de-empresas-de-carro/ Acesso em 10 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

Afinal o que faz um publicitário? Por Yara Baylão

Disponível em: http://www.maristo.com.br/afinal-o-que-faz-um-publicitario/ acesso em 10 de fevereiro de 2019.

O texto trata de como resistir aos apelos da propaganda. Disponível em:http://www.turminha.mpf.mp.br/sei-comprar/propaganda/copy_of_voce-sabe-como-resistir-aos-apelos-da-propaganda Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o slide ou copie-o no quadro. Leia junto com os alunos.

Oriente-os a retornar aos seus grupos, sentados em círculos em cadeiras ou no chão, como sentirem-se mais à vontade, e escolherem um objeto da sala de aula para desenvolverem um comercial. Cada grupo terá 4 minutos para a elaboração e 1 minuto para apresentação.

Lembre-os de lerem as características que estão no slide. A propaganda pode ser desenvolvida em qualquer um dos meios de reprodução visto em aula.

Para finalizar, eles devem apresentar seus trabalhos e os demais alunos podem avaliar o anúncio se preenche as características de uma boa propaganda ou não e dizerem se comprariam o produto.

Fonte: Características do Anúncio Publicitário por Daniela Diana. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/ Acesso em: 08 de fevereiro de 2019. As explicações entre parênteses foram inseridas pela autora do plano de aula)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano